CORREÇÃO DE REDAÇÃO
Nota final: 80 / 100
Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Introdução (parágrafos 1):
Pontuação: coloque vírgula depois do nome do poema. (C1)
Crase: coloque crase em “assemelha à língua falada”; coloque crase em “devido à diferença” e em “mas também à falta…”. (C1)
A última frase deste parágrafo parece que ficou solta. Sugiro reformular. (C1)
Excelente introdução. Sobre o texto de Drummond, acredito que o foco principal dele esteja realmente no uso da língua, não nos contratempos da vida. Quando ele usa o verbo “tinha” ao invés de “havia”, que, segundo a gramática é o correto, ele critica imposição do jeito de se falar e escrever mediante às situações da vida cotidiana, que são muito mais complicadas e devem receber mais atenção, compreende?
Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Pontuação: sugiro trocar a vírgula depois de “Estado” por ponto e vírgula. (C1)
Na introdução você aponta o argumento das diferenças sociais, o que isso tem a ver com a ausência de medidas governamentais? Você acredita mesmo que exista uma ausência, não seria uma ineficácia? Até onde sabemos, as leis educacionais são medidas, e elas existem. (C3)
Esse parágrafo apresenta uma estrutura muito interessante, porém não aponta de fato o motivo da problemática ser um problema. Sugiro você problematizar o argumento das desigualdades sociais, atrelado à questão governamental e justificada pela ideia do filósofo. Quando você traz a fala de São Tomás de Aquino, não ficou estabelecido no texto o motivo do que ele disse ser relevante. Cuidado, pois o repertório não tem poder de se justificar. Sempre digo para os meus alunos: só é texto o que está escrito no texto. (C3)
Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Paralelismo: como você iniciou o parágrafo anterior com “em primeiro plano”, aqui, é importante usar “em segundo plano”, para que haja paralelismo. Com essa construção, garantimos a resolução de um desvio gramatical, não confunda com o uso de articulador/conectivo.Você não deve tirar o conectivo “ademais”, apenas acrescentar “em segundo plano”, tudo bem? (C1)
Uso do verbo haver: quando você se referir a um tempo no passado, o correto é utilizar “há” (foi implementada há mais de um século). (C1)
Estrutura sintática: retire o ponto final depois de “modo de falar”, pois ele está separando uma oração de complementa a anterior. (C1)
O segundo período deste parágrafo apresenta informações que não foram comprovadas no texto. A partir de quê você consegue afirmar que antigamente se ensinava a “língua falada”? Desde sempre foi estabelecida uma gramática da língua para que haja um padrão de comunicação entre as pessoas. Também, com base em quê você afirma que o ensino da gramática pode ser chacota? (C3)
Neste parágrafo há muitas informações não verdadeiras e não comprovadas no texto. De onde você tirou a informação de que a taxa de evasão se dá pelo ensino da norma culta? (C3)
Dica: o problema não está em ensinar a gramática, mas na maneira como ela é ensinada. Talvez isso possa estar relacionado a questões governamentais.
Conclusão (parágrafo 4):
Evite escrever períodos muito curtos, procure valorizar construções sintáticas mais bem elaboradas. (C1)
No seu texto você traz outras questões que são relevantes, e aqui você aponta soluções para argumentos secundários. Cuidado, pois na conclusão é necessário retomar todos os pontos principais desenvolvidos ao longo do texto. (C2)
Sugiro inserir um período para finalizar este parágrafo, pois, da maneira que está, ficou-se a impressão de que o texto não foi finalizado. (C2)
Notas por competência
C1 – norma padrão: 20 / 25
C2 – compreensão tema / gênero textual: 20 / 25
C3 – argumentação: 15 / 25
C4 – coesão e coerência: 25 / 25
Comentário geral sobre o texto:
Neste texto, você conseguiu desenvolver muito bem o gênero textual e apresentou informações interessantes para mostrar seu posicionamento em relação ao ocorrido. Porém, me preocupa muito as diversas lacunas argumentativas e algumas incoerências em relação à realidade, por exemplo, quando você faz afirmações infundadas no parágrafo 3. Para tentar solucionar esses problemas, coloquei perguntas norteadoras para a discussão, pois é através das respostas para elas que essas questões poderão ser resolvidas, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre a correção do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!