CORRIGIDA SEGUNDO A CORREÇÃO ENVIADA POR VOCÊS.
TEMA: Quanto menos inteligente o homem é, menos misteriosa lhe parece a vida.
No filme “O menino que descobriu o vento”, é retratado a história de William Kamkwamba, que durante uma crise de fome, vivenciada por ele e sua comunidade, buscou através do estudo uma forma para mitigar tal situação. Contudo, suas ideias não foram muito bem aceitas, visto que os africanos não tinham conhecimento sobre o que o menino estava propondo; impasse que logo foi solucionado. Em resumo, o personagem principal construiu um moinho de vento, que gerou eletricidade e bombeou água, proporcionando luz às casas e irrigação às lavouras. A partir da análise da narrativa, percebe-se que a resistência do corpo social em aceitar o plano do garoto está vinculada a escassez de incentivo da utilização da educação como ferramenta de transformação social e também na utilização inadequada desses meios.
É notório que, Schopenhauer ao escrever a frase “quanto menos sabedoria o homem tem, menos misteriosa lhe parecerá a vida”, quis dizer que se o homem não busca inteligência e nem mesmo é incentivado a isso, logo não procurará resolver empasses em sua vida, uma vez que não saberá sequer como solucioná-los. Similarmente ao pensamento do filósofo, se observa pouco incentivo educacional, reflexo de diminutos investimentos em educação por parte do Governo, os mesmos que em 2023 resultaram em uma taxa de evasão escolar de 5,9%, segundo o Ministério de Educação. Desse modo, em virtude do apresentado, ocorre a persistência da problemática no país.
Outrossim, a utilização de aparelhos eletrônicos como ferramenta de obtenção de conhecimento, tem sido por vezes motivo de distração e perda do foco de muitos na sociedade. De acordo com uma matéria publicada no site G1, Brasil e outros países têm discutido a restrição de celulares em escolas diante dos impactos na aprendizagem, que certamente tem sido negativo, por prejudicar os estudantes, que por sua vez se distraem com assuntos não relacionados aos desenvolvidos em sala de aula. Com isso, a utilização inadequada de tais ferramentas em classe, dificultam o aprendizado.
Portanto, cabe ao Governo investir em projetos que promovam o incentivo à educação de crianças e adolescentes, com a finalidade de instigar a busca por conhecimento em diferentes áreas. Tais ações podem ser realizadas por meio de atividades em sala de aula que façam cada aluno se sentir incluído. Em relação ao uso de tecnologias, pode-se propor o uso de aplicativos que contribuam com o processo de aprendizado durante as aulas, entretanto sempre com monitoramento por parte dos professores. De tal maneira, espera-se que a sabedoria induza a cada um o caminho que lhe parecerá mais intrigante.
Observação: Na redação proposta pela Estácio, eles pedem que tenha entre 250 a 350 palavras e estou com dificuldade em colocar só nessa quantidade, se puder me dar dicas!!