Sua Redação

Proposta de redação do Grupo Idomed – Transferência externa 2023.1 – Medicina.

TEMA: Por que nossa arrogância anda sempre de mãos dadas com a nossa ignorância?

A frase atribuída a Sócrates, “Só sei que nada sei”, expressa a humildade do filósofo, que, apesar de sua busca incessante por sabedoria, reconhecia as limitações do conhecimento humano diante da vastidão do mundo. Em contrapartida ao pensamento de Sócrates, a arrogância e ignorância dos homens desde os primórdios, tem sido um problema, visto que consideram seus conhecimentos superiores aos demais e intolerantes a ideias alheias. Desse modo, em virtude da imoralidade da sociedade frente a isso, ocorre a persistência desse cenário no país.

Sob esse viés, pode se destacar a aspereza observada nos ambientes de trabalho, como em hospitais. Nesse sentido, o Doutor Gregory House, da série “Dr. House”, é um personagem totalmente egocêntrico, que apesar de ter um vasto conhecimento sobre medicina, por vezes erra nos seus diagnósticos, simplesmente por não aceitar a opinião dos demais colegas. Em suma, a realidade da série não se diferencia da atual, visto que a sociedade toma para si o que lhe parece mais plausível, se tornando indiferente ao que não lhe convém, não tomando consciência de que incivilidade apenas atrasa a solução de problemas, como a solução de um caso médico.

Outrossim, cabe ressaltar o vivenciado na Europa no século 15, onde a Igreja Católica, designou repulsa a qualquer atividade que fosse contrária às regidas pelos católicos, sendo assim, mulheres que tratavam pessoas com meios não religiosos, foram chamadas de feiticeiras, ademais de serem queimadas vivas. Em virtude disso, a raiz da ignorância por parte dos devotos, impediram que tais símbolos femininos pudessem salvar vidas, simplesmente pela falta de compreensão dos mesmo sobre o poder medicinal da natureza de seu continente.

Diante desse cenário, é imprescindível que o Governo e o Ministério da Educação atuem de forma proativa para combater o individualismo e promover a educação inclusiva e colaborativa. É fundamental incentivar crianças e adolescentes a trabalhar em grupo, valorizar a diversidade de opiniões e desenvolver habilidades que as façam trabalhar em grupo. Através de projetos e palestras educacionais, podemos cultivar valores como humildade e respeito, inspirados na sabedoria de Sócrates, e reconhecer que sempre há algo novo a aprender.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafos 1):
Paralelismo: “a arrogância e a ignorância”. (C1)
Pontuação: retire a vírgula depois de “primórdios”. (C1)
Concordância: o verbo “tem” deve concordar no plural. (C1)
Qual cenário persiste no país? Cuidado com essas frases pontas.
Excelente introdução.

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Ortografia: o correto é “pode-se”. (C1)
Qual é a realidade atual? (C3)
Colocação pronominal: coloque o pronome “-se” depois do verbo. (C1)
O último período está bastante confuso, porque está longo demais. Reveja. (C1 e C3)
Aqui, há boas informações, você está chegando lá. Mas há pouca problematização. Falarei sobre isso no comentário final. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Inadequação: o articulador “onde” deve ser utilizado apenas para se referenciar a lugares físicos; o “ademais” está sendo utilizado incorretamente. (C3)
Pontuação: retire a vírgula depois de “Igreja Católica”, pois não separamos o sujeito do verbo; retire a vírgula depois de “religiosos”, pois não separamos sujeito do verbo; retire a vírgula depois de “devotos” (sugiro estudar o uso da vírgula). (C3)
Concordância: o verbo “impediram” deve concordar no singular. (C3)
Quais símbolos femininos? Não foi dito nada sobre isso. (C3)
Esse parágrafo está muito confuso e se distancia bastante da proposta do tema. Cuidado com as relações feitas no texto. (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Proposta de intervenção 1:
Agente: Governo e o Ministério da Educação
Ação: atuem de forma proativa
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: para combater o individualismo e promover a educação inclusiva e colaborativa
Detalhamento: não apresenta.
Proposta de intervenção 2:
Agente: não apresenta.
Ação: incentivar crianças e adolescentes a trabalhar em grupo, valorizar a diversidade de opiniões e desenvolver habilidades que as façam trabalhar em grupo
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: não apresenta.
Detalhamento: não apresenta.
Proposta de intervenção 3:
Agente: não apresenta.
Ação: cultivar valores como humildade e respeito, inspirados na sabedoria de Sócrates, e reconhecer que sempre há algo novo a aprender.
Modo/meio: Através de projetos e palestras educacionais
Efeito: não apresenta.
Detalhamento: não apresenta.

Notas por competência
C1 – norma padrão: 120
C2 – compreensão tema / gênero textual: 200
C3 – argumentação: 120
C4 – coesão e coerência:160
C5 – Proposta de intervenção: 120

Comentário geral sobre o texto:
Sobre problematizar o texto, o que sugiro é pensar nos argumentos e questioná-los, criar perguntas que demonstrem o motivo dos argumentos serem um problema dentro do contexto do seu texto. Sobre o parágrafo de desenvolvimento 2, ele compromete muito o seu texto, pois as informações ficaram bem confusas, distancia um pouco da proposta do texto. A impressão que fica em relação a esse parágrafo é que as informações não se relacionam (digo isso em relação ao texto, não à ideia. Só vale como texto o que está escrito, não conte com a interpretação do leito).
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

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