Atualmente o acesso a internet torna possível que as pessoas recebam cada vez mais informações sobre tudo que nos rodeia, e consigam formular de forma mais embasada suas opiniões sobre diversos assuntos. Possibilitando o manifesto dessas opiniões e nos fornecendo acesso a outras pessoas que compactuam dos mesmos pontos de vista, assim como pessoas que discordam de nós, nos permitindo solidificar pensamentos por meio de debates virtuais e entender o diferente.
Contudo, o meio digital se apresenta como uma faca de dois gumes pois assim como nos oferece ótimas fontes de conhecimento e ambientes seguros para nos expressar, existem diversos conteúdos falaciosos, como é o caso das “fake news”, o que aumenta nossa responsabilidade em filtrar as informações disponíveis e confirmar sua veracidade, assim como foi observado durante as eleições de 2022.
Em meio a tudo isso, também devemos tomar cuidado para não nos fecharmos em “bolhas” onde só recebemos informações que condizem com nosso pensamentos e acabam nos tornando inflexíveis a opiniões que divergem das nossas, afinal o avanço no acesso às notícias através do digital só se faz saudável quando nos abrimos ao novo e nós disponibilizamos para entender o diferente. Precisamos ser maleáveis nas situações a que somos expostos e entender que toda histórias pode ter mais de uma versão e que a nossa verdade nem sempre é a mais certa.
Por fim, como diz John Locke, onde não há lei, não há liberdade. Ou seja, mesmo no virtual, devemos nos manter respeitosos com o próximo, defender nossas causas sem agredir o próximo e entender que nem sempre as pessoas irão concordar com os nossos ideais, sendo, dessa forma, o respeito em ouvir o próximo sem impor nossas crenças um grande desafio a ser vencido como sociedade.