Sua Redação

TEMA: Qual o limite para salvar uma vida?
Tema proposto em 10/01/2021 – prova de Angra dos Reis, Estácio.

O filme “Até o último homem”, conta a história real de Desmond Doss, um médico do exército americano que se alista para servir na segunda guerra mundial e surpreende a todos quando se recusa a portar qualquer arma de fogo. Uma vez movido por sua fé inabalável, enfrenta os desafios e salva inúmeras vidas no campo de guerra. Igualmente ao guerrilheiro, temos os servidores da saúde no Brasil, que mesmo diante da escassez de suprimentos de prevenção e tratamento à saúde, buscam atender e tratar seus pacientes da melhor forma possível. Nesse cenário, cabe uma análise desse impasse, visto que a sociedade que busca o atendimento público se torna refém de um sistema governamental que mitiga esforços para o bem-estar da sociedade brasileira.

De início, vê-se a indiferença do Estado ao impor limites ao meio de salvar vidas. Só para ilustrar, a série “Sob pressão”, transmitida na rede Globo, expõe as adversidades enfrentadas pelos profissionais da saúde e seus pacientes dentro de um hospital público, do Rio de Janeiro. Assim como na série, médicos de instituições públicas brasileiras, lutam com poucos leitos nos hospitais, baixa infraestrutura, materiais de pouca qualidade, para tratar de seres humanos que cumprem com seus deveres, esperando o mesmo por parte do governo. Partindo desse pressuposto, similar ao vivenciado pelos personagens do seriado, observa-se a perpetuação da negligência governamental quanto a essa problemática.

É essencial, portanto, atenuar o impasse, a fim de proporcionar um ambiente que possibilite aos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem materiais para melhor atender a população. Dessa forma, cabe ao Ministério de Saúde buscar do Governo brasileiro o financiamento ideal e justo, que fomente melhoria da infraestrutura de hospitais, através da reforma ou construção dessas instituições e também o investimento em tecnologias de primeiro mundo, para melhor diagnosticar e tratar à quem necessita. Feito isso, a sociedade brasileira entenderá que o Estado não impõe limites para salvar sua vida.

Observação
Na correção de outra redação que fiz, você me instruiu a fazer uma redação com 3 parágrafos, o que de certa forma achei bem mais fácil, visto que não posso passar das 350 palavras, rsrs.
Espero que essa tenha ficado boa, apesar da dificuldade que ainda tenho em problematizar essas frases com teor filosófico que são usadas como tema.
Se puder me dar dicas de como problematizar esses temas, agradeço…. 🙂

A ideia que quis trazer no texto é que o governo impõe limites para salvar vidas ao não cumprir com seu papel, deu pra entender isso? Juro que to tentando kkkkk.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafos 1):
Pontuação: retire a vírgula depois do nome do filme, pois não separamos sujeito do predicado. (C1)
Ortografia: escreva “Segunda Guerra Mundial” com letra maiúscula. (C1)
Complementação: Complemente a frase: “o soldado enfrenta os desafios…”. (C1)
Excelente introdução! Aqui você deu o nome, ficou incrível as relações e as ideias e seu ponto de vista.

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Informalidade: o termo “só”, nesse contexto, fica informal. (C1)
Pontuação: retire a vírgula depois de “brasileiras”. (C1)
A questão principal aqui é: por que a negligência governamental é um problema? Isso não ficou claro. Nesse parágrafo, o foco ficou mais na apresentação do repertório do que no seu argumento principal. Pense na pergunta, elabore uma resposta e essa resposta vai complementar a lacuna que ficou no texto. (C3)

Conclusão (parágrafo 3):
O segundo período desse parágrafo está muito longo. Procure evitar construções tão longas. (C1)
Pontuação: coloque vírgula depois de “instituições”. (C1)
Crase: retire a crase em “a quem”. (C1)
Aqui, sugiro resposta à pergunta do tema, que pergunta se há limite, não quem impõe o limite. Talvez, insira no início desse parágrafo mostrando que quem dá o limite para a vida, de acordo com o ponto de vista do seu texto, é o Estado. (C3)

Notas por competência
C1 – norma padrão: 20 / 25
C2 – compreensão tema / gênero textual: 25 / 25
C3 – argumentação: 15 / 25
C4 – coesão e coerência: 25 / 25

Comentário geral sobre o texto:
Excelente texto. A única coisa que eu acredito que precisa ser resolvido é a problematização do seu argumento. Nesse texto, você só diz que ele acontece, mas não mostra o motivo dele ser um problema no contexto social. Respondendo à sua pergunta, você não sabe, mas já está treinando a problematização. Toda vez que eu coloco perguntas no texto é para você treinar o olhar para a problematização. Então, a dica que eu dou é: questione o seu texto como eu tenho feito. Algo que sempre digo para os meus alunos é: só é texto aquilo que colocamos no texto, ou seja, se você pensa em algo e não escreve, isso não faz parte do texto.

Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

Por favor aguarde!

Redação corrigida!

Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

Salvar na minha galeria

Confira abaixo o acesso de seus cursos

Você realmente deseja excluir?

Configurações da lista






































Gerador de simulados

Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/