Manter a Saúde mental saudável no mundo atual tem sido um grande desafio para maioria das pessoas, já que em um passado não tão distante esse assunto nem era questionado. Após o período de pandemia muitas doenças psíquicas vieram à tona diretamente com episódios depressivos causados pelo isolamento social, assim como, inúmeros transtornos psicológicos em busca de um diagnóstico.
As doenças psíquicas vêm cada vez mais crescendo em grande parte da população e na maioria do tempo podem passar despercebidas.Segundo a Organização Mundial da Saúde mais de 7% dos adolescentes no mundo apresentam algum tipo de doença mental, mas nem todas recebem o auxílio necessário; seja pela falta de acesso à informação para a busca do fornecimento gratuito fornecido pelo Sistema único de Saúde, ou então, por falta de poder aquisitivo para ter acesso a acompanhamento psicológico e psiquiátrico adequado. Além disso, o aumento de suicídios envolvendo jovens e adultos também é alarmante. As cobranças e comparações muitas vezes impostas pela sociedade e pelas redes sociais fazem com que as pessoas se sintam inferiores e incapazes diante de tantos estímulos. É notório que a superexposição à telas desencadeia episódios de irritabilidade, impaciência, depressão e certa antissociabilidade.
Contudo, hoje em dia, o indivíduo está focado principalmente em seu trabalho e rotinas muitos vezes exaustivas, não priorizando momentos de lazer e convívio familiar que são essenciais para manter uma boa qualidade de vida, juntamente com uma rotina de atividades físicas associadas a uma boa alimentação que são imprescindíveis para o bem – estar físico e mental de todo o ser humano.