Ir para o conteúdo
Vigilância epidemiológica (parte 2)
Exercicio de fixação
Vigilância epidemiológica (parte 2)
Responda e envie para ver o gabarito. As tentativas ficam registradas no WordPress.
1. A respeito da Epidemiologia, marque a resposta incorreta:
A) ciência que estuda o processo saúde‐doença na sociedade
B) analisa a distribuição e os fatores determinantes das doenças
C) tem a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
D) fornece indicadores que sirvam de suporte ao planejamento
Marque apenas uma alternativa.
2. A respeito da epidemiologia e suas instâncias municipal, estadual e federal, assinale a alternativa incorreta:
A) O cumprimento das ações epidemiológicas dependem, principalmente, da adequada coleta de dados e da qualidade da informação
B) O município subsidia a dinâmica de planejamento, avaliação, manutenção e aprimoramento das ações.
C) Responsáveis pela coleta devem aferir a qualidade do dado obtido
D) O Município assume papéis voltados para questões mais complexas e/ou emergenciais, uma vez que há a necessidade de imediatismo e individualismo.
Marque apenas uma alternativa.
3. Assinale a alternativa que não corresponde à um dos dados mais comuns obtidos pela vigilância epidemiológica:
A) Demográficos
B) Ambientais
C) Socioeconômicos
D) Envelhecimento
Marque apenas uma alternativa.
4. Em relação à Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei 8.080/90, assinale a alternativa que traz uma definição correta:
A) “Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde..”.
B) “Entende‐se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.”
C) “Entende‐se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de controle das doenças ou agravos.”
D) “Entende‐se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde coletiva, com a finalidade de recomendar medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.”
Marque apenas uma alternativa.
5. Com relação à transição epidemiológica, ocorrida no Brasil no século XX, assinale a alternativa incorreta:
A) Uma das principais características é o aumento na prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, primeiramente em países desenvolvidos e, a partir da década de 1960, no Brasil.
B) As Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) perderam importância na morbimortalidade, sendo suplantadas pelas doenças crônicas e causas externas.
C) As principais causas de morbimortalidade atualmente são as doenças do aparelho cardiovascular.
D) As principais causas de morbimortalidade atualmente são as causas externas.
Marque apenas uma alternativa.
Enviar e ver gabarito
Seu curso expira em:
Dias
Horas
Minutos