Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Introdução (parágrafos 1):
Pontuação: coloque vírgula antes de depois de “produzido pela Pixar”; coloque vírgula depois de “animação”. (C1)
Acentuação: o verbo “é” deve ser acentuado. (C1)
Repertório sem uso produtivo. A relação entre o filme e o tema não foi estabelecida. (C2)
Qual tipo de tratamento? Tratamento médico ou de cuidado? Faltou explicar o tema, apenas repetir a frase do recorte temático não garante isso, tudo bem? (C2)
Qual sistema é beneficiado? Quem é o sujeito do verbo “são”? (C3)
Crase: coloque crase em “à mídia”. (C1)
Paralelismo: “Tanto… quanto” é uma conjunção subordinativa adverbial de comparação. Segundo as regras gramaticais, não utilizamos vírgula entre os termos de uma conjunção, tudo bem? (C1)
Acentuação: a palavra “providências” deve ser acentuada. (C1)
Esta introdução apresenta o tema de maneira um pouco confusa. Atente-se ao modo como as informações são postas no texto.
Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Acentuação: a palavra “negligência” deve ser acentuada; o verbo “é” deve ser acentuado. (C1)
Informalidade: o termo “começando”, da maneira como foi utilizado, expressa informalidade. (C1)
A segunda parte do primeiro período está bastante confusa. Como assim “velam”? (C3)
Ortografia: o correto é “maus tratos”; escreva a palavra “ele” com letra maiúscula. (C1)
O que não é considerado válido? Sobre o que está sendo dito aqui? (C3)
Pontuação: retire a vírgula depois de “assim”. (C1)
Inadequação de conectivo: O conectivo “onde” só pode ser utilizado para indicar lugar/espaço físico. Ex.: A casa onde moro é amarela. (C4)
O que tem a ver a maneira como as casas de cuidado tratam os idosos com as culturas que valorizam a ancestralidade e o dito popular? (C1)
Quando pensamos em problematizar os argumentos que selecionamos para defender nosso ponto de vista, é importante pensarmos numa pergunta que é meio óbvia: “Por que esse argumento é um problema?”. Com isso, conseguimos direcionar nosso texto para que as informações não fiquem expositivas. Neste parágrafo, o que ficou mais explícito é a informatividade, pois você explica o problema, que ele existe, mas não mostra o motivo dele ser ruim. (C3)
Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Conectivo: o termo “em segundo lugar” não funciona como um articulador argumentativo. (C4)
Não é uma ambiguidade, é uma contradição. Reveja o uso do termo. (C1)
Pontuação: coloque vírgula antes e depois de “mesmo diante de diversos programas e bolsas de auxílio”. (C1)
Acentuação: o verbo “é” deve ser acentuado; a palavra “referência” deve ser acentuada. (C1)
Quais direitos humanos não estão sendo desrespeitados? (C3)
Ortografia: nesse caso, o correto é “casos”; escreva “etarismo” como letra minúscula; o correto é “estereotipização”; o correto é “traz”. (C1)
De onde você tirou a informação de que esse preconceito está entre os mais frequentes? (C3)
Evite repetições de termos seguidamente. (C4)
Por que você não discutiu a questão apontada no texto? (C3)
Parágrafo expositivo. Não há defesa de ponto de vista. (C3)
Conclusão (parágrafo 4):
Quem é o sujeito do verbo “colocar”. (C1)
Truncamento: o ponto final depois de “em vigor” está separando orações que se complementam. (C1)
Pontuação: retire a vírgula depois de “visto que”; coloque vírgula depois de “+60”; coloque vírgula depois de “criar”; coloque vírgula depois de “além”. (C1)
Ortografia: nesse caso, o correto é “significativa”. (C1)
Acentuação: a palavra “competência” deve ser acentuada; a palavra “assistência” deve ser acentuada. (C1)
Concordância: o verbo “participar” deve concordar no singular. (C1)
Construção sintática: reveja a construção “participarem de voluntariamente”. (C1)
Proposta de intervenção mais completa:
Agente: rede de comunicação
Ação: criar operações de monitoramento
Modo/meio: não apresenta
Efeito: não apresenta
Detalhamento: não apresenta
Notas por competência
C1 – norma padrão: 120
C2 – compreensão tema / gênero textual: 160
C3 – argumentação: 120
C4 – coesão e coerência: 160
C5 – proposta de intervenção: 80
Comentário geral sobre o texto:
No texto não há defesa do ponto de vista, visto que os argumentos são apontados, mas não há durante o texto o motivo deles contribuírem para que o tema seja um problema social. Isso é um problema porque a redação fica sem foco argumentativo, vai para vários caminhos e no final não cumpre o objetivo que é defender um ponto de vista. Então, escolha informações e argumentos que se relacionam, faça essa relação entre eles no seu texto e problematize, apontando, talvez, consequências da permanência dessa problemática e confirmando a pertinência dos argumentos por meio dos repertórios.
Além disso, sugiro se atentar muito aos desvios gramaticais, que ocorreram em excesso.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Bjin e bons estudos!