Sua Redação

O tema da redação é: Desafios do acesso à água potável no Brasil
“No meio do caminho tinha pedras, tinha pedras no meio do caminho”, Carlos Drummond de Andrade. As pedras representam os desafios que impedem milhões de brasileiros de ter acesso à água potável, que é um recurso vital e essencial para a sobrevivência das pessoas. Esse cenário decorre de uma falha estrutural e degradação ambiental que dificulta a resolução de tal problemática. Desse modo, urgem soluções para impedir que essa mazela se perpetue ainda mais.
Dessa forma, torna-se claro como a falha estrutural solidifica os obstáculos presentes na disponibilidade de água potável no Brasil. Essa situação advém de uma distribuição inadequada de recursos por parte do Estado, que prioriza investimentos em sistemas de tratamento e abastecimento de água para áreas urbanas, marginalizando as regiões rurais. Nestas áreas, a escassez de água obriga muitas vezes as comunidades a recorrerem a rios ou à água da chuva para poder suprir suas necessidades diárias. Esse cenário remete ao retratado por Carolina Maria de jesus em seu livro “Quarto de despejo: Diário de uma favelada”, o qual evidencia a incerteza constante enfrentada por muitas famílias em comunidades marginalizadas, onde o acesso a recursos básicos é limitado e precário.
Além disso, pode-se citar também, que a degradação ambiental cristaliza os desafios ao acesso à água potável no Brasil. Esse panorama resulta da alta poluição, gerada pelo próprio ser humano, das fontes hídricas que fornecem água para a população, como rios e lagos. Essa contaminação, por exemplo por plástico, produz partículas de microplásticos que são difíceis de remover durante o tratamento de água e podem ter efeitos adversos na saúde humana. O que é mais preocupante é que, por um déficit educacional e falta de conscientização, as pessoas repetem constantemente o mesmo erro que prejudica a elas mesmas.
Diante do exposto, é necessário perceber que os desafios do acesso à água potável no Brasil é reflexo de uma falha estrutural e degradação ambiental. Para solucionar essa problemática, é essencial que o governo federal desenvolva um Plano Nacional de incentivo à água potável, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), aumentando a fiscalização das obras hídricas do Estado, com o objetivo de que seja fornecido água potável a toda a população, a fim de que possam disfrutar desse direito básico. Outrossim, o governo federal, por meio do plano citado, em conjunto com o MMA e Ministério de Educação, promovam palestras públicas sobre a poluição e preservação dos recursos aquáticos, com o intuito de que as pessoas entendam que a água é essencial para a vida e como as atitudes delas prejudicam esse bem tão precioso, a fim de que possam agir de maneira diferente na conservação da água e que a pedra que existe no caminho delas seja retirada.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.

Introdução (parágrafos 1):
Reorganize o primeiro período do parágrafo., de forma que dê mais clareza para o repertório. (C1)
Articulação: coloque um articulador no início do segundo período. (C1)
Reveja. As pedras não representam esses desafios, isso é uma interpretação que foi feita da frase. (C2)
Concordância: o verbo “ter” deve concordar em número com “milhões de brasileiros”. (C1)
Paralelismo: “de uma falha estrutural e da degradação ambiental”.(C1)

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Concordância: o verbo “poder” deve concordar em número com “comunidades”. (C1)
A quais comunidades você se refere no texto? Por que é importante dar destaque a elas? (C3)
Ortografia: escreva todo o sobrenome da autora com letra maiúscula. (C1)
Parágrafo com foco expositivo. Nesse parágrafo, estão sendo apenas apresentadas situações, mas elas não estão sendo problematizadas. Além disso, como o argumento principal é a falha estatal, não fica clara qual a relação entre essas situações com o papel do Estado, e também, não fica claro o motivo da inércia estatal ser um problema. (C3)
O repertório trazido não teve uso produtivo. Relacione melhor a situação vivida pela personagem no livro com o papel do Estado e com as mazelas sociais apontadas ao longo do parágrafo. (C2)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Pontuação: retire a vírgula depois de “também”; coloque vírgula depois de “microplásticos”. (C1)
Reescreva o terceiro período. A construção ficou confusa, pois faltam elementos sintático que complementam as informações apresentadas. (C1)
Reescreva o último período do parágrafo. Está confuso e há elementos de informalidade. (C1)
Redundância: o correto seria “o mesmo erro que as prejudica”. (C1)
Assim como no parágrafo anterior, nesse, as informações foram apresentadas de maneira expositiva. Problematize o que está sendo posto no texto, focando no argumento principal. (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Concordância: o verbo “é” e o adjetivo “reflexo” devem concordar com o sujeito “os desafios do acesso à água potável no Brasil”; o adjetivo “fornecido” deve concordar em “gênero” com “água”; o verbo “possam” deve concordar em número com o sujeito “população”; reveja a concordância do verbo “promovam”. (C1)
Ortografia: o correto é “desfrutar”. (C1)
Paralelismo: “em conjunto com o MMA e o Ministério da Educação”. (C1)
O último período desse parágrafo está bastante longo. Cuidado! (C1)
Proposta de intervenção completa:
Agente: governo federal e MMA
Ação: desenvolva um Plano Nacional
Modo/meio: aumentando a fiscalização das obras hídricas do Estado
Efeito: com o objetivo de que seja fornecido água potável a toda a população
Detalhamento: a fim de que possam disfrutar desse direito básico

Notas por competência
C1 – norma padrão: 120
C2 – compreensão tema / gênero textual: 200
C3 – desenvolvimento: 120
C4 – coesão e coerência: 200
C5 – coesão e coerência: 200

Comentário geral sobre o texto:
Sobre o texto, destaco que a defesa de ponto de vista está muito superficial, visto que os argumentos são apresentados, mas não há uma problematização deles, mostrando, por exemplo, o motivo deles serem pontos que comprometem o tema em questão. Também, os diversos desvios e problemas sintáticos comprometem bastante a nota e a compreensão do texto. Cuidado com isso, OK!? Sempre releia o texto antes de passar a limpo o seu rascunho.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

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