No filme de animação carros, da disney, o modo de falar do personagem Match é foco de críticas negativas nas pistas de corridas, situação essa, não tão diferente da qual vivenciamos nos dias de hoje. O preconceito linguístico é uma atual anomalia criada pela sociedade mais contemplada de modernidade, algo que tem de ser combatido para que dessa forma haja inclusão de todos sem descriminação, através de políticas públicas efetivas e eficazes partindo do governo federal, e a conscientização de todos sobre os costumes de lugares e regiões diferentes divulgados por meio da modernidade de redes.
Nos debates ao vivo realizado pelo ex-político Dr. Enéias Carneira nas redes de televisores da época, o médico era criticado por seu bom português falado a fio. Nos dias atuais, uma parcela da população é rotulada por deixar de falar a norma culta da língua e se comunicar de forma efetiva daquele lugar específico em outras regiões, muitas das vezes agredidos verbalmente por meio de mídia como aconteceu nas eleições de 2022, casos assim, devem ser tratados como crime, e é dever do governo associar políticas públicas e severas para punir diante á lei qualquer pessoa ou grupos de indivíduos que pratiquem tais atos inadmissíveis com a mesma seriedade que tratam os votos de seus próprios salários.
O lórax, é um filme infantil que revela a importância da conscientização de uma nação sobre determinado assunto para o futuro. Partindo desse contexto, voltar uma sociedade para uma palta atual com relação ao respeito a o indivíduo resguardando suas diversidades e linguajados diferentes é dever de todos, e para disseminar essa causa nada melhor do que por meio da mídia, dos anúncios de rádios e televisores mostrando as diferenças de costumes e diversidade existente no nosso território, desde o índio, ribeirinho, nordestinos até o carioca e paulista, fazendo com que os modos diferentes de comunicação verbal não faça a rejeição de tradições de povos.
Portanto, o combate do preconceito linguístico contemporâneo é uma questão de urgência a ser resolvida em nosso meio. O governo Federal junto ao Ministério da cultura e o Ministério da cidadania devem implementar leis que puna severamente atores de crimes oriundos dessa questão, onde os mesmos possam refletir sobre seus atos, dessa forma perceberão que se trata de um crime e é proibido na sociedade. Outrossim, a divulgação de culturas e falares de regões diferentes por meio de veículos de informações da internet torna-se um aliado importante no combate ao preconceito linguístico, mobilizados por grandes redes de comunicação e por parte do governo com incentivos a disseminação dos fatos, levando uma idealização nacional da importância dos falares de cada região.