Sua Redação

A saúde pública, prevista na Constituição Federal Brasileira e internacionalmente coordenada pela OMS, é o conjunto de medidas executadas pelo Estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da população. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, mais da metade dos adultos brasileiros apresentam excesso de peso, sendo a obesidade uma doença crônica e um fator de risco para diversas outras patologias, incluso, doenças do aparelho cardiovascular que atualmente é considerada a maior causa de morte no país. Diante do recorrente quadro epidemiológico, intervenções são necessárias para a construção de um estilo de vida mais saudável.
A obesidade, condição clínica caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, tem como principais causas o modo de vida sedentário e má alimentação. Alimentos ricos em açúcar, gorduras e carboidratos fazem parte da rotina da sociedade desde a infância, a praticidade dos “Fast Food” por muito tempo, foi vista como uma solução rápida para rotinas familiares corridas. Entretanto, a reposta desses maus hábitos é a alta taxa de morbimortalidade secundárias a tal patologia, diabetes tipo 2, hipertensão, esteatose hepática são algumas das comorbidades decorrentes do sobrepeso.
Nota-se, uma negligência por parte do Estado, que não tem assegurado o bem-estar de toda a coletividade, demonstrando um desrespeito aos princípios previstos na Constituição Federal de 1988. E por parte da sociedade, em que existe uma deficiência no processo de educação alimentar, uma vez que falta as escolas estimularem, desde a infância, o consumo de alimentos mais saudáveis em detrimento daqueles que são ricos em gorduras trans. Ademais, o aumento da taxa de sobrepeso mundial, confere grandes impactos para o sistema de saúde, e essas consequências não se limitam, somente, aos custos econômicos, como também aos custos sociais, como a diminuição da qualidade de vida, a perda de produtividade e a mortalidade precoce.
Infere-se, portanto, que tal problemática deve ser combatida urgentemente. É necessário que o Estado, por meio de palestras conduzidas por profissionais da saúde, como médicos e nutricionistas, juntamente com as famílias, promova, nas escolas, o estímulo a uma alimentação mais saudável, além de incentivos a prática de atividade física, como melhorias nas academias públicas. Em segundo lugar, é fundamental que haja a atuação dos veículos midiáticos, mediante a realização de reportagens que exponham a relação entre o sedentarismo, índices de obesidade e suas reais consequências.

Correção

CORREÇÃO DE REDAÇÃO

Nota final: 680 / 1000

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.

Introdução (parágrafos 1):

Ortografia: o adjetivo “brasileira” deve ser escrito com letra minúscula. (C1)
Sigla: explique no texto o significado da sigla “OM”. (C1)
Conectivo: insira um articulador no início do segundo período. (C1)
Pontuação: retire a vírgula depois de “inclusos”. (C1)
Concordância: o adjetivo “incluso” deve concordar em gênero e número com “doenças”. (C1)
Qual quadro epidemiológico? A questão da obesidade é tratada como uma epidemia? Deixe isso claro no texto. (C3)
Esta introdução apresenta o tema muito bem, porém, não deixa claro quais serão os argumentos a serem desenvolvidos ao longo do texto. (C2)

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):

Conectivo: insira um articulador no início do parágrafo para relacionar com o anterior; insira um conectivo no início do segundo período para relacionar com o anterior. (C4)
Pontuação: retire a vírgula depois de “muito tempo”, pois não separamos o sujeito do predicado verbal. (C1)
Parágrafo expositivo. Aqui nesta parte há apenas exposição de informações relacionadas com parte do assunto do texto, não há objetivação de defesa de um ponto de vista. Além disso, neste parágrafo há informações que não foram comprovadas no texto, o que é um problema para o texto dissertativo. Lembre-se que o objetivo deste texto é defender um ponto de vista, não informar. (C2)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):

Conectivo: insira um articulador no início do parágrafo para relacionar com o anterior; insira um conectivo no início do segundo período para relacionar com o anterior. (C4)
Pontuação: retire a vírgula depois de “nota-se”; retire a vírgula depois de “mundial”; retire as vírgulas que isolam o termo “somente”. (C1)
A frase “e por parte da sociedade” não foi finalizada, causando um problema sintático. (C1)
Crase: coloque crase em “às escolas”. (C1)
O que a taxa de sobrepeso mundial tem a ver com um argumento voltado para o Estado, que neste caso é a governança brasileira? Relacione as informações, tudo bem? (C3)
Assim como no parágrafo anterior, aqui há apenas exposição de informações que não são comprovadas ao longo do texto. (C3)

Conclusão (parágrafo 4):

Evite construir períodos muito curtos. Reveja o primeiro período deste parágrafo. (C1)
Conectivo: insira um conectivo no início do segundo período para relacionar com o anterior. (C4)
Crase: coloque crase em “incentivos à pratica”. (C1)
Atente-se ao paralelismo. Para você utilizar o “em segundo lugar”, é necessário que tenha sido utilizado o “em primeiro lugar”, para que haja uma continuação de enumeração. (C1)
Proposta de intervenção mais completa:
Ação: promova o estímulo a uma alimentação mais saudável
Agente: Estado
Modo/meio: por meio de palestras conduzidas por profissionais da saúde
Efeito: não apresenta.
Detalhamento do modo/meio: como médicos e nutricionistas

Notas por competência

C1 – norma padrão: 120 (muitos problemas de estrutura sintática)
C2 – compreensão tema / gênero textual: 120
C3 – argumentação: 120 (argumentação inconsistente)
C4 – coesão e coerência: 160
C5 – proposta de intervenção: 160

Comentário geral sobre o texto:

Quando pensamos em problematizar os argumentos que selecionamos para defender nosso ponto de vista, é importante pensarmos numa pergunta que é meio óbvia: “Por que esse argumento é um problema?”. Com isso, conseguimos direcionar nosso texto para que as informações não fiquem expositivas. Neste parágrafo, o que ficou mais explícito é a informatividade, pois você explica o problema, que ele existe, mas não mostra o motivo dele ser ruim. A partir disso destaco a importância de se ater ao tipo textual dissertativo-argumentativo, esta redação se distancia um pouco desse tipo textual, pois não ocorreu muito a defesa de um ponto de vista. Fique muito atenta a isso, pois, nesses texto, a banca espera que você desenvolva uma argumentação bem organizada e coerente. Também, muito cuidado com os desvios gramaticais e com o uso pouco elaborado dos articuladores argumentativos.
Caso tenha dúvidas sobre a correção do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

Por favor aguarde!

Redação corrigida!

Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

Salvar na minha galeria

Confira abaixo o acesso de seus cursos

Você realmente deseja excluir?

Configurações da lista






































Gerador de simulados

Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/