Ir para o conteúdo
Regulação do funcionamento cardíaco pelo sistema nervoso
Exercicio de fixação
Regulação do funcionamento cardíaco pelo sistema nervoso
Responda e envie para ver o gabarito. As tentativas ficam registradas no WordPress.
1. De acordo com o SNA Parassimpático, assinale a opção correta:
a) O SNA parassimpático tem fibras vagais especialmente nos ventrículos, por isso seu grande impacto na contração cardíaca e na forca de ejeção sistólica.
b) Os receptores muscarínicos são do tipo M2, e estão unidos à proteína Gi, esta que permite uma hiperpolarização celular, devido ao elevado efluxo de potássio e à baixa condução do cálcio.
c) A condução lenta desse sistema se dá devido à atuação dos nervos vagos nos nós sinoatrial e AV, pois não há um estimulo integral, devido à sua predominância ventricular de atuação.
d) Nas coronárias promove vasodilatação, devido à diminuição da frequência cardíaca e a necessidade de maior aporte sanguíneo para o miocárdio.
e) O escape ventricular pode ocorrer devido à uma excitação vagal máxima, pois há quase um completo bloqueio dos estímulos nervosos originados nas fibras de Purkinge, o que possibilita surgir focos ectópicos de estímulo nervoso a partir dos ventrículos.
Marque apenas uma alternativa.
2. De acordo com o SNA Simpático, assinale a opção correta:
a) A fibras desse sistema predominam nos ventrículos, porem há uma maior abrangência no coração, o que permite um estímulo majoritário da condução elétrica e menor da contração.
b) As proteínas que coordenam esse sistema são do tipo Gs, que após o estímulo das catecolaminas (noradrenalina e noraepinefrina) favorecem o aumento do influxo de cálcio bem como de potássio, situação que permite uma maior força de contração cardíaca.
c) Os receptores desse sistema são do tipo B1 no coração, ou seja, após o estímulo nervoso há liberação de noradrenalina que se liga a esses receptores, ativam a proteína Gs, e isso favorece uma maior frequência e contração cardíacas.
d) Devido ao impacto desse sistema na forca de contração, há um aumento do debito cardíaco sistólico, uma vez que uma maior parte do volume diastólico final será ejetada para a artéria pulmonar durante a sístole.
e) As coronárias, após o estímulo simpático, sofrem vasoconstrição, devido a uma maior necessidade de o sangue chegar a regiões específicas do coração.
Marque apenas uma alternativa.
3. De acordo com a atuação do Sistema Nervoso no coração, assinale a opção correta:
a) Os barorreceptores, localizados nos átrios, regulam a variação da pressão arterial e distensão vascular.
b) Os receptores de volume (baixa pressão) estão presentes nos átrios e ventrículos e funcionam com base na pressão venosa central, devido à intensidade do retorno venoso e distensão muscular.
c) Os quimiorreceptores estão presentes nos ventrículos e regulam a variação oxigênio, gás carbônico e ph. Em caso de queda de O2 eles estimulam um maior aporte desse gás, pois são excelentes reguladores da pressão arterial.
d) Em caso de alta pressão arterial os quimiorreceptores são os principais a serem estimulados, uma vez que a composição do sangue tem alta influencia na perfusão tecidual.
e) Os barorreceptores, localizados no seio carotídeo e arco aórtico, possuem grande influência da qualidade sanguínea momentânea, sendo as variações de ph prontamente reguladas.
Marque apenas uma alternativa.
4. Analise as opções abaixo com base nos conceitos estudados nas últimas quatro aulas: I - As valvas cardíacas funcionam com base nos gradientes de pressão, sendo as valvas atrioventriculares fechadas após a sístole atrial correspondendo a bulha B1. Por sua vez, as semilunares se fecham após a sístole ventricular, e a bulha B2 está presente nesse momento. II - A fração de ejeção representa quanto do volume sistólico final está sendo ejetado a cada sístole ventricular, sendo o seu cálculo feito com base no volume sistólico ventricular. III - O complexo QRS se refere à despolarização e posteriormente à contração integral do ventrículo, instante em que há um aumento da pressão e da contração da câmara, o que corresponde ao final da sístole ventricular. IV - A onda V de pressão atrial se relaciona ao final da sístole e inicio da diástole atrial, devido a um aumento de pressão na câmara após um período de baixa pressão. V - O SNA simpático possui fibras predominantes no coração, e seus receptores adrenérgicos, do tipo B1, estão relacionados com a proteína Gi. O SNA parassimpático, por sua vez, possui maior adesão atrial, e seus receptores muscarínicos, do tipo M2, possuem relação com a proteína Gs. Qual das alternativas abaixo está correta?
a) Apenas I.
b) I e II apenas.
c) I, II, III, IV e V.
d) Apenas II.
e) I e IV apenas.
Marque apenas uma alternativa.
5. Com base na atuação do Sistema Nervoso e do Autônomo no coração, assinale a opção correta:
a) O SNA parassimpático é responsável por diminuir a frequência cardíaca, pois suas fibras vagas estão presentes, principalmente, nos átrios, e seus receptores M2 relação com atuação da proteína Gs.
b) Os barorreceptores regulam a pressão com base na variação da pressão venosa central, e seus receptores estão presentes nos átrios e nos ventrículos.
c) A vasoconstricção das coronárias é feita a partir do SNA simpático, pois a necessidade de maior aporte sanguíneo para o coração mais ativo impõe que o fluxo de sangue seja com maior pressão.
d) O SNA simpático tem predominância no coração, e após estimulo adrenérgico nos seus receptores, as proteínas do tipo Gs promovem uma despolarização e contração muscular mais intensa, devido ao maior aporte de cálcio intracelular.
e) O escape ventricular pode ocorrer quando há um elevado estímulo vagal nas fibras de Purkinge, situação essa que possibilita minimizar os estímulos elétricos iniciais para contração miocárdica.
Marque apenas uma alternativa.
Enviar e ver gabarito
Seu curso expira em:
Dias
Horas
Minutos