Sua Redação

OBS: O tema da minha redação é:
Enfretamento aos desafios do letramento racial na sociedade Brasileira
É inegável, que os desafios do letramento racial ainda prevalecem na sociedade Brasileira. Essa situação tem origem clara na falibilidade estatal que secundariza cada vez mais a resolução e prevenção de problemas sociais e a garantia do bem-estar da sociedade. Pode-se citar também, que o aceleramento do cotidiano e a falha legislativa corroboram para a persistência dessa temática.
Dessa forma, torna-se claro que o aceleramento do cotidiano cristaliza os desafios do letramento racial no Brasil. Isso ocorre porque, a população está cada dia mais submersa a uma supervalorização de atividades que cumprem um ideal de produtividade, habituando-se a práticas racistas em seu cotidiano, contribuindo ao racismo estrutural que dificulta o letramento racial na sociedade. Essa reflexão pode ser confirmada pela Filósofa Simone de Beauvoir, para quem “O maior dos escândalos é que nos habituamos a eles” já que confirma a indiferença sofrida pela população negra do Brasil.
Além disso, torna-se claro que falibilidade legislativa alicerça a falta de letramento racial no Brasil. Esse panorama advém de um discurso padronizado de que não existe racismo no Brasil, naturalizando a violência verbal e física sofrida pela população negra, a qual ocupa a maior porcentagem de mortalidade, os piores cargos e sendo os mais pobres na sociedade, e a branquitude acostumada com isso normaliza esse comportamento, infringindo as leis para a manutenção do seu espaço de poder. Esse pensamento se opõe ao apresentado na Constituição Federal de 1988, a qual reconhece a discriminação racial como crime no Brasil, visto que comprova o comportamento equivocado da sociedade na marginalização dos negros.
Portanto, levando em consideração aos argumentos mencionados acima, é dever do governo federal investir em um Plano Nacional de incentivo ao letramento racial, juntamente com o Ministério da educação, tendo como objetivo aumentar o monitoramento na sala de aula para que os docentes estejam seguindo corretamente as diretrizes curriculares no ensino étnico-racial a fim de ensinar aos alunos sobre a diversidade cultural de cada raça. Ademais, o governo também deverá orientar o congresso e a mídia meios mais eficazes de aplicação das leis de letramento, igualdade, discriminação e violência racial já vigentes na constituição, como por exemplo, uma punição mais rígida aos crimes que ocorrem nas redes sociais e na sociedade fora dela, com a finalidade de que haja uma consciência maior antes da realização de qualquer tipo de violência contra essas pessoas.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafos 1):
Pontuação: retire a vírgula depois e “é inegável”; retire a vírgula depois de “também”. (C1)
Ortografia: escreva “brasileira” com letra minúscula. (C1)
Essa introdução apresenta o tema de maneira muito superficial e não deixa muito claro quais serão os argumentos a serem desenvolvidos ao longo do texto. (C2)

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Pontuação: retire a vírgula depois de “porque”; coloque vírgula depois da citação. (C1)
Evite o uso excessivo de gerúndios no texto. (C1)
Ortografia: escreva a palavra “filósofa” com letra minúscula; citações só devem ser escritas com letra maiúscula. (C1)
Repertório sem uso produtivo, pois a ideia expressa não está sendo relacionada com o texto. (C2)
Parágrafo expositivo. Falta problematizar as informações, apenas dizer que os problemas acontecem não garante a defesa de um ponto de vista. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Ausência de elemento sintático: coloque o artigo “a” antes de “falibilidade”. (C1)
De onde você tirou a informação de que a população negra ocupa a maior porcentagem de mortalidade no país. (C3)
Uso excessivo de gerúndios. (C1)
Parágrafo expositivo. Qual a relação entre o discurso padronizado com a falha de leis em relação ao racismo? (C3)
O segundo período desse parágrafo está muito longo. (C1)
Repertório sem uso produtivo, pois a ideia expressa não está sendo relacionada com o texto. (C2)
Qual a relação da falha das leis com a criminalização exposta pela Constituição. (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Os períodos desse parágrafo estão excessivamente longo. (C1)
Ortografia: escreva a palavra “Constituição” com letra maiúscula. (C1)
A mídia não é responsável por apontar meios de punição para crimes raciais. (C3)
Proposta de intervenção 1:
Agente: governo federal
Ação: investir em um Plano Nacional de incentivo ao letramento racial
Efeito: tendo como objetivo aumentar o monitoramento na sala de aula para que os docentes estejam seguindo corretamente as diretrizes curriculares no ensino étnico-racial
Modo/meio: não apresenta
Detalhamento: a fim de ensinar aos alunos sobre a diversidade cultural de cada raça
Proposta de intervenção 2:
Agente: mídia
Ação: meios mais eficazes de aplicação das leis de letramento, igualdade, discriminação e violência racial já vigentes na constituição
Efeito: com a finalidade de que haja uma consciência maior antes da realização de qualquer tipo de violência contra essas pessoas.
Modo/meio: não apresenta
Detalhamento: uma punição mais rígida aos crimes que ocorrem nas redes sociais e na sociedade fora dela

Notas por competência
C1 – norma padrão: 160
C2 – compreensão tema / gênero textual: 160
C3 – argumentação: 120
C4 – coesão e coerência: 160
C5 – proposta de intervenção: 160

Comentário geral sobre o texto:
Seu texto apresenta características muito interessantes, que valorizam demais sua redação. Porém, considerando a característica argumentativa desse tipo textual, temos algumas questões que precisam ser revistas. O que mais precisa ser considerado nesse texto é o desenvolvimento dos argumentos e o projeto de texto. O texto dissertativo argumentativo exige uma organização argumentativa que olha para o tema e tente desenvolver no mínimo de linhas um ponto de vista que convence o leitor, e o que faz com que esse convencimento não esteja totalmente feito são as lacunas argumentativas, as quais eu coloquei na correção em forma de perguntas. Para resolver isso, pense nas perguntas que coloquei no texto, construa respostas para elas e insira numa reescrita da redação, assim você vai conseguir tapar os buracos que ficaram no texto. Pense assim: só é texto aquilo que eu coloco no texto. Sobre o projeto de texto, ele ficou comprometido em relação à proposta de intervenção, pois ela não contempla no texto soluções para os argumentos. Fico me perguntando: se o governo é apontado como alguém que contribui para que o problema ocorra, por que ele também é o agente que precisa resolver isso?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

Por favor aguarde!

Redação corrigida!

Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

Salvar na minha galeria

Confira abaixo o acesso de seus cursos

Você realmente deseja excluir?

Configurações da lista






































Gerador de simulados

Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/