Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.
Introdução (parágrafos 1):
Grafia: escreva o sobrenome do filósofo com letra maiúscula; escreva o nome da obra com letra maiúscula; o correto é “para”. (C1)
Pontuação: coloque vírgula depois de “perfeita”; coloque vírgula depois de “atual”. (C1)
Ausência de elemento sintático: coloque o artigo “a” antes de “população”. (C1)
Sua introdução apresenta o tema de maneira bastante superficial. Cuidado com isso. (C2)
Repertório sem uso produtivo. Relacione melhor a ideia do filósofo com o que está sendo apresentado aqui. (C2)
Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Crase: coloque crase em “devido à falta de saneamento básico”; coloque crase em “mostrar à população”. (C1)
Articulação: coloque um conectivo no início do segundo período para relacionar com o anterior; evite repetição de operadores argumentativos (paralelo a isso); coloque um conectivo no início do do quarto período para relacionar com o anterior. (C4)
Pontuação: coloque vírgula depois do nome do filósofo; retire a vírgula depois de “país atual”; retire a vírgula depois de “população”; coloque vírgula depois de “habitam”. (C1)
Repertório sem uso produtivo. Relacione a ideia do filósofo com seu argumento. (C2)
Ausência de elemento sintático: coloque a preposição de em “consequências (d)a falta de saneamento”. (C1)
Parágrafo expositivo. Não apresenta argumentação e não desenvolve o argumento apontado na introdução (inoperância governamental). (C3)
Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Inadequação de articuladores: o conectivo “entretanto” está sendo utilizado incorretamente, visto que não há uma contraposição de argumentos. (C4)
Acentuação: a palavra “inoperância” deve ser acentuada. (C1)
Inoperância do governo em relação a quê? Sobre o quê você está falando este parágrafo? (C3)
Pontuação: coloque vírgula depois de “futuramente”. (C1)
Parágrafo expositivo. Aqui, não há nenhum direcionamento de uma argumentação. Além disso, não desenvolve o argumento apontado na introdução (descaso social). (C3)
Conclusão (parágrafo 3):
Pontuação: retire a vírgula depois de “governo federal”; coloque vírgula depois de “medida”; retire a vírgula depois do nome do filósofo. (C1)
Crase: coloque crase em “em relação à falta de saneamento”. (C1)
Grafia: o correto é “para o povo”; escreva o sobrenome do autor com letra maiúscula. (C1)
Articulação: coloque um conectivo no início do segundo período”. (C4)
Ausência de elemento sintático: “levar o saneamento”. (C1)
Sua proposta não resolve nenhum dos argumentos apontados no texto. (C3)
Proposta de intervenção 1:
Agente: Governo federal
Ação: não apresenta
Modo/meio: não apresenta
Efeito: a fim de levar o saneamento básico para todo território brasileiro
Detalhamento: órgão de maior poder no país
Notas por competência
C1 – norma padrão: 160 (muitas falhas de estrutura sintática)
C2 – compreensão tema / gênero textual: 160 (repertórios sem uso produtivo).
C3 – argumentação: 120 (projeto de texto com falhas e muitas lacunas argumentativas)
C4 – coesão e coerência: 120
C5 – proposta de intervenção: 160 (proposta mais completa com 4 elementos)
Nota final: 720 / 1000
Comentário geral sobre o texto:
No seu texto, há pouca defesa do ponto de vista, visto que você define os argumentos, mas não mostra durante seu texto o motivo deles contribuírem para que o tema seja um problema social. Isso piora mais quando se vê que os repertórios socioculturais foram utilizados de maneira improdutiva. Cuidado! Quando os repertórios não são utilizados para criar uma discussão, eles criam lacunas e assim comprometem a defesa do seu ponto de vista.
Isso tudo é um problema porque sua redação fica meio que sem foco argumentativo, vai para vários caminhos e no final não cumpre o objetivo que é defender seu ponto de vista. Então, escolha informações e argumentos que se relacionam, faça essa relação entre eles no seu texto e problematize, apontando, talvez, consequências da permanência dessa problemática social e confirmando a pertinência dos seus argumentos por meio dos repertórios.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Atente-se também aos desvios gramaticais. Em textos escritos à mão, a chance dos desvios ocorrerem é muito grande maior do que o digitado, por isso tenha mais atenção quanto à escrita e revise o texto pelo menos duas vezes.
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!