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Simulado [UFPR]
Introdução
historia
1 - (Espcex (Aman) 2020) Ideias republicanas estavam presentes entre os brasileiros há tempos. No século XVIII, inspiraram movimentos contra o domínio português. Em 1870, um grupo de políticos lançou, no Rio de Janeiro, o Manifesto Republicano. Os seguintes episódios, ocorridos na segunda metade do século XIX, abalaram o Império brasileiro. Considerando os seguintes fatos: I. Questão Militar. II. Questão de Fronteiras. III. Questão Religiosa. IV. Questão da Cisplatina. V. Questão Abolicionista. Assinale abaixo a alternativa em que todas as proposições estão corretas no que se refere às questões que contribuíram para o fim do período Imperial Brasileiro.
I e II.
I, II e III.
I, III e V.
III, IV e V.
IV e V.
2 - (ENEM 2020) Associados a atividades importantes e variadas na evolução das sociedades americanas modernas, os africanos conseguiram impor sua marca nas línguas, culturas, economias, além de participar, quase invariavelmente, na composição étnica das comunidades do Novo Mundo. A sua influência alcançou mais fortemente as regiões do latifúndio agrícola, em comunidades cujo desenvolvimento ocorreu às margens do Atlântico e do mar das Antilhas, do sudeste dos Estados Unidos até a porção nordeste do Brasil, e ao longo das costas do Pacífico, na Colômbia, no Equador e no Peru. KNIGHT, F. W. A diáspora africana. In: AJAYI, J. F. A. (Org.). História geral da África: África do século XIX à década de 1880. Brasília: Unesco, 2010 (adaptado). Uma das contribuições da diáspora descrita no texto para o continente americano foi o(a)
fim da escravidão indígena.
declínio de monoculturas locais.
introdução de técnicas produtivas.
formação de sociedades estamentais.
desvalorização das capitanias hereditárias.
3 - (ENEM 2010) Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria? Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem? Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor - ah, que bebem vosso sangue? SHELLEY. Os homens da Inglaterra, Apud HUBERMAN, L. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1982 A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada
na pobreza dos empregados, que estava dissociada da riqueza dos patrões.
no salário dos operários, que era proporcional aos seus esforços nas indústrias.
na burguesia, que tinha seus negócios financiados pelo proletariado.
no trabalho, que era considerado uma garantia de liberdade
na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.
4 - (ENEM 2021) Durante os anos de 1854-55, o governo brasileiro — por meio de sua representação diplomática em Londres — e os livre-cambistas ingleses — nas colunas do Daily News e na Câmara dos Comuns — aumentaram a pressão pela revogação da Lei Aberdeen. O governo britânico, entretanto, ainda receava que, sem um tratado anglo-brasileiro satisfatório para substituí-la, não haveria nada que impedisse os brasileiros de um dia voltarem aos seus velhos hábitos. BETHELL, L. A abolição do comércio brasileiro de escravos. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado). As tensões diplomáticas expressas no texto indicam o interesse britânico em
estabelecer jurisdição conciliadora.
compartilhar negócios marítimos.
fomentar políticas higienistas.
manter a proibição comercial.
promover o negócio familiar.
5 - (ENEM 2016) Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos a judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo, uma circular secreta proibiu a concessão de vistos a "pessoas de origem semita", inclusive turistas e negociantes, o que causou uma queda de 75% da imigração judaica ao longo daquele ano. Entretanto, mesmo com as imposições da lei, muitos judeus continuaram entrando ilegalmente no país durante a guerra e as ameaças de deportação em massa nunca foram concretizadas, apesar da extradição de alguns individuos por sua militância política. GRIMBERG, K. Nova lingua interior: 500 anos de história dos judeus no Brasil. In: IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2000 (adaptado). Uma razão para a adoção da política de imigração mencionada no texto foi o(a)
receio do controle sionista sobre a economia nacional.
reserva de postos de trabalho para a mão de obra local.
oposição do clero católico à expansão de novas religiões.
apoio da diplomacia varguista às opiniões dos líderes árabes.
simpatia de membros da burocracia pelo projeto totalitário alemão.
6 - A proliferação das universidades medievais presentou uma série de transformações socioculturais, entre elas é possível destacar:
ao Renascimento cultural promovido por Carlos Magno no Império Franco.
à invenção da imprensa que foi o fator que possibilitou a circulação de diversos documentos
à importância de se difundir à língua universal, que nesse período era o latim da Igreja Católica.
ao crescimento do comércio, ao desenvolvimento das cidades e às aspirações de conhecimentos da burguesia.
à determinação de eliminar o analfabetismo, o desconhecimento matemática, astronômico e geográfico.
7 - (ENEM 2017) Img1 Elaborada em 1969, a releitura contida na Figura 2 revela aspectos de uma trajetória e obra dedicadas à
valorização de uma representação tradicional da mulher.
descaracterização de referências do folclore nordestino.
fusão de elementos brasileiros à moda da Europa.
massificação do consumo de uma arte local.
criação de uma estética de resistência.
geografia
8 - (ENEM 2018) Foi-se o tempo em que era possível mostrar um mundo econômico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si próprios, a economias adjacentes "lentas”, com o ritmo muito mais rápido do comércio e das finanças de longo alcance. Hoje tudo ocorre como se essas camadas sobrepostas estivessem mescladas e interpermeadas. Interdependências de curto e longo alcance não podem mais ser separadas umas das outras. BRENNER, N. A globalização como reterritorialização. Cadernos Metropole, n. 24. jul.-dez. 2010 (adaptado) A maior complexidade dos espaços urbanos contemporâneos ressaltada no texto explica-se pela
expansão de áreas metropolitanas.
emancipação de novos municípios.
consolidação de domínios jurídicos.
articulação de redes multiescalares.
redefinição de regiões administrativas
9 - (ENEM 2021) Desde os primórdios da formação da crosta terrestre até os dias de hoje, as rochas formadas vêm sendo continuamente destruídas. Os produtos resultantes da destruição das rochas são transportados pela água, vento e gelo a toda superfície terrestre, acionados pelo calor e pela gravidade. Cessada a energia transportadora, são depositados nas regiões mais baixas da crosta, podendo formar pacotes rochosos. LEINZ, V. Geologia geral. São Paulo: Editora Nacional, 1989. As transformações na superfície terrestre, conforme descritas no texto, compõem o seguinte processo geomorfológico:
Ciclo sedimentar.
Instabilidade sísmica.
Intemperismo biológico.
Derramamento basáltico.
Compactação superficial.
10 -
11 -
12 - (Unicamp 2020) No período da Guerra Fria, os conflitos geopolíticos implicavam riscos nucleares e ataques físicos a infraestruturas como estradas, redes elétricas ou gasodutos. Hoje, além dessas implicações, a Ciberguerra ou Guerra Fria Digital
representa uma possibilidade real de interferência em sistemas informacionais nacionais, mas seu uso efetivo mantém-se apenas como uma ameaça.
baseia-se na capacidade integrada de sistemas computacionais espionarem governos antagônicos, com o objetivo de manipular informações de todo tipo.
envolve o uso de softwares (malwares) e programas robôs para invadir redes sociais e computadores, mas nunca interferiu em processos eleitorais.
visa ao controle da informação como uma forma de poder político, mas inexistem, no mundo, cibercomandos, ou seja, a quarta força armada.
13 - (ENEM 2016) Segundo a Conferência de Quioto, os países centrais industrializados, responsáveis históricos pela poluição, deveriam alcançar a meta de redução de 5,2% do total de emissões segundo níveis de 1990. O nó da questão é o enorme custo desse processo, demandando mudanças radicais nas indústrias para que se adaptem rapidamente aos limites de emissão estabelecidos e adotem tecnologias energéticas limpas. A comercialização internacional de créditos de sequestro ou de redução de gases causadores do efeito estufa foi a solução encontrada para reduzir o custo global do processo. Países ou empresas que conseguirem reduzir as emissões abaixo de suas metas poderão vender este crédito para outro país ou empresa que não consiga. BECKER, B. Amazônia: geopolitica na virada do Il milênio, Rio de Janeiro: Garamond, 2009. As posições contrárias à estratégia de compensação presente no texto relacionam-se à ideia de que ela promove
retração nos atuais níveis de consumo.
surgimento de conflitos de caráter diplomático.
diminuição dos lucros na produção de energia.
desigualdade na distribuição do impacto ecológico.
decréscimo dos índices de desenvolvimento econômico.
14 -
matematica
15 - (ENEM 2010) João mora na cidade A e precisa visitar cinco clientes, localizados em cidades diferentes da sua. Cada trajeto possível pode ser representado por uma sequência de 7 letras. Por exemplo, o trajeto ABCDEFA, informa que ele sairá da cidade A, visitando as cidades B, C, D, E e F nesta ordem, voltando para a cidade A. Além disso, o número indicado entre as letras informa o custo do deslocando entre as cidades. A figura mostra o custa de deslocamento entre cada uma das cidades. img1 Como João quer economizar, ele precisa determinar qual o trajeto de menor custo para visitar os cinco clientes. Examinando a figura, percebe que precisa considerar somente parte das sequências, pois os trajetos ABCDEFA e AFEDCBA têm o mesmo custo. Ele gasta 1min30s para examinar uma sequência e descastar sua simétrica, conforme apresentado. O tempo mínimo necessário para João verificar todas as sequências possíveis no problema é de
60min
90min
120min
180min
360min
16 - (ENEM 2016 p 1) Em uma cidade, o número de casos de dengue confirmados aumentou consideravelmente nos últimos dias. A prefeitura resolveu desenvolver uma ação contratando funcionários para ajudar no combate à doença, os quais orientarão os moradores a eliminarem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A tabela apresenta o número atual de casos confirmados, por região da cidade img1 A prefeitura optou pela seguinte distribuição dos funcionários a serem contratados: 1. 10 funcionários para cada região da cidade cujo número de casos seja maior que a média dos casos confirmados. II. 7 funcionários para cada região da cidade cujo número de casos seja menor ou igual a média dos casos confirmados. Quantos funcionários a prefeitura deverá contratar para efetivar a ação?
59
65
68
71
80
17 - (UERJ) Um evento está sendo realizado em uma praia cuja faixa de areia tem cerca de 3 km de extensão e 100 m de largura. A ordem de grandeza do maior número possível de adultos que podem assistir a esse evento sentados na areia é de:
10ˆ4
10ˆ5
10ˆ6.
10ˆ7
18 - (USP) Examine o gráfico. Com base nos dados do gráfico, pode-se afirmar corretamente que a idade
mediana das mães das crianças nascidas em 2009 foi maior que 27 anos.
mediana das mães das crianças nascidas em 2009 foi menor que 23 anos.
mediana das mães das crianças nascidas em 1999 foi maior que 25 anos.
média das mães das crianças nascidas em 2004 foi maior que 22 anos.
média das mães das crianças nascidas em 1999 foi menor que 21 anos.
19 - (ENEM 2018) Uma loja vende automóveis em N parcelas iguais sem juros. No momento de contratar o financiamento caso o cliente queira aumentar o prazo, acrescentando mais 5 parcelas, o valor de cada uma das parcelas diminui R$ 200,00, ou se ele quiser diminuir o prazo, com 4 parcelas a menos, o valor de cada uma das parcelas sobe R$ 232,00. Considere ainda que, nas três possibilidades de pagamento, o valor do automóvel é o mesmo, todas são sem juros e não é dado desconto em nenhuma das situações. Nessas condições, qual é a quantidade N de parcelas a serem pagas de acordo com a proposta inicial da loja?
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20 - (ENEM 2014) Um fazendeiro tem um depósito para armazenar leite formado por duas partes cúbicas que se comunicam, como indicado na figura. A aresta da parte cúbica de baixo tem medida igual ao dobro da medida da aresta da parte cúbica de cima. A torneira utilizada para encher o depósito tem vazão constante e levou 8 minutos para encher metade da parte de baixo img1 Quantos minutos essa torneira levará paraencher completamente o restante do depósito?
8
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21 - Cláudio e sua irmã Amanda foram ao veterinário com seu cachorro Bolota. Lá encontraram uma balança que, por estar descalibrada, só indicava de maneira confiável massas acima de 60 kg. Por tal motivo, eles se pesaram dois a dois, obtendo os seguintes resultados: Cláudio e o cão somaram juntos 87 kg; Com Cláudio e Amanda a balança marcou 123 kg; Já com Amanda e Bolota, a marcação foi de 66 kg. Assinale a opção que contem, respectivamente, as massas de Amanda, Bolota e Cláudio:
30 kg, 72 kg, 31 kg
51 kg , 15 kg e 72 kg
30 kg, 72 kg, 51 kg
15 kg, 72 kg, 30 kg
25 kg, 72 kg, 51 kg
fisica
22 - (UFSM-RS) Entre dois corpos em contato diatérmico, não há troca de energia na forma de calor. Então, os dois corpos têm iguais:
quantidades de calor
temperaturas
capacidades térmicas
calores específicos
energias cinéticas
23 - Um rapaz segura um bloco de chumbo de massa m = 2 kg em suas mãos completamente imerso na água. Sabendo que a densidade do chumbo é de 11,34 g/cm³ e que a densidade da água é de 1 g/cm³, é correto afirmar que a força que o rapaz precisa fazer para manter o bloco parado em suas mãos, imerso na água, é de aproximadamente: (considere g = 10 m/s²)
15 N
18 N
26 N
40 N
12 N
24 - (ENEM 2015) Um garoto foi à loja comprar um estilingue e encontrou dois modelos: um com borracha mais "dura" e outro com borracha mais "mole". O garoto concluiu que o mais adequado seria o que proporcionasse maior alcance horizontal, D, para as mesmas condições de arremesso, quando submetidos à mesma força aplicada. Sabe-se que a constante elástica k, (do estilingue mais "duro") é o dobro da constante elástica k do estilingue mais "mole"). A razão entre os alcances Dd/Dm referentes aos estilingues com borrachas "dura" e "mole", respectivamente, é igual a
1/4
1/2
1
2
4
25 - (ENEM 2019) A agricultura de precisão reúne técnicas agrícolas que consideram particularidades locais do solo ou lavoura a fim de otimizar o uso de recursos. Uma das formas de adquirir informações sobre essas particularidades é a fotografia aérea de baixa altitude realizada por um veículo aéreo não tripulado (vant). Na fase de aquisição é importante determinar o nível de sobreposição entre as fotografias. A figura ilustra como uma sequência de imagens é coletada por um vant e como são formadas as sobreposições frontais. IMG1 O operador do vant recebe uma encomenda na qual as imagens devem ter uma sobreposição frontal de 20% em um terreno plano. Para realizar a aquisição das imagens, seleciona uma altitude H fixa de voo de 1 000 m, a uma velocidade constante de 50 m s−1. A abertura da câmera fotográfica do vant é de 90°. Considere tg(45°) = 1. Natural Resources Canada. Concepts of Aerial Photography. Disponível em: www.nrcan.gc.ca. Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado). Com que intervalo de tempo o operador deve adquirir duas imagens consecutivas?
40 segundos.
32 segundos.
28 segundos.
16 segundos.
8 segundos.
26 - (USC-RS) Uma onda na superfície da água do mar desloca-se do mar para a praia. À medida que diminui a profundidade da água, a onda:
aumenta sua velocidade
mantém sua frequência
diminui sua frequência
aumenta seu comprimento de onda
mantém sua velocidade
27 - (FUMEC) Uma determinada massa de um gás ideal sofre uma transformação isotérmica. Se a pressão final for o dobro da inicial, pode-se afirmar que:
todas as alternativas estão erradas
o volume permaneceu constante
a temperatura final é igual a duas vezes a temperatura inicial
o volume final é igual a duas vezes o volume inicial
o volume foi reduzido à metade
28 - (AFA) um avião está voando em linha reta com velocidade constante de módulo 7,2x10ˆ2 quando colide com uma ave de massa 3,0 kg que estava parada no ar. A ave atingiu o vidro dianteiro (inquebrável) da cabine e ficou grudada no vidro. Se a colisão durou um intervalo de tempo de 1x10ˆ-3, a força que o vidro trocou com o pássaro, suposta constante, teve intensidade, em newtons, de:
6x10ˆ5
1,2x10ˆ6
2,2x10ˆ6
4,3x10ˆ6
6x10ˆ6
biologia
29 - (Suprema/2019) Das características a seguir, assinale aquela que contém uma estrutura nas aves que favorece o voo.
Presença de glândulas uropigianas.
Esqueleto formado por ossos sólidos.
Presença de quilha no osso do esterno.
Presença de musculatura desenvolvida nas asas.
30 - (UECE/2016.2) Os esteroides são substâncias fundamentais ao metabolismo, dentre eles, o colesterol é um parâmetro que deve ser monitorado regularmente para o controle da saúde humana. Sobre o colesterol, é correto afirmar que
é uma substância gordurosa prejudicial ao metabolismo humano, encontrada em todas as células do corpo, que sempre aumenta com o avanço da idade em homens e mulheres.
no organismo humano somente é adquirido através dos alimentos; portanto, a ingestão de gorduras deve ser inversamente proporcional ao aumento da idade.
é um álcool complexo, essencial para a formação das membranas das nossas células, para a síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e para a metabolização de algumas vitaminas.
dois pacientes com colesterol total de 190, sendo o paciente 1 possuidor de LDL 150, HDL 20 e VLDL 20 e o paciente 2 de LDL 100, HDL 65 e VLDL 25, correm o mesmo risco de desenvolver aterosclerose.
31 - O corpo humano é habitado por bactérias que normalmente encontram-se em equilíbrio com este ambiente, não apresentando ameaças à saúde. No entanto, existem algumas bactérias capazes de provocar doenças, desde simples problemas de pele até doenças mais graves, que podem levar ao óbito. Sobre as enfermidades de origem bacteriana que acometem os humanos e seus respectivos organismos causadores, está correto afirmar:
A bactéria que causa o botulismo (Clostridium botulinum) produz uma neurotoxina e pode estar presente em urina de ratos e outros animais.
O consumo de alimentos enlatados consiste na via mais comum de transmissão da sífilis, sendo agente causador o Treponema pallidum.
A bactéria Leptospira interrogans é o agente causador da leptospirose, doença transmitida pelo contato sexual direto.
A ingestão de água potável e os hábitos de higiene ao preparar alimentos podem prevenir a infecção pelo Vibrio cholerae, causador da cólera.
A pneumonia viral é causada pelo contato com secreções de pessoas infectadas por Streptococcus pneumoniae.
32 - (Uece 2016) As doenças ligadas à genética são muitas e variadas, e algumas dessas patologias aparentam não ter muita importância, uma vez que não são quantitativamente significantes, como é o caso da polidactilia. Há uma variação muito grande em sua expressão, desde a presença de um dedo extra, completamente desenvolvido, até a de uma simples saliência carnosa. Distinguem-se dois tipos de polidactilia: a pós–axial, do lado cubital da mão ou do lado peroneal do pé, e a pré–axial, do lado radial da mão ou tibial do pé. (http://fisiounec2015.blogspot.com.br/2011/05/polidactilia.html). No que concerne à polidactilia, é correto afirmar que
se trata de uma hereditariedade autossômica dominante, onde somente um sexo é afetado.
se trata de uma hereditariedade autossômica dominante, que se manifesta em heterozigóticos e afeta tanto indivíduos do sexo masculino quanto do sexo feminino.
os indivíduos do sexo feminino a transmitem em maior proporção do que os indivíduos do sexo masculino.
os filhos normais de um indivíduo com polidactilia terão, por sua vez, todos os seus filhos saudáveis.
33 - (ENEM 2017) O quadro é um esquema da via de produção de biocombustível com base no cultivo de uma cianobactéria geneticamente modificada com a inserção do gene DGAT. Além da introdução desse gene, os pesquisadores interromperam as vias de síntese de outros compostos orgânicos, visando aumentar a eficiência na produção do biocombustível (triacilglicerol). Img1 Considerando as vias mostradas, uma fonte de matéria-prima primária desse biocombustível é o(a)
ácido graxo, produzido a partir da sacarose.
gás carbônico, adquirido via fotossíntese.
sacarose, um dissacarídeo rico em energia.
gene DGAT, introduzido por engenharia genética.
glicogênio, reserva energética das cianobactérias.
34 - (ENEM 2018) Anabolismo e catabolismo são processos celulares antagônicos, que são controlados principalmente pela ação hormonal. Por exemplo, no figado a insulina atua como um hormônio com ação anabólica, enquanto o glucagon tem ação catabólica e ambos são secretados em resposta ao nível de glicose sanguínea. Em caso de um indivíduo com hipoglicemia, o hormônio citado que atua no catabolismo induzirá o organismo a
realizar a fermentação lática.
metabolizar aerobicamente a glicose
produzir aminoácidos a partir de ácidos graxos.
transformar ácidos graxos em glicogênio.
estimular a utilização do glicogênio.
35 - (ENEM 2011) Img1 O mapa mostra a área de ocorrência da malária no mundo. Considerando-se sua distribuição na América do Sul, a malária pode ser classificada como
endemia, pois se concentra em uma área geográfica restrita desse continente.
peste, já que ocorre nas regiões mais quentes do continente.
epidemia, já que ocorre na maior parte do continente.
surto, pois apresenta ocorrência em áreas pequenas.
pandemia, pois ocorre em todo o continente.
quimica
36 - (UFU) A tecnologia nuclear possui diversas aplicações, das quais destacam-se a esterilização de alimentos, a determinação da idade das rochas, entre outras. O tório é um dos elementos utilizados na tecnologia nuclear cuja transmutação natural, a partir do radioisótopo 90Th232, termina com o isótopo 82Pb208. Nessa transmutação são emitidas as partículas
6 alfa e 3 beta.
6 alfa e 4 beta.
4 alfa e 6 beta.
4 alfa e 3 beta.
37 - (UERN) “A morfina é uma substância narcótica e sintética (produzida em laboratório), derivada do ópio retirado do leite da papoula. Com uma grande utilidade na medicina, a morfina é usada como analgésico em casos extremos, como traumas, partos, dores pós-operativas, graves queimaduras etc.” img1 Com relação à morfina, é correto afirmar que
possui 4 carbonos secundários.
não possui carbono quartenário.
sua fórmula molecular é C17H19NO3.
possui 5 carbonos com hibridação sp2.
38 - (ENEM 2020) O exame parasitológico de fezes é utilizado para detectar ovos de parasitos. Um dos métodos utilizados, denominado de centrífugo-flutuação, considera a densidade dos ovos em relação a uma solução de densidade 1,15 g mL−1. Assim, ovos que flutuam na superfície dessa solução são detectados. Os dados de densidade dos ovos de alguns parasitos estão apresentados na tabela. IMG1 Considerando-se a densidade dos ovos e da solução, ovos de quais parasitos podem ser detectados por esse método?
A. lumbricoides, A. suum e S. mansoni
A. lumbricoides, A. suum e S. mansoni
Ancylostoma, A. lumbricoides e A. suum.
T. saginata, S. mansoni e A. lumbricoides.
A. lumbricoides, A. suum e T. saginata
39 - (ENEM 20100 Ao colocar um pouco de açúcar na água e mexer até a obtenção de uma só fase, prepara-se uma solução. O mesmo acontece ao se adicionar um pouquinho de sal à água e misturar bem. Uma substância capaz de dissolver o soluto é denominada solvente; por exemplo, a água é um solvente para o açúcar, para o sal e para várias outras substâncias. A figura a seguir ilustra essa citação. Img1 Suponha que uma pessoa, para adoçar seu cafezinho, tenha utilizado 3,42 g de sacarose (massa molar igual a 342 g/mol) para uma xícara de 50 ml do líquido. Qual é a concentração final, em mol/l, de sacarose nesse cafezinho?
0.02
0.2
2
200
2000
40 - (MEDS) O gráfiso abaixo representa a curva de aquecimento de uma determinada amostra partindo do estado líquido no tempo inicial. IMG1 Com base na curva de aquecimento apresentada e nos conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que
o gráfico poderia representar uma mistura eutética
o gráfico não poderia representar uma substância pura
o gráfico com certeza representa uma substância pura
o gráfico poderia representar uma mistura azeotrópica
41 - (UERJ) A salinidade da água é um fator fundamental para a sobrevivência dos peixes. A maioria deles vive em condições restritas de salinidade, embora existam espécies como o salmão, que consegue viver em ambientes que vão da água doce à água do mar. Há peixes que sobrevivem em concentrações salinas adversas, desde que estas não se afastem muito das originais. Considere um rio que tenha passado por um processo de salinização. Observe na tabela suas faixas de concentração de cloreto de sódio. img1 *isotônica à água do mar Um aquário com 100 L de solução aquosa de NaCl com concentração igual a 2,1 g.L –1, será utilizado para criar peixes que vivem no trecho Z do rio. A fim de atingir a concentração mínima para a sobrevivência dos peixes, deverá ser acrescentado NaCl à solução, sem alteração de seu volume. A massa de cloreto de sódio a ser adicionada, em quilogramas, é igual a:
2.4
3.3
3.51
3.72
42 - MEDS) O esquema abaixo representa o flusoxgrama de um processo de separação de uma mistura heterogênea contendo três componentes: óleo, água e sal (completamente dissolvido). Após a análise do fluxograma, as etapas 1 e 2 e os materiais 3 e 4 são, respectivamente:
1 – decantação, 2 – filtração, 3 – mistura homogênea, 4 – substância simples
1 – destilação simples, 2 – filtração, 3 – substância composta, 4 – substância composta
1 – decantação, 2 – destilação simples, mistura homogênea, 4 – substância composta
1 – destilação simples, 2 – decantação, 3 – mistura heterogênea, 4 – substância composta
portugues
43 - Sobre as definições das figuras de linguagem, é CORRETO afirmar que:
A antítese é quando ideias opostas são apresentadas próximas no texto.
Paradoxo ou oximoro é quando ocorre atribuição de seres animados aos seres inanimados.
Prosopopeia é uma expressão absurda gerada por conceitos inconcebíveis juntos.
Eufemismo é uma redundância de ideias.
44 - Na frase: “Não me contava nada de sua vida”, a palavra não se refere qual termo acessório:
Adjunto adverbial de negação
Adjunto adnominal
Aposto
Adjunto adverbial de dúvida
45 - Em relação ao verbo aspirar no sentido de respirar, é CORRETO afirmar que:
Nesse sentido o verbo é transitivo indireto.
A frase: As pessoas aspiravam o ar de forma correta, é uma frase correta segundo a sua regência verbal, referente a aspirar no sentido de respirar.
A frase: Os atletas aspiravam a um prazer o ar das montanhas, é uma frase correta segundo a sua regência verbal, referente a aspirar no sentido de respirar.
Aspirar no sentido de respirar pede uma preposição, pois é um verbo transitivo indireto.
46 - Leia o trecho da canção 50 reais: Bonito! Que bonito Que bonito hein! Que cena mais linda Será que eu estou atrapalhando o casalzinho aí. (Alex Torricelli / Bruno Mandioca / Maykow Melo / Naiara Azevedo / Waléria Leão) Qual a figura de linguagem presente nos primeiros versos da canção 50 reais?
Sinestesia
Silepse
Ironia
Hipérbato
47 - Na frase: “ Vou levar comigo nossa bicicleta “, a palavra comigo funciona como qual termo acessório:
Adjunto adnominal
Adjunto adverbial de companhia
Adjunto adverbial de lugar
Aposto
48 - Sobre os tipos de variações linguísticas, é CORRETO afirmar que:
Dialetos: particularidades linguísticas de determinada região.
Regionalismo: variações regionais ou sociais de uma língua.
Socioletos: variantes da língua utilizadas por determinado grupo social.
Dialetos: expressões populares utilizadas por determinado grupo social.
49 - Na frase: “Pedro II, imperador do Brasil, desejava ser professor”, as palavras sublinhadas referem-se a qual termo acessório da oração:
Adjunto adnominal
Aposto
Adjunto adverbial de companhia
Adjunto adverbial de lugar
50 - Na frase: “ Ela estudou muito, foi aprovada no vestibular”, é correto afirmar que:
Essa frase é um período simples, pois só tem um verbo.
É um frase nominal.
É m período composto, pois apresenta mais de um verbo.
Apresenta apenas uma oração.
ingles
51 - (IF-PE – 2018) Read TEXT 7 and answer to the question. TEXT 7 FACEBOOK ADDS DATING APP img 1 LYNN, Bryan. Facebook adds dating app, launches oculus go. Voice of America English News. Available at: Accessed: May 09th 2018 (adapted). What’s the function of TEXT 7?
To interview Mark Zuckerberg.
To sell a new Facebook product.
To inform a new service performed by Facebook.
To discuss Facebook’s new product.
To present a brief history of Facebook.
52 - Read the extract from the text “Here's why you actually love being scared”, by Cheyenne Lentz, from the Insider: Some people are way more into scary movies and thrilling experiences than others. According to a study led by Vanderbilt University's David H. Zald, it's possible this stems from the body's number of autoreceptors, molecules that control how much dopamine and other chemicals are released. People with fewer autoreceptors may get more dopamine from a scare, leading to an addiction to thrilling situations, Zald told The Washington Post. He explained this concept further in 2013 interview. "Think of dopamine like gasoline. You combine that with a brain equipped with a lesser ability to put on the brakes than normal, and you get people who push limits," Zald told National Geographic. Disponível em: https://www.insider.com/why-people-love-to-be-scared-2018-4 Acesso em: 09/04/2021 According to the text, it is correct to say that
the fewer autoreceptors you have, the more you’ll enjoy being scared.
the fewer autoreceptors you have, the less you’ll enjoy being scared.
the more autoreceptors you have, the more you’ll enjoy being scared.
the quantity of autoreceptors you have won’t determine whether you like being scared or not.
53 - To complete the sentence “The president of Brazil, _____ used to be in the military, has visited Israel recently”, we should use:
that
who
which
whose
54 - (ENEM 2020) img 1 GOAL GOAL has worked to improve access to food for highly vulnerable and food-insecure households in many districts of Zimbabwe. We identify such households, supply them with monthly food rations, and conduct monthly post-distribution monitoring. GOAL works in the same districts, to improve access to food for the most vulnerable primary school children during the peak hungry months. The emphasis is on orphans and vulnerable children. GOAL provides short-term food security support to other vulnerable households by increasing the availability of grain, and by helping enhance their ability to meet basic needs. Disponível em: www.goal.ie. Acesso em: 5 dez. 2012 (adaptado). Tendo como público-alvo crianças órfãs e em situações de vulnerabilidade, a organização não governamental GOAL tem atuado no Zimbábue para
incentivar a agricultura orgânica.
intermediar processos de adoção.
contribuir para a redução da fome.
melhorar as condições de habitação.
qualificar professores da escola básica.
55 - (UENP – 2016) “All right”, said Mr. Wonka, “stop here for a moment and catch your breath, and take a peek through the glass panel of this door. But don’t go in! Whatever you do, don’t go into THE NUT ROOM! If you go in, you’ll disturb the squirrels!” “Who says I can’t!” shouted Veruca. “I’m going in to get myself one this very minute!” The moment she entered the room, one hundred squirrels stopped what they were doing and turned their heads and stared at her with small black beady eyes. Veruca Salt stopped also, and stared back at them. Then her gaze fell upon a pretty little squirrel sitting nearest to her at the end of the table. The squirrel was holding a walnut in its paws. “All right”, Veruca said, “I’ll have you!” She reached out her hands to grab the squirrel... but as she did so... in that first split second when her hands started to go forward, there was a sudden flash of movement in the room, like a flash of brown lightning, and every single squirrel around the table took a flying leap towards her and landed on her body. Twenty-five of them caught hold of her right arm, and pinned it down. Twenty-five more caught hold of her left arm, and pinned that down. Twenty-five caught hold of her right leg and anchored it to the ground. Twenty-four caught hold of her left leg. And the one remaining squirrel (obviously the leader of them all) climbed up on to her shoulder and started tap-tap-tapping the wretched girl’s head with its knuckles. “Save her!” screamed Mrs. Salt. “Veruca! Come back! What are they doing to her?” “They’re testing her to see if she’s a bad nut”, said Mr. Wonka. “You watch”. Veruca struggled furiously, but the squirrels held her tight and she couldn’t move. The squirrel on her shoulder went tap-tap-tapping the side of her head with his knuckles. Then all at once, the squirrels pulled Veruca to the ground and started carrying her across the floor. “My goodness, she is a bad nut after all”, said Mr. Wonka. “Her head must have sounded quite hollow”. (DAHL, R. Charlie and the Chocolate Factory. Puffin Books, 2007. p.110.) A partir da leitura dos trechos sublinhados no conto, assinale a alternativa correta.
A linguagem presente nos trechos indica a sucessão dos acontecimentos e contextualiza a narrativa.
Nos trechos, o ponto de vista é do narrador que salienta como Veruca conseguia que sua vontade fosse atendida.
O uso alternado de linguagem coloquial e formal tem a função de reforçar o contraste entre Mr. Wonka e Veruca.
Os trechos apresentam elementos gramaticais e lexicais que permitem ao leitor inferir características da personalidade de Veruca.
Os trechos evidenciam a espontaneidade de Veruca, salientando seu espírito de independência.
56 - (ENEM 2020) A Mother in a Refugee Camp No Madonna and Child could touch Her tenderness for a son She soon would have to forget... The air was heavy with odors of diarrhea, Of unwashed children with washed-out ribs And dried-up bottoms waddling in labored steps abed Behind blown-empty bellies. Other mothers there her Had long ceased to care, but not this one: She held a ghost-smile between her teeth, and in her eyes the memory Of a mother's pride... She had bathed him And rubbed him down with bare palms. She took from their bundle of possessions A broken comb and combed The rust-colored hair left on his skull And then - humming in her eyes - began carefully [to part it In their former life this was perhaps A little daily act of no consequence Before his breakfast and school; now she did it Like putting flowers on a tiny grave. ACHEBE, C Collected Poems, New York Anchor Books, 2004 O escritor nigeriano Chinua Achebe traz uma reflexão sobre a situação dos refugiados em um cenário pós-guerra civil em seu país. Essa reflexão é construída no poema por meio da representação de uma mãe, explorando a(s)
demonstração de orgulho por não precisar pedir doações.
descrições artísticas detalhadas de uma obra conhecida
aceitação de um diagnóstico de doença terminal do filho
constemação ao visitar o túmulo do filho recém-falecido.
impressões sensoriais experimentadas no ambiente.
57 - Considere o diálogo abaixo: Dad: - Have you washed the dishes? Son: - Yes, dad, I’ve just finished washing the dishes. Sobre a conversa, é correto afirmar que:
O filho terminou de lavar a louça muito tempo antes da pergunta de seu pai.
O filho terminou de lavar a louça antes do tempo esperado pelo pai.
O filho terminou de lavar a louça pouco tempo antes da pergunta de seu pai.
O filho terminou de lavar a louça depois do tempo esperado pelo pai.
literatura
58 - (ENEM 2019) Menina A máquina de costura avançava decidida sobre o pano. Que bonita que a mãe era, com os alfinetes na boca. Gostava de olhá-la calada, estudando seus gestos, enquanto recortava retalhos de pano com a tesoura. Interrompia às vezes seu trabalho, era quando a mãe precisava da tesoura. Admirava o jeito decidido da mãe ao cortar pano, não hesitava nunca, nem errava. A mãe sabia tanto! Tita chamava-a de ( ) como quem diz ( ). Tentava não pensar as palavras, mas sabia que na mesma hora da tentativa tinha-as pensado. Oh, tudo era tão difícil. A mãe saberia o que ela queria perguntar-lhe intensamente agora quase com fome depressa depressa antes de morrer, tanto que não se conteve e — Mamãe, o que é desquitada? — atirou rápida com uma voz sem timbre. Tudo ficou suspenso, se alguém gritasse o mundo acabava ou Deus aparecia — sentia Ana Lúcia. Era muito forte aquele instante, forte demais para uma menina, a mãe parada com a tesoura no ar, tudo sem solução podendo desabar a qualquer pensamento, a máquina avançando desgovernada sobre o vestido de seda brilhante espalhando luz luz luz. ÂNGELO, I. Menina. In: A face horrível. São Paulo: Lazuli, 2017. Escrita na década de 1960, a narrativa põe em evidência uma dramaticidade centrada na
insinuação da lacuna familiar gerada pela ausência da figura paterna.
associação entre a angústia da menina e a reação intempestiva da mãe.
relação conflituosa entre o trabalho doméstico e a emancipação feminina.
representação de estigmas sociais modulados pela perspectiva da criança.
expressão de dúvidas existenciais intensificadas pela percepção do abandono.
59 - (ENEM 2015) da sua memória mil e mui tos out ros ros tos sol tos pou coa pou coa pag amo meu ANTUNES, A. 2 ou + corpos no mesmo espaço. São Paulo: Perspectiva, 1998. Trabalhando com recursos formais inspirados no Concretismo, o poema atinge uma expressividade que se caracteriza pela
interrupção da fluência verbal, para testar os limites da lógica racional.
reestruturação formal da palavra, para provocar o estranhamento no leitor.
dispersão das unidades verbais, para questionar o sentido das lembranças.
fragmentação da palavra, para representar o estreitamento das lembranças.
renovação das formas tradicionais, para propor uma nova vanguarda poética.
60 - (ENEM 2016) img1 TEXTO II A existência dos homens criadores modernos é muito mais condensada e mais complicada do que a das pessoas dos séculos precedentes. A coisa representada, por imagem, fica menos fixa, o objeto em si mesmo se expõe menos do que antes. Uma paisagem rasgada por um automóvel, ou por um trem, perde em valor descritivo, mas ganha em valor sintético. O homem moderno registra cem vezes mais impressões do que o artista do século XVIII. LEGÉR, F. Funções da pintura, São Paulo: Nobel, 1989. A vanguarda europeia, evidenciada pela obra e pelo texto, expressa os ideais e a estética do
Cubismo, que questionava o uso da perspectiva por meio da fragmentação geométrica.
Expressionismo alemão, que criticava arte acadêmica, usando a deformação das figuras.
Dadaísmo, que rejeitava a instituição artística, propondo a antiarte.
Futurismo, que propunha uma nova estética, baseada nos valores da vida moderna.
Neoplasticismo, que buscava o equilíbrio plástico, com utilização da direção horizontal e vertical
Confira a proposta de redação abaixo:
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O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.
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Alta Idade Média – Civilização Islâmica
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Baixa Idade Média – Crise do Século XIV
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Energia potencial e conservação da energia
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Imunidade inata e adquirida
Antígenos reconhecidos pelos linfócitos T
Captura dos antígenos proteicos pelas células apresentadoras de antígenos
Células do sistema imunológico
A função dos linfócitos T auxiliares nas respostas imunes humorais aos antígenos proteicos
Propriedades de anticorpos que determinam a função efetora
MHC
Opsonização e fagocitose
Funções efetoras de linfócitos CD4+
Respostas Imunológicas contra Tumores
Desenvolvimento dos repertórios imunológicos
Estimulação dos linfócitos B pelos antígenos
Tipos de reações imunes mediadas por células T
Reações mediadas por imunoglobulina e eosinófilos/mastócitos
Fases e tipos de respostas imunes humorais
O sistema complemento
Fases e tipos de respostas imunes humorais
Visão geral da resposta imunológica aos microrganismos
Aspectos gerais e especificidade das respostas imunes inatas
Evasão microbiana da imunidade inata
O papel da imunidade inata na estimulação das repostas da imunidade adquirida
Tipos de reações de hipersensibilidade
Tipos de reações de hipersensibilidade
Vacinação
Escolha os módulos de Histologia
Tecido muscular
Métodos de estudo em histologia
Aparelho reprodutor masculino
Aparelho reprodutor feminino
Tecido epitelial
Introdução ao estudo das células
Aparelho urinário
Tecido conjuntivo
Células do sangue
Tecido adiposo
Tecido cartilaginoso
Tecido ósseo
Tecido nervoso
Sistema circulatório
Hemocitopoese
Sistema imunitário e órgãos linfáticos
Trato digestivo
Órgãos associados ao trato digestivo
Aparelho respiratório
Pele e anexos
Escolha os objetos de aprendizagem de Histologia
Músculo esquelético
Preparação de espécimes para exame microscópico
Ductos genitais extra testiculares
Testículos
Ovários
Vagina
Genitália externa
Principais características das células epiteliais
Principais componentes das células,
Tipos de epitélios
Glândulas endócrinas
Diferenciação celular
Tecidos do organismo
Células do tecido conjuntivo
Monócitos
Substância fundamental
Tecido adiposo unilocular
Cartilagem hialina
Cartilagem fibrosa
Tipos de tecido ósseo
Matriz óssea
Células do tecido ósseo
Sistema nervoso periférico
Sequência das etapas durante a transmissão nas sinapses químicas
Comunicação sináptica
Neurônios
Potenciais de membrana
Músculo cardíaco
Músculo liso
Estrutura e funções dos vasos sanguíneos
Sistema vascular linfático
Leucócitos
Plaquetas
Neutrófilos
Células
Medula óssea
Linfócitos
Linfonodos
Cavidade oral
Esôfago
Estômago
Intestino grosso
Pâncreas
Fígado
Vesícula biliar
Árvore brônquica
Epitélio respiratório
Vasos sanguíneos dos pulmões
Derme
Epiderme
Pelos
RIm
Bexiga e vias urinárias
Hormônios
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Estrutura e catálise
Metabolismos especificos
Bioenergética e metabolismo
Bioquímica
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Escolha os objetos de aprendizagem de Bioquímica
Tamponamento em sistemas biológicos
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Biossíntese, regulação e transporte de colesterol e esteroides.
Vitaminas e Minerais
Carboidratos
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Água como um reagente
Água
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Lipídeos estruturais de membrana
Sinalização lipídica, cofatores e pigmentos
Aminoácidos, peptídeos e proteínas
Hemoglobina
Enzimas regulatórias
Biossíntese de lipídios
Glicólise
Produção de acetil
Ciclo do ácido cítrico
Fosforilação oxidativa
Metabolismo hepático
Bioquímica da ação hormonal
Metabolismo do pancreâs e diabetes
Metabolismo do glicogênio
Hemostasia
Metabolismo do pancreâs e diabetes
Ionização da água, ácidos fracos e bases fracas
Metabolismo hepático
Biossíntese de ácidos graxos e eicosanoides
Corpos cetônicos
Glicólise, gliconeogênese e a via das pentoses
Biossinalização
Funcionamento das enzimas
Catabolismo lipídico
Enzimas
Estrutura tridimensional das proteínas
Função renal
Metabolismo hepático
Infarto do miocárdio
Infarto do miocárdio
Estrutura dos ácidos nucleicos
Peptídeos e proteínas
Metabolismo da tireoide
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Células Cancerígenas
Organismos Procariontes
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Cromossomos
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Terceira semana do desenvolvimento
Cavidades do corpo, mesentério e diagrama
Primeira semana do desenvolvimento
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Nona semana ao parto (período fetal)
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Genoma humano
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Sintomatologia e diagnóstico
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Visão geral da inflamação: definições e características gerais
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. Classificação do sistema nervoso
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Tálamo
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Córtex cerebral
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Anatomia funcional
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Linguagem
Anatomia macroscópica
Anatomia macroscópica
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Dura
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Fibras de associação intra
Telencéfalo
Epitálamo
Hipotálamo
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Anatomia
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Dor
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A semiologia e o ensino/aprendizagem da medicina
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Orelhas, nariz, seios paranasais, faringe e laringe
Escolha os objetos de aprendizagem de Semiologia
Exame clínico
Coração e aorta
Exame clínico
Definição, fisiopatologia e características semiológicas
Doenças do coração e da aorta
Fundamentos de anatomia e fisiologia
Exame clínico
Exames complementares
Abdome Agudo
Fígado e vias biliares
Técnicas básicas do exame físico
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Exame físico geral
Fundamentos de anatomia e fisiologia
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Doenças do fígado e das vias biliares
Exame clínico
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Princípios e bases da prática médica
Diagnóstico e prognóstico
Fundamentos de anatomia e fisiologia
Exame clínico
Semiologia baseada em evidências e interpretação dos exames complementares
Fundamentos de anatomia e fisiologia
Escolha os módulos de Bacteriologia
Classificação, estrutura e replicação bacteriana
Bactérias de interesse na medicina
Mecanismo de patogenicidade
O papel das bactérias nas doenças
Metabolismo bacteriano e genética
Diagnóstico laboratorial de doenças bacterianas
Escolha os objetos de aprendizagem de Bacteriologia
Classificação bacteriana
Enterococcus
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Enterobacteriaceae
Streptococcus
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Estrutura bacteriana
Neisseria e gêneros relacionados
Staphylococcus e outros gram positivos
Bacillus
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Clostridium
Haemophilus e bactérias relacionadas
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Corynebacterium e outros bacilos gram positivos
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Pseudomonas e bactérias relacionadas
Genética bacteriana
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Vibrio e Aeromonas
Chlamydia e chlamydophila
Culturas
Treponema, Borrelia e Leptospira
Escolha os módulos de Virologia
Agentes antivirais e controle de infecção
Classificação, estrutura e replicação do vírus
Coronavírus e norovírus
Diagnóstico laboratorial de doenças virais
Togavírus e flavivírus
Vírus da hepatite
Mecanismos de patogênese viral
Rabdovírus, filovírus e bornavírus
Parvovírus
Herpes-vírus humanos
Poxvírus
Adenovírus
Buniavírus e arenavírus
Papilomavírus e poliomavírus
Paramixovírus
Picornavírus
Retrovírus
Escolha os objetos de aprendizagem de Virologia
Controle de infecção
Replicação viral
Coronavírus
Detecção de material genético viral
Alfavírus e flavivírus
Vírus da hepatite a
Patogênese viral
Rabdovírus
Patogênese e imunidade
Síndromes clínicas
Inibidores da protease
Vírus epstein
Síndromes clínicas
Estrutura e replicação
Patogênese e imunidade
Síndromes clínicas
Tratamento, prevenção e controle
Bunyaviridae
Arenavírus
Vírus do herpes simples
Estrutura dos herpesvírus
Citomegalovírus
Vírus varicela
Papilomavírus humanos
Polyomaviridae
Estrutura e replicação
Vírus do sarampo
Estrutura do virion
Estrutura
Rinovírus
Replicação
Filovírus
Vírus da doença de borna
Estrutura
Vírus da imunodeficiência humana
Vírus da rubéola
Vírus da hepatite b
Vírus das hepatites c e g
Classificação
Genética viral
Vetores virais para terapia
Escolha os módulos de Farmacologia
Princípios gerais
Fármacos que afetam os grandes sistemas de orgãos
Fármacos usados no tratamento das infecções e do câncer
O sistema nervoso
Mediadores químicos
Escolha os objetos de aprendizagem de Farmacologia
Absorção e distribuição de fármacos
Fármacos anti
Hemostasia e trombose
Informações básicas sobre os vírus
HIV e AIDS
Tratamento combinado para o HIV
Fármacos antivirais
Metabolismo ósseo
Fármacos utilizados no tratamento de doenças ósseas
Fármacos analgésicos
Absorção de fármacos e vias de administração
Canais iônicos como alvos de fármacos
Como agem os fármacos: aspectos moleculares
Alvos para a ação de fármacos
Contração muscular
Liberação de mediadores químicos
Aminoácidos transmissores
Fármacos antipsicóticos
A natureza da esquizofrenia
Fungos e infecções fúngicas
Fármacos usados para tratar as infecções fúngicas
Natureza da depressão
Fármacos antidepressivos
Fármacos utilizados para tratar a insônia (fármacos hipnóticos)
Agentes antibacterianos que interferem na síntese ou na ação do ácido fólico
Antibióticos betalactâmicos
Fármacos antibacterianos
Malária e fármacos antimaláricos
Amebíase e fármacos amebicidas
Tripanossomíase e fármacos tripanossomicidas
Fármacos antiprotozoários
Agentes anestésicos gerais
Farmacocinética
Fármacos antiepilépticos
Ácido γ
Regulação do cálcio intracelular
O controle da glicemia e o tratamento farmacológico do diabetes melito
Hormônios das ilhotas pancreáticas
Diabetes melito
Sistema respiratório
Fármacos que atuam sobre o rim
Como agem os fármacos: princípios gerais
Fármacos redutores de lipídeos
Prevenção da doença ateromatosa
Ações dos hormônios tireoidianos
Anomalias da função tireoidiana
Fármacos usados em doenças da tireoide
Doença de alzheimer
Doença de parkinson
Respostas sistêmicas na inflamação
Fisiologia da transmissão noradrenérgica
Doença pulmonar e seu tratamento
O sistema vascular
Fármacos antidepressivos
Mecanismos celulares: defesa do hospedeiro
Mecanismos de ação dos fármacos: aspectos celulares – excitação, contração e secreção
Metabolismo dos fármacos
Obesidade
Enfoques farmacológicos do problema da obesidade
Metabolismo e eliminação de fármacos
Eliminação de fármacos e seus metabólitos
Fármacos que afetam a função cardíaca
O coração
Coagulação sanguínea
Escolha os módulos de Anatomia Sistêmica
Introdução
Membro superior
Membro inferior
Abdome
Dorso
Pescoço
Cabeça
Nervos cranianos
Tórax
Pelve e períneo
Escolha os objetos de aprendizagem de Anatomia Sistêmica
Termos de relação e comparação
Sistema esquelético
Plexo braquial
Nervos do antebraço
Músculos do antebraço
Músculos escapuloumerais (intrínsecos do ombro)
Mão
Anatomia de superfície do braço e da fossa cubital
Tipos de músculo (tecido muscular)
Fáscia, vasos eferentes, inervação cutânea e miótomos do membro superior
Nervos da mão
Músculos do braço
Fêmur
Articulação do joelho
Músculos do pé
Estruturas neurovasculares das regiões glútea e femoral posterior
Anatomia de superfície dos compartimentos anterior e medial da coxa
Estruturas neurovasculares e relações no pé
Inervação motora do membro inferior
Inervação motora (miótomos) do membro superior
Sistema nervoso
Esôfago
Parede anterolateral do abdome
Peritônio e cavidade peritoneal
Músculos esqueléticos
Estômago
Vasos da parede posterior do abdome
Região inguinal
Vísceras abdominais
Neurovasculatura da parede anterolateral do abdome
Anatomia de superfície da parede anterolateral do abdome
neurovasculatura da parede anterolateral do abdome
Tecido muscular e sistema muscular
Funículo espermático, escroto e testículo
Formações peritoneais
Subdivisões da cavidade peritoneal
Articulações
Intestino
Intestino delgado
Intestino grosso
Ductos biliares e vesícula biliar
Fígado
Pâncreas
Rins, ureteres e glândulas suprarrenais
Cartilagem e ossos
Coluna vertebral
Variações nas vértebras
Curvaturas da coluna vertebral
Ossificação das vértebras
Anatomia de superfície das camadas endócrina e respiratória de vísceras cervicais
Estruturas profundas do pescoço
Anatomia de superfície das regiões cervicais e trígonos do pescoço
Músculos próprios do dorso
Orelha externa
Orelha interna
Orelha média
Orelha
Acidentes e formações ósseos
Orelha Média
Meninges cranianas
Músculos extrínsecos do bulbo do olho
Anatomia de superfície do olho e do aparelho lacrimal
Olho, órbita, região orbital e bulbo do olho
Órbitas
Fossa infratemporal
Crânio
Parte central do sistema nervoso
Vista superior da base do crânio
Nervo hipoglosso
Pleuras, pulmões e árvore traqueobronquial
Coração
Anatomia de superfície da parede torácica
Sistema linfático
Mamas
Diafragma
Pericárdio
Órgãos genitais internos femininos
Fáscias e espaços da região urogenital
Períneo
Órgãos genitais internos masculinos
Características da região anal
Cavidade pélvica
Nariz
Língua
Cavidades nasais
Nervo facial
Nervo trigêmeo
Região urogenital masculina
Região urogenital feminina
Camada endócrina de vísceras cervicais
Circuitos vasculares
Vasos sanguíneos
Sistema circulatório
Região oral
Tegumento comum, fáscias, compartimentos fasciais, bolsas e espaços potenciais
Variações anatômicas
Terminologia anatômica
Planos anatômicos
Termos de movimento
Clavícula
Escápula
Úmero
Ossos do antebraço
Ossos da mão
Regiões peitoral e escapular
Músculos toracoapendiculares posteriores e escapuloumerais
Músculos do dorso
Nervos do braço
Esqueleto da parede torácica
Axila
Compartimentos do antebraço
Artérias da mão
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Cabeça e Pescoço
Dorso
Membro superior
Tórax
Abdome
A pelve
Membro inferior
Escolha os objetos de aprendizagem de Anatomia Segmentar
O pescoço
Coluna vertebral
Músculos, vasos, nervos e junturas do dorso
Veias, drenagem linfática e mama
Esqueleto do tórax
Pleura e pulmões
Paredes abdominais
Víceras abdominais e peritônio
Fígado, vias biliares, pâncreas e baço
Ossos, junturas e paredes pélvicas
Região perineal e órgãos genitais externos
Órgãos genitais masculinos
Órgãos genitais femininos
A orelha
Boca, língua e dentes
Couro cabeludo e face
Encéfalo, nervos cranianos e meninges
Cranio e osso hióide
Regiões parotídicas, temporal e infratemporal
A órbita
Ombro e axila
Braço e cotovelo
Faringe e laringe
O antebraço
A mão
A perna
Coxa e joelho
Esôfago, traquéia e brônquios
Anatomia da superfície do mebro inferior
Postura e locomoção
O olho
Nariz e seios paranasais
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Sistema Único de Saúde
Atenção básica
Problemas detectados no sistema de saúde brasileiro
Atenção Básica
Sistema Ùnico de Saúde
Escolha os objetos de aprendizagem de Atenção Básica e SUS
Lei 8.080
Participação social
Norma operacional básica 01/96
Processo de implantação do sus
Norma operacional NOA/SUS 01/2001
Ações e programas
Ações e programas
Constituição de 1988
Principais definições Legais
Descentralização
Lei 8.142
Conferências de saúde
Agente comunitário de saúde (ACS)
Saúde da família (ESF)
Financiamento
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Gestão
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Médico
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As transferências de recursos no âmbito do sistema único de saúde
Princípios éticos/doutrinários
Desigualdade
Cirurgião dentista
Agente comunitário de saúde (ACS)
Equipes
Hierarquização
Princípios organizacionais/operacionais
Principais definições Legais
Constituição de 1988
Princípios
Princípios organizacionais/operacionais
Saúde da família (ESF)
Conselhos de saúde
Atribuições comuns
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CAPS
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Atenção básica e saúde da família
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Perimenopausa: quadro clínico, diagnóstico e conduta
Câncer do colo do útero
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