OBS: O tema da minha redação é:
Enfretamento aos desafios do letramento racial na sociedade Brasileira
É inegável, que os desafios do letramento racial ainda prevalecem na sociedade Brasileira. Essa situação tem origem clara na falibilidade estatal que secundariza cada vez mais a resolução e prevenção de problemas sociais e a garantia do bem-estar da sociedade. Pode-se citar também, que o aceleramento do cotidiano e a falha legislativa corroboram para a persistência dessa temática.
Dessa forma, torna-se claro que o aceleramento do cotidiano cristaliza os desafios do letramento racial no Brasil. Isso ocorre porque, a população está cada dia mais submersa a uma supervalorização de atividades que cumprem um ideal de produtividade, habituando-se a práticas racistas em seu cotidiano, contribuindo ao racismo estrutural que dificulta o letramento racial na sociedade. Essa reflexão pode ser confirmada pela Filósofa Simone de Beauvoir, para quem “O maior dos escândalos é que nos habituamos a eles” já que confirma a indiferença sofrida pela população negra do Brasil.
Além disso, torna-se claro que falibilidade legislativa alicerça a falta de letramento racial no Brasil. Esse panorama advém de um discurso padronizado de que não existe racismo no Brasil, naturalizando a violência verbal e física sofrida pela população negra, a qual ocupa a maior porcentagem de mortalidade, os piores cargos e sendo os mais pobres na sociedade, e a branquitude acostumada com isso normaliza esse comportamento, infringindo as leis para a manutenção do seu espaço de poder. Esse pensamento se opõe ao apresentado na Constituição Federal de 1988, a qual reconhece a discriminação racial como crime no Brasil, visto que comprova o comportamento equivocado da sociedade na marginalização dos negros.
Portanto, levando em consideração aos argumentos mencionados acima, é dever do governo federal investir em um Plano Nacional de incentivo ao letramento racial, juntamente com o Ministério da educação, tendo como objetivo aumentar o monitoramento na sala de aula para que os docentes estejam seguindo corretamente as diretrizes curriculares no ensino étnico-racial a fim de ensinar aos alunos sobre a diversidade cultural de cada raça. Ademais, o governo também deverá orientar o congresso e a mídia meios mais eficazes de aplicação das leis de letramento, igualdade, discriminação e violência racial já vigentes na constituição, como por exemplo, uma punição mais rígida aos crimes que ocorrem nas redes sociais e na sociedade fora dela, com a finalidade de que haja uma consciência maior antes da realização de qualquer tipo de violência contra essas pessoas.