Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Introdução (parágrafos 1):
Pontuação: troque a vírgula depois de “juventude” por ponto final”; coloque vírgula depois de “saúde”; coloque vírgula depois de “tema”. (C1)
Voz textual: evite o uso da primeira pessoa em textos argumentativos. (C1)
Concordância: o verbo “observa-se” deve concordar no plural com “anúncios”. (C1)
Acentuação: a palavra “anúncios” deve ser acentuada. (C1)
Paralelismo: as palavras “abordagem” e “posto” devem estar no plural. (C1)
Ortografia: o correto é “mas”, não “mais”. (C1)
Qual parte da população você está se referindo com “essa parte da população”? (C3)
Reveja o uso de perguntas retóricas. Nesse tipo de texto, não é correto deixar a cargo do leitor a reflexão, mas dar a ele respostas sobre os seus pontos e questionamentos de forma direta e objetiva. (C3)
Não construa parágrafos frasais (com apenas um ponto final), pois isso mostra pouco conhecimento do uso de articuladores argumentativos e dos sinais de pontuação. (C2)
Essa introdução apresenta o tema de maneira muito confusa e pouco organizada, além de não apontar claramente quais serão os argumentos a serem defendidos ao longo do desenvolvimento.
Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Articulação: coloque um conectivo no início do parágrafo para relacionar com o anterior. (C4)
Pontuação: coloque o adjunto adverbial “nos dias de hoje” entre vírgulas; coloque vírgula depois da palavra “idoso”. (C1)
Concordância: o verbo “trabalha” deve estar no plural para concordar com “recursos”; reveja a concordância do verbo “construir”; reveja a concordância do verbo “deparar”. (C1)
Informalidade: o termo “sombra de dúvidas” é considerado informal. (C1)
Ortografia: o correto é “não”. (C1)
Regência: reveja a regência do verbo “referir”. (C1)
Parágrafo confuso, expositivo, não defende um ponto de vista claro e objetivo, mas apenas apresenta informações sem embasamento de maneira quase que aleatória. Reveja o objetivo dos textos argumentativos. (C3)
Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Articulação: coloque um conectivo no início do parágrafo para relacionar com o anterior. (C4)
Pontuação: coloque vírgula depois de “declaradamente”; não separamos o sujeito do verbo, retire a vírgula depois de “falta”. (C1)
Paralelismo: coloque a palavra “sentimento” no plural. (C1)
Ortografia: o correto é “não”. (C1)
Acentuação: as palavras “própria” e “sérios” devem ser acentuadas. (C1)
Qual é esse número de idosos sem autonomia? O que isso tem a ver com o tratamento da pessoa idosa? “Colocar a culpa” nos idosos não é isentar a sociedade e o Estado do cuidado deles? (C3)
Quais são os prejuízos que ocorrem dessa negligência? (C3)
Conclusão (parágrafo 4):
Articulação: reveja o uso de “entretanto”, pois não está sendo estabelecida uma contraposição de ideias. (C1)
Ortografia: o correto é “parâmetros”. (C1)
Acentuação: a palavra “diárias” deve ser acentuada. (C1)
Pontuação: coloque vírgula depois de “entretanto”; retire os dois pontos; coloque vírgula depois de “recursos”. (C1)
Frase não finalizada: a frase que se inicia com “esclarecer a necessidade…” não foi finalizada. Reveja as construções sintáticas do texto. (C1)
Informalidade: “ter em conta” é uma expressão informal. (C1)
Concordância: reveja as concordâncias da palavra “eles”. (C1)
Parágrafo extremamente confuso e muito desorganizado. Reveja o uso dos sinais de pontuação e das construções frasais. (C1)
Essa conclusão não finaliza o texto corretamente, visto que não apresenta uma proposta de intervenção. (C5)
Notas por competência
C1 – norma padrão: 80
C2 – compreensão tema / gênero textual: 120 (não há repertório sociocultural)
C3 – desenvolvimento: 80
C4 – coesão e coerência: 80
C5 – coesão e coerência: 0
Comentário geral sobre o texto:
Mesmo que seu texto esteja dentro do tema proposto, sua redação não apresenta uma argumentação. Isso acontece porque a maneira como você descreve as informações está com um caráter mais informativo, e pouco argumentativo. Cuidado com isso, pois nesse tipo de texto não podemos deixar a cargo do leitor a inferência do que você está querendo dizer, tudo bem? Então, sugiro que pense em dois argumentos para desenvolver no D1 e no D2 e foque apenas neles. As informações que forem inseridas durante o texto precisam ser utilizadas apenas para comprovar a pertinência do seu argumento. Também, sugiro estudar sobre a estrutura do texto dissertativo argumentativo, para que os elementos fundamentais sejam percebidos e colocados nas próximas redações.
Por fim, sugiro estudar sobre todas as regras gramaticais, pois o texto não as segue corretamente, apresentando muitos desvios e muitas falhas de construção sintática, o que compromete a compreensão e a organização do texto.
Atente-se a isso, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!