Sua Redação

PROPOSTA DE REDAÇÃO:
A partir da leitura dos textos, escreva uma CARTA DENÚNCIA aos promotores e procuradores que fazem parte do Ministério Público, a fim de denunciar casos de vendas de vagas em cursos de Medicina. Além de denunciar, você deve debater a problemática relacionada à fiscalização e ao sucateamento do processo seletivo.

Belo Horizonte, 05 de julho de 2024.
Prezados Promotores e Procuradores do Ministério Público,
Escrevo esta carta para denunciar um suposto caso de venda de vagas no curso de Medicina da Universidade Federal Brasileira de minha cidade. Alguns estudantes dessa universidade vêm desconfiando dessa fraude e começaram a investigar, pois, no processo seletivo é ofertado 120 vagas, porém, não estão selecionando o número correto de estudantes e, mesmo assim, está tendo uma sobrecarga de alunos ingressantes nas salas de aulas, onde começou a gerar desconfiança entre eles. Eu, como professora dessa instituição, decidi então entrar em contato com os Senhores para que possamos juntos pensar em alguma solução para ajudar nossos alunos.
A meu ver, esse cenário está sendo cada dia mais comum nas faculdades brasileiras. Tendo em vista que a ética tem como significado inicial o sentido de moradia, que tipo de casa está sendo construída em meio a uma sociedade que vende vagas de vestibulares e que sucateiam o processo seletivo chamado vestibular? Enquanto nós temos um Brasil que ainda faz a seleção por prova, essa atitude de compra e venda de vagas fere totalmente o processo e desmonta o significado de ética, fazendo com que as bases dessa moradia fiquem extremamente fragilizadas.
Ademais, tenho percebido que a falta de fiscalização nesses processos seletivos agrava muito mais a situação, pois proporciona uma abertura para que esses criminosos cometam tal crime. Infelizmente, são pessoas que deveriam estar valorizando seu trabalho e o esforço dos estudantes que passam anos e anos estudando dia e noite para conseguir a tão sonhada aprovação no curso de Medicina, cujo processo é muito concorrido e difícil. É desanimador ver uma pessoa com alta renda, que não se esforçou, comprar uma vaga tão disputada. O que os senhores poderiam fazer para barrar essas fraudes?
Acredito que uma forma de melhorar essa situação seria aumentando a fiscalização dos alunos ingressantes, monitorando as vagas oferecidas com as preenchidas por meio de prova, com a finalidade de que realmente ingresse alunos que participaram do processo. Além disso, seria importante investigar os funcionários dessa instituição a fim de descobrir quem está envolvido e dar um fim a esse problema. Espero que minha denúncia seja levada em consideração, para que possamos reerguer o prédio da ética em relação ao ensino público de qualidade.
Atenciosamente.

Correção

INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

Por favor aguarde!

Redação corrigida!

Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

Salvar na minha galeria

Confira abaixo o acesso de seus cursos

Você realmente deseja excluir?

Configurações da lista






































Gerador de simulados

Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/