Sua Redação

CORRIGIDA SEGUNDO A CORREÇÃO ENVIADA POR VOCÊS.
TEMA: Quanto menos inteligente o homem é, menos misteriosa lhe parece a vida.

No filme “O menino que descobriu o vento”, é retratado a história de William Kamkwamba, que durante uma crise de fome, vivenciada por ele e sua comunidade, buscou através do estudo uma forma para mitigar tal situação. Contudo, suas ideias não foram muito bem aceitas, visto que os africanos não tinham conhecimento sobre o que o menino estava propondo; impasse que logo foi solucionado. Em resumo, o personagem principal construiu um moinho de vento, que gerou eletricidade e bombeou água, proporcionando luz às casas e irrigação às lavouras. A partir da análise da narrativa, percebe-se que a resistência do corpo social em aceitar o plano do garoto está vinculada a escassez de incentivo da utilização da educação como ferramenta de transformação social e também na utilização inadequada desses meios.

É notório que, Schopenhauer ao escrever a frase “quanto menos sabedoria o homem tem, menos misteriosa lhe parecerá a vida”, quis dizer que se o homem não busca inteligência e nem mesmo é incentivado a isso, logo não procurará resolver empasses em sua vida, uma vez que não saberá sequer como solucioná-los. Similarmente ao pensamento do filósofo, se observa pouco incentivo educacional, reflexo de diminutos investimentos em educação por parte do Governo, os mesmos que em 2023 resultaram em uma taxa de evasão escolar de 5,9%, segundo o Ministério de Educação. Desse modo, em virtude do apresentado, ocorre a persistência da problemática no país.

Outrossim, a utilização de aparelhos eletrônicos como ferramenta de obtenção de conhecimento, tem sido por vezes motivo de distração e perda do foco de muitos na sociedade. De acordo com uma matéria publicada no site G1, Brasil e outros países têm discutido a restrição de celulares em escolas diante dos impactos na aprendizagem, que certamente tem sido negativo, por prejudicar os estudantes, que por sua vez se distraem com assuntos não relacionados aos desenvolvidos em sala de aula. Com isso, a utilização inadequada de tais ferramentas em classe, dificultam o aprendizado.

Portanto, cabe ao Governo investir em projetos que promovam o incentivo à educação de crianças e adolescentes, com a finalidade de instigar a busca por conhecimento em diferentes áreas. Tais ações podem ser realizadas por meio de atividades em sala de aula que façam cada aluno se sentir incluído. Em relação ao uso de tecnologias, pode-se propor o uso de aplicativos que contribuam com o processo de aprendizado durante as aulas, entretanto sempre com monitoramento por parte dos professores. De tal maneira, espera-se que a sabedoria induza a cada um o caminho que lhe parecerá mais intrigante.

Observação: Na redação proposta pela Estácio, eles pedem que tenha entre 250 a 350 palavras e estou com dificuldade em colocar só nessa quantidade, se puder me dar dicas!!

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafos 1):
Concordância: o adjetivo “retratado” deve concordar com “história”. (C1)
Pontuação: troque o ponto e vírgula depois de “propondo” por vírgula. (C1)
Crase: coloque crase em “à escassez”. (C1)
Excelente introdução, mas o repertório está em excesso. O texto não é sobre o filme, cuidado! (C2)
Essa introdução, mesmo que excelente, não apresenta corretamente o tema proposto. O tema não direciona a discussão para a questão da educação. (C2)

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Isso que foi dito pelo filósofo não é notório, é uma interpretação sua da ideia do autor. (C3)
Pontuação: retire a vírgula depois de “é notório que”; coloque vírgula depois de “Schopenhauer”. (C1)
Colocação pronominal: coloque o pronome “-se” depois do verbo. (C1)
O pouco investimento em educação não é similar ao pensamento. Sugiro rever o uso da palavra “similarmente”. (C1)
Parágrafo expositivo. Não há problematização das informações apresentadas, apenas exposição de informações que estão pouco relacionadas dentro do texto. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Pontuação: retire a vírgula depois de “conhecimento”, pois não separamos o sujeito do verbo; retire a vírgula depois e “classe”. (C1)
Conectivo: insira um conectivo no início do segundo período. (C4)
Parágrafo expositivo e não desenvolve o tema proposto. (C3)
Concordância: o verbo “dificultam” deve concordar no singular. (C1)

Conclusão (parágrafo 4):
Articulação: o conectivo “entretanto” está sendo utilizado incorretamente. (C4)
Proposta de intervenção 1:
Agente: Governo
Ação: investir em projetos que promovam o incentivo à educação de crianças e adolescentes
Modo/meio: por meio de atividades em sala de aula que façam cada aluno se sentir incluído
Efeito: com a finalidade de instigar a busca por conhecimento em diferentes áreas
Detalhamento: espera-se que a sabedoria induza a cada um o caminho que lhe parecerá mais intrigante.

Notas por competência
C1 – norma padrão: 160
C2 – compreensão tema / gênero textual: 120
C3 – argumentação: 120
C4 – coesão e coerência:160
C5 – Proposta de intervenção: 160

Comentário geral sobre o texto:
Sobre o texto, o que eu acredito que possa ajudar a desenvolver o tema proposto é definir que, no seu ponto de vista, a inteligência está relacionada à educação, ao ensino, ao conhecimento. Porém, isso não vai ajudar a direcionar para a questão dos mistérios da vida de uma maneira rápida e objetiva. Cuidado com a maneira como você interpreta o tema, pois o seu direcionamento precisa estar muito claro no texto para que não seja considerado uma fuga ao tema ou tangenciamento. Sobre a quantidade de palavras, sugiro reduzir para 3 parágrafos, acredito que você vai conseguir desenvolver um texto argumentativo dentro do que se pede pela banca avaliadora.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

Por favor aguarde!

Redação corrigida!

Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

Salvar na minha galeria

Confira abaixo o acesso de seus cursos

Você realmente deseja excluir?

Configurações da lista






































Gerador de simulados

Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/