Sua Redação

TEMA: TODO SER HUMANO TEM OU NÃO UM PREÇO? POR QUÊ?
Tema utilizado na prova de portador de diploma 2023.1 – Medicina, do grupo IDOMED.

No livro “O semeador de ideias”, Augusto Cury conta a fatídica história de Mellon Lincoln, um milionário fissurado em trabalho, que após perder sua família em um trágico acidente de avião, se vê questionando o porquê de nunca ter dado mais valor ao que todo seu dinheiro não poderia comprar. Ao longo da dramática evidência situações que são a realidade de diferentes pessoas ao redor do mundo, visto que muitas trabalham para manter padrões de vida que não valem mais que uma tarde em família.

Outrossim, observa-se o estilo de vida do trabalhador, seja ele autônomo ou servidor público, uma vez que, possuem jornadas de trabalhos exaustivas, que visam por diversas vezes mais o salário do que tempo para usufruir do mesmo. O personagem Julius da série de televisão “Todo Mundo Odeia o Chris”, tem dois empregos e é retratado por diversas vezes cansado, já que todo seu esforço é para proporcionar a sua família uma condição de vida melhor, entretanto sua esposa Rochelle se preocupa e solicita que ele dê mais atenção a ela e aos filhos. Desse modo, observa-se através desse seriado a crítica de que o fornecimento de meios de subsistência não suprem a falta de relacionamento pessoal, o que prejudica a interação familiar, perpetuando essa problemática.

Tendo em vista esses aspectos, também nota-se que a população tem se tornado monótona, deixando de criar laços duradouros com as pessoas ao seu redor, materializando sentimentos que deveriam ser vividos. De tal forma, Bauman, em suas obras descreve uma sociedade líquida, que tornou-se como a água, inconstante, gerando ansiedade e a sensação de desconforto contínuo, que fez pessoas cada vez menos humanas e mais consumistas, que se iludem comprando o que o homem não pode vender.

Em síntese, cabe aos cidadãos, juntamente ao Ministério do Desenvolvimento Social, procurar conscientizar a população sobre a necessidade de manter relações saudáveis e duradouras com entes queridos, que não sejam mediados por necessidades e sim por afeto. A realização de palestras para trabalhadores, alertando sobre os malefícios de uma rotina pobre do que o dinheiro não pode comprar, seria de tal maneira suficiente para levá-los a análise de suas vidas, possibilitando que eles não tenham a realidade do personagem do filme, que só notou o que tinha de mais valioso em sua vida após perder.

Observação:
As propostas de redação da Estácio sempre são de cunho filosófico, dificultando para mim a criação de problemáticas na vida real.
Hoje creio que fiz uma redação voltada mais para esse lado filosófico, porém gostaria de saber se caso essa estrutura que utilizei hoje, mais aprimorada claro, poderia ser uma forma de escrever mediantes esses temas?

Agradeço se puder tirar essa dúvida 🙂.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafos 1):
Sugiro evitar períodos muito longos, como os deste parágrafo. (C1)
Pontuação: coloque vírgula depois de “evidência”. (C1)
Retomada: qual evidência você está retomando aqui? Não ficou muito claro. (C3)
O segundo período está muito confuso. Não deu para compreender o que está sendo dito até a palavra mundo. (C3)
Este parágrafo está um pouco desorganizado. Aqui, não dá para compreender o que será desenvolvido ao longo do texto. Você vai falar sobre o livro de Cury? Qual é o tema dessa redação? Quais argumentos serão defendidos no texto? O que a valorização do trabalho tem a ver com o preço do ser humano? (C2 e C3)

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Pontuação: retire a vírgula depois de “uma vez que”; retire a vírgula depois do nome da série, pois não separamos sujeito do verbo. (C1)
Ausência de elemento sintático: quem é o sujeito do verbo “possuem”? (C1)
Articulação: coloque um conectivo no início do segundo período. (C4)
O segundo período deste parágrafo está extremamente longo. (C1)
Concordância: o verbo “suprem” deve concordar no singular. (C1)
O que isso tudo que foi dito tem a ver com o tema? Por que isso tudo é um problema de acordo com o direcionamento do tema? Não ficaram muito claras essas relações. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Quais aspectos estão sendo tidos em vista? (C3)
Evite o uso excessivo de gerúndios (deixando, materializando, gerando, comprando). (C1)
Parágrafo expositivo. Aqui, apenas são apresentadas informações que foram pouco relacionadas com o tema. (C3)
Pontuação: coloque vírgula depois de “em suas obras”. (C1)
O que o pensamento de Bauman tem a ver com o tema? Qual seu ponto de vista em relação a isso? (C3)
O que o homem não pode vender? (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Você só consegue propor uma solução se apresentar no texto argumentos a serem resolvidos. Neste texto, não foi apresentado nenhum argumento, apenas informações relacionadas ao tema de maneira muito confusa e pouco objetiva. Sugiro rever a interpretação da proposta temática. (C2)
Concordância: o verbo “procurar” deve concordar no plural. (C1)
A população vai se conscientizar a si mesma? Isso não faz muito sentido… (C3)
Não entendo a relação entre relações interpessoais com o preço do ser humano. (C3)
Conectivo: insira um conectivo no início do segundo período. (C4)
O personagem de qual filme? Você não apresentou nenhum filme no texto. Não entendi. (C3)
Neste parágrafo há períodos excessivamente longos. (C1)

Notas por competência
C1 – norma padrão: 15 / 25
C2 – compreensão tema / gênero textual: 15 / 25
C3 – argumentação: 10 / 25
C4 – coesão e coerência:15 / 25

Comentário geral sobre o texto:
Entendo o quanto temas filosóficos são difíceis de serem desenvolvidos, porém, é necessário que haja uma apresentação coerente das informações no texto. Nesta redação, não foi possível compreender o que estava sendo apresentado, visto que não houve uma preparação do leito para as informações colocadas no texto, além de não ter, em momento nenhum, uma apresentação do tema. Sobre sua pergunta em relação à estrutura, essa é a estrutura argumentativa, então ela sempre será ideal para textos argumentativos, independente do tema, só que nela falta, por exemplo, a definição dos argumentos para a construção da argumentação. Também, ao meu ver, não cabe num texto uma proposta de intervenção se não forem destacados os pontos a serem resolvidos, além do mais, durante o texto foi falado sobre trabalho, o que tem a ver isso com o que foi proposto como solução?
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

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