Uberlândia, 17 de agosto de 2025
Excelentíssimo Prefeito de Uberlândia,
Sou morada da cidade de Uberlândia e venho, por meio desta carta, demonstrar minha completa insatisfação referente à falta de preparo da cidade para lidar com as enchentes, pois sabemos que ela está cercada por diversos cursos d’águas e que situações como essas seriam facilmente evitáveis. Infelizmente, ficamos sujeitos aos mais diversos tipos de vulnerabilidades durante esse período chuvoso, como o desenvolvimento de doenças como a leptospirose ou a picada de animais que buscam abrigos em nossas residências. Segundo a Constituição Federal, todos cidadãos brasileiros possuem direito a saneamento básico, apesar disso, vemos anualmente a incapacidade do município em garanti-lo para seus moradores.
Tenho noção de que nossa amada cidade foi construída próxima à diversos córregos, mas também sei que as enchentes afetam mais de um terço das cidades do nosso país por causa da urbanização desenfreada, segundo dados do próprio Governo Federal. Como cidadã de Uberlândia, acredito que seja sua obrigação zelar pela cidade como nosso governante e, para tanto, ações preventivas e políticas públicas já deveriam ter sido tomadas a fim de evitar esse problema. Lamentavelmente, estamos passando por momentos que facilmente seriam impossibilitados se seus antecessores e outros moradores, há mais de 40 anos, houvessem agido para impedir o surgimento de construções que viriam a drenar e aterrar as águas que cercam nossa cidade e, consequentemente, mudassem a sua geografia. No entanto, vivemos o agora e é urgente a necessidade de projetos visando a diminuição dessas inundações para, quem sabe no futuro, conseguirmos zerá-las em nossa região.
Por fim, senhor prefeito, deixo claro que votei na sua gestão por acreditar que ela faria mudanças em Uberlândia, bem como dar atenção às reclamações daqueles que a fizeram ser eleita, pois os residentes da cidade estão cansados de lidar com tanto descaso em relação aos alagamentos que ela sofre. Então, estou aqui para lembrá-lo de suas promessas durante as eleições, visto que é incabível estarmos há tanto tempo lidando com situações que seriam evitáveis caso a cidade realmente tivesse políticas e estratégias efetivas para enfrentar alagamentos, os quais ocorrem sazonalmente. Assim, espero receber notícias de que ações serão feitas para ajudar com a questão das enchentes.
Atenciosamente,
Josefa