Simulados

SIMULADO Simulado [USTJ]

Faculdade:

50:00

perguntas_etica_medica

1- De acordo com o código penal Brasileiro, não se pune aborto em caso de: I. Necessidade II. Estupro III. Anencefalia IV. Microcefalia

2- Joana, 32 anos, estava saindo do trabalho por volta das 18h30, quando sofreu a abordagem de um sujeito alto e armado, que a abraçou como se fosse seu namorado. Assustada, não teve alternativa a não ser ceder e acompanhá-lo até um “beco”, local no qual foi estuprada. Abalada e envergonhada, Joana não contou para ninguém e tomou a pílula do dia seguinte na esperança de evitar uma gravidez. Para seu desespero, no entanto, tempos depois descobriu que estava com uma gestação de catorze semanas. Em uma pesquisa na internet, ficou sabendo que, enquanto vítima de violência sexual, poderia realizar um aborto. Procurou ajuda médica, porém o médico não se sente confortável em realizar o procedimento. Qual é a conduta mais adequada do médico?

3- Durante a 2ª guerra mundial, os médicos alemães podiam se recusar a atender pacientes por serem de outra cor ou religião. Sobre essa afirmativa, assinale a alternativa incorreta:

perguntas_fisiologia

4- Paciente apresenta um quadro de ganho de peso excessivo, diminuição do apetite, lentidão no raciocínio. Ao exame físico apresenta aumento da pressão diastólica. Exames laboratoriais demonstram níveis de TSH abaixo do normal. Qual provável diagnóstico do paciente:

5- Qual dos seguintes hormônios necessitam de células nucleadas para seu mecanismo de ação:

6- Assinale a alternativa que não apresenta uma característica correta do aparelho reprodutor masculino:

7- O neurotransmissor noraepinefrina possui maior ação sobre qual receptor abaixo:

8- Assinale a afirmativa que não apresenta hormônio produzidos pela adeno-hipófise:

9- Pacientes com niveis elevados de TSH e T4 muito baixos, pode indicar qual patologia?

10- Assinale a alternativa incorreta sobre a condução da luz:

11- Sobre o órgão de Corti, assinale a alternativa incorreta:

12- Sobre as características gerais dos rins, assinale a alternativa incorreta:

13- Sobre o controle da pressão arterial, assinale a alternativa incorreta?

perguntas_imunologia

14- Assinale a alternativa incorreta.

15- Assinale a alternativa que contem apenas afirmações corretas. l - Citocinas produzidas pela imunidade inata não influenciam a atuação do MHC. ll - Se diferentes peptídeos se ligarem a mesma molécula de MHC, elas podem inibir competitivamente a apresentação do outro. III - O contato do MHC com o Linfocito T pode ser considerado como contato célula-célula. IV - O sucesso de um transplante depende das características genéticas de cada linhagem.

16- Classifique as frases abaixo com VERDADEIRO (v) ou FALSO (f). I - O sistema imune inato é capaz de reconhecer antígenos presentes nos microorganismos patógenos, mas não moléculas endógenas produzidas por células humanas decorrentes de alguma lesão, por exemplo. II - Uma das função dos receptores do tipo Toll é reconhecer moléculas expressadas por microorganismos patógenos e estimular a resposta imunológica contra eles. III - A catelicidina consiste em uma substancia antimicrobiana.

17- A imunologia da mucosa gastrointestinal do sistema imunológico humano inclui a imunidade adaptativa, que reconhece especificamente cada microrganismo e ter uma resposta específica e memória. Sobre a imunidade adaptativa do trato gastrointestinal, assinale a alternativa incorreta:

18- Assinale a alternativa que contem apenas afirmações verdadeiras. I - Os anticorpos são as células efetoras do linfócito B. II - Os anticorpos são a forma solúvel do receptor presente na superfície do linfócito B secretado. III - A troca de classe e maturação das imunoglobulinas necessita da ação dos linfócitos CD8 e não dos CD4. IV - As células de memoria são responsáveis pela mediação de respostas secundarias mais rápidas e eficazes.

perguntas_bioquimica

19- Assinale a afirmação falsa a respeito dos lipídios.

20- Indique a alternativa que apresenta apenas informações corretas. I - A alanina é transportada pelo sangue até o fígado, onde é convertida em amônia pela transaminação. II - Devido à toxicidade da amônia, após sua conversão no fígado, ela deverá ser incorporada a compostos não tóxicos e que atravessam a membrana com facilidade. III - No fígado, a via da gliconeogênese pode usar o piruvato para a síntese de glicose.

21- Um importante marcador de patologias hepáticas é a bilirrubina. Sobre este composto, estão corretas as afirmativas, exceto:

22- Marque a opção que mostra o analito quantificado de forma seriada após o início do infarto agudo do miocárdio. Detectado no soro de 4-6 horas após a lesão, pico em 12-24 horas com retorno a níveis normais em 2 a 3 dias.

23- Sobre a ureia, assinale a alternativa correta:

perguntas_citologia

24- Sobre a reprodução das células procariontes assinale a alternativa incorreta:

25- Assinale com V ou F sobre os processos que ocorrem na mitocôndria ( )Ciclo de Krebs. ( )Intercâmbio de substâncias entre a célula e o meio. ( ) Fosforilação oxidativa. ( ) Regulação osmótica da célula

26- I - Célula, flagelada, capsulada, com parede celular contendo peptideoglicano, membrana plasmática e DNA. II- Célula grande, com parede celular contendo celulose e DNA linear. III- Ser unicelular realizando transcrição no citoplasma. Dadas as características acima, como você classificaria esses organismos?

perguntas_embriologia

27- Sobre a circulação útero placentária materno fetal, assinale a alternativa correta:

28- Sobre o desenvolvimento do intestino médio assinale a opção correta

29- Sobre a espermatogênese normal é correto afirmar que:

30- O blastocisto é uma das ultimas fases da primeira semana de gestação. Sobre os últimos dias da primeira semana assinale a alternativa correta

31- O que ocorre na gastrulação e em qual semana ela se inicia?

32- Sobre o desenvolvimento do sistema respiratório, é correto afirmar que:

perguntas_genetica

33- Em relação aos tipos de RNA, é CORRETO afirmar que:

34- São consideradas características fenotípicas dos portadores de Síndrome de Down:

35- Sobre a Reação em Cadeia Polimerase (PCR) é CORRETO afirmar que:

36- Em relação as características do genoma humano, é CORRETO afirmar que:

37- Dentre as alternativas abaixo, é CORRETO afirmar sobre pseudogenes:

perguntas_parasitologia

38- Sobre a Amebíase, assinale a alternativa incorreta.

39- São considerados elementos da epidemiológica de transmissão:

40- Em relação a porta de saída do agente infeccioso e doenças relacionadas, é correto afirmar que:

perguntas_patologia

41- Sobre os macrófagos, marque a alternativa incorreta:

42- Estão envolvidos no processo de remoção dos agentes agressores, exceto

43- Sobre o estudo das lâminas do leiomioma marque a alternativa incorreta:

perguntas_epidemiologia

44- Em relação à Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei 8.080/90, assinale a alternativa que traz uma definição correta:

45- Assinale a alternativa que não corresponde à uma característica do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM):

46- Os alunos do MEDS gostariam de descobrir qual o risco da população de Belo Horizonte desenvolver câncer de mama. Para isso, fizeram um estudo onde calcularam a ocorrência de novos casos desse câncer no período de um ano, dividido pela população total de belorizontinos. Esse tipo de estudo, tem como intuito calcular:

47- A respeito dos indicadores epidemiológicos, marque a opção correta: (1) Razão (2) Proporção (3) Taxa ( ) Compreende toda razão em que o numerador está contido no denominador ( ) Numerador não está incluído no denominador. ( ) Informa qual fração da população é afetada ( ) Mede o número de casos pelo tempo em risco, ou seja, nos mostra com que rapidez a doença está ocorrendo na população.

48- Assinale a alternativa que não corresponde à uma assertiva correta em relação ao DANT (Doenças de Agravo Não Transmissíveis)

49- A respeito de um estudo experimental “caso único”, assinale a alternativa incorreta:

50- Um dos estudos mais utilizados é o estudo de caso controle. Sobre esse tipo de estudo, assinale a alternativa incorreta:

51- Assinale a alternativa que não corresponde à característica de um estudo de caso controle:

perguntas_neuroanatomia

52- Sobre a anatomia macroscópica da medula espinhal marque a alternativa incorreta:

53- Qual par de nervo craniano é responsável pela audição e equilíbrio?

perguntas_semiologia

54- Sobre a avaliação clínica do sistema respiratório, assinale a alternativa incorreta

55- Sobre a pericardite, assinale a alternativa correta

56- Sobre ascite, assinale a alternativa correta

57- Com relação aos pulsos assinale a afirmativa incorreta:

58- Sobre as neoplasias que podem acometer o esôfago, assinale a segunda coluna de acordo com a primeira. 1. Carcinoma de células escamosas 2. Adenocarcinoma ( ) Principalmente no esôfago proximal ( ) Relação com doença do refluxo gastroesofagico ( ) Principalmente esôfago distal ( ) Alcoolismo ( ) Tabagismo Assinale a ordem correta da segunda coluna:

59- Sobre o soluço, assinale a alternativa incorreta

60- Qual fator abaixo não é avaliado na inspeção estática:

61- Sobre a frequência respiratória, assinale a alternativa incorreta:

62- A palpação do ictus em um paciente evidenciou volume alterado, demonstrando uma sobrecarga de volume, quais patologias podem gerar esse volume alterado:

63- Tendo em vista as pulsações epigástricas, assinale a alternativa incorreta:

64- De acordo com a avaliação dos dados vitais, assinale a alternativa incorreta:

65- Assinale a alternativa incorreta:

66- Assinale a alternativa incorreta a história da moléstia atual

67- É sintoma da Herpangina:

68- Sobre a dor toracica, assinale a alternativa correta

perguntas_farmacologia

69- Quando um Receptor de Rianodina é ativado, qual a consequência desse fato a nível celular:

70- Assinale a alternativa que não apresenta uma característica correta sobre as infecções por fungos:

71- Assinale a afirmativa incorreta sobre a depressão:

72- Sobre os fármacos antiepilépticos marque a alternativa incorreta:

73- Sobre os efeitos da insulina marque a alternativa incorreta:

perguntas_radiologia

74- Paciente 47 anos, admitido em ambulatório. Refere que há aproximadamente um ano apresentou disfagia, estase de alimentos, regurgitação, mau hálito e perda ponderal. À endoscopia foi visualizada exteriorização posterior de porções do esôfago através do músculo cricofaríngeo. Sobre o tema citado acima, assinale a alternativa que melhor representa um segundo (mas não inferior) exame de imagem que pode ser feito, e o diagnóstico, respectivamente.

75- Na acalasia, como a pressão no EEI está elevada, provavelmente, com o desenvolver da doença, ocorre dilatação do esôfago inferior. Ao se realizar o esofagograma como exame complementar é visualizado uma imagem comum ao quadro acima. Sendo assim, assinale a opção em que o nome da imagem está descrito corretamente.

perguntas_anatomia_sistemica

76- Sobre a perna, assinale a afirmativa falsa:

77- O forame de Winslow consiste em uma forma de comunicação entre a grande cavidade e a pequena cavidade. Esse forame possui relações vasculares muito importantes e nobres, sendo elas:

78- É músculo inervado pelo ramo externo do n. laríngico superior:

79- Sobre o olho, assinale a alternativa falsa:

80- É conteúdo do forame jugular, EXCETO:

81- Sobre o ducto torácico, assinale a afirmativa falsa:

82- Sobre o pericárdio assinale a afirmativa FALSA:

83- Sobre os órgãos genitais internos, assinale a afirmativa falsa:

84- Qual o trajeto da urina?

85- Assinale a alternativa correta sobre as glândulas e o hormônio

86- A anatomia é estudada de forma estática, mas o corpo humano está constantemente em movimento. Os músculos e o esqueleto são estruturas ativas nesse movimento, e os tipos de movimento devem ser estudados e bem conceituados. Logo, assinale a alternativa que descreve erroneamente os termos de movimento:

87- Sobre o músculo peitoral menor, assinale a alternativa incorreta:

88- O manguito rotador é uma estrutura musculotendínea que fixa a articulação do ombro através, principalmente, do tendão de quatro músculos do ombro que se fixam no úmero. Dentre os músculos que fazem parte dessa estrutura, assinale aquele que não está presente:

perguntas_anatomia_segmentar

89- O fígado é um importante órgão do corpo humano, sobre esse órgão é CORRETO afirmar que:

90- Em relação a vesícula biliar, é CORRETO afirmar que:

91- Em relação ao períneo é CORRETO afirmar que:

92- Em relação a cóclea é CORRETO afirmar que:

93- Quais músculos formam o manguito rotador?

94- Assinale a opção que indica um músculo que faz parte do compartimento posterior da coxa e sua ação e inervação :

95- Assinale a alternativa que contém apenas afirmações corretas. I - A fossa poplítea contem a artéria tíbial II - O teto da fossa poplítea é a fáscia da perna III - O limite ínfero-lateral da fossa poplítea é formado pela: Cabeça lateral do gastrocnêmio e plantar IV - O nervo fibular longo faz parte do conteúdo da fossa poplítea

perguntas_atencao_basica_e_sus

96- Em face de problemas observados durante a implementação da NOB/SUS 01/96, entre os quais podemos citar a questão da definição das responsabilidades, do planejamento e organização do sistema, e da resolutividade e acesso a serviços, estabeleceu-se um amplo processo de discussão entre os gestores, que resultou na publicação da Norma Operacional da Assistência Saúde 01/01. Sobre ele assinale a alternativa incorreta

97- As atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em saúde serão cofinanciadas pelo SUS, pelas universidades e pelo orçamento fiscal. Estamos falando do Artigo:

98- Sobre o financiamento do SUS, qual a porcentagem de recursos mínimos a serem aplicados em saúde nos municípios?

99- _________ é o desenho complementar ao genograma na compreensão da composição e estrutura de relações intra familiares e, principalmente, com o meio que cerca a família. Assinale a alternativa que completa a lacuna

100- A partir _______________, as famílias são classificadas como funcionais, e moderadamente/ gravemente disfuncionais. Assinale a alternativa que melhor preenche a lacuna

101- Sobre o artigo 19 da lei n.8080 de 19 de setembro de 1990, assinale a alternativa incorreta

102- O trabalho na APS deve ser:

103- Acerca das relações entre educação e saúde, é correto afirmar que:

104- Promoção à saúde é:

105- Antes da criação do SUS, o Estado brasileiro era omisso com relação à saúde da população. Na realidade, o que se pensava era que o próprio indivíduo deveria cuidar da sua saúde. Só havia uma intervenção estatal em casos graves que não pudessem ser resolvidos pelo próprio cidadão ou que representassem um risco de epidemia à população ou à economia. Com o desenvolvimento do país e a concentração populacional nas grandes cidades, a saúde então despontava como uma questão social. A organização dos serviços de saúde no Brasil antes do SUS vivia em mundos separados: de um lado, as ações voltadas para a prevenção, o ambiente e a coletividade, conhecidas como saúde pública; de outro, a saúde do trabalhador, inserida no Ministério do Trabalho; e, ainda, as ações curativas e individuais, integrando a medicina previdenciária e as modalidades de assistência médica liberal, filantrópica e, progressivamente, empresarial. Em 1988 foi promulgada a Constituição Federal, chamada constituição cidadã, a qual contemplava os princípios e diretrizes elaboradas pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES). Estava criado o Sistema Único de Saúde. Sendo assim pode se afirmar:

106- Um Médico de Família e Comunidade está trabalhando em uma Unidade de Saúde na periferia de uma grande cidade brasileira. Antes do final de seu turno de trabalho, a Agente Comunitária de Saúde informa-lhe que há uma solicitação de visita domiciliar a um senhor de 72 anos, ex-líder comunitário, que apresenta atualmente grandes dificuldades de locomoção e que já vem sendo acompanhado em casa pela equipe de saúde. Ele é obeso, diabético, apresenta diminuição da visão e amputação do membro inferior direito, abaixo do joelho, por complicações do diabetes. Seus familiares relatam que ele está “gripado” há cerca de dez dias e desde o dia anterior vem apresentando prostração, piora da tosse e febre de 38, 1º C. Ao realizar visita a esse paciente em casa e fazer diagnóstico de pneumonia bacteriana, qual dos princípios do Sistema Único está sendo observado mais diretamente?

107- No ano de 2016, dentro de uma população adscrita de uma unidade de saúde da família são realizados periodicamente levantamento de dados relacionados a doenças prevalentes e medidas de ação para a equipe. Dentre as medidas descritas abaixo, identifique aquela que representa uma taxa de prevalência em uma determinada localidade e num determinado ano.

perguntas_saude_da_crianca

108- Sobre a vacina tetra viral, assinale a alternativa correta:

109- É normal que nos primeiros momentos de vida os pés e as mãos do recém nascido estejam arroxeados, o que pode alterar o resultado do Apgar, mas sem necessariamente significar dano importante à criança. Por isso, é importante ressaltar, que o índice de Apgar não é absoluto. Ele indica alterações do bem estar da criança, que devem ser acompanhadas e analisadas pelos médicos, mas que não são obrigatoriamente representativas de danos permanentes. Sobre a escala assinale a alternativa correta:

110- Quando a saúde escolar não é valorizada, ocorrem consequências que impactam diretamente na saúde das crianças, exceto:

perguntas_saude_da_mulher

111- Indique apenas as afirmações corretas. O sonar doppler deve ser colocado no local correspondente ao dorso. O ministério da saúde recomenda a coleta do preventivo com a coleta endocervical. A frequência cardíaca fetal esperada está entre 90 e 120 bpm.

112- Assinale a alternativa que apresenta uma indicação correta para a realização da mamografia, segundo o ministério da saúde.

113- Assinale a alternativa incorreta.

114- São afirmações corretas, exceto:

115- Assinale a alternativa que contem apenas afirmações corretas. A senilidade costuma ocorrer após os 65 anos. Amenorreia consiste em um período de mais de 3 meses sem menstruação. No período pós-menopausa é comum a presença de polaciúria e disúria

116- O teste de progesterona positivo, isso pode significar:

117- Assinale a alternativa incorreta.

118- São métodos eficazes de planejamento familiar, exceto:

119- A gestação, quando planejada, requer algumas recomendações quanto à nutrição e suplementação, para um melhor desenvolvimento fetal. Sobre este assunto é correto afirmar:

120- Existem algumas situações que contraindicam absolutamente as gestantes a participarem de programas de exercícios. Assinale a opção que não configura uma contraindicação absoluta:

Seu curso expira em:

Dias
Horas
Minutos

INSIRA OS DADOS ABAIXO: