Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.
Introdução (parágrafos 1):
Sugiro não colocar título na redação, pois ele não é avaliado durante a correção e pode comprometer uma linha essencial para o seu texto posteriormente.
Grafia: escreva a palavra “trabalhista” com letra maiúscula. (C1)
Uso incorreto de palavra: troque “pertencidos” por “pertencentes”. (C1)
Pontuação: retire a vírgula depois de “atualmente”, pois não separamos sujeito do predicado; coloque vírgula depois de “atualmente”; retire a vírgula depois de “usuários”, pois não separamos sujeito do predicado. (C1)
Concordância: o verbo “utilizam” deve concordar no singular com o termo “uma maioria”. (C1)
Excesso de elementos: retire a preposição “a” depois de “comunidades”. (C1)
Sua introdução apresenta bem o tema, mas não aponta quais serão os argumentos a serem desenvolvidos ao longo do texto. Atente-se a isso, tudo bem? (C3)
Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Articulação: coloque um conectivo no início do parágrafo para relacionar com o anterior; insira um conectivo no início do segundo período para relacionar com o anterior; insira um conectivo no início do terceiro período para relacionar com o anterior. (C4)
Uso de palavras: troque o termo “diversificados” por “diversos”. (C1)
Ausência de elemento sintático: coloque artigos antes das palavras “homofobia, desmatamento e violência”. (C1)
Grafia: o correto é “WhatsApp”. (C1)
O segundo período deste parágrafo está muito confuso. O que você quis dizer ao apresentar essas mídias sociais? (C3)
Concordância: o adjetivo “diferente” deve concordar no plural; o adjetivo “logadas” deve concordar em gênero com “meios virtuais”; o adjetivo “despercebidos” deve concordar em gênero com “pessoas”. (C1)
Fonte: de onde você tirou a informação de que os meios virtuais atingem 50% da população mundial? (C3)
Acentuação: a palavra “influência” deve ser acentuada. (C1)
Parágrafo expositivo. Não apresenta argumentação, apenas aponta informações de maneira aleatória em relação a parte do tema, visto que o direcionamento aponta para o ativismo virtual e este parágrafo foca em mostrar o uso das mídias sociais, sem relacionar esse uso de maneira expressiva com o ativismo. (C3)
Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Colocação pronominal: coloque o pronome “se” depois do verbo. (C1)
Grafia: você quis dizer “animados” ou “anônimos”? Atente-se à grafia das palavras. (C1)
Articulação: insira um conectivo no início do segundo período para relacionar com o anterior; insira um conectivo no início do terceiro período para relacionar com o anterior. (C4)
Pontuação: retire a vírgula depois de “meio”, pois não separamos sujeito do predicado. (C1)
Parágrafo muito expositivo. Não dá para compreender a proposta argumentativa deste parágrafo, visto que, além de não abordar parte do tema, que claramente aponta para o ativismo virtual, apresenta informações muito subjetivas. (C3)
Conclusão (parágrafo 4):
Grafia: o correto é “possibilidade”. (C1)
Confuso: o que você quis dizer com “inacessibilidade mentes brilhantes e inspiradoras”? Essa construção não fez muito sentido. (C1)
Articulação: insira um conectivo no início do segundo período para relacionar com o anterior; insira um conectivo no início do terceiro período para relacionar com o anterior. (C4)
Crase: coloque crase em “a liberdade…” (C1)
Pontuação: retire a vírgula depois de “mudanças”, pois não separamos sujeito do predicado. (C1)
Concordância: o verbo “deve” e os adjetivos “preservada” e “aprimorada” devem concordar no plural com o sujeito composto (incentivo e a abertura); o verbo “devem” eo adjetivo “influenciadas” devem concordar no singular com “implementação”. (C1)
Uso inadequado de conectivo: o articulador “onde” deve ser utilizado apenas para apontar lugares físicos ou digitais. (C4)
Proposta 1:
Agente: não apresenta.
Ação: preservação e aprimoramento do incentivo e da abertura governamental.
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: não apresenta.
Detalhamento: não apresenta.
Proposta 2:
Agente: não apresenta.
Ação: implementação de debates em instituições de ensino.
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: não apresenta.
Detalhamento: não apresenta.
Notas por competência
C1 – norma padrão: 120
C2 – compreensão tema / gênero textual: 120 (não apresenta repertório)
C3 – argumentação: 80
C4 – coesão e coerência: 160
C5 – Proposta de intervenção: 40
Comentário geral sobre o texto:
No seu texto, não há defesa do ponto de vista, visto que você apenas se propõe a apontar poucas informações não fundamentadas sobre o tema. Isso é um problema pois demonstra pouca compreensão do objetivo do texto dissertativo-argumentativo, que é defender uma ideia baseada num tema. Cuidado, pois sua redação fica sem foco argumentativo, vai para vários caminhos e no final não cumpre o objetivo que é defender seu ponto de vista. Então, escolha informações e argumentos que se relacionam, faça essa relação entre eles no seu texto e problematize, apontando, talvez, consequências da permanência dessa problemática social e confirmando a pertinência dos seus argumentos por meio de repertórios.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!