Proposta de redação IDOMED 2024.1
TEMA: A pessoa em situação de rua como sujeito de direito.
A migração em massa da população para a zona urbana no século XX, marcada na história como êxodo rural, evidenciou a situação de cidadãos em busca de melhores condições de vida, trabalho e moradia, saídos da calmaria do campo, encontrarem se encurralados em cidades cinzentas, que ao invés de dar lhes oportunidades, promove dificuldades e indiferenças marcantes. Tal situação exemplifica o porquê do aumento de pessoas moradoras de rua no Brasil, que atualmente se tornou uma problemática governamental em todo o país, visto que não tem sido feito muito pela causa.
Diante do exposto, é valido ressaltar o motivo da falta de resolução desse obstáculo, sendo um deles o salário mínimo do país que é insuficiente para sustentar uma família. Como consequência, essas pessoas não possuem poder aquisitivo para pagar escolas particulares a seus filhos, resultando num nível educacional baixo, visto que não se tem investimento governamental em instituições de ensino público. Essa parcela da sociedade tende a ser mais afetada pela falta de emprego, que por consequência resulta na inclusão no mundo das drogas e criminalidade, geradas pela falta de investimento correto. Fatos que culminam na desestruturação familiar e aumento de moradores de rua.
O exemplo descrito, se tornou raiz na atual sociedade brasileira, ressaltando a falta de recursos voltados para projetos que visem a integração de chamados “mendigos” no meio social, ou seja, meios que os tornem capazes de lutar por seus direitos e não serem meros dependentes de uma população com maior poder aquisitivo. Capitalistas, que ao invés de proporcionaram oportunidades aos menos desfavorecidos, apenas incrementam a desigualdade socioeconômica.
Nessa perspectiva, entende-se que, medidas são necessárias para resolver o impasse, sendo uma delas a atuação do ministério de educação para a implementação de uma base educacional mais forte, formando indivíduos mais capacitados ao mercado de trabalho. Ademais, cabe ao governo brasileiro sustentar projetos que visem a melhores condições de vida para pessoas em situação de rua, assim como a criação de fundos voltados para a tentativa de reinserção dos mesmos no meio social. Essas estratégias, quando bem elaboradas e seguidas podem proporcionar um futuro para a sociedade diferente do que muitos preveem.