Sua Redação

A importância de se erradicar o capacitismo em sociedade
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país prevê em seu artigo 6°, o direito a educação e segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa á falta de importância de se erradicar o capacitismo na sociedade, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz se imperioso a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve – se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o capacitismo em sociedade. Nesse sentido, o capacitismo está presente nas escolas, com a falta de preparo dos professores e funcionários para com os portadores de deficiência, a falta de conhecimento e preparo dos pais para lidarem com a educação de seus filhos, orientá-los e prepara-los a buscarem e lutarem por seus sonhos, uma vez que, com a falta de medidas governamentais traz para a sociedade a ineficiência de profissionais qualificados. Essa conjuntura, segundo as idéias contratualistas de John Lock, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos indispensáveis como a educação, e segurança, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o preconceito como impulsionador do capacitismo no Brasil. Segundo estudo INEP, apenas 3,5 dos integrantes da comunidade escolar, professores, funcionários e familiares, não tinham preconceito em relação a pessoas com deficiência. Logo, é inamissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado junto ao Ministério da Educação conscientizem a população em especial pais de surdos, para que não sejam complacentes com a cultura de estereótipos e preconceitos difundidos socialmente no Brasil.

Correção

CORREÇÃO DE REDAÇÃO

Nota final: 760 / 1000

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafos 1):
Pontuação: coloque vírgula depois de “país”; retire a vírgula depois de “artigo 6º”. (C1)
Crase: coloque crase em “direito à educação”. (C1)
Acentuação: retire o acento agudo em “a falta”. (C1)
Grafia: o correto é “faz-se”. (C1)
Concordância: o adjetivo “imperioso” deve concordar com “análise”. (C1)
Boa introdução. Sugiro apenas que aponte claramente quais são os fatores que seu texto irá desenvolver.

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Acentuação: o verbo “prepará-los” deve ser acentuada; a palavra “ideias” não recebe acentuação. (C1)
O segundo período deste parágrafo está muito longo. Evite isso. (C1)
Pontuação: coloque vírgula depois de “governamentais”. (C1)
Ausência de elemento sintático: qual o sujeito do verbo “traz”? (C1)
A argumentação neste parágrafo está meio desconexa, visto que os exemplos trazidos como falta de despreparo tanto da escola quanto dos pais não está diretamente ligado com a falta de medidas governamentais. Ainda mais, há sim medidas governamentais que garantem a inclusão de crianças nas escolas, visto que as leis educacionais garantem essa inclusão. Então, não faltam medidas. (C3)
Repertório improdutivo: apenas apresentar o repertório não garante a produtividade dele. Procure relacionar a ideia apresentada com seu argumento. Por que o não cumprimento do contrato social é um problema? (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Parágrafo expositivo. Não há argumentação, apenas expõe informações relacionadas com o assunto do texto. (C3)
Articulação: coloque um conectivo no início do segundo período para relacionar com o anterior. (C4)
Grafia: o correto é “inadmissível”. (C1)

Conclusão (parágrafo 4):
Proposta:
Ação: conscientizar a população
Agente: Estado e Min. da Educação.
Modo/meio: Não apresenta modo/meio.
Efeito: para que não sejam complacentes com a cultura de estereótipos e preconceitos…
Detalhamento: Não apresenta detalhamento.
Por que em especial pais de surdos? (C3)
Pontuação: coloque vírgula depois de “população”. (C1)
Sua proposta não apresenta solução para os argumentos apresentados ao longo do texto.

Notas por competência:
C1 – norma padrão: 120
C2 – compreensão tema / gênero textual: 200
C3 – argumentação: 120
C4 – coesão e coerência: 200
C5 – Proposta de intervenção: 120

Comentário geral sobre o texto:

No seu texto, há pouca defesa do ponto de vista, visto que você define os argumentos, mas não mostra durante seu texto o motivo deles contribuírem para que o tema seja um problema social. Isso piora mais quando se vê que os repertórios socioculturais foram utilizados de maneira improdutiva. Cuidado! Quando os repertórios não são utilizados para criar uma discussão, eles criam lacunas e assim comprometem a defesa do seu ponto de vista, e isso acontece com as informações apresentadas no parágrafo 3.
Isso tudo é um problema porque sua redação fica sem foco argumentativo, vai para vários caminhos e no final não cumpre o objetivo que é defender seu ponto de vista. Então, escolha informações e argumentos que se relacionam, faça essa relação entre eles no seu texto e problematize, apontando, talvez, consequências da permanência dessa problemática social e confirmando a pertinência dos seus argumentos por meio dos repertórios.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

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