Sua Redação

A qualidade de vida do idoso começa na juventude, vivemos na era da ”campanha sobre saúde” e quando se trata desse tema se observa, anuncios e abordagem em placas e posto de saúde e até mesmo em igrejas ou templos religiosos, mais será que essa parte da população tem autonomia e recursos psíquicos e sociais para ter uma melhor qualidade de vida, ainda que seja na maior idade?
Enfrentar nos dias de hoje um descaso quando se refere ao que chamamos de qualidade de vida, a saúde do idoso e freado pela falta de acesso a recursos que trabalha mente e corpo, e sem sombras de dúvidas o sistema público de saúde nao colabora para essa mudança quando nos referimos em acesso a uma educação em saúde qualificada, pois essa classe de pessoas que construíram uma história de vida e ao longo dessa jornada se depararam com dificuldades familiares, psicológicas, escassez e entre outros problemas.
Declaradamente toda essa falta, traz consequências e sentimento de frustração em grande parte da vida dessas pessoas, consequências como vemos o grande número de idosos que nao tem autonomia propria e muitas vezes dependem de terceiros para seguir vivendo, isso traz serios prejuízos físicos e psicológicos.
Entretanto esclarecer a necessidade de ajuste e acompanhamento, nos parámetros psicológicos e que vão refletir nas atividades diarias como: autonomia, decisões e o cuidado com a saúde física, buscando ter em conta uma melhor qualidade de vida e acesso a recursos sejam eles governamentais ou sociais, buscando assim trazer essa parte da população o reconhecimento de que eles podem ter uma excelente vida e uma inclusão social mais efetiva.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.

Introdução (parágrafos 1):
Pontuação: troque a vírgula depois de “juventude” por ponto final”; coloque vírgula depois de “saúde”; coloque vírgula depois de “tema”. (C1)
Voz textual: evite o uso da primeira pessoa em textos argumentativos. (C1)
Concordância: o verbo “observa-se” deve concordar no plural com “anúncios”. (C1)
Acentuação: a palavra “anúncios” deve ser acentuada. (C1)
Paralelismo: as palavras “abordagem” e “posto” devem estar no plural. (C1)
Ortografia: o correto é “mas”, não “mais”. (C1)
Qual parte da população você está se referindo com “essa parte da população”? (C3)
Reveja o uso de perguntas retóricas. Nesse tipo de texto, não é correto deixar a cargo do leitor a reflexão, mas dar a ele respostas sobre os seus pontos e questionamentos de forma direta e objetiva. (C3)
Não construa parágrafos frasais (com apenas um ponto final), pois isso mostra pouco conhecimento do uso de articuladores argumentativos e dos sinais de pontuação. (C2)
Essa introdução apresenta o tema de maneira muito confusa e pouco organizada, além de não apontar claramente quais serão os argumentos a serem defendidos ao longo do desenvolvimento.

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Articulação: coloque um conectivo no início do parágrafo para relacionar com o anterior. (C4)
Pontuação: coloque o adjunto adverbial “nos dias de hoje” entre vírgulas; coloque vírgula depois da palavra “idoso”. (C1)
Concordância: o verbo “trabalha” deve estar no plural para concordar com “recursos”; reveja a concordância do verbo “construir”; reveja a concordância do verbo “deparar”. (C1)
Informalidade: o termo “sombra de dúvidas” é considerado informal. (C1)
Ortografia: o correto é “não”. (C1)
Regência: reveja a regência do verbo “referir”. (C1)
Parágrafo confuso, expositivo, não defende um ponto de vista claro e objetivo, mas apenas apresenta informações sem embasamento de maneira quase que aleatória. Reveja o objetivo dos textos argumentativos. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Articulação: coloque um conectivo no início do parágrafo para relacionar com o anterior. (C4)
Pontuação: coloque vírgula depois de “declaradamente”; não separamos o sujeito do verbo, retire a vírgula depois de “falta”. (C1)
Paralelismo: coloque a palavra “sentimento” no plural. (C1)
Ortografia: o correto é “não”. (C1)
Acentuação: as palavras “própria” e “sérios” devem ser acentuadas. (C1)
Qual é esse número de idosos sem autonomia? O que isso tem a ver com o tratamento da pessoa idosa? “Colocar a culpa” nos idosos não é isentar a sociedade e o Estado do cuidado deles? (C3)
Quais são os prejuízos que ocorrem dessa negligência? (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Articulação: reveja o uso de “entretanto”, pois não está sendo estabelecida uma contraposição de ideias. (C1)
Ortografia: o correto é “parâmetros”. (C1)
Acentuação: a palavra “diárias” deve ser acentuada. (C1)
Pontuação: coloque vírgula depois de “entretanto”; retire os dois pontos; coloque vírgula depois de “recursos”. (C1)
Frase não finalizada: a frase que se inicia com “esclarecer a necessidade…” não foi finalizada. Reveja as construções sintáticas do texto. (C1)
Informalidade: “ter em conta” é uma expressão informal. (C1)
Concordância: reveja as concordâncias da palavra “eles”. (C1)
Parágrafo extremamente confuso e muito desorganizado. Reveja o uso dos sinais de pontuação e das construções frasais. (C1)
Essa conclusão não finaliza o texto corretamente, visto que não apresenta uma proposta de intervenção. (C5)

Notas por competência
C1 – norma padrão: 80
C2 – compreensão tema / gênero textual: 120 (não há repertório sociocultural)
C3 – desenvolvimento: 80
C4 – coesão e coerência: 80
C5 – coesão e coerência: 0

Comentário geral sobre o texto:
Mesmo que seu texto esteja dentro do tema proposto, sua redação não apresenta uma argumentação. Isso acontece porque a maneira como você descreve as informações está com um caráter mais informativo, e pouco argumentativo. Cuidado com isso, pois nesse tipo de texto não podemos deixar a cargo do leitor a inferência do que você está querendo dizer, tudo bem? Então, sugiro que pense em dois argumentos para desenvolver no D1 e no D2 e foque apenas neles. As informações que forem inseridas durante o texto precisam ser utilizadas apenas para comprovar a pertinência do seu argumento. Também, sugiro estudar sobre a estrutura do texto dissertativo argumentativo, para que os elementos fundamentais sejam percebidos e colocados nas próximas redações.
Por fim, sugiro estudar sobre todas as regras gramaticais, pois o texto não as segue corretamente, apresentando muitos desvios e muitas falhas de construção sintática, o que compromete a compreensão e a organização do texto.
Atente-se a isso, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

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