Sua Redação

Proposta de redação IDOMED 2024.1
TEMA: A pessoa em situação de rua como sujeito de direito.

A migração em massa da população para a zona urbana no século XX, marcada na história como êxodo rural, evidenciou a situação de cidadãos em busca de melhores condições de vida, trabalho e moradia, saídos da calmaria do campo, encontrarem se encurralados em cidades cinzentas, que ao invés de dar lhes oportunidades, promove dificuldades e indiferenças marcantes. Tal situação exemplifica o porquê do aumento de pessoas moradoras de rua no Brasil, que atualmente se tornou uma problemática governamental em todo o país, visto que não tem sido feito muito pela causa.
Diante do exposto, é valido ressaltar o motivo da falta de resolução desse obstáculo, sendo um deles o salário mínimo do país que é insuficiente para sustentar uma família. Como consequência, essas pessoas não possuem poder aquisitivo para pagar escolas particulares a seus filhos, resultando num nível educacional baixo, visto que não se tem investimento governamental em instituições de ensino público. Essa parcela da sociedade tende a ser mais afetada pela falta de emprego, que por consequência resulta na inclusão no mundo das drogas e criminalidade, geradas pela falta de investimento correto. Fatos que culminam na desestruturação familiar e aumento de moradores de rua.

O exemplo descrito, se tornou raiz na atual sociedade brasileira, ressaltando a falta de recursos voltados para projetos que visem a integração de chamados “mendigos” no meio social, ou seja, meios que os tornem capazes de lutar por seus direitos e não serem meros dependentes de uma população com maior poder aquisitivo. Capitalistas, que ao invés de proporcionaram oportunidades aos menos desfavorecidos, apenas incrementam a desigualdade socioeconômica.

Nessa perspectiva, entende-se que, medidas são necessárias para resolver o impasse, sendo uma delas a atuação do ministério de educação para a implementação de uma base educacional mais forte, formando indivíduos mais capacitados ao mercado de trabalho. Ademais, cabe ao governo brasileiro sustentar projetos que visem a melhores condições de vida para pessoas em situação de rua, assim como a criação de fundos voltados para a tentativa de reinserção dos mesmos no meio social. Essas estratégias, quando bem elaboradas e seguidas podem proporcionar um futuro para a sociedade diferente do que muitos preveem.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafos 1):
Tempo verbal: o verbo “encontrarem” está no tempo verbal incorreto. Escreva “encontraram”; o verbo “promove” está no tempo verbal incorreto. (C1)
Grafia: o correto é “encontrarem-se”; o correto é “diferenças”. (C1)
O primeiro período desse parágrafo está muito longo. (C1)
O repertório do êxodo rural não exemplifica o aumento do número de pessoas moradoras de rua, mas o aumento de moradores nas áreas urbanas. (C3)
Essa introdução apresenta o tema de maneira superficial. Sugiro reorganizar todo o parágrafo. Além disso, não foram apresentados os argumentos a serem desenvolvidos ao longo do texto. (C2)

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Acentuação: a palavra “válido” deve ser acentuada. (C1)
Retomada: o que você está retomando com “essas pessoas”? Qual parcela da população? A desempregada ou a sem escolaridade? Ou a que mora na rua? (C4)
Argumentação confusa. Quando se define o argumento para desenvolver um ponto de vista, espera-se que em todo o parágrafo o foco fique nesse argumento. Neste parágrafo, há duas informações que se confundem: desemprego e escolaridade. Atente-se às escolhas de informações trazidas para o texto. (C3)
Paralelismo: “no mundo das drogas e na criminalidade”. (C1)
Falta de investimento em que? Empregos ou educação? Quem não investe em algo? Quais fatos? (C3)
Este parágrafo está bastante expositivo, pois não se objetiva defender um ponto de vista, apenas apresentar informações de maneira um pouco confusa. Cuidado com isso, é muito importante você, antes de desenvolver o texto, você selecionar apenas aquilo que vai ser desenvolvido no texto, de maneira objetiva e clara. (C3)
Articulação: coloque um conectivo no início do último período. (C4)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Articulação: coloque um conectivo no início do parágrafo para relacionar com o anterior. (C4)
Qual exemplo descrito? Foram apresentadas tantas informações… (C3)
Pontuação: retire a vírgula depois de “exemplo descrito”, pois não separamos o sujeito do verbo. (C1)
O primeiro período desse parágrafo está muito longo. (C1)
Parágrafo expositivo. Não há defesa de ponto de vista aqui, apenas exposição de informações. (C3)
Não entendi o último período desse parágrafo. O que isso tem a ver com o que está sendo discutido no texto? (C3)
Parágrafo bastante confuso. Atente-se à organização das informações no texto, tudo bem? (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Pontuação: retire a vírgula depois de “entende-se que”; coloque vírgula depois de “seguidas”. (C1)
Ortografia: escreva “Ministério da Educação” com letra maiúscula. (C1)
Proposta de intervenção 1:
Agente: ministério de educação
Ação: a implementação de uma base educacional mais forte
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: formando indivíduos mais capacitados ao mercado de trabalho
Detalhamento: não apresenta.
Proposta de intervenção 2:
Agente: governo brasileiro
Ação: sustentar projetos que visem a melhores condições de vida para pessoas em situação de rua / criação de fundos voltados para a tentativa de reinserção dos mesmos no meio social
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: essas estratégias, quando bem elaboradas …
Detalhamento: não apresenta.

Notas por competência
C1 – norma padrão: 120
C2 – compreensão tema / gênero textual: 160
C3 – argumentação: 80
C4 – coesão e coerência:120
C5 – Proposta de intervenção: 120

Comentário geral sobre o texto:
No seu texto, não há defesa do ponto de vista, visto que são apenas apresentadas do senso comum que estão relacionadas com o tema. Isso é um problema pois o texto acaba não cumprindo um dos seus propósitos, que é defender um ponto de vista. Cuidado, pois isso faz com que a redação fique sem foco argumentativo, vai para vários caminhos e no final apenas apresenta informações. Então, escolha informações e argumentos que se relacionam, faça essa relação entre eles no seu texto e problematize, apontando, talvez, consequências da permanência dessa problemática social e confirmando a pertinência dos seus argumentos por meio de repertórios.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

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