MANUAL BÁSICO DE CONDUTA PARA CALOUROS DE MEDICINA2

Manual básico de conduta para calouros de Medicina

Passou em Medicina? Muito bom, parabéns! Mas agora vem cá que hoje tem aula de Simancol!

A sensação que bate após a aprovação é épica. É um misto de alegria com uma insegurança gostosa, indescritível. Mas é aí que você deve colocar os pés no chão e não abusar em alguns aspectos. 

Pensando nisso, separamos aqui algumas regras básicas para você não ser taxado como “o manézão do campus”. Acompanhe:

  1. OLHA O JALECO! 

Calouros, nunca! Nunquinha mesmo, andem de jaleco na rua! Tudo bem é legal ver o seu nome e o nome da faculdade estampados no manto branco, dá um orgulho imenso e é muito comum querer exibir uma conquista pessoal, porém, não se iluda: a profissão de médico requer cuidados o tempo todo, até mesmo quando iniciante, não é legal andar de jaleco na rua, você vai enchê-lo de microrganismos que podem ser levados para dentro de hospitais, laboratórios e afins. O inverso também pode acontecer: contaminar o jaleco e levar microrganismos para dentro dos hospitais, locais onde os internos estão mais propensos a se contaminar e ter problemas graves decorrentes de uma infecção. Além disso, existe uma lei (nº 21.450/14) que proíbe os profissionais da área da saúde a andarem de jaleco fora dos hospitais no estado de Minas Gerais. Portanto, fiquem espertos, se virem seus amigos de jaleco na rua alerte-os: usar jaleco na rua não é bonito, é vexatório. 

  1. ACABOU O RECREIO!

Amiguinhos, suas vidas no Ensino Médio acabaram! Jamais diga recreio perto da galera. Essa palavra é abominada e vai te render muita zuação.

  1. FESTA TODO DIA, NÃO! 

Calouro, acredite: você também vai estudar muito na faculdade, aliás, você vai PRECISAR ESTUDAR. Essa ideia de que existe festa todo dia e que a faculdade é uma meia-verdade. Terão muitas festas sim, mas você vai precisar equilibrar com o seu tempo de estudo (o que vai ser grande parte do dia).

  1. PARTICIPE DE PROJETOS 

Participar é aprender, desse modo, participe do maior número de atividades possíveis, desde que isso não te atrapalhe.

  1. TENHA AUTONOMIA!
http://www.guilhermemachado.com/?image=L3VwbG9hZHMvMjAxNC8xMC9hdXRvbm9taWEtY29tcGV0ZW5jaWEtZXNzZW5jaWFsLXByb2Zpc3Npb25hbC5qcGc=&width=815&height=349&outputMode=landscape

Isso mesmo, seja independente e busque elementos que agreguem à sua formação, procure os professores, vá à biblioteca, faça sua própria grade, isso vai te ajudar a enfrentar o período universitário, mas também a se virar sozinho na vida.

  1. DEIXE O PRECONCEITO DE FORA!

A faculdade é um lugar cheio de pessoas diferentes com as quais você deverá interagir por pelo menos seis anos durante seu curso de medicina, existirão situações em que você vai sair de sua zona de conforto e enfrentar conflitos e debates e isso é muito importante para o crescimento pessoal. Aproveite para descobrir que o mundo é bem maior do que você imagina.

  1. NÃO CONFIE SUA FORMAÇÃO APENAS À FACULDADE! 

As faculdades, mesmo as mais renomadas, não são perfeitas, nem todos os professores são didáticos e se você ficar dependente apenas do ensino universitário, terá uma formação mediana. Participe de atividades, projetos, estude sozinho, reclame na coordenadoria, mas não fique preso ao cabresto da faculdade. Pense fora da caixinha!

O importante, na verdade, é o caminhar! Não interessa todas as coisas pelas quais você terá de enfrentar no meio do caminho: vá até o fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

Por favor aguarde!

Redação corrigida!

Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

Salvar na minha galeria

Confira abaixo o acesso de seus cursos

Você realmente deseja excluir?

Configurações da lista






































Gerador de simulados

Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/