Sua Redação

Professor Charles Xavier, personagem do desenho animado X-men, é um senhor de idade que possui um conhecimento amplo em diversas áreas, o que nos leva a entender o motivo de ser tão admirado pelos demais integrantes da animação. Essa exemplificação, foi observada por anos em séculos passados, visto que idosos de acordo com a gramática devem ser chamados formalmente de Senhor ou Senhora. Entretanto, atualmente tais formalidades encontram se escassas, uma vez que pessoas mais jovens têm perdido o respeito por seus ascendentes.

O mundo contemporâneo tem sido cada vez menos inclusivo se tratando de pessoas na terceira idade. Um dos desafios elencados é o mercado de trabalho, onde se evidencia um grande número de funcionários jovens, preparados para lidar com a tecnologia implementada nas empresas. Em contrapartida, idosos que em sua maioria não são capacitados para tais tarefas, estão cada dia mais fora desse meio de trabalho. Dessa maneira aumenta-se a taxa de desempregados nessa faixa etária de idade, que por fim se tornam dependentes de terceiros, trazendo o sentimento de que a velhice lhes rouba uma vida independente.

Ademais, a insuficiência de redes de redes de apoio realmente efetivas, visando o bem estar de idosos, não tem sido bem implementadas pelo governo. Uma vez que podemos evidenciar situações de desamparo social e maus tratos, levando ao aumento de moradores de rua maiores de 60 anos. Tendo como resultado, uma população mais vulnerável a doenças, violência física, indução ao uso de drogas e estados depressivos, implementando diversos problemas sociais vivenciados no Brasil.

Com o propósito de contornar tais situações, é de suma importância que o governo encare com mais veracidade tal circunstância, onde pode ser feito a criação de projetos que busquem capacitar senhores de maior idade para trabalharem com a tecnologia atual, a criação de fundos monetários voltados para o acolhimento de mais velhos em casas de apoio. Medidas que possam tornar a vida mais fácil e recompensadora de quem já contribuiu muito com o país.

Correção

CORREÇÃO DE REDAÇÃO
Nota final: 65 / 100

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.

Introdução (parágrafos 1):
Pontuação: coloque o nome do desenho entre aspas; retire a vírgula depois de “essa exemplificação”, pois não separamos o sujeito (essa exemplificação) do predicado (foi observada…); coloque “de acordo com a gramática”. (C1)
Ortografia: escreva “senhor” e “senhora” com letra minúscula; “encontram-se” deve ser escrito com hífen. (C1)
Fonte: qual a gramática você usa para afirmar que os idosos devem ser chamados de “senhor e senhora”? (C3)
Essa introdução não apresenta de fato o recorte temático. Nada no tema aponta para a maneira como os jovens tratam os idosos, mas sim para como os idosos são tratados na sociedade. A sociedade atual não é personificada apenas na juventude. Além disso, não é possível perceber quais serão os argumentos a serem defendidos ao longo do texto. (C2 e C3)

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Evite escrever períodos muito curtos, procure valorizar construções sintáticas mais bem elaboradas. (C1)
Conectivos: insira um conectivo no início do segundo período; o articulador “onde” deve ser utilizado apenas para se referir a lugares físicos. (C4)
Pontuação: retire a vírgula depois de “tais tarefas”, pois não separamos o sujeito (idosos que em sua maioria não são capacitados para tais tarefas) do predicado (estão cada dia mais fora desse meio de trabalho). (C1)
Redundância: a construção “faixa etária de idade” é redundante, pois “faixa etária” e “idade” são sinônimos nesse sentido proposto no texto. (C4)
Aqui, nesse parágrafo, você apenas aponta os problemas, mas não os problematiza. É importante que você mostre o motivo dessas informações serem prejudiciais, não apenas dizer que elas são. Não conte com a interpretação do leitor. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Ortografia: a palavra “bem-estar” deve ser escrita com hífen. (C1)
Incoerência: como assim “a insuficiência de redes de redes de apoio realmente efetivas, visando o bem estar de idosos, não tem sido bem implementadas pelo governo”? Você quer dizer que a insuficiência deve ser implementada? (C3)
Estrutura sintática: retire o ponto final depois de “pelo governo”, pois ele está separando orações subordinadas; retire o ponto final depois de “maiores de 60 anos”, pois ele está separando orações subordinadas. (C1)
Fonte: de onde você tirou a informação da idade dos moradores de rua apresentada neste parágrafo? (C3)
Pontuação: retire a vírgula depois de “como resultado”. (C1)
Parágrafo expositivo. Aqui se objetivou apenas em apontar informações em relação ao tema, mas não ocorreu a problematização delas a fim de defender um ponto de vista. (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Conectivo: insira um conectivo no início do parágrafo para relacionar com o anterior; o articulador “onde” deve ser utilizado apenas para referenciar lugares físicos (A casa onde moro é verde.); insira um conectivo no início do segundo período para relacionar com o anterior.
Sugiro rever a maneira como se constrói as conclusões do texto, pois, como está, fica-se a impressão de que o texto não foi finalizado, além de não haver a retomada dos pontos principais discutidos ao longo do texto.

Notas por competência
C1 – norma padrão: 15 / 25 (muitos problemas de estrutura sintática)
C2 – compreensão tema / gênero textual: 20 / 25
C3 – argumentação: 15 / 25 (argumentação inconsistente)
C4 – coesão e coerência: 15 / 25

Comentário geral sobre o texto:
Neste texto, você conseguiu desenvolver muito bem o gênero textual e apresentou informações interessantes para mostrar seu posicionamento em relação ao ocorrido. Porém, me preocupa muito as diversas lacunas argumentativas e algumas incoerências em relação à realidade, cuidado com informações infundadas trazidas como verdade para o texto. Em textos argumentativos precisamos sempre comprovar o que afirmamos. Também, e por fim, destaco os diversos problemas de estrutura sintática: há muitas utilizações incorretas de ponto final e vírgula que comprometem muito a construção sintática das frases e períodos, além de comprometerem a compreensão do texto. Dê uma estudada no uso dos sinais de pontuação e em orações subordinadas e coordenadas, se atente à relação entre oração principal e as complementares.
Caso tenha dúvidas sobre a correção do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

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