Sua Redação

Na série Grey´s Anatomy, retrata em um dos seus episódios a criação de corredor feminino formado por todas as funcionárias mulheres do hospital para que a paciente, vítima de estrupo, sentisse segura ao ser levada à cirurgia. Fora das telas, os serviços de saúde no Brasil vêm no seu cotidiano práticas de humanização. Nesse sentido, é importante analisar a valorização da relação-médico paciente, bem como o respeito à dignidade e autonomia do paciente, sendo esses fatores atrelados a importância dos serviços de saúde na sociedade brasileira.
É importante ressaltar que, a valorização da relação médico-paciente, assim como respeito à dignidade e autonomia do paciente vem ganhando grandes proporções no territorial nacional em razão das Politicas Nacional de Humanização (PNH). Ao humanizar os serviços em saúde, ocorre maior reconhecimento da dignidade, autonomia e direitos dos pacientes, garantindo que suas escolhas, perspectiva e desejos sejam levados em consideração durante os serviços. Além disso, a humanização fortalece a relação médico-paciente, tornando mais colaborativa, respeitosa e centrada nas necessidades individuais de cada pessoa, promovendo melhorias na qualidade do cuidado e aumento da adesão às orientações médica.
Logo, a importância da humanização dos serviços de saúde no Brasil reflete tanto na conduta de acolhimento quanto processo cura e recuperação dos pacientes. É necessário, que o Governo Federal, em parceria, com o Ministério da Saúde, pasta governamental responsável pelas questões da saúde no país, promova capacitação dos profissionais da área de saúde para um serviço humanizado. Dessa forma, será oferecida a cada tomador do serviço de saúde uma assistência médica que respeite as singularidades existentes.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.

Introdução (parágrafos 1):
Estrutura sintática: quem é o sujeito do verbo “retrara”? (C1)
Tempo verbal: o correto é “se sentisse”. (C1)
O segundo período deste parágrafo está confuso. Reveja. Além de estar muito curto. (C1)
Crase: coloque crase em “atrelados à importância…” (C1)
Retire o hífen depois de “relação”. (C1)
O repertório utilizado neste parágrafo não teve uso produtivo, pois não foi feita a relação dele com o contexto do tema da redação. (C2)
A contextualização apresentada neste texto está bastante superficial, além de não deixar muito claro o tema proposto. (C2)

Desenvolvimento (parágrafo 2):
Pontuação: retire a vírgula depois de “ressaltar que”; coloque vírgula depois de “paciente”. (C1)
Ortografia: o correto é “território”. (C1)
Acentuação: a palavra “políticas” deve ser acentuada. (C1)
Articulação: coloque um articulador no início do segundo período. (C4)
Paralelismo: a palavra “perspectiva” deve estar no plural. (C1)
Evite o uso excessivo de gerúndios. (C1)
Concordância: a palavra “médica” deve estar no plural. (C1)
Este parágrafo não apresenta uma argumentação, apenas expõe informações relacionadas ao tema. Atente-se à tipologia dissertativo argumentativa, que prevê a defesa de um ponto de vista. (C3)

Conclusão (parágrafo 3):
Paralelismo: “quanto no processo…”. (C1)
Pontuação: coloque vírgula depois de “processo”; retire a vírgula depois de “é necessário…”; retire a vírgula depois de “parceria”. (C1)
Articulação: coloque um articulador no início do segundo período. (C4)
Mesmo que seja apresentada uma proposta de intervenção, como é exigido pela banca avaliadora, não é possível ver a relação entre o que foi sugerido como solução com o que foi apontado no texto. Não é possível apresentar uma intervenção sem ter apontado problematizações no texto. (C3 e C2)

Notas por competência
C1 – norma padrão: 15 / 25
C2 – compreensão tema / gênero textual: 15 / 25
C3 – desenvolvimento: 10 / 25
C4 – coesão e coerência: 15 / 25

Comentário geral sobre o texto:
No texto não há defesa do ponto de vista, visto que não há durante o texto argumentos a serem defendidos. Isso é um problema porque a redação fica sem foco argumentativo, vai para vários caminhos e no final não cumpre o objetivo que é defender um ponto de vista. Então, escolha informações e argumentos que se relacionam, faça essa relação entre eles no seu texto e problematize, apontando, talvez, consequências da permanência dessa problemática. Além disso, sugiro se atentar às questões gramaticais, visto que o texto apresenta diversos desvios que comprometem bastante a avaliação da C1.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

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