Sua Redação

No documentário da Netflix “Absorvendo o Tabu”, discute a relação entre saúde menstrual e saúde pública, destacando como a falta de acesso a produtos menstruais pode levar a problemas de saúde. Fora das telas, ainda é uma realidade no Brasil a persistência da pobreza menstrual como desafio significativo para os profissionais de saúde e o sistema de saúde pública, exigindo uma abordagem multifacetada para ser eficazmente combatida. Nesse sentido, é importante analisar a negligência governamental diante a capacitação de profissionais da área d, bem como a vulnerabilidade social, sendo esses fatores que colaboram para a presença da temática na sociedade brasileira.
É importante ressaltar, que o Estado tem o dever de promover o bem-estar social, mas falha em fornecer serviços básico, como capacitação de profissionais da área da saúde na abordagem da saúde menstrual. Observa-se que a saúde menstrual não recebe devida atenção na formação dos profissionais de saúde, principalmente no despreparo em lidar com questões especificas que afetam as mulheres no período menstrual, a dificuldade em poder identificar e tratar problemas menstruais precocemente prejudica a relação médico-paciente, o processo de cura e recuperação do paciente.
Vale ressaltar também, que a venerabilidade social vivenciada por muitas mulheres é um desafio para combater a pobreza menstrual. Nota-se que a falta de acesso aos recursos, infraestrutura, assim como a carência de informação em relação a cuidados que envolvem o próprio corpo e a menstruação caracteriza a precariedade ou pobreza menstrual. Sabe-se que vulnerabilidade social em não ter acesso aos produtos menstrual, saneamento básico, falta de educação menstrual faz com que várias mulheres recorram a outras alternativas para conter o sangue menstrual, como por exemplo panos velhos, jornais, papel higiênico e até mesmo miolo de pão amassado, aumentando os riscos de desenvolvimento de infeções ginecológicas.
Logo, os desafios para combater a pobreza menstrual no Brasil reflete tanto na falta de capacitação dos profissionais da área de saúde em abordar questões sobre a saúde menstrual quanto na vulnerabilidade social vivida por muitas mulheres. É necessário que Governo Federal, em parceira com o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, promova uma abordagem multifacetária que inclui desde a distribuição de produtos menstruais de forma gratuita e educação abrangente sobre saúde menstrual. Dessa forma, será garantido a diminuição dos desafios presente no combate à pobreza menstrual na sociedade brasileira

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.

Introdução (parágrafos 1):
Estrutura sintática: quem é o sujeito do verbo “discute”? (C1)
Retire a letra “d” depois da palavra “área”. (C1)

Boa introdução.
Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Pontuação: retire a vírgula depois de “ressaltar”. (C1)
Concordância: o adjetivo “básico” deve concordar no plural com “serviços”. (C1)
Articulação: coloque um articulador no início do segundo período. (C4)
Acentuação: a palavra “específicas” deve ser acentuada. (C1)
Que questões específicas são essas? (C3)
“a dificuldade em poder identificar e tratar problemas menstruais precocemente prejudica a relação médico-paciente, o processo de cura e recuperação do paciente.” O que essa frase tem a ver com o tema? Isso não faz sentido. (C3)
O segundo período deste parágrafo está extremamente longo. Reveja a proporção dos parágrafos e períodos no texto. (C1)
Este parágrafo não apresenta uma argumentação, apenas expõe informações relacionadas ao tema. Atente-se à tipologia dissertativo argumentativa, que prevê a defesa de um ponto de vista. Você não problematiza o argumento do papel do Estado, apenas aponta que ele existe. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Pontuação: retire a vírgula depois de “também”. (C1)
Articulação: coloque um articulador no início do segundo e do terceiro períodos. (C4)
Ortografia: o correto é “vulnerabilidade”. (C1)
Concordância: o verbo “caracteriza” deve concordar no plural. (C1)
O terceiro período deste parágrafo está extremamente longo. Reveja a proporção dos parágrafos e períodos no texto. (C1)
Você não aponta o motivo da vulnerabilidade ser um problema, apenas aponta que ela existe. Atente-se à importância de se defender um ponto de vista, não apenas expor informações. (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Concordância: o verbo “reflete” deve concordar no plural. (C1)
Articulação: coloque um articulador no início do segundo período. (C4)
Ausência de elemento sintático: coloque o artigo “o” antes de “governo”. (C1)
Ortografia: o correto é “parceria”; o correto é “multifacetada”. (C1)
O segundo período este parágrafo não foi finalizado. “Desde a distribuição ” até o quê? (C1)
Concordância: o verbo “garantido” deve concordar com “diminuição”. (C1)
Essa proposta não aponta, diretamente, soluções para os dois argumentos apontados no texto. (C3)

Notas por competência
C1 – norma padrão: 10 / 25
C2 – compreensão tema / gênero textual: 20 / 25
C3 – desenvolvimento: 10 / 25
C4 – coesão e coerência: 15 / 25

Comentário geral sobre o texto:
No texto não há defesa do ponto de vista, visto que não há durante o texto argumentos a serem defendidos. Isso é um problema porque a redação fica sem foco argumentativo, vai para vários caminhos e no final não cumpre o objetivo que é defender um ponto de vista. Então, escolha informações e argumentos que se relacionam, faça essa relação entre eles no seu texto e problematize, apontando, talvez, consequências da permanência dessa problemática. Além disso, sugiro se atentar às questões gramaticais, visto que o texto apresenta diversos desvios que comprometem bastante a avaliação da C1. Acredito que os que ocorrem tenham aparecido no texto devido à falta de leitura atenta do texto.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

Por favor aguarde!

Redação corrigida!

Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

Salvar na minha galeria

Confira abaixo o acesso de seus cursos

Você realmente deseja excluir?

Configurações da lista






































Gerador de simulados

Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/