Sua Redação

OBS: Carta aberta acerca da exposição na internet.

Belo Horizonte, 27 de maio de 2024.
Prezados alunos da escola Maria Aparecida:
Escrevo essa carta para discutir acerca da exposição que sofremos na internet, eu como digital influencer que recentemente bati 1 milhão de seguidores tenho percebido que o uso da internet tem seu lado bom e ruim e por isso decidi entrar em contato com vocês para que possam refletir junto comigo.
Como sabem, comecei a usar as redes sociais desde os meus 13 anos, sempre gostei de postar minha rotina, fazer vídeos dançando e cantando e foi assim que fui ganhando muitos seguidores até chegar nos dias de hoje. Muitos pensam que é uma profissão fácil, mas precisa ter muito controle emocional para viver nessa área, onde somos bombardeados todos os dias com comentários maldosos sobre tudo que fazemos, meu corpo, minha voz, como danço, nada é bom o suficiente para as pessoas. Mas o uso da internet também tem seu lado bom, você pode viver do que ama, ter um bom retorno financeiro, ser seu próprio chefe e ter autonomia em fazer seu horário de trabalho.
Infelizmente, muitos de vocês não tem autocontrole e passam muitas horas online perdendo muito tempo da vida real, não aproveitam a juventude e dependendo do conteúdo consumido pode trazer muitos problemas a saúde tanto física quanto psicológica, como depressão, ansiedade, distanciamento social, justamente por toda essa cobrança e estereótipo de perfeição exigidos pelo mundo virtual, acarretando uma distorção da realidade. É isso que querem para suas vidas?
Acredito que uma forma de melhorar essa situação seria trabalhando a temática dentro da sala de aula e com a comunidade escolar, trazendo a família para o ambiente, com a finalidade de que todos possam se conscientizar sobre os riscos da exposição excessiva na internet. Espero que levem em consideração meus apontamentos e que pensem a respeito de como estão utilizando seu tempo para que possamos resolver e mudar esse cenário.
Atenciosamente,
Jovem influenciadora

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafos 1):
Pontuação: troque os dois pontos no destinatário por vírgula; troque a vírgula depois de “internet”por ponto final; coloque vírgula depois de “eu”; coloque vírgula depois de “seguidores”; coloque vírgula depois de “ruim”. (C1)
Uso de pronome: troque o pronome “essa” por “esta”. (C1)
Reveja o uso do verbo “ter”. (C1)
Boa introdução.

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Pontuação: coloque vírgula depois de “cantando”. (C1)
Evite o uso excessivo de gerúndios. (C1)
Uso indevido de articuladores: o conectivo “onde” deve ser utilizado apenas para referenciar lugares físicos. (C4)
Repetição de palavras: nesse parágrafo, está sendo utilizado repetidamente o verbo “ter” e suas variações. (C1)
Parágrafo apenas expositivo. Não há uma interação muito clara com o destinatário, mesmo estando claro o objetivo do que está sendo apresentado nesse parágrafo. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Acentuação: o verbo “tem” deve ser acentuado para concordar no plural. (C1)
Pontuação: coloque vírgula depois de “online”; coloque vírgula depois de “saúde”. (C1)
O primeiro período desse parágrafo está muito longo, o que deixa o texto confuso. (C1)
Uso excessivo de gerúndios. (C1)
Parágrafo expositivo. Apresenta informações de maneira aleatória, confusa e um pouco desorganizada. Cuidado, pois o objetivo desse texto é convencer o leitor a mudar de postura, por isso, a fundamentação de informações é essencial. (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Uso excessivo de gerúndio. (C1)
Boa conclusão, mesmo que não retome as informações apontadas ao longo do texto.

Notas por competência
C1 – norma padrão: 15 / 25
C2 – compreensão tema / gênero textual: 25 / 25
C3 – argumentação: 15 / 25
C4 – coesão e coerência: 20 / 25

Comentário geral sobre o texto:
Nesse texto, a organização da estrutura do gênero está muito bem organizada, apresenta todos os elementos de uma carta. Isso é um ponto muito importante para a escrita em vestibulares que exigem esse gênero. Muito bem!
Sobre o objetivo de convencer o leitor, acredito que trazer informações mais embasadas, de modo a mudar a atitude do leitor, precisa ser um pouco mais efetiva. Nesse texto, focou-se muito em apresentar as informações, por exemplo, não vejo necessidade de construir um parágrafo apenas para apresentar a “história” do autor da carta. O remetente já foi apresentado na introdução, não precisa desse contexto todo para esse texto. Além disso, quando chega o momento de mudar o posicionamento do leitor, isso ficou posto apenas na pergunta “É isso que querem para suas vidas?”, o que não foi muito efetivo. Sugiro rever essas questões.
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

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