Sua Redação

Conhecida como “Cidadã, por ter sido concebida no processo de redemocratização, a constituição federal foi promulgada em 1988 com a promessa de assegurar os direitos de todos os brasileiros. No entanto, apesar da garantia constitucional, nota-se que o casamento honoafetivo em quentão no Brasil configura-se como uma falha no princípio da isonomia, pois uma vez que tal postura é tomada resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Sendo assim, percebe-se que o casamento entre pessoas do mesmo sexo possuem raízes amargas no país motivadas não só pela negligência governamental, como também ao preconceito da sociedade.
Em primeiro lugar, destaca-se a inexistência de leis como uma das causas do problema. Sob esse viés, segundo os dados da Anoreg, na realidade contemporânea registrasse 73.859 casamentos entre homossexuais. No entanto, ao se analisar o contexto nacional, vê-se uma lacuna entre a teoria e a prática nacional, uma vez que a ausência de lei exclusiva, possa impedir a união homoafetiva. Diante disso, é inaceitável tal conduta, em pleno século XXI, ainda se perpetuar no Brasil.
Ademais verifica-se o preconceito da sociedade como mais uma das causas do revés. Sob essa perspectiva, de acordo com a constituição federal, o estado tem o dever de assegurar a todos. Neste viés, independente da opção sexual, todos têm o mesmo direito. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a negligência governamental contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Infere-se, portanto a necessidade de combater os problemas enfrentados pela negligência governamental e pelo preconceito. Para isso é necessário que o governo a exemplo de regrar e organizar a sociedade, promova leis, por meio de decisões governamentais. Nesse sentido, o intuito de tal medida é o direito para esse grupo, e, consequentemente amenizar a negligência com o casamento homeafetivo em questão no Brasil. Desse modo os brasileiros verão o direito garantido pela Constituição, finalmente, como realidade.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.

Introdução (parágrafos 1):
Pontuação: feche as aspas em “Cidadã”. (C1)
Grafia: escreva “Constituição com letra maiúscula; o correto é “homoafetivo”; o correto é “questão”. (C1)
Inadequação: o articulador “uma vez que” está sendo utilizado incorretamente. (C4)
Concordância: o verbo “podem” deve concordar no singular com “casamento”. (C1)
Boa introdução.

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Construção sintática: evite construir períodos muito curtos. (C1)
Pontuação: coloque vírgula depois de “contemporânea”; retire a vírgula depois de “exclusiva”. (C1)
Grafia: o correto é “registra-se”. (C1)
Onde esses registros são feitos? O que isso tem a ver com a inexistência de leis? Na verdade, isso contradiz a questão da inexistência de leis. (C3)
Se o foco do texto é a lacuna legislativa, dizer que não existem leis está incorreto. (C3)
Parágrafo expositivo. Aqui, você foca apenas em apontar informações que, no texto, estão se contradizendo. Cuidado com a análise das informações escolhidas para o texto. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Pontuação: coloque vírgula depois de “ademais”. (C1)
Grafia: escreva “Estado” com letra maiúscula. (C1)
Informação incompleta. O Estado tem o dever de assegurar o quê? (C3)
Não é opção sexual, mas condição. Reveja as informações apresentadas no texto. (C3)
Ué, o parágrafo não tem o foco de abordar sobre o preconceito da sociedade? O que isso tem a ver com a negligência governamental? (C3)
Parágrafo expositivo e com informações quase aleatórias. (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Pontuação: coloque vírgula depois de “portanto”; coloque vírgula depois de “para isso”; coloque vírgula depois de “governo”; coloque vírgula depois de “consequentemente”; coloque vírgula depois de “desse modo”. (C1)
Grafia: o correto é “homoafetivo”. (C1)
Proposta de intervenção:
Agente: governo
Ação: promover leis
Modo/meio: decisões governamentais
Efeito: garantir o direito e amenizar a negligência com o casamento homoafetivo
Detalhamento: os brasileiros verão o direito como realidade

Notas por competência
C1 – norma padrão: 160
C2 – compreensão tema / gênero textual: 160
C3 – argumentação: 120
C4 – coesão e coerência: 160
C5 – Proposta de intervenção: 200

Comentário geral sobre o texto:
No seu texto, não há defesa do ponto de vista, visto que você apenas se propõe a apontar poucas informações não fundamentadas sobre o tema. Isso é um problema pois demonstra falta de compreensão do objetivo do texto dissertativo-argumentativo, que é defender uma ideia baseada num tema. Cuidado, pois sua redação fica sem foco argumentativo, vai para vários caminhos e no final não cumpre o objetivo que é defender seu ponto de vista. Então, escolha informações e argumentos que se relacionam, faça essa relação entre eles no seu texto e problematize, apontando, talvez, consequências da permanência dessa problemática social e confirmando a pertinência dos seus argumentos por meio de repertórios.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

Por favor aguarde!

Redação corrigida!

Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

Salvar na minha galeria

Confira abaixo o acesso de seus cursos

Você realmente deseja excluir?

Configurações da lista






































Gerador de simulados

Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/