Sua Redação

Carta aberta para a diretoria da Unesco no Brasil
A cultura da paz é uma ação que auxilia na prevenção de situações de violência e de desigualdade social. Como professora, percebo que a educação ajuda o indivíduo a desenvolver essa prática e isso ajudará a diminuir os índices de violência e de diferença social. Segundo Instituto de Pesquisa Econômia aplicada (IPEA), a disparidade de raça/cor, nos falecimentos por violência aumentou no Brasil. O número de negros assassinados aumentou 33,1 por cento, já o das pessoas de outras cores teve uma elevação de 3,3 por cento. Deixando claro a violência contra os negros e a importância de priorizar medidas que diminuam essas taxas. Desse modo, acredito que campanhas de conscientização nas escolas, redes sociais e nas ruas são essenciais para combater esses homícidios.
Ademais, a paz é a base para a sociedade viver em harmonia, já que ela promove valores e atitudes que não permitem violência e disparidades. Dessa forma, acredito que ela é o único meio para a população conviver junta, mesmo com suas diferenças.
Portanto, a cultura da paz é importante para construir uma comunidade mais justa e solidária, onde prevaleçam a compreensão mútua e a cooperação. Desse modo, se houver mais prática dessa cultura, no futuro, não existirá mais violência e desigualdade social.
Atenciosamente,
Josefa

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Introdução (parágrafos 1):
Título: troque a preposição “para” pela preposição “a” (Carta aberta à diretoria…). (C1)
Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Ortografia: todo o nome do Ipea deve ser escrito com letra maiúscula; o ideal de escrita é “33,1%, evite escrever “por cento”; o correto é “homicídios”. (C1)
Estrutura sintática: o ponto final depois de “3,3 por cento” separa duas orações subordinadas. Reveja isso. (C1)
Neste parágrafo, há uma contextualização um pouco desorganizada, visto que em cada período há uma informação que não se relaciona com a anterior. Por exemplo, qual a relação do fato de você ser uma professora com os índices apresentados pelo IPEA? O que isso tem a ver com a Unesco Brasil? O que a questão do preconceito racial tem a ver com a questão da educação que ajuda o indivíduo que você defende? O que isso tudo tem a ver com a cultura da paz? (C3)
Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Parágrafo expositivo. As informações colocadas aqui precisam ser um pouco mais bem elaboradas, visto que elas serão utilizadas para convencer alguém. Lembre-se que a carta aberta tem o objetivo de fazer com que a entidade a receber a carta mude uma postura. (C3)
Conclusão (parágrafo 4):
Conclusão um pouco genérica. O objetivo da carta é solicitar que sejam criadas campanhas de conscientização em defesa dos direitos humanos. Isso pode aparecer aqui, visto que é a parte final do texto. Atente-se aos comandos para a escrita da carta. (2 e C3)
Notas por competência
C1 – norma padrão: 15 / 25
C2 – compreensão tema / gênero textual: 10 / 25
C3 – desenvolvimento: 10 / 25
C4 – coesão e coerência: 20 / 25
Comentário geral sobre o texto:
No seu texto, a defesa do seu ponto de vista está organizada de maneira superficial. Sei que é muito difícil organizar o texto que exige informações precisas em poucas linhas, mas é fundamental que o foco esteja na defesa de seu ponto de vista. A carta aberta é um texto argumentativo, então a organização dela pode e deve ser feita como os demais textos, sem deixar de lado as suas características basilares (título, assinatura, pedido…).
Também, o texto não cumpre completamente sua proposta inicial, que é mobilizar ações de conscientização. As informações trazidas são fundamentais para a organização do texto, mas cumprir completamente todas os seus objetivos também é. Sugiro a seguinte organização: na introdução, focar nos dados do Ipea; no desenvolvimento 1, problematizar as informações e mostrar claramente o motivo delas comprometerem a sociedade (isso pode ser dividido em dois parágrafos com 3 períodos cada); e na conclusão trazer o que chamamos de proposta de intervenção (o que a Unesco pode fazer para solucionar o problema, considerando o fato de que a proposta de escrita do texto já direciona para isso.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

Por favor aguarde!

Redação corrigida!

Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

Salvar na minha galeria

Confira abaixo o acesso de seus cursos

Você realmente deseja excluir?

Configurações da lista






































Gerador de simulados

Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/