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CORRIGIDA
Fiz as correções que foram sugeridas por vocês!

TEMA: Combate ao preconceito linguístico na contemporaneidade

O escritor Carlos Drummond de Andrade em seu poema, “No meio do Caminho” , retrata, de modo figurado, os contratempos que o ser humano tende a enfrentar em sua jornada, ademais de trazer uma linguagem em rimas simples. Analogamente, esse preceito assemelha-se à luta cotidiana de pessoas vítimas do preconceito linguístico, visto que a norma padrão empregada nos estudos dos jovens pouco se assemelha à língua falada atualmente. Dessa maneira, é sugestivo que a problemática desenvolva-se em torno da diferença de classes sociais, já que ao ter maior poder aquisitivo, se tem uma melhor educação e com menor, consequentemente, menos oportunidades, resultando muitas das vezes no destino de seu futuro..
Atualmente se observa a ineficacia de medidas governamentais para combater a discriminação sofrida por pessoas pobres, em virtude do escasso investimento em escolas públicas. Sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e têm a mesma importância, além dos direitos e deveres que devem ser garantidos pelo Estado; entretanto essa perspectiva não é muito bem seguida no Brasil. Nesse sentido, por causa dos baixos investimentos educacionais, rouba-se o direito de pessoas menos favorecidas aprenderem como falar a norma culta, que em diversos ambientes de trabalho é exigida como pré-requisito para contratação. De tal maneira é favorecido a desigualdade e a ideia de que o português falado pela classe mais carente não é o correto.
Outrossim, a gramática estritamente formal ensinada em escolas pode ser apontada como promotor de problemas, visto que a sociedade não segue à risca uma norma que foi implementada há séculos. Na série Chaves, o personagem principal Chaves, que vive praticamente dentro de um barril no pátio de uma comunidade, é motivo de piada em diversas cenas por falar frases ou palavras de forma errada. O constrangimento sofrido pelo menino é observado nas escolas cotidianamente, logo muitas crianças ou adolescentes em virtude disso preferem o êxodo escolar do que enfrentar uma pedra no meio do caminho.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para facilitar a resolução destes empecilhos. Dessa forma o Estado, juntamente com o Ministério da Educação, devem uma atenção a deficiência de ensino que muitos sofrem, buscando prover recursos que sejam suficientes para implementar escolas com bons livros, materiais didáticos, professores capacitados, que além de passar conhecimento, procurem formas de combater o preconceito não só com a correção do que é chamado de “falado errado”, mas também explicando que o modo de falar diz respeito a cada um e não cabe a outros julgar ou chacotar. Mediante isso, o caminho que “tinha uma pedra” pode ensinar que obstáculos são feitos para serem ultrapassados.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafos 1):
Articulação: o uso do “ademais” está incorreto. Troque pelo “além de”. (C4)
O poema de Drummond não retrata os contratempos, mas o uso da língua formal e suas incoerências em relação à sociedade que utiliza uma variedade de maneiras de dizer. (C3)
O que você quis dizer com “se tem uma melhor educação e com menor”? Menor o que? (C3)
Sugiro rever o último período desse parágrafo. Está um pouco confuso. (C1)

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Acentuação: a palavra “ineficácia” deve ser acentuada. (C1)
Qual discriminação as pessoas sofrem? Atente-se ao tema proposto. (C3)
Pontuação: troque o ponto e vírgula depois de “Estado” por vírgula; coloque uma vírgula depois de “de tal maneira”. (C1)
A partir de que você consegue afirmar que a perspectiva do filósofo não é seguida no Brasil? (C3)
Concordância: o adjetivo “favorecido” deve concordar com “desigualdade”. (C1)
Cuidado com os caminhos que você direciona o texto para a argumentação. Aqui, você fala de educação, de direito, de trabalho, de desigualdade… É importante que os caminhos discursivos do texto sejam delimitados. (C2)
Bom parágrafo argumentativo.

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Conectivo: insira um conectivo no início do segundo período; coloque um conectivo no início do terceiro período. (C4)
A partir de que você consegue afirmar que o mesmo sofrimento apresentado na série ocorre nas escolas? (C3)
Quando você afirmar que ele fala errado, você está indo contra o seu argumento de que o preconceito linguístico é um problema social. Dizer que alguém fala errado é afirmar o preconceito linguístico, o que é uma contradição da sua argumentação. (C3)
O que é êxodo escolar? A partir de que você consegue afirmar que os estudantes deixam a escola por causa do preconceito linguístico? Acredito que essa afirmação esteja equivocada. (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Concordância: o verbo “devem” precisa concordar no singular; o verbo “procurem” deve concordar no singular. (C1)
Ausência de elemento sintático: “devem dar atenção” (C1)
Crase: coloque crase em “à deficiência”. (C1)
Deficiência de ensino? O que isso quer dizer? (C3)
Pontuação: coloque vírgula depois de “preconceito”. (C1)
O segundo período desse parágrafo está muito longo. (C1)
O último período desse parágrafo está confuso. O que você quis dizer com isso? (C3)
Proposta de intervenção 1:
Agente: Estado, juntamente com o Ministério da Educação,
Ação: deve uma atenção a deficiência de ensino que muitos sofrem / procure formas de combater o preconceito não só com a …
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: buscando prover recursos que sejam suficientes para implementar escolas com bons livros…
Detalhamento: não apresenta.

Notas por competência
C1 – norma padrão: 160
C2 – compreensão tema / gênero textual: 200
C3 – argumentação: 160
C4 – coesão e coerência:160
C5 – Proposta de intervenção: 120

Comentário geral sobre o texto:
O texto está muito bem construído, há uma organização bem melhor dos argumentos e informações no texto. Acredito que o foco agora precisa estar em revisar o texto, o que foi escrito, clareza das informações. Você consegue desenvolver um bom texto, continue treinando.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

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