Sua Redação

Aristóteles, grande pensador da antiguidade, defende a importância do conhecimento para a obtenção da plenitude da essência humana. Para o filósofo, sem a razão e a sabedoria, se torna difícil separar o ser humano dos demais animais. Nesse contexto, ao presenciar a influência midiática sobre o pensamento e tomada de decisões da sociedade, objetiva-se o princípio aristotélico, já que o bombardeamento de ideias, opiniões e “influencers”, tornam a população pobre no quesito individualidade e meros adestrados da opinião alheia.

Outrossim, nota-se como as pessoas têm colocado a autonomia de suas decisões, nas mãos de terceiros, que por vezes não possuem especialização alguma no que estão pregando. Esse impasse proporciona a formação de pessoas menos idealizadoras, revolucionárias e que buscam expressar suas ideias, uma vez que uma multidão segue padrões. Como exemplo amplo, a disseminação do uso de Hidroxicloroquina, para o tratamento de covid-19 durante a pandemia, gerou muitas controvérsias, já que a própria Organização Mundial da Saúde e Food and Drug Administration (FDA) não comprovaram a eficácia do medicamento. Em síntese, através desse exemplo, se mostra o quão influenciável o ser humano pode ser, já que abriu mão da sua liberdade de escolha, para seguir algo que não possuía fundamento científico comprovado.

Portanto, é crucial modificar esse cenário e, sobretudo, atenuar o efeito da mídia sobre o pensamento das pessoas . Para tanto, cabe a população especializada no assunto alertar, por meio da mídia, já que é o veículo dessas informações, os riscos do uso de produtos, medicamentos e procedimentos estéticos quaisquer que sejam que não possuam comprovação de eficácia verdadeira . Esse projeto será cumprido por meio de estudos e divulgação dos mesmos, que comprovem a eficácia e veracidade do que está sendo passado, a fim de proporcionar aos cidadãos a liberdade de escolher qual caminho tomar, o tornando autônomo e responsável por suas escolhas. Desse modo, a sabedoria será passada e caberá a cada um decidir ser adestrado ou não.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafos 1):
Colocação pronominal: coloque a partícula “-se” depois do verbo. (C1)
Pontuação: retire a vírgula depois de “influencers”. (C1)
Excelente introdução.

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Inadequação: o articulador “outrossim” está sendo utilizado incorretamente. Reveja o seu significado. (C4)
Pontuação: retire a vírgula depois de “decisões”; retire a vírgula depois de “escolha”. (C1)
Colocação pronominal: coloque a partícula “-se” depois do verbo. (C1)
Ficou a pergunta: qual o problema da perda da individualidade e da liberdade de escolha? Você disse que ela ocorre e como ocorre na atualidade, mas não problematizou essa perda, que está prevista no tema em forma de pergunta. (C3)

Conclusão (parágrafo 3):
Crase: coloque crase em “cabe à população”. (C1)
Complementar: “alertar … sobre os riscos”. (C1)
Colocação pronominal: coloque o “o” depois do verbo (tornando-o). (C1)
Regência: o correto é “tornando-se”. (C1)
Nestes tipos de texto, em que o tema está direcionado para uma discussão filosófica, eu não recomendo uma conclusão que prevê uma intervenção, como ocorre no Enem. Acredito que as bancas que propõem esse tipo de tema esperam uma escrita distante da estrutura do texto Enem. Então, procure, nas conclusões, responder à pergunta proposta no tema. (C2)

Notas por competência
C1 – norma padrão: 20 / 25
C2 – compreensão tema / gênero textual: 25 / 25
C3 – argumentação: 15 / 25
C4 – coesão e coerência: 25 / 25

Comentário geral sobre o texto:
Excelente texto. A única coisa que eu acredito que precisa ser resolvido é a problematização do seu argumento. Nesse texto, você só diz que ele acontece, mas não mostra o motivo dele ser um problema a partir das informações trazidas, o que pode ser resolvido com um olhar para questões sociais, a partir dos exemplos que você traz no texto.
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

Por favor aguarde!

Redação corrigida!

Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

Salvar na minha galeria

Confira abaixo o acesso de seus cursos

Você realmente deseja excluir?

Configurações da lista






































Gerador de simulados

Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/