Sua Redação

É inegável, que a falta de caminhos na efetivação da inclusão digital dos idosos ainda é um problema na sociedade Brasileira. Essa realidade tem origem clara na mentalidade capitalista que visa somente o retorno financeiro secundarizando cada vez mais a resolução dessa problemática. Assim, corrobora para esse cenário a manipulação midiática e falha educacional.
Dessa forma, torna-se claro como a manipulação dos meios de comunicação cristaliza o déficit de inclusão digital dos idosos no Brasil. Isso ocorre porque, a mídia sobrepõe seu interesse lucrativo e de engajamento em detrimento de sua função como instituição social, direcionando seus conteúdos para a classe etária que mais tem acesso às redes sociais, invisibilizando e marginalizando os mais velhos. Essa reflexão pode ser confirmada pelo Sociólogo Polonês Zygmunt Bauman, para quem “Na era da informação a invisibilidade é equivalente à morte”, já que o apagamento midiático vivido pelos idosos solidifica a morte social dessa minoria.
Além disso, pode-se citar também que a falibilidade educacional alicerça a exclusão digital dos idosos no Brasil. Esse panorama ocorre porque, a educação Brasileira negligencia a formação social de seus alunos, adotado um viés tecnicista que visa somente a formação de mão de obra, naturalizando um pensamento coletivo de que para sermos incluídos na sociedade seja real ou virtual temos que ser pessoas produtivas solidificando o apagamento dos idosos. Essa afirmação pode ser confirmada pelo Filósofo Immanuel Kant, para quem “O homem é aquilo que a educação faz dele”, visto que confirma a falha educacional na formação de pessoas empáticas para a inclusão da terceira idade na sociedade.
Diante do exposto, é necessário perceber que a dificuldade da inserção dos idosos no meio digital é reflexo de uma mentalidade capitalista. Para solucionar essa problemática, o governo federal deve atuar por meio do Plano Nacional de inclusão dos idosos em parceria com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) que terá como objetivo tornar obrigatório a destinação de parte do conteúdo para os mais velhos com a finalidade de que haja uma incorporação do grupo nas relações virtuais. Ademais, o plano juntamente com o Ministério de Educação deverá desenvolver palestras à população, com o intuito de desconstruir a idealização de produtividade e romper com esse requisito social para assim permitir a inserção dos idosos no meio digital.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafos 1):
Pontuação: retire a vírgula depois de “inegável”; coloque vírgula depois de “financeiro”. (C1)
Ortografia: escreva “brasileira” com letra minúscula. (C1)
Paralelismo: “a manipulação midiática e a falha educacional”. (C1)
Repetição: neste parágrafo há muita repetição do pronome “esse” e seus sinônimos. Evite isso. (C4)
Procure apresentar uma contextualização mais completa do tema, para que a introdução fique mais completa. (C4)

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Pontuação: retire a vírgula depois de “porque”. (C1)
O segundo período deste parágrafo está longo. Cuidado com isso! (C1)
Gerundismo: evite o uso excessivo de gerúndio no texto (direcionamento, inviabilizando, marginalizando). (C1)
Por que o papel que a mídia tem feito é problemático? Neste parágrafo, você apenas aponta a problemática, mas não deixa claro o motivo de ser, de fato, um problema. (C3)
Ortografia: escreva as palavras a seguir com letra minúscula: “sociólogo” e “polonês”; citações só devem ser escritas com letra maiúscula depois de dois pontos. (C1)
Por que a morte social dos idosos é um problema? (C3)
Repertório sem uso produtivo. (C2)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Pontuação: retire a vírgula depois de “porque”; coloque vírgula antes e depois de “para sermos incluídos na sociedade”; coloque vírgula depois de “virtual”; coloque vírgula depois de “produtivas”. (C1)
Ortografia: escreva as seguintes palavras com letra minúscula: brasileira e filósofo; citações só devem ser escritas com letra maiúscula depois de dois pontos. (C1)
Gerundismo: evite o uso excessivo de gerúndio no texto (naturalizando, solidificando). (C1)
A partir de qual informação você consegue afirmar que a educação visa apenas o aprendizado tecnicista? Sugiro apresentar um exemplo que demonstra isso. (C3)
Repertório: o repertório acaba não tendo uso muito produtivo, pois é importante explicar a ideia do autor e relacionar com o seu argumento. Isso ficou um pouco superficial. (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Pontuação: coloque vírgula depois de “inclusão dos idosos”; coloque vírgula depois de “Conar”; coloque vírgula depois de “mais velhos”. (C1)
O segundo período deste parágrafo está muito longo. Evite isso, pois a chance de ocorrer problemas de sintaxe é muito grande. (C1)
Qual plano? (C3)
Concordância: reveja a concordância do verbo “deverá”. (C1)
Proposta de intervenção 1:
Agente: governo federal
Ação: não apresenta ação, “deve atuar” não indica nada a ser feito.
Modo/meio: por meio do Plano Nacional de inclusão dos idosos em parceria com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR)
Efeito: objetivo tornar obrigatório a destinação de parte do conteúdo para os mais velhos
Detalhamento da finalidade: com a finalidade de que haja uma incorporação do grupo nas relações virtuais
Proposta de intervenção 2:
Agente: Ministério de Educação
Ação: desenvolver palestras à população
Modo/meio: não apresenta
Efeito: o intuito de desconstruir a idealização de produtividade e romper com esse requisito social para assim permitir a inserção dos idosos no meio digital
Detalhamento: não apresenta

Notas por competência
C1 – norma padrão: 160
C2 – compreensão tema / gênero textual: 160
C3 – argumentação: 160
C4 – coesão e coerência: 200
C5 – Proposta de intervenção: 160

Comentário geral sobre o texto:
Seu texto apresenta características muito interessantes, que valorizam demais sua redação. Porém, considerando a característica argumentativa do texto ENEM, temos algumas questões que precisam ser revistas. O que mais precisa ser considerado nesse texto é o desenvolvimento dos argumentos e o projeto de texto. O texto Enem exige uma organização argumentativa que olha para o tema e tente desenvolver no mínimo de linhas um ponto de vista que convence o leitor, e o que faz com que esse convencimento não esteja totalmente feito são as lacunas argumentativas, as quais eu coloquei na correção em forma de perguntas. Para resolver isso, pense nas perguntas que coloquei no texto, construa respostas para elas e insira numa reescrita da redação, assim você vai conseguir tapar os buracos que ficaram no texto. Pense assim: só é texto aquilo que eu coloco no texto. Sobre o projeto de texto, ele ficou comprometido em relação à proposta de intervenção, pois ela não contempla no texto soluções para os argumentos. Fico me perguntando: se o governo é apontado como alguém que contribui para que o problema ocorra, por que ele também é o agente que precisa resolver isso?

Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.

Bjin e bons estudos!

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