Sua Redação

O Brasil possui um Sistema Único de Saúde (SUS) é um direito dos brasileiros e tem como responsabilidade atender a todos com equidade, tendo como base, a atenção primária, na qual são evitados e amenizados problemas de saúde, como a obesidade, que é um grande desafio para a saúde pública do país . Entretanto, falhas nessa etapa do SUS, contribui para o desenvolvimento de comorbidades, prejudicando o sistema de saúde no âmbito financeiro, associado a falta de medidas educativas, devendo ser combatido, afim de resolver tal situação.
Em primeiro lugar, o processo de industrialização dos países contribuiu para a evolução da saúde e cura de doenças, por meio de tecnologias e ferramentas elaboradas, principalmente, a partir do século XX. No entanto, também favoreceu, o desenvolvimento de outros estilos de vida, em que o tempo é escasso e a praticidade, umas primeiras escolhas. Assim, o consumo de alimentos rápidos e ultraprocessados, como os “fast food”, aumentaram e teve como resultado a maiores taxas de obesidades entre os brasileiros. Dessa maneira, tal problemática eleva os gastos na saúde pública do Brasil, uma vez que proporciona o surgimento de outras patologias, como a hipertensão arterial e cardiopatias, em decorrência do agravamento da saúde, desencadeada pela obesidade.
Ademais, segundo o autor Paulo Freire, “a educação não muda o mundo, ela transforma pessoas e pessoas mudam o mundo”, tal afirmativa evidencia que o principal meio de mudanças é o ensino e, para melhorias na área da saúde, como a redução da quantidade de pessoas obesas, também. Contudo, muitas vezes, falhas na atenção primária do SUS, com medidas educativas, prejudicam que sua função de reduzir o surgimento de outras comorbidades e agravamento das doenças, sejam cumpridas com exatidão. A exemplo disso, a parte psicológica, como a ansiedade e a depressão gera aumento no orçamento financeiro do sistema de saúde, o que torna necessário a resolução de tal situação.
Destarte, a obesidade é um dos maiores desafios para a saúde pública brasileira e para os gastos financeiros do Estado. Diante disso, faz-se necessário que o Ministério da Saúde, em parceria o Ministério da Educação, acrescente na grade escolar, a partir do ensino fundamental, uma matéria sobre saúde e edução, com convidados especialistas do assunto para ministrar aulas quinzenais nas escolas. Assim, com debates e realização de trabalhos abertos a comunidade, para que as famílias participem, a fim de conscientizar a população sobre os riscos associados a falta de hábitos saudáveis e as consequências que podem ser geradas na saúde delas quando não cuidadas com atenção.

Correção

Nota final: 760 / 1000

Olá.

A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.

Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafo 1):

Pontuação: coloque vírgula depois de “SUS”; retire a vírgula depois de “base”; retire a vírgula depois de “SUS” e que está antes de “contribui”, não separamos sujeito do predicado. (C1)

Concordância: o verbo “contribui” deve concordar no plural com o sujeito “falhas nessa etapa do SUS”. (C1)

Crase: coloque crase em “associado à falta de …” (C1)
Ortografia: Atenção ao uso de afim/a fim: Afim = semelhante; A fim = com o objetivo (correto para sua intenção). (C1)
Sintaxe: os períodos deste parágrafo estão muito longos. Evite construir parágrafos longos, pois as chances deles ficarem confusos e mal elaborados é muito fácil. (C1)

Na introdução, não ficou muito claro quais serão os argumentos que você vai defender ao longo do texto. Isso ocorreu porque, como os períodos estão longos, a percepção dos argumentos é afetada, pois seu texto pode mostrar muitas coisas. Então, procure apontar diretamente e sucintamente os argumentos, tudo bem?
Desenvolvimento 1 (parágrafo 2)
Pontuação: retire a vírgula depois de “principalmente”; retire a vírgula depois de “favoreceu”. (C1)

O segundo período deste parágrafo está muito confuso. A frase iniciada com “em que o tempo” não foi finalizada. O que você quis dizer com isso? (C1)

Concordância: o verbo “aumentaram” deve concordar no singular com o sujeito “o consumo de alimento…”. (C1)

Como essa questão do consumo afeta a saúde pública? O que acontece que interfere diretamente no sistema de saúde brasileiro? Isso não ficou muito claro. Quando você diz que surgem novas doenças, parece que isso afeta o indivíduo, não a saúde pública, no sentido de atendimento da população. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3)

Paralelismo: como você iniciou o parágrafo anterior com “em primeiro lugar”, aqui, obrigatoriamente você precisa colocar “em segundo lugar”, para que haja paralelismo. Com essa construção, garantimos a resolução de um desvio gramatical, não confunda com o uso de articulador, que é avaliado na C4. Você não deve tirar o conectivo “ademais”, apenas acrescentar “em segundo lugar”, tudo bem? (C1)

Justaposição: troque a vírgula depois da citação do filósofo por ponto final, pois o que vem depois da vírgula configura uma nova construção. (C1)

Repertório improdutivo: a fala de Paulo Freire não ficou muito clara em relação à questão de saúde apontada no texto. Então, a afirmativa não evidencia o que você está propondo. Relacione melhor a ideia do filósofo com o que você pretende dizer. O entendimento nunca pode ficar a cargo do leitor, tudo bem? (C2 e C3)

Pontuação: retire a vírgula depois de “doença”; coloque vírgula depois de “depressão”. (C1)

Concordância: o verbo “seja” deve concordar no singular com “função de reduzir…”. (C1)

Qual a relação entre educação, enquanto medida primária, interfere em patologias psicológicas? Isso não fez muito sentido. Esse parágrafo está bem confuso, pois as informações não se relacionam diretamente, e dá uma sensação de “forçação de barra”, entende o que quero dizer? Parece que as informações estão sendo relacionadas de maneira quase que “obrigatória”. Acredito que o argumento sobre a questão educacional não se relaciona muito bem com essa parte da saúde, pelo menos da maneira como você pretende fazer. Muito cuidado com isso, tudo bem? (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Ortografia: o correto é “educação”. (C1)

Truncamento: o ponto final depois de “escolas” separa as ideias do que fazem parte de um mesmo período. Sugiro repensar as construções das frases. (C1)

Sua proposta fica bem fora de contexto, considerando que a argumentação não apresentou claramente a relação entre educação e saúde, considerando o fato de que a não educação contribui para o agravamento de comorbidades, como a obesidade. Cuidado com as interpretações que você faz do tema, pois, para uma argumentação consistente, é fundamental uma relação clara e direta dos argumentos. (C3)

Proposta de intervenção:
Agente: Ministério da Saúde.
Ação: acrescentar na grade curricular uma matéria sobre saúde e educação.
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: para que famílias participem …
Detalhamento da ação: com convidados especialistas no assunto…

Nota por competência (ENEM)

C1 – norma padrão: 120
C2 – compreensão tema / gênero textual: 160
C3 – argumentação: 120
C4 – coesão e coerência: 200
C5 – proposta de intervenção: 160

Comentário geral sobre o texto:

Quando pensamos em argumentação, sua redação falha um pouco, visto que há um enfoque apenas em apresentar os assuntos, não em defender seu ponto de vista sobre o tema. Ao longo da correção, a interpretação do que você está dizendo fica a cargo do leitor, o que é um problema. Nos textos argumentativos, não podemos deixar lacunas a serem preenchidas por quem está lendo, sempre deixe todos os seus pensamentos explícitos no texto. Atente-se a isso, tudo bem?

Por fim, sugiro estudar a questão do truncamento e construção das frases, isso compromete bastante o texto e a nota final.

Bons estudos.

INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

Por favor aguarde!

Redação corrigida!

Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

Salvar na minha galeria

Confira abaixo o acesso de seus cursos

Você realmente deseja excluir?

Configurações da lista






































Gerador de simulados

Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/