Sua Redação

TEMA: Combate ao preconceito linguístico na contemporaneidade

O escritor Carlos Drummond de Andrade em seu poema, “No meio do Caminho” , retrata, de modo figurado, os contratempos que o ser humano tende a enfrentar em sua jornada, ademais de trazer uma linguagem em rimas simples. Analogamente, esse preceito assemelha-se à luta cotidiana de pessoas vítimas do preconceito linguístico, visto que a norma padrão empregada nos estudos dos jovens pouco se assemelha à língua falada atualmente. Dessa maneira, é sugestivo que a problemática desenvolva-se em torno da diferença de classes sociais, já que ao ter maior poder aquisitivo, se tem uma melhor educação e com menor, consequentemente, menos oportunidades, resultando muitas das vezes no destino de seu futuro..
Atualmente se observa a ineficácia de medidas governamentais para combater a discriminação sofrida por pessoas pobres, em virtude do escasso investimento em escolas públicas. Sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e têm a mesma importância, além dos direitos e deveres que devem ser garantidos pelo Estado; entretanto essa perspectiva não é muito bem seguida no Brasil. Nesse sentido, por causa dos baixos investimentos educacionais, rouba-se o direito de pessoas menos favorecidas aprenderem como falar a norma culta, que em diversos ambientes de trabalho é exigida como pré-requisito para contratação. De tal maneira é favorecido a desigualdade e a ideia de que o português falado pela classe mais carente não é o correto.
Outrossim, a gramática estritamente formal ensinada em escolas pode ser apontada como promotor de problemas, visto que a sociedade não segue à risca uma norma que foi implementada há séculos. Na série Chaves, o personagem principal Chaves, que vive praticamente dentro de um barril no pátio de uma comunidade, é motivo de piada em diversas cenas por falar frases ou palavras de forma errada. O constrangimento sofrido pelo menino é observado nas escolas cotidianamente, logo muitas crianças ou adolescentes em virtude disso preferem o êxodo escolar do que enfrentar uma pedra no meio do caminho.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para facilitar a resolução destes empecilhos. Dessa forma o Estado, juntamente com o Ministério da Educação, devem uma atenção a deficiência de ensino que muitos sofrem, buscando prover recursos que sejam suficientes para implementar escolas com bons livros, materiais didáticos, professores capacitados, que além de passar conhecimento, procurem formas de combater o preconceito não só com a correção do que é chamado de “falado errado”, mas também explicando que o modo de falar diz respeito a cada um e não cabe a outros julgar ou chacotear. Mediante isso, o caminho que “tinha uma pedra” pode ensinar que obstáculos são feitos para serem ultrapassados.

Correção

CORREÇÃO DE REDAÇÃO

Olá.

A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.

Introdução (parágrafos 1):

Pontuação: coloque vírgula depois do nome do poema. (C1)
Crase: coloque crase em “assemelha à língua falada”; coloque crase em “devido à diferença” e em “mas também à falta…”. (C1)
A última frase deste parágrafo parece que ficou solta. Sugiro reformular. (C1)
Excelente introdução. Sobre o texto de Drummond, acredito que o foco principal dele esteja realmente no uso da língua, não nos contratempos da vida. Quando ele usa o verbo “tinha” ao invés de “havia”, que, segundo a gramática é o correto, ele critica imposição do jeito de se falar e escrever mediante às situações da vida cotidiana, que são muito mais complicadas e devem receber mais atenção, compreende?

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):

Pontuação: sugiro trocar a vírgula depois de “Estado” por ponto e vírgula. (C1)
Na introdução você aponta o argumento das diferenças sociais, o que isso tem a ver com a ausência de medidas governamentais? Você acredita mesmo que exista uma ausência, não seria uma ineficácia? Até onde sabemos, as leis educacionais são medidas, e elas existem. (C3)
Esse parágrafo apresenta uma estrutura muito interessante, porém não aponta de fato o motivo da problemática ser um problema. Sugiro você problematizar o argumento das desigualdades sociais, atrelado à questão governamental e justificada pela ideia do filósofo. Quando você traz a fala de São Tomás de Aquino, não ficou estabelecido no texto o motivo do que ele disse ser relevante. Cuidado, pois o repertório não tem poder de se justificar. Sempre digo para os meus alunos: só é texto o que está escrito no texto. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):

Paralelismo: como você iniciou o parágrafo anterior com “em primeiro plano”, aqui, é importante usar “em segundo plano”, para que haja paralelismo. Com essa construção, garantimos a resolução de um desvio gramatical, não confunda com o uso de articulador/conectivo.Você não deve tirar o conectivo “ademais”, apenas acrescentar “em segundo plano”, tudo bem? (C1)
Uso do verbo haver: quando você se referir a um tempo no passado, o correto é utilizar “há” (foi implementada há mais de um século). (C1)
Estrutura sintática: retire o ponto final depois de “modo de falar”, pois ele está separando uma oração de complementa a anterior. (C1)
O segundo período deste parágrafo apresenta informações que não foram comprovadas no texto. A partir de quê você consegue afirmar que antigamente se ensinava a “língua falada”? Desde sempre foi estabelecida uma gramática da língua para que haja um padrão de comunicação entre as pessoas. Também, com base em quê você afirma que o ensino da gramática pode ser chacota? (C3)
Neste parágrafo há muitas informações não verdadeiras e não comprovadas no texto. De onde você tirou a informação de que a taxa de evasão se dá pelo ensino da norma culta? (C3)
Dica: o problema não está em ensinar a gramática, mas na maneira como ela é ensinada. Talvez isso possa estar relacionado a questões governamentais.

Conclusão (parágrafo 4):

Evite escrever períodos muito curtos, procure valorizar construções sintáticas mais bem elaboradas. (C1)
No seu texto você traz outras questões que são relevantes, e aqui você aponta soluções para argumentos secundários. Cuidado, pois na conclusão é necessário retomar todos os pontos principais desenvolvidos ao longo do texto. (C2)
Sugiro inserir um período para finalizar este parágrafo, pois, da maneira que está, ficou-se a impressão de que o texto não foi finalizado. (C2)

Notas por competência

C1 – norma padrão: 20 / 25
C2 – compreensão tema / gênero textual: 20 / 25
C3 – argumentação: 15 / 25
C4 – coesão e coerência: 25 / 25

Comentário geral sobre o texto:
Neste texto, você conseguiu desenvolver muito bem o gênero textual e apresentou informações interessantes para mostrar seu posicionamento em relação ao ocorrido. Porém, me preocupa muito as diversas lacunas argumentativas e algumas incoerências em relação à realidade, por exemplo, quando você faz afirmações infundadas no parágrafo 3. Para tentar solucionar esses problemas, coloquei perguntas norteadoras para a discussão, pois é através das respostas para elas que essas questões poderão ser resolvidas, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre a correção do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

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