É inegável, que a falta de caminhos na efetivação da inclusão digital dos idosos ainda é um problema na sociedade Brasileira. Essa realidade tem origem clara na mentalidade capitalista que visa somente o retorno financeiro secundarizando cada vez mais a resolução dessa problemática. Assim, corrobora para esse cenário a manipulação midiática e falha educacional.
Dessa forma, torna-se claro como a manipulação dos meios de comunicação cristaliza o déficit de inclusão digital dos idosos no Brasil. Isso ocorre porque, a mídia sobrepõe seu interesse lucrativo e de engajamento em detrimento de sua função como instituição social, direcionando seus conteúdos para a classe etária que mais tem acesso às redes sociais, invisibilizando e marginalizando os mais velhos. Essa reflexão pode ser confirmada pelo Sociólogo Polonês Zygmunt Bauman, para quem “Na era da informação a invisibilidade é equivalente à morte”, já que o apagamento midiático vivido pelos idosos solidifica a morte social dessa minoria.
Além disso, pode-se citar também que a falibilidade educacional alicerça a exclusão digital dos idosos no Brasil. Esse panorama ocorre porque, a educação Brasileira negligencia a formação social de seus alunos, adotado um viés tecnicista que visa somente a formação de mão de obra, naturalizando um pensamento coletivo de que para sermos incluídos na sociedade seja real ou virtual temos que ser pessoas produtivas solidificando o apagamento dos idosos. Essa afirmação pode ser confirmada pelo Filósofo Immanuel Kant, para quem “O homem é aquilo que a educação faz dele”, visto que confirma a falha educacional na formação de pessoas empáticas para a inclusão da terceira idade na sociedade.
Diante do exposto, é necessário perceber que a dificuldade da inserção dos idosos no meio digital é reflexo de uma mentalidade capitalista. Para solucionar essa problemática, o governo federal deve atuar por meio do Plano Nacional de inclusão dos idosos em parceria com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) que terá como objetivo tornar obrigatório a destinação de parte do conteúdo para os mais velhos com a finalidade de que haja uma incorporação do grupo nas relações virtuais. Ademais, o plano juntamente com o Ministério de Educação deverá desenvolver palestras à população, com o intuito de desconstruir a idealização de produtividade e romper com esse requisito social para assim permitir a inserção dos idosos no meio digital.