Sua Redação

Titulo: O capacitismo enraizado
Ao observarmos a história antiga nos deparamos com Roma, uma sociedade intolerante, que permitia que pais de bebês nascidos com algum tipo de deficiência, pudessem ser mortos, visto que eram tidos como aberrações e incapazes de sobreviver em condições de guerra. Atos como esse, já foram observados em outras regiões do planeta, assim como suas raízes enfincadas na sociedade ate os dias atuais. Pessoas portadoras de algum defeito, seja ele físico ou mental, análogo ao que se diz normal, são vistas por uma boa parte da sociedade como incapazes de realizar tarefas que os “normais” conseguem realizar, porem é notório que isso não é real, mas ainda sim a sociedade insiste em dizer “Se ele consegue não tendo uma perna, porque eu não conseguiria?”.
Na série Atypical, o personagem Sam foi diagnosticado na infância com autismo, o que mudou a vida principalmente de sua mãe, que ao se deparar com a condição do filho, e a visão do transtorno, fez com que ela o tratasse como uma pessoa incapaz de realizar atividades sozinho. O sentimento vivido pela personagem é resultado do estigma sociocultural, que prega incapacidade de vivencia social e sensibilidade a quebras de rotina observada em autistas. Ainda que evidenciado em uma grande porcentagem da população portadora do espectro as situações descritas, não significa que sejam incapazes de realizar nenhuma tarefa, o que demonstra Sam, que trabalha, estuda, tem uma namorada e convive com sua família, como as ditas pessoas “normais”.
Assim como autistas, deficientes visuais vivenciam eventos semelhantes de discriminação, principalmente quando se trata da inclusão no mercado de trabalho. A cegueira de certa forma exige mais da sociedade, do que do próprio cego, salvo que sua demanda requer inclusão e paramentos que possibilitem a eles a realização de tarefas comuns ou até mesmo complexas, entretanto é notória a falta desses recursos. Por esse motivo a taxa de desemprego entre pessoas cegas é alta, refletindo muito em questões financeiras, que se convertem na dependência de terceiros, piorando a qualidade de vida de dos mesmos.
Diante do exposto e da comparação com situações vivenciadas antigamente, a sociedade ainda tem muito o que aprender, visto que, o que nos torna diferentes de fato esta apenas no pensamento de cada um, sendo esse sim o principal criador de crenças de incapacidade do próximo. Ademais, propostas intervencionistas para a solução de questões como estas, deveriam partir principalmente da conscientização da população sobre os impactos do capacitismo na vida de pessoas portadoras de deficiências, além da implementação de projetos mais eficazes, para inclusão nas escolas e mercado de trabalho, visando gerar oportunidade para todos, sem exclusão ou preconceito.

Correção

Olá.
A correção foi feita por parágrafos, com apontamentos de cada equívoco cometido ao longo do texto. Ao final, disponho de algumas observações gerais e de dicas para melhorar sua produção.
Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhar.

Introdução (parágrafos 1):
Sugiro não colocar título na redação, pois ele não é avaliado durante a correção e pode comprometer uma linha essencial para o seu texto posteriormente.
Pontuação: coloque vírgula depois de “antiga”; retire a vírgula depois de “deficiência”, pois não separamos sujeito do predicado; retire a vírgula depois de “atos como esse”, pois não separamos sujeito do predicado; coloque dois pontos depois de “dizer”. (C1)
Grafia: o correto é “fincadas”. (C1)
Acentuação: a palavra “até” deve ser acentuada; a palavra “porém” deve ser acentuada. (C1)
Articulação: coloque um conectivo no início do terceiro período para relacionar com o anterior. (C4)
A introdução apresenta o tema completamente, mas bastante baseada em informações do senso comum. Além disso, não aponta claramente quais serão os argumentos a serem desenvolvidos ao longo do texto. (C3)

Desenvolvimento 1 (parágrafo 2):
Articulação: coloque um conectivo no início do parágrafo para relacionar com o anterior; insira um conectivo no início do segundo período para relacionar com o anterior; insira um conectivo no início do terceiro período para relacionar com o anterior. (C4)
Pontuação: coloque o nome da série entre aspas. (C1)
O sentimento de qual personagem? Da mãe ou do Sam? (C3)
Acentuação: a palavra “vivência” deve ser acentuada. (C1)
Quais situações? Você não descreveu nenhuma, apenas a maneira como a mãe lida com a condição do filho.
Parágrafo expositivo e não desenvolve corretamente o tema proposto, visto que foca apenas em explicar a série. O objetivo do texto não é fazer uma resenha da série, cuidado com isso. (C3)

Desenvolvimento 2 (parágrafo 3):
Articulação: coloque um conectivo no início do parágrafo para relacionar com o anterior; insira um conectivo no início do segundo período para relacionar com o anterior; insira um conectivo no início do terceiro período para relacionar com o anterior. (C4)
Pontuação: retire a vírgula depois de “sociedade”; coloque vírgula depois de “motivo”. (C1)
Fonte: de onde você tirou a informação da alta taxa de pessoas cegas desempregadas? O que isso tem a ver com o assunto do texto? Desenvolva mais as informações apresentadas no texto. (C3)
Excesso de elementos sintáticos: retire a preposição “de” depois da palavra “vida”. (C1)
Parágrafo expositivo, não apresenta argumentação, apenas informações tangentes ao tema, visto que no recorte temático não está especificada a vivência de pessoas com deficiência visual. (C3)

Conclusão (parágrafo 4):
Pontuação: retire a vírgula depois de “visto que”; retire a vírgula depois de “como estas”, pois não separamos o sujeito do predicado.
Acentuação: a palavra “está” precisa ser acentuada.
Complementar: para a inclusão de quem? (C3)
Proposta 1:
Agente: não apresenta.
Ação: conscientização da população sobre…
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: não apresenta.
Detalhamento: não apresenta.
Proposta 2:
Agente: não apresenta.
Ação: implementação de projetos.
Modo/meio: não apresenta.
Efeito: visando gerar oportunidade para todos, sem exclusão ou preconceito.
Detalhamento: não apresenta.

Notas por competência
C1 – norma padrão: 120
C2 – compreensão tema / gênero textual: 120 (não apresenta repertório)
C3 – argumentação: 80
C4 – coesão e coerência: 160
C5 – Proposta de intervenção: 80

Comentário geral sobre o texto:
No seu texto, não há defesa do ponto de vista, visto que você apenas se propõe a apontar poucas informações não fundamentadas sobre o tema. Isso é um problema pois demonstra pouca compreensão do objetivo do texto dissertativo-argumentativo, que é defender uma ideia baseada num tema. Cuidado, pois sua redação fica sem foco argumentativo, vai para vários caminhos e no final não cumpre o objetivo que é defender seu ponto de vista. Então, escolha informações e argumentos que se relacionam, faça essa relação entre eles no seu texto e problematize, apontando, talvez, consequências da permanência dessa problemática social e confirmando a pertinência dos seus argumentos por meio de repertórios.
Também, sugiro estudar o uso da vírgula.
Atente-se a esses pontos, tudo bem?
Caso tenha dúvidas sobre questões estruturais do texto, não deixe de nos mandar.
Bjin e bons estudos!

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