Aristóteles, grande pensador da antiguidade, defende a importância do conhecimento para a obtenção da plenitude da essência humana. Para o filósofo, sem a razão e a sabedoria, se torna difícil separar o ser humano dos demais animais. Nesse contexto, ao presenciar a influência midiática sobre o pensamento e tomada de decisões da sociedade, objetiva-se o princípio aristotélico, já que o bombardeamento de ideias, opiniões e “influencers”, tornam a população pobre no quesito individualidade e meros adestrados da opinião alheia.
Outrossim, nota-se como as pessoas têm colocado a autonomia de suas decisões, nas mãos de terceiros, que por vezes não possuem especialização alguma no que estão pregando. Esse impasse proporciona a formação de pessoas menos idealizadoras, revolucionárias e que buscam expressar suas ideias, uma vez que uma multidão segue padrões. Como exemplo amplo, a disseminação do uso de Hidroxicloroquina, para o tratamento de covid-19 durante a pandemia, gerou muitas controvérsias, já que a própria Organização Mundial da Saúde e Food and Drug Administration (FDA) não comprovaram a eficácia do medicamento. Em síntese, através desse exemplo, se mostra o quão influenciável o ser humano pode ser, já que abriu mão da sua liberdade de escolha, para seguir algo que não possuía fundamento científico comprovado.
Portanto, é crucial modificar esse cenário e, sobretudo, atenuar o efeito da mídia sobre o pensamento das pessoas . Para tanto, cabe a população especializada no assunto alertar, por meio da mídia, já que é o veículo dessas informações, os riscos do uso de produtos, medicamentos e procedimentos estéticos quaisquer que sejam que não possuam comprovação de eficácia verdadeira . Esse projeto será cumprido por meio de estudos e divulgação dos mesmos, que comprovem a eficácia e veracidade do que está sendo passado, a fim de proporcionar aos cidadãos a liberdade de escolher qual caminho tomar, o tornando autônomo e responsável por suas escolhas. Desse modo, a sabedoria será passada e caberá a cada um decidir ser adestrado ou não.