Sua Redação

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, os direitos sociais para todos os cidadãos brasileiros, assegurando o mínimo para que ele viva dignamente. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a situação dos moradores de rua como sujeito de direito, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, é importante mencionar a inoperância do Estado como fator determinante para a permanência da questão no país. É de conhecimento geral a construção de uma imagem equivocada fundada na exclusão social e criminalização que se criou em torno desses indivíduos de rua. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que todos cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como educação, moradia, alimentação, emprego, entre outros. Percebe-se, a recorrência de obstáculos que atrapalham o desenvolvimento de uma sociedade sem pessoas em condição de rua, já que o Estado, mesmo sendo o responsável para promoção de instruções as pessoas, não cumpre o seu devido papel.¬¬ Desse modo, é inadmissível que tal situação se perpetue, pois traz consequências graves, como o aumento do preconceito, falta de empatia, criminalidade, exclusão social de pessoas que também merecem seus direitos.
Ademais, é fundamental apontar que a ausência de debates em questão do que leva o cidadão a parar nas ruas e se manter nela não desfrutando de seus direitos, é pouco debatido. Gabriel, o Pensador, na música “Até quando”, elenca como principal crítica a comodidade, do brasileiro frente aos problemas sociais. Estereótipo do cidadão médio, essa situação serve de símbolo para o conformismo social diante da situação dos moradores de rua com seus direitos não alcançados, uma vez que a passividade dos indivíduos dá continuidade a problemática. Nesse sentido, é de extrema importância que a sociedade busque se informar e debater a respeito dessa realidade, visto que sem diálogo sério e massivo sobre esse problema, sua resolução se torna quase utópica. Dessa maneira, é visível que a ignorância humana em não expor o problema em sociedade compromete a solução da problemática.
Depreende-se, portanto, a necessidade de novas medidas para reverter esse impasse no Brasil. Para isso, o Estado em conjunto com a mídia deve criar um projeto que vise informar a população sobre a situação dos moradores de rua, a falta do alcance aos seus direitos. Isso deve ocorrer por meio de propagandas televisivas e de reportagens, com a participação de profissionais competentes e membros da comunidade, a fim de garantir os direitos dos indivíduos prejudicados e mobilizar a população. Assim, será possível que o problema seja gradativamente minimizado, sendo consolidada com o tempo uma sociedade mais evoluída nesse quesito, onde o estado desempenha seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafos 1):
Ortografia: escreva o termo “Constituição” com letra maiúscula. (C1)
Pontuação: retire a vírgula depois de “artigo 6º”. (C1)
Retomada: o pronome “ele” se refere a quem? (C4)
Evite repetições. Neste parágrafo, há um excesso da palavra “direito”. (C4)
Quais fatores favorecem esse quadro? Apresente-os. (C3)
Boa introdução.

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Conectivo: insira conectivo no início do segundo período; insira conectivo no início do terceiro período. (C4)
A partir de qual fonte você afirma que a construção de uma imagem equivocada criada pelos indivíduos é de conhecimento geral? Evite informações do senso comum. (C3)
Argumentação: esse parágrafo está bastante confuso. Qual a relação entre o papel do estado e a imagem que se tem das pessoas que vivem em situação de rua? (C3)
Onde se percebe essa recorrência? (C3)
Pontuação: retire a vírgula depois de “percebe-se”. (C1)
Crase: coloque crase em “às pessoas” (C1)
Complemente: “para a promoção…”. (C1)
Esse parágrafo está bastante expositivo, pois foca mais em apresentar as informações, que em alguns momentos estão pouco relacionadas no texto, e deixa de lado em mostrar o motivo do seu argumento ser um problema, de fato. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Paralelismo: como você iniciou o parágrafo anterior com “em primeiro lugar”, aqui, é importante usar “em segundo lugar”, para que haja paralelismo. Com essa construção, garantimos a resolução de um desvio gramatical, não confunda com o uso de articulador, que é avaliado na C4. Você não deve tirar o conectivo “além disso”, apenas acrescentar “em segunda análise”, tudo bem? (C1)
Pontuação: retire a vírgula depois de “direitos”. (C1)
O primeiro período deste parágrafo está um pouco confuso. (C1)
Conectivo: insira um conectivo no início do segundo período; insira um conectivo no início do terceiro período. (C4)
Pontuação: retire a vírgula depois de “comodidade”. (C1)
O que o cantor diz na música dele? (C3)
O que você quis dizer com “estereótipo do cidadão médio”? (C3)
Qual situação serve de símbolo? Não dá para entender o que está sendo dito aqui. (C3)
Neste parágrafo, não está sendo apresentada uma argumentação, apenas exposição de informações que estão bem confusas. Sugiro rever o que foi trazido aqui. (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Concordância: o verbo “deve” precisa concordar no plural com o sujeito composto. (C1)
Projetos sociais não são feitos por meio de propagandas. Como uma pessoa que vive em situação de rua vai acessar seus direitos por meio de propagandas televisivas? Isso não faz muito sentido. (C3)
Articulação: utilizamos o “onde” apenas para referenciar lugares físicos. (C4)
Grafia: escreva “Estado” com letra maiúscula. (C1)
Proposta de intervenção:
Agente: Estado em conjunto com a mídia
Ação: criar um projeto
Efeito: a fim de garantir os direitos dos indivíduos prejudicados e mobilizar a população
Modo/meio: por meio de propagandas televisivas e de reportagens
Detalhamento: com a participação de profissionais competentes e membros da comunidade

Notas por competência
C1 – norma padrão: 120
C2 – compreensão tema / gênero textual: 200
C3 – argumentação: 120
C4 – coesão e coerência: 160
C5 – proposta de intervenção: 200

Comentário geral sobre o texto:
Seu texto apresenta características muito interessantes, que valorizam demais sua redação. Porém, considerando a característica argumentativa desse tipo textual, temos algumas questões que precisam ser revistas. O que mais precisa ser considerado nesse texto é o desenvolvimento dos argumentos e o projeto de texto. O texto dissertativo argumentativo exige uma organização argumentativa que olha para o tema e tente desenvolver no mínimo de linhas um ponto de vista que convence o leitor, e o que faz com que esse convencimento não esteja totalmente feito são as lacunas argumentativas, as quais eu coloquei na correção em forma de perguntas. Para resolver isso, pense nas perguntas que coloquei no texto, construa respostas para elas e insira numa reescrita da redação, assim você vai conseguir tapar os buracos que ficaram no texto. Pense assim: só é texto aquilo que eu coloco no texto. Sobre o projeto de texto, ele ficou comprometido em relação à proposta de intervenção, pois ela não contempla no texto soluções para os argumentos. Fico me perguntando: se o governo é apontado como alguém que contribui para que o problema ocorra, por que ele também é o agente que precisa resolver isso?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

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