Sua Redação

CORREÇÃO DA REDAÇÃO FEITA SEGUNDO AS INDICAÇÕES PASSADAS. 05/04/2024

TEMA: “O tratamento da pessoa idosa na sociedade atual”

No filme “A Era do Gelo”, a personagem identificada como Vovó, tem uma personalidade enérgica e destemida, superando os desafios da idade avançada, que os demais acreditam exaurir suas energias. Nesse sentido, na animação muitas vezes retrata jovens encarando a velhice como indisposição, além de expressar desconforto com a responsabilidade de cuidar dos idosos, como ilustrado pela família que deixa a senhora aos cuidados de seu neto. Sendo assim, é perceptível a importância de se discutir essa temática que demanda medidas eficazes, seja na forma como os idosos são rotulados, como também no tratamento necessário para suas necessidades.

Sob esse viés analítico, cabe frisar que o ageismo, preconceito sofrido pela terceira idade, graças a idealização de que são incapazes de realizar atividades cotidianas, sendo eles saudáveis, compromete a vida dos mesmos. Em virtude disso, a Organização Mundial da Saúde destaca que a falta de interação social e estímulos motores, podem acarretar impactos negativos na saúde e bem-estar social dos mais velhos. Com isso, a discriminação dificulta que a terceira idade supere tais rotulações, levando-os ao decaimento e afastamento social.

Outrossim, cabe ressaltar que são insuficientes os investimentos por parte do Governo em abrigos ou casas de apoio para idosos, visto que encontram-se superlotados ou com falta de recursos que atendam a demanda dos necessitados, ademais de que segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apenas 1% da população idosa utilize esse serviço. Desse modo, seniores que não possuem boa saúde, capacidade de trabalhar para gerar seu sustento ou não têm o apoio de seus familiares, enfrentam dificuldades que reduzem sua qualidade de vida. Dessa forma, é essencial que o Governo quebre esse ciclo que exclui, sobretudo, as pessoas mais velhas.

Com o propósito de mitigar a invisibilidade do tratamento da pessoa idosa, por parte da sociedade e do Governo federal, cabe então a eles implementarem campanhas, projetos que conscientizem os demais sobre os prejuízos do ageismo. Ademais, cabe aos Ministérios investir financeiramente em ambientes públicos que possam atender uma maior parcela da população vulnerável, visando assegurar os direitos desses cidadãos.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafos 1):
Pontuação: retire a vírgula depois de “Vovó”, pois não separamos sujeito do verbo; retire a vírgula depois de “avançada”; coloque vírgula depois de “na animação”. (C1)
Conectivo: reveja o uso do conectivo “nesse sentido”. (C1)
Estrutura sintática: quem é o sujeito do verbo “retrata”? (C1)
O segundo período desse parágrafo está muito longo. (C1)
A realidade do filme é a mesma com a não ficção? Relacione a história com a discussão do texto. (C2)

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Retomadas: qual viés analítico o pronome “esse” está retomando? (C4)
Crase: coloque crase em “graças à idealização”. (C1)
Uso inadequado: a palavra “idealização” criando uma contradição, pois o uso está incorreto. (C1)
Pontuação: retire a vírgula depois de “estímulos motores”, pois não separamos sujeito do verbo. (C1)
Parágrafo expositivo. Aqui, não está estabelecida uma argumentação, apenas exposição de informações relacionadas ao tema, sendo essas informações do senso comum. Lembre-se que o objetivo do texto é defender um ponto de vista. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Crase: coloque crase em “atendam à demanda…”;
O primeiro período desse parágrafo está muito longo.
Construção consuma: reveja a construção “ademais de que”.
Pontuação: retire a vírgula depois de “familiares”, pois não separamos o sujeito do verbo.
Parágrafo expositivo. Falta problematizar as informações.

Conclusão (parágrafo 4):
Articulação: insira um conectivo no início do parágrafo para relacionar com o anterior. (C4)
Concordância: o verbo “investir” deve concordar no plural. (C1)
Cabe a quais “ministérios”? (C3)
Proposta de intervenção 1:
Agente: eles
Ação: implementarem campanhas, projetos que conscientizem os demais sobre os prejuízos do ageismo
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: Com o propósito de mitigar a invisibilidade do tratamento da pessoa idosa, por parte da sociedade e do Governo federal
Detalhamento: não apresenta.
Proposta de intervenção 2:
Agente: Ministérios
Ação: investir financeiramente em ambientes públicos que possam atender uma maior parcela da população vulnerável
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: visando assegurar os direitos desses cidadãos
Detalhamento: não apresenta.
Proposta de intervenção 3:
Agente: não apresenta.
Ação: cultivar valores como humildade e respeito, inspirados na sabedoria de Sócrates, e reconhecer que sempre há algo novo a aprender.
Modo/meio: Através de projetos e palestras educacionais
Efeito: não apresenta.
Detalhamento: não apresenta.

Notas por competência
C1 – norma padrão: 120
C2 – compreensão tema / gênero textual: 160
C3 – argumentação: 120
C4 – coesão e coerência:160
C5 – Proposta de intervenção: 120

Comentário geral sobre o texto:
Sua redação apresenta uma estruturação bem interessante e argumentos bastante pertinentes. Porém, a defesa dos seus argumentos está com algumas lacunas. Isso acontece porque a maneira como você descreve as informações está com um caráter mais informativo, e pouco argumentativo. Cuidado com isso, pois nesse tipo de texto não podemos deixar a cargo do leitor inferir o que você está querendo dizer, tudo bem? Então, sugiro que pense em dois argumentos para desenvolver no D1 e no D2 e foque apenas neles. As informações que forem inseridas durante o texto precisam ser utilizadas apenas para comprovar a pertinência do seu argumento. Além disso, sugiro estudar o uso da vírgula.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

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