COMO CONSTRUIR SEU CURRÍCULO MÉDICO

Passo a Passo: Como Consturir seu Currículo Médico e ganhar 10 pontos na prova de residência

Quando você acha que o pior já passou, vem mais essa: o currículo para a residência. Pensando nisso, elaboramos este passo a passo para que você consiga a entrada direta, ou seja, consiga os tão sonhados 10 pontos na prova de residência. 

Em primeiro lugar, você deve saber que para a entrada direta, o seu currículo tem valor máximo de 10 pontos (como dito anteriormente) e é dividido em seis seções, além de uma seção extra com os seguintes valores máximos:

SEÇÕES VALORES MÁXIMOS
Aproveitamento Curricular 3,0 pontos
Conhecimento de Língua Estrangeira 1,5 pontos
Estágios Extracurriculares/ Atividades de Extensão/ Programa de Mestrado ou Doutorado em Medicina 1,5 pontos
Organização de Eventos Científicos/ Participação de Mesas Redondas ou em Ligas Acadêmicas/ Aprovação em Cursos de Suporte Avançado à Vida 1,0 pontos
Monitorias/ Iniciação Científica/ Atividades de Pesquisa 1,5 pontos
Apresentações de Trabalhos Científicos/ Publicações em Revistas Indexadas ou Livros 1,5 pontos
SEÇÃO EXTRA VALOR MÁXIMO
Organização e Preenchimento do Currículo em Concordância com Todos os Critérios Estabelecidos e Obedecendo às Orientações do Modelo Padronizado 0,5 pontos

ATENÇÃO: Não deixe para conseguir os pontos no seu último ano de graduação! Você estará fadado ao fracasso. É impossível conseguir toda a pontuação nos últimos anos da graduação. Por isso, é importante se planejar desde o início para que você vá somando os créditos ao longo da faculdade. Esse artigo irá lhe ajudar com esse trabalho!

Agora que você já sabe quais são elas, vamos explicar suas particularidades a seguir:

Aproveitamento curricular, além de ser um indicador que resume o perfil do candidato durante a sua graduação, terá como faixa de aproveitamento um total mínimo de 50% das disciplinas cursadas. Dentro deste contexto, destacamos também, as exigências para os documentos comprobatórios do histórico escolar:

Deve constar o nome do candidato em todas as páginas; Documento emitido pela instituição de origem com identificação e assinatura do responsável; No histórico escolar deve constar a assinatura do funcionário responsável pela validação; Em caso de transferência, a nota deve constar do histórico atual ou em documento da instituição de origem; Deve-se, também, destacar com caneta marca texto o nome, notas igual ou maiores que o valor da faixa selecionada e a validação da Instituição de origem.

ATENÇÃO AQUI!

“O candidato que não apresentar histórico escolar válido deverá anexar cópia do diploma em medicina ou do registro no Conselho Regional de Medicina, autenticados, para que seu currículo seja validado. Caso contrário, será atribuída nota zero ao currículo, sendo o candidato excluído do processo seletivo”.

Do Conhecimento de Língua Estrangeira, cabe ressaltar que será considerada somente uma opção de língua estrangeira, não podendo haver somatório de diferentes línguas para a pontuação. A maior pontuação será atribuída aos níveis mais altos de conhecimento e fluência da língua inglesa. O nível declarado deverá ser comprovado por documentos. Desta forma, as especificações são: 

Certificados de aprovação em teste de fluência na língua Inglesa de reconhecimento internacional contento: número do certificado emitido e nota ou conceito obtido no teste; Certificados de instituições de ensino que comprovem nível AVANÇADO de inglês ou outras línguas; Certificados de instituições de ensino em países estrangeiros; E não esqueça de destacar no documento com caneta marca texto: nome; nota do teste de proficiência e; no caso de declaração de estudo de língua estrangeira: a carga horária, o período de realização do curso e identificação de que o nível atingido foi “avançado”.

ATENÇÃO AQUI!

Serão desconsiderados: pré-testes; declarações de aprovações nos testes sem certificados oficiais; declarações de pessoas físicas identificadas como professores particulares de língua estrangeira; declarações de que residiu no exterior para comprovar conhecimento da língua; disciplinas de língua estrangeira curriculares, exceto curso de Licenciatura em Letras; testes em níveis como: KET, PET level A1 ou A2, TOEFL para nivelamento em cursos de inglês, etc; declarações como: nível upper intermediate, certificado de fluência em inglês ou conclusão do curso de inglês do estabelecimento “conforme as exigências para o nível”).

Para os itens que se referem à realização de estágios extracurriculares e/ou a sua participação efetiva em atividades de extensão e/ou no PET – saúde e/ou a conclusão de residência médica ou Mestrado ou Doutorado em Medicina, dispõe-se que, para cada um deles, a atividade deverá preencher os critérios específicos exigidos e comprovados por documentação abaixo especificada. Desta forma, tornam-se exigências para os documentos comprobatórios:

Declarações oficiais emitidas pelas Instituições em papel timbrado; Certificados ou declaração oficial de conclusão de Residência Médica, Mestrado ou Doutorado; Assinatura e identificação da autoridade responsável; Descrição da atividade e/ou nome do projeto/ curso referido; Especificar o período da atividade desempenhada, carga horária semana e/ou total; No caso de estágio extracurriculares, deve-se incluir a declaração da Coreme da Instituição com número(s) de credenciamento de programa(s) de residência médica pela CNRM; No caso de Projetos de Extensão é exigido: registro da atividade na instituição ou departamento e especificação do papel do candidato no projeto; Não deixe, também, de destacar com caneta marca texto: nome e período de duração da atividade.

Obs.: A declaração deve ser institucional. Desta forma, não serão aceitas declarações pessoais de professores e/ou orientadores. Inclusive, nenhuma atividade referente à LIGA será válida neste item.

Das atividades complementares, desde a organização de eventos científicos até a aprovação em cursos de suporte avançado à vida, fica estabelecido que, para cada um dos itens, a atividade deverá preencher os critérios específicos exigidos e comprovados por documentação abaixo especificada nesta seção. Indicar no documento a seção em que o mesmo se encaixa para pontuação. Assim sendo, as exigências são:

Declarações ou certificados em papel timbrado ou com carimbo de identificação; Os documentos devem conter assinatura e identificação das autoridades responsáveis ou representantes oficiais; No caso de liga, deve-se especificar seu nome, do evento ou do curso referido e das entidades organizadoras; Especificar o nome do candidato; Período da participação, carga horária; Descrever o tipo de participação (atividade) e claro; Destacar com marca texto nome do evento e entidades organizadoras, nome do candidato, tipo de participação, período e carga horária.

Obs.: Não serão consideradas declarações pessoais de professores ou orientadores ou pesquisadores.

A respeito da participação efetiva em monitorias e/ou atividades de pesquisa, fica determinado que, para cada um, a atividade deverá preencher os critérios específicos exigidos nesta seção e comprovados pela documentação especificada disposta abaixo:

Declarações ou certificados oficiais emitidos pela instituição em papel timbrado; Assinatura e identificação da autoridade responsável ou representante oficial; Descrição da atividade e/ou nome do projeto referido; Nome do candidato; Período de participação, carga horária semanal e/ou total desempenhada e função do candidato no projeto; No caso de monitoria será exigido a forma de seleção e aprovação para a participação como monitor na declaração; Para comprovar a participação em Projeto de Pesquisa, deve-se incluir uma cópia de publicação em revista ou certificado da apresentação do trabalho em evento e a comprovação do registro do grupo de pesquisa no DGP/CNPq; E como de costume, destacar com marca texto o nome do candidato, o período de duração da atividade, a referência à aprovação em processo seletivo e especificação de que o candidato foi bolsista.

Do item produção científica na área médica, para cada um dos itens, a atividade deverá preencher os critérios específicos exigidos e comprovados por documentação abaixo:

Declaração ou certificados oficiais em papel timbrado ou com carimbo de identificação; Especificar o nome do evento e da(s) entidade(s) organizadora(s) ou promotora(s) onde o trabalho foi apresentado; Data do evento; Assinatura e identificação das autoridades responsável ou representantes oficiais; Cópias de revistas com resumos de artigos ou até mesmo artigos completos deverão incluir a capa da revista contendo sua indexação (e todas as páginas com o artigo ou resumo); Nome do candidato (como autor ou coautor); Cópias de capítulos de livros (deverão incluir folha de rosto do livro, ficha catalográfica, sumário do livro e a primeira página do capítulo constando nome do candidato) e claro; Não esquecer de destacar com marca texto o nome, título do trabalho, nome do evento e entidades, nome da revista, sua indexação e título do livro, capítulo e seu registro bibliográfico.

No que diz respeito aos tipos de indexação das revistas, serão considerados válidos para a pontuação as bases de dados bibliográficos: Latindex, Medline, Embase, Lilacs, Science Citation Index e SciELO.

Obs.: Não serão pontuadas cópias de e-mail ou fax ou publicações no prelo, somente REVISTAS OU LIVROS JÁ PUBLICADOS e; Não serão consideradas declarações pessoais de professores ou orientadores ou pesquisadores.

Por último, porém não menos importante, temos a pontuação extra. Estamos falando da organização e preenchimento do currículo em concordância com todos os critérios estabelecidos e obedecendo às orientações do modelo padronizado. Para esta seção não fica necessário acrescentar documentos, mas apenas realizar uma checagem para verificar se todas as orientações foram seguidas.

Importante deixar claro que o valor final da nota no currículo não pode ultrapassar 10 pontos. Entretanto, para obter esta pontuação, o candidato deverá:

Ter todos os aspectos apontados preenchidos adequadamente; Folhas apenas grampeadas (sem encadernação, sem capas ou pacotes plásticos); Página de resumo impressa e preenchida; Notas do histórico escolar destacadas, contadas e quadro do número de notas preenchido corretamente conforme a faixa pretendida; Todas as folhas numeradas e rubricadas corretamente e; Cópias dos comprovantes autenticadas em cartório exceto os casos previstos neste modelo.

Agora que você já está ciente de todas essas exigências, é importante visar, ao longo do curso, seu aprimoramento e aperfeiçoamento. Diante disso é possível participar de várias atividades acadêmicas que reforçam o seu conhecimento e, ainda, contribuem para um maior pontuação curricular. O importante é ter em mente que a faculdade possibilita um leque de opções… Todavia, é necessário saber distribuir conforme restrições de tempo e entender como funciona para a maioria das instituições. 

Nesse contexto, o estudante do primeiro ano é o que sofre de maior limitação, isso porque ele não pode participar de muitos programas por ser somente após um ano que ele está apto e habilitado para frequentar ligas, monitorias, etc. Mas é essencial que o aluno saiba alguns passos que, além de aprimorar o conhecimento, rendem pontos extras no currículo. Segue uma sugestão de planejamento a ser seguido ao longo dos seis anos da graduação médica: 

ANO ATIVIDADE PONTOS
Organizar um congresso acadêmico ou outro evento científico 0,2
Apresentar trabalhos em eventos científicos acadêmicos ou médicos 0,4
Ingressar na 1ª monitoria: carga horária mínima de 120 horas 0,5
Participar da iniciação científica BIC (Institucional, CNPq, CAPES) 0,5
Organizar ligas acadêmicas 0,2
Participar de ligas acadêmicas 0,1
Realizar estágios extracurriculares em instituições que tenham residência médica: duração mínima 6 meses/180horas 0,5
Participar de mais ligas acadêmicas 0,1
Ingressar na 2ª monitoria:  em departamento diferente da 1ª  0,5
Publicação de artigo científico em revista indexada 0,5
Participar do PET – Saúde 0,5
Participar de programas de extensão 0,3
Teste de equivalência em inglês Avançado 1,5
Intermediário 0,5
Publicar seu artigo da iniciação científica Resumo ou Completo em anais de revistas indexadas 0,2
Artigos Científicos em revistas indexadas 0,5
Publicação de livro ou capítulo(s) de livro(s) 0,5
Realizar o BLS – Suporte Básico à Vida 0,3
Fazer o ACLS – Curso de Suporte Avançado à Vida 0,4

Não se assuste caso sua conta não dê 10. Ainda temos os pontos equivalentes ao aproveitamento curricular que na pior das hipóteses, no quesito notas, pode somar 0,5 pontos e na melhor 3,0. E existe um quesito de organização: se todos os certificados e documentos exigidos para apresentação do currículo estiverem conforme é solicitado, ganha-se mais 0,5. 


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Seguindo estas dicas e tendo os requisitos mínimos preenchidos, você tem tudo para garantir seu dez no currículo. Então, não deixe pra depois, vá se organizando a cada fim de atividade, desta forma, o risco de você se enrolar e perder algum passo (e consequentemente ponto) importante fica cada vez menor. No mais, nós do MEDS desejamos a você uma boa sorte!

Referência: www.aremg.org.br 

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