O tema da redação é: Desafios do acesso à água potável no Brasil
“No meio do caminho tinha pedras, tinha pedras no meio do caminho”, Carlos Drummond de Andrade. As pedras representam os desafios que impedem milhões de brasileiros de ter acesso à água potável, que é um recurso vital e essencial para a sobrevivência das pessoas. Esse cenário decorre de uma falha estrutural e degradação ambiental que dificulta a resolução de tal problemática. Desse modo, urgem soluções para impedir que essa mazela se perpetue ainda mais.
Dessa forma, torna-se claro como a falha estrutural solidifica os obstáculos presentes na disponibilidade de água potável no Brasil. Essa situação advém de uma distribuição inadequada de recursos por parte do Estado, que prioriza investimentos em sistemas de tratamento e abastecimento de água para áreas urbanas, marginalizando as regiões rurais. Nestas áreas, a escassez de água obriga muitas vezes as comunidades a recorrerem a rios ou à água da chuva para poder suprir suas necessidades diárias. Esse cenário remete ao retratado por Carolina Maria de jesus em seu livro “Quarto de despejo: Diário de uma favelada”, o qual evidencia a incerteza constante enfrentada por muitas famílias em comunidades marginalizadas, onde o acesso a recursos básicos é limitado e precário.
Além disso, pode-se citar também, que a degradação ambiental cristaliza os desafios ao acesso à água potável no Brasil. Esse panorama resulta da alta poluição, gerada pelo próprio ser humano, das fontes hídricas que fornecem água para a população, como rios e lagos. Essa contaminação, por exemplo por plástico, produz partículas de microplásticos que são difíceis de remover durante o tratamento de água e podem ter efeitos adversos na saúde humana. O que é mais preocupante é que, por um déficit educacional e falta de conscientização, as pessoas repetem constantemente o mesmo erro que prejudica a elas mesmas.
Diante do exposto, é necessário perceber que os desafios do acesso à água potável no Brasil é reflexo de uma falha estrutural e degradação ambiental. Para solucionar essa problemática, é essencial que o governo federal desenvolva um Plano Nacional de incentivo à água potável, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), aumentando a fiscalização das obras hídricas do Estado, com o objetivo de que seja fornecido água potável a toda a população, a fim de que possam disfrutar desse direito básico. Outrossim, o governo federal, por meio do plano citado, em conjunto com o MMA e Ministério de Educação, promovam palestras públicas sobre a poluição e preservação dos recursos aquáticos, com o intuito de que as pessoas entendam que a água é essencial para a vida e como as atitudes delas prejudicam esse bem tão precioso, a fim de que possam agir de maneira diferente na conservação da água e que a pedra que existe no caminho delas seja retirada.