Proposta de redação do Grupo Idomed – Transferência externa 2023.1 – Medicina.
TEMA: Por que nossa arrogância anda sempre de mãos dadas com a nossa ignorância?
A frase atribuída a Sócrates, “Só sei que nada sei”, expressa a humildade do filósofo, que, apesar de sua busca incessante por sabedoria, reconhecia as limitações do conhecimento humano diante da vastidão do mundo. Em contrapartida ao pensamento de Sócrates, a arrogância e ignorância dos homens desde os primórdios, tem sido um problema, visto que consideram seus conhecimentos superiores aos demais e intolerantes a ideias alheias. Desse modo, em virtude da imoralidade da sociedade frente a isso, ocorre a persistência desse cenário no país.
Sob esse viés, pode se destacar a aspereza observada nos ambientes de trabalho, como em hospitais. Nesse sentido, o Doutor Gregory House, da série “Dr. House”, é um personagem totalmente egocêntrico, que apesar de ter um vasto conhecimento sobre medicina, por vezes erra nos seus diagnósticos, simplesmente por não aceitar a opinião dos demais colegas. Em suma, a realidade da série não se diferencia da atual, visto que a sociedade toma para si o que lhe parece mais plausível, se tornando indiferente ao que não lhe convém, não tomando consciência de que incivilidade apenas atrasa a solução de problemas, como a solução de um caso médico.
Outrossim, cabe ressaltar o vivenciado na Europa no século 15, onde a Igreja Católica, designou repulsa a qualquer atividade que fosse contrária às regidas pelos católicos, sendo assim, mulheres que tratavam pessoas com meios não religiosos, foram chamadas de feiticeiras, ademais de serem queimadas vivas. Em virtude disso, a raiz da ignorância por parte dos devotos, impediram que tais símbolos femininos pudessem salvar vidas, simplesmente pela falta de compreensão dos mesmo sobre o poder medicinal da natureza de seu continente.
Diante desse cenário, é imprescindível que o Governo e o Ministério da Educação atuem de forma proativa para combater o individualismo e promover a educação inclusiva e colaborativa. É fundamental incentivar crianças e adolescentes a trabalhar em grupo, valorizar a diversidade de opiniões e desenvolver habilidades que as façam trabalhar em grupo. Através de projetos e palestras educacionais, podemos cultivar valores como humildade e respeito, inspirados na sabedoria de Sócrates, e reconhecer que sempre há algo novo a aprender.