CORREÇÃO DE REDAÇÃO
Nota final: 560 / 1000
Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.
Introdução (parágrafos 1):
Grafia: escreva a palavra “pais” com letra minúscula. (C1)
Fonte: de onde você tirou a informação de que a maioria dos pais tem esse tipo de cuidado com a alimentação dos filhos? (C3)
Pontuação: retire a vírgula depois de “pais”. (C1)
Articulação: o articulador “no qual” está sendo utilizado incorretamente. Ele se refere a lugar. (C4)
Acentuação: a palavra “número” deve ser acentuada. (C1)
Sua introdução não apresenta o tema e nem os argumentos que serão desenvolvidos ao longo do texto. (C2)
Retomada: a qual doença você se refere aqui? (C3)
Proposta de intervenção 1:
Agente: governo federal.
Ação: precisa agir. (ação considerada nula, pois não especifica o que deve ser feito)
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: prevenir a negligência da doença.
Detalhamento: aplicando promoção de saúde.
Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Pontuação: troque a vírgula depois de “sedentarismo” por ponto final. (C1)
Concordância: o verbo “precisam” deve concordar no singular com “governo federal”. (C1)
Ampliar qual quadro de funcionários? Sobre o que você está falando? (C3)
Articulação: o articulador “entretanto” está sendo utilizado incorretamente. (C4)
Uso de pronome: o correto é “tem de haver”. (C1)
Parágrafo expositivo. Não apresenta nenhuma característica argumentativa. O objetivo principal do texto não é apenas sugerir mudanças, mas argumentar apresentando seu ponto de vista em relação ao assunto. Além disso, não há uma relação entre a obesidade e a saúde pública, que é o tema para o texto. (C3)
Proposta de intervenção 2:
Agentes: governo e Min. da Saúde.
Ação: elaborar um plano de ação.
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: para conter o crescimento acelerado da população obesa no Brasil.
Detalhamento: não apresenta.
Proposta de intervenção 3:
Agentes: não apresenta.
Ação: ampliar o quadro de funcionários.
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: para começar o projeto.
Detalhamento: não apresenta.
Conclusão (parágrafo 3):
Grafia: o correto é “portanto”; o correto é “deve”.
Pontuação: retire a vírgula depois de “governo”; retire a vírgula depois de “escolaridade”
Qual estatística? Você não apresentou nenhuma.
Crase: coloque crase em “acesso à informação”.
Articulação: o articulador “todavia” está sendo utilizado incorretamente.
Ausência de elemento sintático: “acesso à saúde”.
Parágrafo muito confuso. A ausência de informações prévias e elementos que complementem a frase faz com que não dê para compreender o que você está querendo dizer no seu texto.
Agente: população de baixa escolaridade.
Ação: ter atenção intensificada.
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: não apresenta.
Detalhamento: pessoas que tiveram menos acesso…
Notas por competência
C1 – norma padrão: 120
C2 – compreensão tema / gênero textual: 120 (não apresenta repertório)
C3 – argumentação: 80
C4 – coesão e coerência: 120
C5 – Proposta de intervenção: 120
Comentário geral sobre o texto:
No seu texto, não há defesa do ponto de vista, visto que você apenas se propõe a apontar possíveis propostas de intervenção. Isso é um problema pois demonstra pouca compreensão do objetivo do texto dissertativo-argumentativo, que é defender uma ideia baseada num tema. Cuidado, pois sua redação fica sem foco argumentativo, vai para vários caminhos e no final não cumpre o objetivo que é defender seu ponto de vista. Então, escolha informações e argumentos que se relacionam, faça essa relação entre eles no seu texto e problematize, apontando, talvez, consequências da permanência dessa problemática social e confirmando a pertinência dos seus argumentos por meio de repertórios.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!