Ir para o conteúdo
Simulados
SIMULADO Simulado [UNIRG]
Faculdade:
outro
50:00
perguntas_urgencia_e_emergencia
1- em uma fratura exposta com lesão <1cm com contaminação mínima, qual é a classificação de gustillo-anderson?
I
II
IIIA
IIIB
IIIC
2- Um paciente chega ao pronto atendimento com os olhos fechados, que se abrem por estimulo doloroso, responde às perguntas coerentemente, mas com alguma desorientação e confusão e é capaz de localizar o estímulo doloroso. O paciente se encontra:
Gasglow 11 e precisa ser intubado imediatamente
Gasglow 13
Gasglow 7 e se encontra em coma
Gasglow 11
perguntas_etica_medica
3- A etapa inicial do Processo de Consentimento Livre e Esclarecido é a do esclarecimento ao convidado a participar da pesquisa, ocasião em que o pesquisador, ou pessoa por ele delegada e sob sua responsabilidade, deverá, exceto:
buscar o momento, condição e local mais adequados para que o esclarecimento seja efetuado, considerando, para isso, as peculiaridades do convidado a participar da pesquisa e sua privacidade
prestar informações em linguagem clara e acessível, utilizando-se das estratégias mais apropriadas à cultura, faixa etária, condição socioeconômica e autonomia dos convidados a participar da pesquisa
conceder o tempo adequado para que o convidado a participar da pesquisa possa refletir, consultando, se necessário, seus familiares ou outras pessoas que possam ajudá-los na tomada de decisão livre e esclarecida.
Impor a assinatura do termo de consentimento, garantindo ao individuo que a participação não trará riscos e que sua ajuda será fundamental para desenvolvimento da ciência
perguntas_biofisica
4- Sobre o complexo qRs assinale a alternativa correta
Representa o processo de despolarização atrial
Representa o processo de repolarização atrial
Representa o processo de despolarização ventricular
Representa o processo de repolarização ventricular
5- Assinale a alternativa correta a respeito do transporte ativo:
Transporte de substâncias que é realizado sempre do meio hipotônico para o hipertônico.
A proteína transforma sua estrutura independente do gasto energético, permitindo que o processo ocorra.
Todas as proteínas têm a capacidade de realizar o processo; basta, apenas, se ligarem a um ATP.
Em determinados casos, ocorre também a passagem de solvente.
perguntas_fisiologia
6- Assinale a opção incorreta sobre a bomba de sódio-potássio:
Transforma ATP em ADP.
Entram 3 íons Na do interior da célula para a saída de 3 íons K.
A bomba mantém a concentração de sódio (externo) em 142 mEq/L.
A bomba contribui para o potencial de repouso normal da membrana.
7- O que acontece quando o potencial de membrana se torna menos negativo durante o estado de repouso (cerca de -70 a -50 milivolts)?
Interrupção da bomba de sódio-potássio.
Abertura dos canais de potássio voltagem dependentes
A célula atinge o potencial de ação.
Abertura dos canais de sódio regulados pela voltagem.
perguntas_histologia
8- Assinale a afirmativa incorreta.
Os principais componentes do SNC são a neuroglia e os neurônios
O SNP é dividido em parassimpático e simpático
SNP somático é derivado do SNP
O SNC é composto pela medula e encéfalo
9- Classifique as afirmações abaixo como verdadeiras (v) ou falsas (f). I - A anestesia local bloqueia os canais de K+ II - O impulso nervoso é o estimulo necessário para a abertura de canais de Na+, fazendo com que haja a despolarização III - Na repolarização ocorre abertura dos canais de Ka+
V; F; F
V; F; V
F; V; F
F; V; V
perguntas_bioquimica
10- (UPE) Ao final da década de 70, um grupo de cientistas postulou a hipótese de que a origem da vida está no RNA. Um RNA diferente e capaz de se duplicar sem ajuda de enzimas. A proposta do estudo “O mundo do RNA” vem ganhando apoio, embora não tenha uma ampla aceitação. Sobre essa molécula, assinale a alternativa que descreve corretamente a sua estrutura
O RNA é uma molécula grande, formada de nucleotídeos e com os mesmos constituintes fundamentais do DNA.
Um nucleotídeo de RNA é formado por uma molécula de ácido fosfórico, uma molécula de açúcar, que é a desoxirribose, e uma base nitrogenada.
As bases nitrogenadas do RNA são as mesmas do DNA: adenina, guanina, timina e citosina.
A molécula de RNA possui aspecto de dupla hélice, e, tal como ocorre no DNA, as duas cadeias de nucleotídeos são mantidas unidas por pontes de hidrogênio.
O RNA origina-se por um processo de transcrição, no qual o trecho da molécula de DNA, que contém um gene a ser transcrito, se abre pela ação da enzima DNA polimerase.
11- Sobre a alfa 1 antitripsina, assinale a alternativa correta:
Sua concentração aumenta em estados de inflamação crônica.
Constituem cerca de 90% das alfa 1 globulinas
Apresenta risco aumentado de deficiência quando em heterozigose.
Sua deficiência pode gerar hepatite neonatal, que no adulto pode se transformar em cirrose. Esse fato ocorre por falta de inibidores enzimáticos.
perguntas_citologia
12- Sobre as transformações malignas assinale a alternativa correta
Oncogenes são genes que quando deletados causam aparecimento de câncer
Genes supressores tumorais levam a transformações malignos
Células cancerígenas não são capazes de se desprender do tumor
As células cancerígenas são menos especializadas nas suas funções do que as suas correspondentes normais
13- Assinale a alternativa que contém apenas afirmações verdadeiras. I – Diversos anticódons diferentes podem ser codificados a partir de um códon. II – A função do RNA-r é estrutural. III- A tradução chega ao fim quando se tem 3 códons de terminação, sendo que a partir deles são produzidos 3 aminoácidos diferentes. IV- Polirribossomos consistem em vários ribossomos ligados à uma mesma molécula de RNAm.
I e IV
II e III
II, III, IV
II e IV
perguntas_embriologia
14- Sobre a ovogênese normal é correto afirmar que:
A ovogênese ocorre, normalmente, no colo do útero
O corpúsculo polar é uma célula funcional
Antes da ovulação o oócito primário completa a meiose II
O ovócito 1° passa por meiose e se transforma em ovócito 2°
15- Sobre a primeira semana de gestação assinale a alternativa incorreta
Meioses repetidas do zigoto são chamadas de clivagem
O blastômero são células dentro da zona pelúcida
A mórula é composta por 12 a 36 blastômeros
O trofoblasto será, futuramente, a placenta
perguntas_genetica
16- A epigenética é um importante tema da genética, pode se afirmar sobre ela:
Alterações reversíveis na cromatina que alteram o DNA.
A epigenética formam alterações irreversíveis na cromatina.
A epigenética a partir da modificação de histona proporciona compactação da cromatina.
Na arquitetura da cromatina na epigenética não é possível visualizar em visão tridimensional.
17- Qual a fita de DNA do complemento de uma parta da fita de RNA 5` GGUAG 3` sem a base?
5`CCATC 3`.
3`CCATC5`.
3`AACGA 5`.
5`AACGA 3`.
perguntas_epidemiologia
18- A respeito da Epidemiologia, marque a resposta incorreta:
ciência que estuda o processo saúde‐doença na sociedade
analisa a distribuição e os fatores determinantes das doenças
tem a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
fornece indicadores que sirvam de suporte ao planejamento
19- A respeito do SINAN (sistema nacional de notificação), assinale a alternativa incorreta:
Facultado a estados e municípios - há uma lista federal e a municipal, que pode ser moldada de acordo com o município
Foi criado a partir de uma epidemia de meningite meningocócica.
Apenas o médico deve notificar uma doença
Objetivo de coletar, transmitir e disseminar dados gerados na rotina do sistema de vigilância epidemiológica
perguntas_anatomia_sistemica
20- Sobre a pelve feminina, assinale a alternativa falsa:
Os ligamentos pubovesical lateral, retouterino (úterosacral) e cardinal (cervical lateral) formam um retináculo de sustentação para os órgãos pélvicos femininos.
A vagina relaciona-se anteriormente, de cima pra baixo, com o colo uterino, com a bexiga urinária e os ureteres e, mais inferiormente, com a uretra.
Os ovários relacionam-se anteriormente com o ureter e a artéria ilíaca interna, sendo irrigados pelas artérias ováricas.
As tubas uterinas apresentam cerca de 10 cm de comprimento e estão localizadas na borda superior e entre as duas lâminas do ligamento largo.
A artéria vaginal origina-se, direta ou indiretamente, da artéria ilíaca interna, sendo análoga à artéria vesical inferior no homem.
21- A pele contém glândulas, sobre elas assinale a alternativa correta:
As glândulas sebáceas são mais abundantes nas palmas das mãos e dos pés
As glândulas sebáceas estão localizadas na derme ou subcutâneo
As glândulas sudoríparas são responsáveis por aumentar a temperatura do corpo
As glândulas sebácea e sudorípara são exemplos de glândulas endócrinas
perguntas_anatomia_segmentar
22- Sobre os músculos que formam a parede abdominal, é CORRETO afirmar que:
Os músculos planos e laterais da parede anterolateral abdominal são: os oblíquos e transverso do abdome.
Os músculos planos e laterais da parede anterolateral abdominal são: os oblíquos e reto do abdome.
Os músculos verticais ou centrais da parede anterolateral abdominal são: transverso do abdome e os oblíquos.
Os músculos verticais ou centrais da parede anterolateral abdominal são: reto do abdome e o transverso do abdome.
23- A orofaringe se estende:
Do palato duro à língua
Do palato mole ao nível do osso hióide
Das coanas até a úvula
Do arco palatoglosso até o arco palatofaríngeo
perguntas_atencao_basica_e_sus
24- As atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em saúde serão cofinanciadas pelo SUS, pelas universidades e pelo orçamento fiscal. Estamos falando do Artigo:
27
28
31
32
25- Pedro, 82 anos, chegou ao consultório cabisbaixo, profundamente triste, chorava. Referia que não tinha vontade de nada. Fazia uso apenas de Anlodipina para Hipertensão Arterial. Foram descartadas possíveis causas orgânicas para o caso. Dentre as alternativas abaixo, qual a melhor resposta?
Conversar com ele para entender o que está se passando na sua vida, avaliar risco suicida e, caso este se confirme, interná-lo é prudente. Caso não tenha também sintomas psicóticos, entrar com Haloperidol é uma boa alternativa
Conversar com ele para entender o que está se passando na sua vida, avaliar risco suicida e, caso este se confirme, pode ser prescrito um ansiolítico e mandado para casa.
Conversar com ele para entender o que está se passando na sua vida, avaliar risco suicida e, caso este não se confirme pode ser receitado um antidepressivo e mandá-lo para casa. A presença constante de um familiar com ele é importante.
Conversar com ele para entender o que está se passando na sua vida, avaliar risco suicida e, caso este não se confirme, pode ser passado Levopromazina e mandado para casa.
Seu curso expira em:
Dias
Horas
Minutos
INSIRA OS DADOS ABAIXO:
NOME
CPF
DATA
Iniciar simulado