Sua Redação

O tema da redação é: Desafios do combate aos impactos da vigorexia na sociedade brasileira.
“No meio do caminho tinha pedras, tinha pedras no meio do caminho”, Carlos Drummond de Andrade. As pedras representam os desafios do combate aos impactos da vigorexia na sociedade brasileira, o qual distorce a forma em que as pessoas se enxergam prejudicando sua saúde mental e física. Esse cenário decorre de uma manipulação midiática e uma falha educacional que dificulta a resolução de tal problemática. Desse modo, urgem soluções para impedir que essa mazela se perpetue ainda mais.
Dessa forma, torna-se claro como a manipulação midiática cristaliza os obstáculos no combate à vigorexia no Brasil. Isso ocorre porque a mídia, como instituição social e educativa, deveria estar utilizando de sua influência para combater essa temática, ao invés de permitir sua disseminação principalmente por influenciadores digitais, que através das redes sociais pregam uma ideologia de perfeição, o qual as pessoas têm que ter um corpo musculoso e atlético, e que para ser considerada uma pessoa bonita, tem que seguir esse estereótipo. Esse pensamento pode ser confirmado pelo escritor inglês George Orwell, para quem “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia, a mídia controla a massa”, visto que confirma o poder dos meios de comunicação para influenciar as pessoas.
Além disso, pode-se citar também, que a falha educacional alicerça os desafios do combate aos impactos da vigorexia na sociedade brasileira. Esse panorama advém da negligência na formação dos alunos, em que muitas vezes não se aborda adequadamente dentro das escolas temas como autoimagem saudável, nutrição equilibrada e bem-estar psicológico. Essa lacuna perpetua padrões de beleza irreais, dificultando a promoção de uma cultura de aceitação e o cuidado com a saúde física e mental. Como resultado, surgem distorções da própria imagem, baixa autoestima, e um aumento de doenças mentais, como depressão e ansiedade.
Diante do exposto, é necessário perceber que os desafios do combate aos impactos da vigorexia no Brasil é reflexo de uma manipulação midiática e falha educacional. Para solucionar essa problemática, é essencial que o governo federal atue por meio do Plano Nacional de Combate à vigorexia, em conjunto com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), aumentando o monitoramento de conteúdos que são transmitidos nas redes sociais, com o objetivo de que diminua a disseminação de corpos perfeitos, a fim de combater a vigorexia. Outrossim, o governo federal, por meio do plano citado, juntamente com o Ministério da Educação e da Saúde, promova palestras públicas sobre distúrbios alimentares e saúde mental, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre as doenças geradas pela vigorexia, a fim de que possam se aceitar do jeito que são e que a pedra que existe no caminho seja retirada.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.

Introdução (parágrafos 1):
Reorganize o primeiro período do parágrafo, de forma que dê mais clareza para o repertório. (C2)
Articulação: coloque um articulador no início do segundo período. (C1)
Reveja. As pedras não representam esses desafios, isso é uma interpretação que foi feita da frase para o texto. (C2)
Concordância: o termo “o qual” deve concordar com o substantivo a que ele faz referência; . (C1)
Pontuação: coloque vírgula depois do verbo “enxergam”. (C1)
Complementação: prejudica a saúde mental e física de quem? (C1)
Paralelismo: “de uma manipulação midiática e de uma falha educacional”.(C1)
Sugiro não construir períodos curtos (menos de 1 linha e meia). (C1)
O que é vigorexia? Isso não ficou claro no texto. A explicação desse conceito é muito importante para o desenvolvimento do texto.

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Reveja o uso do articulador “dessa forma” no início do parágrafo. (C1)
Pontuação: coloque vírgula depois de “disseminação”. (C1)
Concordância: reveja a concordância no uso de “o qual”. (C1)
Complementar: disseminação de que? O que está sendo disseminado? (C3)
O segundo período desse parágrafo está muito longo, o que deixa o texto bem confuso. Reescreva. (C3)
Qual a relação entre a frase do escritor com o argumento principal? Esse poder dos meios de comunicação é criticado por ele, por qual motivo? (C3)
Parágrafo com foco expositivo. Nesse parágrafo, estão sendo apenas apresentadas situações, mas elas não estão sendo problematizadas. Além disso, como o argumento principal é a manipulação midiática, não fica clara qual a relação entre esse argumento com a influência dos influenciadores digitais, e também, não fica claro o motivo dessa manipulação ser um problema, e nem como ela ocorre de fato. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Pontuação: retire a vírgula depois de “também”; retire a vírgula depois de “baixa autoestima”. (C1)
Ortografia: o correto é “auto imagem”. (C1)
Assim como no parágrafo anterior, nesse, as informações foram apresentadas de maneira expositiva. Problematize o que está sendo posto no texto, focando no argumento principal. (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Concordância: o verbo “é” e o adjetivo “reflexo” devem concordar com o sujeito “os desafios do combate aos impactos da vigorexia no Brasil”. (C1)
Ortografia: o correto é “desfrutar”. (C1)
Paralelismo: “em conjunto com o MMA e o Ministério da Educação”. (C1)
Os períodos desse parágrafo estão muito longos. Sugiro rever. (C1)
Reescreva a frase: “com o objetivo de que diminua a disseminação…”. (C1)
Proposta de intervenção completa:
Agente: governo federal
Ação: promova palestras públicas sobre distúrbios alimentares e saúde mental
Modo/meio: por meio do plano citado
Efeito: com o intuito de conscientizar as pessoas sobre as doenças geradas pela vigorexia
Detalhamento: a fim de que possam se aceitar do jeito…

Notas por competência
C1 – norma padrão: 120
C2 – compreensão tema / gênero textual: 200
C3 – desenvolvimento: 120
C4 – coesão e coerência: 200
C5 – coesão e coerência: 200

Comentário geral sobre o texto:
Sobre o texto, destaco que a defesa de ponto de vista está muito superficial, visto que os argumentos são apresentados, mas não há uma problematização deles, mostrando, por exemplo, o motivo deles serem pontos que comprometem o tema em questão. Também, os diversos desvios e problemas sintáticos comprometem bastante a nota e a compreensão do texto. Cuidado com isso, OK!?
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

Por favor aguarde!

Redação corrigida!

Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

Salvar na minha galeria

Confira abaixo o acesso de seus cursos

Você realmente deseja excluir?

Configurações da lista






































Gerador de simulados

Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/