Sua Redação

PROPOSTA DE REDAÇÃO:
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Enfrentamento à síndrome de Burnout na sociedade brasileira” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
A obra “O grito” de Edvard Munch, retrata um importante desequilíbrio psicológico de uma pessoa. A discussão apresentada no quadro pode-se relacionar com a Síndrome de Burnout (SB), que é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema relacionada ao trabalho de um indivíduo. Assim, corrobora para esse cenário o aceleramento do cotidiano e a má gestão das redes sociais que dificulta a resolução de tal problemática. Desse modo, urgem soluções para impedir que essa mazela se perpetue ainda mais.
Dessa forma, torna-se claro como o aceleramento do cotidiano cristaliza os obstáculos para o enfrentamento à síndrome de Burnout no Brasil. Esse cenário advém de uma supervalorização por um ideal de produtividade, no qual a pessoa tem que estar a todo momento produzindo algo para ser aceito na sociedade. Isso leva a uma sensação generalizada de exaustão e esgotamento, pois a pressão para se autosuperar e ser eficiente não tem limites claros. Nessa mesma lógica, de acordo com o escritor sul-coreano Byung-Chul Han, em seu livro “sociedade do cansaço”, retrata-se um modelo de autoexploração no qual somos incentivados a buscar constantemente nossa própria maximização e produtividade. Logo, reverter essa mentalidade de eficiência é imprescindível para superar o problema.
Além disso, pode-se citar também, que a gestão inadequada das redes alicerça as dificuldades do combate ao esgotamento profissional. Isso ocorre porque, principalmente durante e depois da pandemia do covid-19, quando muitas pessoas passaram a trabalhar em casa, gerou-se uma normatividade de estar sempre disponível nas redes sociais para receber demandas de trabalho a qualquer hora. Essa má gerência do horário trabalhista acarreta uma exposição contínua ao estresse e um cansaço extremo. As pessoas deixam de ter seu momento de lazer e se dedicam totalmente ao trabalho. Com isso, perdeu-se a noção de turnos definidos de trabalho, solidificando um Burnout digital desencadeado pela sobrecarga de conectividade.
Diante do exposto, é necessário perceber que a SB no Brasil é reflexo de um aceleramento do cotidiano e uma gestão inadequada das redes. Para solucionar essa problemática, é essencial que o governo federal atue por meio do Plano Nacional de Combate ao Burnout, em conjunto com o Ministério da Educação, promovendo palestras públicas sobre a SB, com o objetivo de conscientizar as pessoas a se cobrarem menos no âmbito do trabalho, a fim de desconstruir esse ideal extremo de produtividade. Outrossim, o governo federal, por meio do plano citado, juntamente com o Ministério do trabalho, deve aumentar a fiscalização dos turnos de trabalho nas empresas virtuais e presenciais, com o objetivo de que seja respeitado esse horário, a fim de que possam trabalhar com tranquilidade sem ter um esgotamento profissional.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.

Introdução (parágrafos 1):
Ortografia: não há necessidade de definir uma sigla para o nome da doença. (C1)
Pontuação: coloque vírgula depois do nome da obra. (C1)
Sobre o quadro, essa é uma interpretação da obra. Ela não retrata isso, mas pode-se perceber isso a partir dela, não há nenhuma discussão apresentada no quadro. Sugiro rever, pois o repertório não teve uso produtivo. (C2)

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Ortografia: no parágrafo anterior, o nome da doença foi escrito com letra maiúscula, e neste não. Defina a maneira como o nome da doença será escrito; o correto é “auto superar”; escreva o nome do livro com letra maiúscula. (C1)
Repertório sem uso produtivo. (C2)
Parágrafo expositivo. Aqui, as informações foram apresentadas sem foco na defesa de um ponto de vista, mas apenas em mostrar a relevância do argumento. Sugiro problematizar mais as informações, além de relacionar melhor o repertório com o texto. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Pontuação: retire a vírgula depois de “também”. (C1)
Ortografia: escreva “burnout” com letra minúscula. (C1)
Assim como no parágrafo anterior, neste há apenas exposição de informações. É necessário problematizar os argumentos. Além disso, sugiro rever o uso de informações do senso comum para construir o texto. (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Ortografia: escreva o nome do Ministério com letra maiúscula. (C1)
Pontuação: coloque vírgula depois de “atue”. (C1)
Agente: governo federal
Ação: atuar promovendo…
Efeito: com o objetivo de conscientizar as pessoas a se cobrarem menos no âmbito do trabalho
Modo/meio: por meio do Plano Nacional de Combate ao Burnout
Detalhamento: a fim de desconstruir esse ideal extremo de produtividade

Notas por competência
C1 – norma padrão: 160
C2 – compreensão tema / gênero textual: 160
C3 – desenvolvimento: 120
C4 – coesão e coerência: 200
C5 – coesão e coerência: 200

Comentário geral sobre o texto:
Sobre o texto, destaco que a defesa do ponto de vista está muito superficial, visto que os argumentos são apresentados, mas não há uma problematização deles, mostrando, por exemplo, o motivo deles serem pontos que comprometem o tema em questão, considerando também que é um fator social. Além disso, sugiro rever o uso dos repertórios, é necessário que eles estejam relacionados com o tema e com a sua argumentação.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

Por favor aguarde!

Redação corrigida!

Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

Salvar na minha galeria

Confira abaixo o acesso de seus cursos

Você realmente deseja excluir?

Configurações da lista






































Gerador de simulados

Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/