Zoologia – Artrópodes 2

Exercicio de fixação

Zoologia - Artrópodes 2

Responda e envie para ver o gabarito. As tentativas ficam registradas no WordPress.

1. 1. No fim de 2010, um mal atingiu as galinhas da cidade de Bastos, no interior de São Paulo, a maior produtora de ovos do Brasil. As aves mantidas nas granjas começaram a perder as penas, pararam de se alimentar e passavam o dia se coçando. [...] Logo se constatou que o problema era causado por um ácaro, mas identificá-lo não foi tão simples: era desconhecido pela ciência. JULIÃO, André. Um zoológico entre as penas. Pesquisa FAPESP, São Paulo, jun. 2015. ed. 232. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br>. Acesso em: 13 out. 2015. Avalie as assertivas a seguir sobre os parasitas que acometeram as galinhas. I. São seres classificados como artrópodes. II. São endoparasitas, pois se nutrem de sangue. III. Os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos dispersam-se em poeira fina, sendo inalados e podendo provocar alergias. Está correto o que se indica em

Marque apenas uma alternativa.

2. (Fuvest-SP) Metamorfose é a transformação do estágio jovem para o adulto. Alguns insetos têm metamorfose completa (holometábolos), em outros a metamorfose é incompleta (hemimetábolos). Quais insetos exemplificam o primeiro e o segundo tipo de metamorfose, respectivamente?

Marque apenas uma alternativa.

3. (UEL-2004) Anelídeos e artrópodes possuem características anatômicas e fisiológicas comuns, o que reforça a hipótese de parentesco evolutivo entre esses grupos de invertebrados. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas dessas características comuns:

Marque apenas uma alternativa.

4. Observe os animais artrópodes a seguir: Esses animais possuem várias características em comum, com exceção de uma relatada abaixo:

Marque apenas uma alternativa.

5. 5 . (PUCRS-2005) O canal de televisão fechada "National Geographic Channel" divulgou um documentário que trata de artrópodes, indicando que o grupo dos insetos era o mais desprestigiado do reino animal, por apresentar espécies que causam repugna ao homem. Dos exemplares relacionados abaixo, o único a NÃO ser apresentado no documentário, por tratar-se de um aracnídeo, ao invés de um inseto, é:

Marque apenas uma alternativa.

Seu curso expira em:

Dias
Horas
Minutos