Carta aberta para a diretoria da Unesco no Brasil
A cultura da paz é uma ação que auxilia na prevenção de situações de violência e de desigualdade social. Como professora, percebo que a educação ajuda o indivíduo a desenvolver essa prática e isso ajudará a diminuir os índices de violência e de diferença social. Segundo Instituto de Pesquisa Econômia aplicada (IPEA), a disparidade de raça/cor, nos falecimentos por violência aumentou no Brasil. O número de negros assassinados aumentou 33,1 por cento, já o das pessoas de outras cores teve uma elevação de 3,3 por cento. Deixando claro a violência contra os negros e a importância de priorizar medidas que diminuam essas taxas. Desse modo, acredito que campanhas de conscientização nas escolas, redes sociais e nas ruas são essenciais para combater esses homícidios.
Ademais, a paz é a base para a sociedade viver em harmonia, já que ela promove valores e atitudes que não permitem violência e disparidades. Dessa forma, acredito que ela é o único meio para a população conviver junta, mesmo com suas diferenças.
Portanto, a cultura da paz é importante para construir uma comunidade mais justa e solidária, onde prevaleçam a compreensão mútua e a cooperação. Desse modo, se houver mais prática dessa cultura, no futuro, não existirá mais violência e desigualdade social.
Atenciosamente,
Josefa