(1)Sobre a questão do aborto, assinale a alternativa incorreta:
O aborto é permitido em caso de anencefalia
Um aborto ilegal pode ser punível pelo código penal com detenção
Não se pune aborto honoris
Aborto econômico não é permitido no Brasil
(2)Dentre as características abaixo, assinale a opção em que existam apenas as que são consideradas critérios para introdução de um programa de rastreamento.
Melhora nos desfechos pelo tratamento durante o período sintomático.
Sensibilidade suficiente para minimizar os resultados falsos negativos.
Agressão suficientemente alta, da doença, que justifique o rastreamento.
Pessoas dispostas a aderir à sequência de investigação e tratamento.
(3)Define-se viés como qualquer tendência na coleta, análise, interpretação, publicação ou revisão de dados que pode levar a conclusões que sejam sistematicamente diferentes da verdade. Sobre os vieses do rastreamento, associe a primeira coluna com a segunda, e marque a alternativa correta:
COLUNA 1
Viés de tempo de antecipação
Viés de tempo de duração
Viés de sobrediagnóstico
COLUNA 2
( ) Tem o poder de alterar a estatística ao produzir novas doenças que, caso seguissem um curso natural, não viriam a se desenvolverem entidades clínicas. Esse viés também amplifica ilusoriamente os supostos efeitos benéficos da intervenção.
( ) O profissional de saúde é iludido pela percepção temporal de que a pessoa que tem seu diagnóstico precoce vive mais.
( ) Alerta sobre as artificialidades criadas com o conceito e a ideia da existência de uma "história natural das doenças". Apresenta o conceito de heterogeneidade no processo de desenvolvimento das doenças.
3 - 1 - 2
2 - 3 - 1
1 - 3 - 2
2 - 1 - 3
(4)Sobre o Rastreamento de doenças cancerígenas, quais as dificuldades, inerentes à sensibilidade, no processo?
Sensibilidade - falso negativo
Sensibilidade - não inclusão de pessoas que estão fora dos critérios de risco e da faixa etária.
Sensibilidade - necessidade do entendimento, por parte dos indivíduos, dos que está sendo oferecido, para que pensem, cuidadosamente, se querem fazer parte do processo.
Sensibilidade - alta taxa de aceitação da intervenção.
(5)Sobre os níveis de organização no processo de rastreamento, avalie as proposições a seguir e assinale a opção em que estas estão ordenadas do menos ao mais específico:
I) Um teste oferecido sistematicamente a um grupo de pessoas ou a toda população.
II) Um teste oferecido de modo oportunístico.
III) Um conjunto de atividades frouxamente conectadas - que envolve teste(s) de rastreamento e intervenções - que tenta se aproximar de um programa de rastreamento.
IV) Um programa de qualidade certificado, que envolve todos os passos necessários para se obter a redução do risco e é baseado nas melhores evidências disponíveis.
1 - 2 - 3 - 4
2 - 1 - 3 - 4
4 - 3 - 1 - 2
3 - 4 - 1 - 2
(6)Paciente do sexo feminino, 24 anos, previamente hígida, foi trazida pelo serviço de atendimento pré-hospitalar ao hospital terciário após ser vítima de atropelamento em via pública. Ao exame físico, observa-se que a paciente encontra-se agitada, sudoreica, desorientada e confusa. Palidez cutaneomucosa 3+/4, pulsos filiformes. Tempo de enchimento capilar 4 seg., PA 70 x 50 mmHg, FC = 142 bpm, FR = 37ipm, SpO2 = 90 % em ar ambiente. Ao exame físico inicial tem vias aéreas pérvias e traqueia centrada, murmúrio vesicular presente bilateralmente, ritmo cardíaco regular com bulhas normofonéticas, abdome doloroso à palpação com presença de escoriações e equimoses em região mesogástrica e hipogástrica. À mobilização da pelve, nota-se instabilidade e crepitação, e o membro inferior esquerdo apresenta rotação externa da perna, com dor intensa em região do quadril à mobilização. Foi rapidamente iniciada a reposição volêmica com cristaloide. As radiografias demonstraram fratura da pelve na articulação sacroilíaca, no ramo púbico e no isquiático à esquerda, além de fratura do colo do fêmur à esquerda. A ultrassonografia FAST revelou líquido livre em cavidade abdominal (positivo). Paciente foi imediatamente conduzida ao centro cirúrgico para fixação da pelve e laparotomia exploradora. Foi ativado protocolo de transfusão maciça e solicitados hemoderivados em caráter de urgência, sendo prescindidos os testes de tipagem ABO, Rh e contra prova. Antes que fosse iniciada a transfusão, os pais da paciente chegaram ao serviço. Após exposição do quadro pela equipe médica, negaram-se terminantemente a permitir o uso de transfusão sanguínea, por serem Testemunhas de Jeová. De acordo com o Código de Ética Médica, como deve proceder a equipe neste momento?
A vontade da paciente e dos familiares e sua autonomia deve ser respeitada, não importa qual seja a situação, devendo a transfusão ser suspensa.
Paciente deve ser transfundida com hemoderivados, apesar da vontade dos familiares, mas somente após liberação da tipagem e contra prova.
A transfusão deve ser realizada independente da vontade dos familiares, e as primeiras unidades devem ser administradas antes dos exames de tipagem e contra prova.
Este caso pode ser adequadamente conduzido sem hemotransfusão, utilizando-se de fluidos cristaloides e coloides, técnicas de hemopreservação e hipotensão permissiva até que se obtenha uma liminar judicial para autorização do uso de hemoderivados.
(7)Sobre a telemedicina, assinale a alternativa correta:
Pela resolução CFM nº 1.958/2010, a consulta médica compreende exame físico e deve ser concluída em um único momento. Dessa forma, corrobora contra consultas online.
O código de ética médica prevê que não há possibilidade de prescrição de tratamento sem exame direto do doente, exceto em situações de emergência
A lei 12842 de 2013 prevê que a atuação do médico deve englobar a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, assim como a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças. Como consultas online não conseguem abordar todos esses tópicos, elas não devem ser realizadas.
A telemedicina ainda não foi aceita no Brasil pois não há possibilidade da realização de atenção primária e secundária com ela – pilares da saúde publica brasileira.
(8)A declaração de Tel Aviv estabeleceu alguns conceitos que são importantes para entendermos a telemedicina atualmente. Sobre esses conceitos, assinale a alternativa correta:
I. Teleassistência: Uma interação entre o médico e o paciente geograficamente isolado ou que se encontre em um meio e que não tem acesso a um médico local
II. Televigilância: Uma interação entre o médico e o paciente, onde se transmite informação médica eletronicamente (pressão arterial, eletrocardiogramas, etc.) ao médico, o que permite vigiar regularmente o estado do paciente.
III. Teleconsulta: Uma interação onde o paciente consulta diretamente o médico, utilizando qualquer forma de telecomunicação, incluindo a internet.
Estão corretas as afirmativas:
I e II, apenas
II e III, apenas
I e III, apenas
Todas as afirmativas estão corretas
(9)Sobre a realidade brasileira em relação à reprodução assistida e alguns termos que envolvem esse assunto, assinale a alternativa correta:
O número de ciclos realizados anualmente no Brasil está estagnado, chegando até a diminuir nos últimos anos devido ao maior sucesso nos métodos tradicionais de reprodução.
A região brasileira com maior quantidade de locais de reprodução assistida e, consequentemente, números de ciclo de reprodução é a região nordeste
Inseminação artificial e fertilização in vitro são sinônimos
Para englobar a inseminação artificial e a fertilização in vitro em um único termo é possível utilizar reprodução assistida.
(10)O CFM e o CRM são uma autarquia. Isso significa, exceto:
Eles têm independência administrativa
Eles têm independência jurídica
Eles têm independência financeira
Eles têm independência social
(11)É função do CFM, exceto:
Deliberar e decidir sobre recursos de processos ético-legais
Sanar dúvidas provenientes dos conselhos regionais
Votar, alterar e discutir sobre o código de deontologia médica
Expelir carteira profissional de trabalho médico
(12)Sobre o CFM, assinale a alternativa correta:
O CFM é composto por dois representantes de cada estado em um mandato de 5 anos de duração
Os representantes do CFM de cada estado são escolhidos por votação popular
Uma parte da renda do CFM é vinda das anuidades recebidas pelos conselhos regionais
Para participar do CFM, o médico precisa ser conselheiro do CRM local
(13)Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Quando deixar, temporária ou definitivamente, de exercer atividade profissional, o profissional restituirá a carteira à secretaria do Conselho onde estiver inscrito.
II. Se o médico inscrito no Conselho Regional de um Estado passar a exercer, de modo permanente, atividade em outra região, assim se entendendo o exercício da profissão por mais de 90 (noventa) dias, na nova jurisdição, ficará obrigado a requerer inscrição secundária no quadro respectivo
III. O poder de disciplinar e aplicar penalidades aos médicos compete exclusivamente ao Conselho Regional, em que estavam inscritos ao tempo do fato punível
Estão corretas as afirmativas:
I e II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
Todas as afirmativas estão corretas
(14)As áreas hospitalares podem ser classificadas como críticas, não criticas e semi-criticas. Sobre esses conceitos, assinale a alternativa correta:
Área critica é a que oferece risco potencial para aquisição de infecção seja pelos procedimentos invasivos realizados, ou pela presença de pacientes susceptíveis às infecções
Áreas semi criticas são todas as áreas não ocupadas por pacientes e aquelas destinadas a exames de pacientes
Áreas não criticas são aquelas que possuem menor risco de infecção, são ocupadas por pacientes que não exigem cuidados intensivos ou de isolamento
Centros cirúrgicos, UTI e área de hemodiálise são exemplos de áreas semi críticas.
(15)De acordo com os riscos biológicos no ambiente hospitalar, os microorganismos são divididos de acordo com grupo de risco. Analise a relação e marque a alterativa correta:
I. GRUPO DE RISCO 1: Nenhum ou baixo risco. Não causa doença
II. GRUPO DE RISCO 2: Risco individual moderado e coletivo baixo
III. GRUPO DE RISCO 3: Risco individual alto e coletivo baixo
IV. GRUPO DE RISCO 4: Alto risco individual e coletivo
Estão corretas:
I, II e IV, apenas
I, III e IV, apenas
II, III e IV, apenas
Todas as afirmativas estão corretas
(16)Toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa. Sobre os comitês de ética em pesquisa, assinale a alternativa incorreta:
A composição do comitê tem que englobar membros da saúde, ciências exatas, sociais e humanas com pelo menos 1 membro da instituição na qual o CEP se encontra
Os membros do CEP não poderão ser remunerados no desempenho desta tarefa
O CEP deverá manter em arquivo o projeto, o protocolo e os relatórios correspondentes, por 5 (cinco) anos após o encerramento do estudo
Os CEPs podem escolher em funcionar atrelados à plataforma Brasil ou funcionarem de forma independente a ela
(17)Em 2020, devido à pandemia do Coronavírus, algumas orientações em relação à prescrição média foram alteradas, dentre elas a permissão para prescrição virtual. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta:
A possibilidade de prescrição virtual não isenta o médico da obrigatoriedade de entregar ao paciente um receituário impresso
O receituário virtual ainda é uma pratica não regulamentada pelo CFM
Retinoides de uso sistêmico não podem ser prescritos de forma virtual
Antibióticos não podem ser prescritos de forma virtual
(18)As afirmativas abaixo estão corretas, exceto:
A declaração de óbito é emitida em 3 vias
Peças de amputação de membros devem ser enterradas ou incineradas, após o fornecimento da declaração de óbito
Em caso de morte violenta, o enterramento é feito somente após necropsia, realizada no Instituto Médico Legal
O uso de siglas na Declaração de óbito é permitido, mas deve ser evitado.
(19)É vedado ao médico:
Cobrar pela emissão da declaração de óbito de um paciente particular que não vinha prestando assistência
Emitir declaração de óbito quando a criança nasceu viva e morreu logo após o nascimento
Emitir declaração de óbito por peça anatômica amputada
Deixar de completar o campo do CID na Declaração de óbito
(20)É obrigatório ao médico para emitir a Declaração de óbito:
Examinar o corpo pessoalmente para declarar morte
Fazer autópsia em caso de morte violenta
Ter autorização da justiça local
Ter prestado assistência para o paciente
(21)Qual das seguintes situações a seguir é exemplo de aborto eugênico?
Feto anencéfalo
Perigo de vida da gestante
Perigo de vida ao feto
Gravidez decorrente de estupro
Fisiologia
(1)Paciente apresentando hipernatremia, hipovolemia, diminuição do potássio sérico. Qual o provável diagnóstico?
Sindrome de Conn
Sindrome de Cushing
Hipofunção de suprarrenais
Excesso de medicação inibidora de renina.
(2)Paciente apresenta um quadro de ganho de peso excessivo, diminuição do apetite, lentidão no raciocínio. Ao exame físico apresenta aumento da pressão diastólica. Exames laboratoriais demonstram níveis de TSH abaixo do normal. Qual provável diagnóstico do paciente:
Doença de Graves
Tireoidite de Hashimoto
Sindrome da Sela Vazia
Deficiência de iodo.
(3)Sobre o transporte, metabolismo e excreção dos hormônios, assinale a alternativa incorreta:
Os esteroides sexuais possuem metabolismo hepático
Os esteroides sexuais se ligam somente a albumina.
Catecolaminas são excretadas pelos rins
A tiroxina possui uma proteína plasmática especifica para seu transporte
(4)Sobre as ações da testosterona no organismo masculino, assinale a alternativa incorreta:
Responsável pelo crescimento de pelos no púbis, linha alba, face, tórax e costas.
Gera aumento da volemia (retenção de sódio).
Responsável pela criptorquidia
Aumento da taxa metabólica basal e da síntese de proteínas.
(5)O motivo da consulta de um paciente é a incapacidade de engravidar sua esposa. Ele faz utilização de testosterona exógena. Qual mecanismo está impedindo a fecundação?
Altos níveis de testosterona, gerando disfunção erétil.
Baixas quantidades de estrógenos, impedindo espermiogênese
Baixa produção de inibina pela célula de Sertoli
Baixos níveis de LH e FSH, por conta do feedback negativo.
(6)Um paciente apresenta a denominada diabetes insípidos, caracterizada pela deficiência na produção do hormônio ADH, quais sintomas esse paciente não deve apresentar?
Aumento excessivo da sede
Hipovolemia.
Hiponatremia
Poliúria.
(7)Visando análise de um EEG, assinale a alternativa incorreta:
Deve ser analisado a simetria entre hemisférios.
A amplitude da onda.
Espiculas
Estado de vigília.
(8)A medida do ar que entra e sai dos pulmões é realizada através de um exame denominado espirometria. Este exame consegue avaliar as quantidades de O2 e CO2 que são, respectivamente, inaladas e exaladas, bem como diagnosticar doenças que podem alterar os níveis desses gases trazendo prejuízos. Sobre o tema citado, avalie os dados a seguir, e assinale a alternativa correta:
Anterior à prova broncodilatadora
VEF entre 50% e 70% do previsto
VEF1/CVF < 70%
Após prova broncodilatadora
VEF1 aumentou 4% em relação ao valor previsto e 180 ml em valor absoluto
Asma
DPOC grave
Não há doença pulmonar
DPOC moderada
(9)Sobre o sistema pulmonar assinale a alternativa incorreta:
Os vasos brônquicos suprem os tecidos de suporte do pulmão e vão direto para o átrio esquerdo pelas veias pulmonares.
A pressão na artéria pulmonar cai mais vagarosamente que no ventrículo, por conter sangue circulando pelos capilares dos pulmões.
A pressão na artéria pulmonar é igual à do ventrículo esquerdo durante a sístole.
A circulação de alto fluxo e baixa pressão realiza a troca gasosa.
(10)O que acontece em uma lesão anteriormente ao quiasma óptico esquerdo:
Cegueira completa.
HEMI ANOPSIA bilateral.
Não captação de sinal pelo corpo geniculado lateral direito.
Processamento não acontece em ambos hemisférios.
(11)De acordo com a inervação das vias auditivas centrais, assinale a alternativa incorreta:
O nervo vestíbulococlear no bulbo irá inervar o núcleo coclear dorsal e ventral em ambos os lados.
A lesão no nervo coclear pode gerar hipoacusia no lado lesado.
Todas as vias auditivas vão convergir no colículo inferior
A partir do tálamo, os estímulos são transmitidos ao córtex auditivo primário.
(12)Uma lesão (central) no córtex auditivo primário direito pode gerar:
Surdez, perda completa auditiva.
Nenhuma perda, pois os ouvidos emitem informações para ambos os córtex.
Perda da audição do ouvido esquerdo.
Perda da capacidade de se localizar um som e hipoacusia.
(13)Assinale a alternativa incorreta sobre as consequências da SIADH:
O excesso de ADH gera muita retenção hídrica.
A osmolaridade urinaria fica maior que a sanguínea.
A permeabilidade à agua na porção final do túbulo coletor e ducto coletor é aumentada
Gera uma hipernatremia
(14)Sobre o controle da pressão arterial, assinale a alternativa incorreta?
Uma condição de hipernatremia estimula o sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Nos pulmões a ECA faz a conversão da angiontesina I em angiontensina II
Angiotensina II leva a constrição de arteríolas.
O fígado tem papel fundamental no controle de pressão arterial.
(15)Qual alternativa abaixo não representa um fator para aumento da secreção de insulina:
Aumento de aminoácidos no sangue
Hormônios gastrointestinais
Somatostatina
Estimulação beta adrenérgica.
(16)A utilização de fármacos inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA), possui gera diminuição de um hormônio e aumento de um mineral, assinale a resposta que contém respectivamente esses dois:
Cortisol e glicose
Aldosterona e sódio
DHEA e lipídeos
Aldosterona e potássio.
(17)Um paciente foi ao pronto atendimento, com queixas de fraqueza, hipotensão, hipoglicemia, ao exame laboratorial foi evidenciado aumento excessivo de ACTH, qual provável diagnóstico:
Doença de Cushing
Doença de Addison
Sindrome Androgenital
Sindrome de Conn
Histologia
(1)Indique a alternativa que contem apenas afirmativas verdadeiras.
I - A fase de fixação pode ser química ou física
II - A congelação permite que a fase de fixação ocorra em um menor intervalor de tempo, porém entrou em desuso com os novos fixadores químicos
III - A fixação permite que o tecido fique rígido
VFV
VVF
VFF
Todas são verdadeiras
(2)Assinale a afirmação correta.
Os mastócitos e macrófagos são uma mesma célula, mas em diferentes estágios de maturação
Os macrófagos possuem uma superfície regular e arredondada
No fígado, recebem o nome de células de Kupffer
No SNC, recebem o nome de células de langherhans
(3)Complete as lacunas abaixo.
I - No ______ é possível encontrar nervos e vasos sanguíneos
II - A cartilagem ______ não possui pericôndrio e por isso é nutrida pelo liquido sinovial
III - O tecido cartilaginoso é _____ em ácido hialurônico
Condrócito; fibrosa; pobre
Pericôndrio; fibrosa; rico
Pericôndrio; fibrosa; pobre
Condrócito; elástica; rico
(4)Assinale a alternativa incorreta.
A fusão de fibras musculares é denominada hipertrofia
Como o músculo cardíaco não se regenera, os fibrócitos invadem a área preenchendo-a, deixando uma cicatriz de tecido conjuntivo denso
É necessário a união da calmodulina com o cálcio para que ocora a contração muscular
É necessária a fosforilação da miosina para que ela seu sítio se ligue a actina
(5)Qual dos seguintes etapas de preparação de tecidos serve para preservação de estruturas e evitar a autólise?
Consolidação
Fixação
Inclusão
Desidratação
(6)A histologia do esôfago e duodeno são diferentes porque:
No esôfago, o epitélio é estratificado pavimentoso, enquanto, no duodeno, é epitélio simples colunar com microvilosidades e células caliciformes
No duodeno não há glândulas mucosas
No esôfago, visualizamos as fossetas esofágicas
O esôfago é recoberto por células caliciformes
Embriologia
(1)Sobre os períodos da maturação pulmonar, assinale a alternativa correta:
O primeiro período é o período pseudoglandular (da 6ª a 16ª semana). Aqui, o pulmão é semelhante a uma glândula exócrina, e todos os principais elementos do pulmão já se formaram, o que possibilita trocas gasosas e respiração.
O segundo período é o período canalicular (da 16ª a 20ª semana). Nesse momento a luz dos brônquios e bronquíolos terminais tornam-se maiores, mas o tecido pulmonar permanece pouco vascularizado. Cada bronquíolo terminal originou 2 bronquíolos respiratórios que se dividem em 3 a 6 ductos alveolares.
O terceiro período é o período do saco terminal (20ª semana ao nascimento), onde ocorre a formação de inúmeros sacos terminais, com epitélio muito delgado. Com 26 semanas, os sacos terminais são revestidos por células epiteliais pavimentosas de origem endodérmica (pneumócitos tipo II) onde ocorrem as trocas gasosas. Entre as células epiteliais pavimentosas, há as células epiteliais secretoras (pneumócitos tipo I) que secretam surfactante pulmonar que forra as paredes internas dos sacos terminais reduzindo sua tensão superficial.
O último período é representado pelo período alveolar (nascimento à oito anos). O epitélio dos sacos terminais se adelgaça, formando uma única camada de células epiteliais pavimentosas muito delgada.
(2)O desenvolvimento da face tem inicio na fase embrionária, por volta da quarta semana, vindo a se completar no período fetal, próximo à décima segunda semana. Sobre o desenvolvimento do palato, é correto afirmar que:
O palato é formado a partir da quinta semana gestacional, sendo finalizado até a décima segunda semana, em três etapas distintas.
A primeira etapa vai até a sexta semana do desenvolvimento, a partir das apófises médias da cavidade nasal que se unem, e formam o segmento intermaxilar. Esta estrutura descende ao estomodeu originando o palato primário responsável pelos ⅔ anteriores do palato duro.
A segunda etapa ocorre com a formação do ⅓ posterior do palato duro, palato mole e úvula. Estas estruturas advêm do crescimento vertical das apófises palatinas.
A conclusão da formação do palato se dá na 12ª semana, com a aproximação do palato primário ao secundário.
(3)Sobre o desenvolvimento da traqueia assinale a alternativa correta:
Na quarta semana, o mesoderma esplâncnico do tubo laringotraqueal forma o epitélio e as glândulas traqueais.
A pleura visceral se origina do mesoderma esplâncnico que reveste o corpo.
Na quinta semana surgem os brotos brônquicos primários, provenientes do tubo laringotraqueal, presentes lateralmente e inferior à traqueia.
A fístula traqueoesofágica é decorrente da fusão incompleta do tubo laringotraqueal na quarta semana. É uma anomalia congênita, mais frequente no trato respiratório superior, sendo mais comum no sexo masculino
(4)Sobre o desenvolvimento da pleura, assinale a alternativa correta
Os vasos pleurais são derivados da esplancnopleura.
A pleura parietal provém do mesoderma somático que recobre o pulmão externamente.
A cavidade pleural se forma após separação prega pleuroperitoneal se formar.
(5)Sobre as bolsas faríngeas assinale a alternativa correta:
Os arcos faríngeos são revestidos pelo ectoderma faríngeo. Estes recobrem também as bolsas faríngeas.
Bolsas faríngeas apresentam sequência caudocranial, formando importantes órgãos de cabeça e pescoço.
São divididas pelos arcos faríngeos.
São formadas por cinco pares, sendo o quinto atrofiado, ou inexistente.
(6)As bolsas faríngeas formam órgãos importantes em cabeça e pescoço. Sobre estes órgãos e sua formação, assinale a alternativa correta.
O primeiro par de bolsas faríngeas é responsável pela formação das tonsilas palatinas e fossa tonsilar.
O segundo par de bolsas faríngeas forma a glândula paratireoide superior e corpo ultimobranquial.
O terceiro par é o responsável pela formação da glândula paratireoide inferior e timo.
O quarto par de bolsas faríngeas desenvolve a cavidade timpânica (orelha média) e a tuba auditiva.
(7)Sobre o desenvolvimento do intestino posterior assinale a opção correta:
Os órgãos derivados do intestino posterior são supridos pela artéria mesentérica superior.
A circulação sanguínea mostra, notoriamente, a divisão entre intestino médio e posterior.
A cloaca é a porção final do intestino grosso, formada por ectoderma e mesoderma.
A cloaca se subdivide, na sexta semana, em reto e canal anal.
(8)Na segunda semana ocorrem eventos de extrema importância. Sobre esses eventos assinale a alternativa incorreta
O sinciciotrofoblasto pode realizar a nutrição do embrião
O embrioblasto se divide em hipoblasto e epiblasto
O hipoblasto origina aminioblasto
O hipoblasto reveste a cavidade exocelômica
(9)A respeito do período fetal, assinale a alternativa incorreta:
Ocorre formação do pigmento da retina
Ocorre formação de gordura marrom
Ocorre início da produção de surfactante
O feto já possui reflexo pupilar
(10)Sobre o desenvolvimento do sulco laringotraqueal, é correto afirmar que:
No fim da 6º semana o sulco laringotraqueal já evaginou e formou um divertículo respiratório em forma de bolsa.
O divertículo é envolto por ectoderma esplâncnico.
Sua extremidade distal se amplia e forma um broto traqueal globular.
O divertículo respiratório se mantém unido à faringe primitiva, se separando apenas pelo orifício laríngeo primitivo.
Genética
(1)Uma doença cromossômica importante é a Síndrome de Edwards, sobre essa patologia é CORRETO afirmar que:
É uma monossomia do cromossomo 18.
Pode ser causada por mosaico.
Ocorre geralmente por não disjunção na mitose materna.
A idade materna não é fator de risco
(2)São consideradas características fenotípicas dos portadores de Síndrome de Down:
Orelhas de implantação mais alta.
Hipertonia
Estatura aumentada
Prega transversal palmar única
(3)Dentre as alternativas abaixo, é CORRETO afirmar sobre pseudogenes:
Possuem íntrons.
Os pseudogenes são definidos como sequencias que se assemelham com genes conhecidos.
Os pseudogenes não processados são por retrotransposição.
Os pseudogenes não processados não são vestigiais.
(4)Dentre as alternativas abaixo, é CORRETO afirmar sobre imprinting genômico:
O Imprinting a escolha do alelo é aleatória.
Imprinting genómico é um fenómeno genético em que certos genes são expressos apenas por um alelo.
A síndrome de Prader- Willi é uma trissomia que envolve o imprinting genômico.
O imprinting genômico é um mecanismo de regulação da expressão génica que permite a expressão de ambos os alelos parentais.
(5)Em relação aos tipos mutações é CORRETO afirmar que:
A mutação do tipo de substituição dos nucleotídeos são mutações com sentido bem delimitado.
A mutação de mudança de matriz de leitura ocorre quando se tem um erro e não gera uma nova sequência de códons.
As mutações dinâmicas promovem uma amplificação.
As mutações de mudança de matriz de leitura formam um produto que inalterado.
(6)Em relação aos tipos de polimorfismo é CORRETO afirmar que:
O polimorfismo de nucleotídeo único é formado por 1 locus com 1 alelos com bases semelhantes.
O polimorfismo de inserção e deleção possui um único alelo.
O polimorfismo de microssatélites promove a determinação de alelos nos múltiplos loci.
O polimorfismo de inserção de elementos imóveis possui um genoma com elementos que não repetem.
(7)Em relação as anomalias cromossômicas e seus tipos é correto afirmar que:
Trissomias são mais frequentes que monossomia.
As aneuplodias são os tipos menos comuns das alterações numéricas.
As anomalias cromossômicas estruturais formam um produto final com um formato normal.
As anomalias sexuais mais frequentes são: trissomias do 21, 18 e 13.
Patologia
(1)Paciente de 25 anos, sexo masculino, durante atividade de caça em área rural, foi vítima de ferimento por arma de fogo acidental. Transportado com muita dificuldade, foi levado a laparotomia exploradora em estabilidade hemodinâmica cerca de 14 horas após o acidente. O achado na exploração cirúrgica foi de ferimento transfixante do sigmoide, com desvitalização local e hematoma de mesocólon, contaminação da cavidade por fezes amolecidas, duas lesões perfurantes de alças de delgado e sem outras lesões associadas. Quanto ao cólon, a tática operatória de escolha é:
Sutura primária e colostomia proximal
Mobilização ampla do hemicólon esquerdo, ressecção e anastomose primária
Reparação primária da lesão e ileostomia em alça
Mobilização ampla do hemicólon esquerdo, ressecção e estoma duplo
(2)Sobre Necrose Isquêmica/Coagulativa, marque a alternativa incorreta:
A arquitetura do tecido não se mantém
Formato triangular
Ocorre redução do fluxo sanguíneo
Na necrose por coagulação, a desnaturação proteica predomina
(3)Sobre a lipidose marque a alternativa incorreta:
É congênita: doenças geneticamente determinadas.
Adrenoleucodistrofia: doenças de armazenamento de lipidose no SNC e glândulas adrenais
Relacionado com defeitos enzimáticos de processamento.
Possui relação com a quantidade de colesterol plasmático.
(4)Sobre a lipidose, marque a alternativa incorreta:
No xantoma e no xantelasma o acúmulo de colesterol em macrófagos da derme
No xantelasma a lipidose é na região periorbital
No xantoma a lipidose é na vesícula biliar.
Na colesterolose a Lipidose na vesícula biliar.
(5)Sobre o núcleo das neoplasias malignas, marque a alternativa incorreta:
Vesiculoso
Volumoso
Hipocromático
Cromatina em sal com pimenta
(6)Sobre o Fator Transformador de Crescimento Beta (TGF-β), marque a alternativa correta:
Induz angiogênese
Forma tecido de granulação
Agente mitogênico em células epiteliais e fibroblastos
Possui efeito anti-inflamatório
(7)Sobre a morfologia da inflamação crônica, marque a alternativa que não apresenta uma característica microscópica:
(8)São aspectos macroscópicos das calcificações e pigmentações exceto:
Tecido amolecido
Consistência arenosa a pétrea
Lâmina range ao corte
Brancacento
(9)Sobre a etiopatogênese das hipercalcemias, marque a alternativa incorreta:
NEOPLASIAS:
HIPERPARATIREOIDISMO:
SÍNDROMES PARANEOPLÁSICAS
HIPOVITAMINOSE D
(10)Sobre macróscopia da hiperemia, marque a alternativa incorreta:
Tecido vermelho
Tecido Ruborizado
Maior número de hemácias.
Tecido pesado
(11)Sobre as alterações do fluxo sanguíneo que ocorrem no turbilhonamento, marque a alternativa correta:
Fluxo sanguíneo diminuído com alteração na direção
Acontece em vasos venosos principalmente.
Fluxo laminar: fisiológico.
No turbilhonamento não há perda do fluxo laminar.
(12)Sobre os mediadores inflamatórios é incorreto:
Mediadores inflamatórios possuem meia vida longa.
Mediadores inflamatórios podem causar lesão tecidual.
Os mediadores inflamatórios podem ter alvos e efeitos diferentes dependendo do contexto
O mediador inflamatório pode ter como função neutralizar parte da inflamação
(13)Sobre a macróscopia da congestão, marque a alternativa incorreta:
Tecido azulado (cianótico)
Vinhoso
Mais pesado
Temperatura aumenta.
(14)Sobre o estudo das lâminas de neoplasias indiferenciadas marque a alternativa incorreta:
Baixo índice proliferativo
Células com atipia intensa e pleomorfismo celular
Formatos celulares desiguais e heterogêneos
Cromatinas escuras e salpicadas (sal com pimenta), nucléolos visíveis
(15)Sobre o estudo das lâminas do leiomioma marque a alternativa incorreta:
Massa presente no miométrio (corpo uterino)
Massa com limites irregulares, crescimento infiltrativo, superfície de corte heterogênea
Provável diagnóstico benigno
Confirmação do diagnóstico: apenas pela imunohistoquimica
(16)Sobre o estudo das lâminas do leiomiosarcoma marque a alternativa incorreta:
Bordas infiltrativas, superfície de corte heterogênea
Microscopia: perda da diferenciação celular: pouco diferenciado
Menor variação de tamanho em relação com o tempo
Localmente invasivo
(17)Sobre as displasias, marque a alternativa incorreta:
É uma proliferação celular já com alterações genéticas, mas que ainda não há alterações genéticas suficientes para infiltrar tecidos
Não respeitam a membrana basal do epitélio
Displasia é sinônimo de neoplasia intraepitelial
São classificadas em leve, moderada e acentuada ou alto e baixo grau de acordo com o grau de alterações genéticas celulares (e fenótipo)
Neuroanatomia
(1)Sobre as terminações nervosas marque a alternativa incorreta:
O nervo não é inervado
Apenas os tecidos adjacentes possuem sensibilidade própria.
A origem real é ponto de saída ou entrada do nervo no SNC. Já a origem aparente onde se localizam os corpos de neurônio
Dor fantasma é uma dor sentida em um membro já não existente (amputado) que ocorre porque os “cotos” do nervo estão inflamados.
(2)Sobre as fibras nervosas marque a alternativa incorreta:
A fibra amielínica possui condução do impulso rápida. A amielínica possui fibras pré-ganglionares.
Os receptores são uma estrutura neuronal ou epitelial capaz de transformar estímulos físicos (mecânicos, luminosos, de calor) em atividade bioelétrica.
A velocidade de condução depende do calibre da fibra; quanto maior o calibre, maior a velocidade
A velocidade ocorre Fibras A > Fibras B > Fibras C (não mielinizadas)
(3)Fazem parte do sistema medial exceto:
Trato corticoespinhalanterior
Trato tetoespinhal
Trato vestibuloespinhal
Trato rubroespinhal
(4)Sobre a motricidade e o planejamento motor marque a alternativa correta:
Neurônios Motores Mediais: controle da musculatura distal.
Neurônios Motores Laterais: controle da musculatura axial.
O reflexo de estiramento é um reflexo polissinápticos
Órgão Tendinoso de Golgi força gerada pelo músculo
(5)Sobre as grandes vias aferentes marque a alternativa que contém um trato que é direto seu trajeto na medula:
Trato espinotalâmico anterior
Trato espinotalâmico lateral
Trato espinocerebelar anterior
Trato espinocerebelar posterior
(6)Sobre as grandes vias eferentes marque a alternativa incorreta:
Vias eferentes somáticas: ligam estruturas suprassegmentares relacionadas ao controle da motricidade e os efetuadores.
São as principais estruturas relacionadas com a motricidade somática: córtex motor, cerebelo, corpo estriado, núcleos motores do tronco encefálico e medula espinhal.
Todas as vias convergem para o neurônio motor.
O trato rubroespinhal atua na motricidade proximal, mais desenvolvido no ser humano.
(7)Qual dos tratos abaixo originam-se da parte inferior da área 4 e realiza o controle dos núcleos motores dos N.C?
Trato tetoespinhal
Trato corticonuclear
Trato corticoespinhal
Trato rubroespinhal
(8)Qual dos tratos abaixo há intenso cruzamento de fibras – Decussação das pirâmides?
Trato tetoespinhal
Trato corticonuclear
Trato corticoespinhal
Trato rubroespinhal
(9)Sobre a memória marque a alternativa incorreta:
Podemos classificar a memória quanto sua natureza ou tempo de retenção
Quanto a sua natureza, a memória pode ser declarativa ou não-declarativa
A memória declarativa está relacionada ao que conseguimos expressar
A memória declarativa está relacionado a procedimentos motores
(10)Qual par craniano corresponde ao Núcleo de Edinger-Westpha?
Troclear IV
Oculomotor III
Abducente VI
Trigêmeo V
(11)Sobre a classificação citoarquitetural, a área olfatória é formada a partir de qual segmento do Alocórtex?
Arquicórtex
Paleocórtex
Heterotípico
Heterotípico.
(12)Sobre a anatomia macroscópica do telencéfalo marque a alternativa incorreta:
Núcleo accumbens: área de prazer e recompensa. Encontro da cabeça do caudado com o putâmen (corpo estriado ventral)
Núcleo amigdaloide: Cauda do núcleo caudado. Relacionado com a: área de prazer e recompensa
O corpo estriado dorsal (motricidade) é composto pelo núcleo caudado e núcleo lentiforme
Os cornos anterior e posterior não possuem plexos coroides
(13)Sobre a anatomia macroscópica do diencéfalo marque a alternativa incorreta:
Sulco hipotalâmico divide tálamo do subtálamo
A parede lateral é formada pelo tálamo e hipotálamo
O assoalho é formado pelo quiasma óptico, infúndibulo, túber cinéreo e corpo mamilar
A parede posterior é formada pela lâmina terminal
(14)Sobre a anatomia macroscópica do diencéfalo marque a alternativa incorreta:
Os plexos corioides estão presentes no assoalho dos ventrículos laterais, mas no teto do III e IV ventrículos!
Limite anterior do III ventrículo é a lâmina terminal
Parede posterior do III ventrículo é o epitálamo
O assoalho do III ventrículo é tela corioide
(15)Sobre o tronco encefálico marque a alternativa incorreta:
A substância cinzenta do tronco encefálico pode ser homóloga à medula ou própria do tronco encefálico
A substância cinzenta homóloga à medula corresponde a núcleos dos quais não saem os nervos enquanto a substância própria corresponde aos núcleos de nervos cranianos
As fibras dos nervos são classificadas segundo sua função, podendo ser aferentes ou eferentes, viscerais ou somáticas, gerais ou especiais
Os músculos da cabeça e pescoço podem ter duas origens: somáticas ou branquioméricas
(16)Sobre os nervos espinhais marque a alternativa incorreta:
O neurônio sensitivo está relacionado com a sensibilidade
O neurônio sensitivo é composto por axônio, ramificação e receptores
As unidades motoras são as menores unidades funcionais do sistema motor
Músculos de força tem pouco número de fibras musculares para cada fibra nervosa. Já os músculos de movimentos finos possuem um número maior de fibras.
(17)Sobre a anatomia macroscópica do cerebelo marque a alternativa incorreta:
A estrutura básica é composta por Vérmis cerebelar + 2 hemisférios cerebelares
Sulcos transversais delimitam as folhas do cerebelo
As fissuras delimitam lóbulos cerebelares
O cerebelo apresenta 17 lóbulos e 8 fissuras, sendo essa divisão igual no vérmis e nos hemisférios cerebrais.
(18)Marque a alternativa que não faz parte do sistema medial
Trato tetoespinhal
Trato vestibuloespinhal
Trato resticuloespinhal pontino e bulbar
Trato rubro espinhal
(19)Sobre o tronco encefálico marque a alternativa incorreta:
O tronco encefálico é composto, ainda, por fibras ascendentes e descendentes, geradas acima dele, abaixo dele ou nele próprio e com destinos acima, abaixo ou nele próprio
As fibras podem apenas passar pelo tronco encefálico, sem inervá-lo, ou fazerem alguma conexão ao longo dele, incluindo conexões terminais
Os núcleos de substância cinzenta própria do mesencéfalo são os núcleos grácil, cuneiforme e complexo olivar inferior.
Os núcleos de substância cinzenta própria da ponte são os núcleos pontinos, do corpo trapezoide, olivar superior e do lemnisco lateral
(20)Sobre o sistema límbico marque a alternativa incorreta:
É um conjunto de estruturas do córtex cerebral responsáveis pelo processamento e produção das emoções
O grupo corticomedial atua em conexões olfatórias e comportamentos sexuais
O grupo basolateral atua em conexões eferentes
O grupo central atua em conexões eferentes
(21)Qual estrutura do tálamo que está envolvido com o circuito de papez?
Fascículo mamilotalâmico
Pulvinar
Grupo anterior
Grupo posterior
Semiologia
(1)Sobre a avaliação clínica do sistema respiratório, assinale a alternativa incorreta
A síndrome da veia cava superior é causada por rápida descompressão
A compressão do nervo laríngeo provoca disfonia
A compressão do nervo frênico causa ortopneia
O baqueteamento digital pode ocorrer nas bronquiectasias
(2)Sobre a pericardite, assinale a alternativa correta
A causa mais comum de acometimento pericárdico é de origem autoimune
A presença de atrito pericárdico não é patognomônica da pericardite.
Se comprimir o lobo pulmonar esquerdo inferior o paciente ira apresentar crepitações grosseiras
A fibrilação atrial é o distúrbio do ritmo mais comum na pericardite viral aguda
(3)Em Medicina, o sinal de Grey-Turner refere a equimoses nos flancos. Este sinal leva 24-48 horas para aparecer e prediz um ataque severo de:
Colecistite
Pancreatite aguda
Ascite
Obstrução intestinal
(4)Entre as causas de ascite, assinale aquela que não tem relação com a hipertensão por
Carcinomatose peritoneal
Hepatite aguda
Pericardite construtiva
Neoplasias hepáticas
(5)Sobre as neoplasias que podem acometer o esôfago, assinale a segunda coluna de acordo com a primeira.
1. Carcinoma de células escamosas
2. Adenocarcinoma
( ) Principalmente no esôfago proximal
( ) Relação com doença do refluxo gastroesofagico
( ) Principalmente esôfago distal
( ) Alcoolismo
( ) Tabagismo
Assinale a ordem correta da segunda coluna:
1, 1, 2, 2, 2
1, 2, 2, 1, 1
2, 2, 1, 1, 2
2, 1, 1, 2, 1
(6)Paciente que apresenta uma onda classificada como tardus e parvus deve ser avaliado para qual patologia:
Estenose aórtica
Hipertensão pulmonar.
Fibrilação atrial.
Pulso alternante.
(7)Paciente queixando-se de dispneia aos mínimos esforços e tosse de expectoração rósea. Ao exame físico apresenta edema de membros inferiores e refluxo hepatojugular, sobre esse caso assinale a alternativa incorreta:
O refluxo hepatojugular deve ser pesquisado em suspeita de IC.
O paciente se encontra na classificação de NYHA III
Esse paciente apresenta grave edema pulmonar.
O paciente apresenta não apresenta sintomas congestivos.
(8)Sobre o quadro de B3 e B4 palpáveis, assinale a alternativa incorreta:
São mais facilmente palpáveis em posição de decúbito lateral.
A B4 palpável pode acontecer por uma valva aórtica insuficiente.
A sobrecarga de pressão torna o ventrículo pouco complacente.
Durante a fase de enchimento rápido pode ocorrer a B3
(9)Tendo em vista as pulsações epigástricas, assinale a alternativa incorreta:
O aumento de ventrículo direito pode gerar pulsações epigástricas de origem cardíaca.
Uma causa pode ser o aneurisma de aorta abdominal cursa
Sobrecarga de pressão pode gerar pulsação epigástrica.
A sobrecarga de volume pode gerar pulsações epigástricas.
(10)Qual alternativa não condiz com um paciente que possui a síndrome de sobrecarga de pressão:
Extensão do ictus pouco alterada
Cardiopatia hipertrófica
Sem associação com pulsação epigástrica.
Insuficiência aórtica
(11)O bloqueio atrioventricular de primeiro grau acontece com o atraso na condução do estimulo do átrio ao ventrículo. Esse atraso é considerado quando um intervalo é superior a 0,20 segundos em adultos. Qual intervalo é esse:
QT
PR.
ST.
Em todos intervalos acima.
(12)Assinale a alternativa incorreta:
Parentesco de primeiro grau com história de doenças cardiovascular são considerados fatores de risco.
Um fator determinante na investigação da tosse é saber os sintomas associados
Edemas localizados, ou predominante em um membro é sugestivo de TVP
Cardiopatias congênitas com shunt não apresentam alterações em recém-nascidos.
(13)Tendo em vista as palpitações, assinale a alternativa incorreta:
Extrassístoles geram palpitações como saltos isolados.
A taquicardia supraventricular, anemia, febre, ansiedade, geram palpitações em casos de esforços.
Ataques com início abrupto, regulares ou não, são características de taquicardia paroxísticas.
Acontece ao ficar-se em pé, característico da hipotensão postural.
(14)Assinale a alternativa que apresenta a causa do Nó AV assumir o papel de marca-passo:
Flutter atrial
Fibrilação atrial
Bloqueio AV de terceiro grau
Fibrilação ventricular
(15)Assinale a alternativa incorreta sobre a diarreia
É a redução na consistência das fezes;
O hipertireoidismo gera a diarreia osmótica.
Enterotoxinas geram diarreia secretora
Diarreia de origem alta apresentam grande teor de liquido, restos de alimentos, gases.
(16)Um paciente que apresenta a chamada fezes com borra de café, ou seja presença de sangue muito escuro. Qual causa abaixo pode ser a responsável?
Hemorroidas
Esteatorreia
Varizes esofágicas
Pólipos intestinais
(17)A imagem abaixo representa qual tipo de alteração? img1
Varizes
Grânulos de Fordyce
Leucoedema
Melanose racial
Bacteriologia
(1)Uma das ações importantes das bactérias é a produção de toxinas, assim sendo as bactérias são divididas em exotoxinas e endotoxina, sobre esses componentes é correto afirmar que:
As exotoxinas são componentes da parede celular.
As exotoxinas gram produzem: lipídeo a do LPS.
A endotoxinas em altas concentrações podem provocar sepse.
As endotoxinas alteram a função ou destroem a célula.
(2)Em relação aos Staphylococcus spp., todas as alternativas a seguir apresentam componentes da sua estrutura, exceto:
Membrana citoplasmática.
Polissacarídeo A (ácido teicóico).
Flagelo.
Camada de peptidoglicano.
(3)Assinale a alternativa que não corresponde à um fator de virulência do Bacillus Anthracis:
Capsula
Toxina de edema
Enzimas degradativas
Toxina letal
(4)Os Bacillus possuem 3 fatores protéicos: antígeno protetor, fator de edema e fator letal. A respeito desses componentes, assinale a alternativa incorreta
O fator de edema é Adenilato ciclase calmodulina dependente
O antígeno protetor se liga à célula e é clivado para se ligar a LF ou a EF
O fator letal é capaz de levar a morte celular
O antígeno protetor é uma protease zinco dependente
(5)Assinale a manifestação que não está relacionada com as bactérias do gênero Campylobacter:
Artrite séptica
Espondilite anquilosante
Síndrome de guillain barré
Diarreia
(6)Dentre as alternativas abaixo, assinale a opçao que corresponde à uma enterobactéria que comumente pode cursar com fezes sanguinolentas e com pus:
E. coli enterotoxigênica
Shigella
Klebisiella
Proteus
(7)Sobre o tratamento da Listeriose, assinale a alternativa incorreta:
Para que o antibiótico escolhido exerça sua função, ele deve penetrar nas células hospedeiras, difundir-se e se manter estável no ambiente intracelular.
O tratamento de primeira linha na gestação inclui a administração de ampicilina (≥ 6g/dia) e eritromicina (4g/dia) como segunda linha de tratamento.
A Listeria monocytogenes é sensível à tetraciclina, eritromicina, cloranfenicol, sulfametoxazol-trimetoprim, vancomicina e rifampicina.
O tratamento de listeriose é com o uso de macrolídeos, pois foi detectada resistência à penicilina.
(8)Sobre os fatores de virulência da Listeria monocytogenes, qual das alternativas a seguir apresenta uma informação incorreta?
A listeriolisina O (LLO), principal fator de virulência, é uma hemolisina que causa a lise da membrana do fagossomo.
As fosfolipases C, PlcA e PlcB, são enzimas que atuam em pH de 5,5–7,0 degradando fosfolipídeos presentes na membrana dos fagossomos.
A fosfolipase PlcB é específica para degradação do fosfatidilinositol da membrana do fagossomo.
Internalinas são proteínas que induzem a internalização da bactéria em células epiteliais não fagocíticas, funcionando como invasinas.
(9)“A conjuntivite neonatal consiste em secreção ocular purulenta e aquosa devido a irritação química ou organismos patogênicos” (Ministério da Saúde). A respeito dessa condição, assinale a alternativa incorreta:
25% dos casos: mãe com o trato vaginal infectado
5 a 12 dias de incubação
Se não tratar, pode virar pneumonia
O tratamento é feito com colírios à base de antibióticos
(10)A respeito do gênero Treponema e da espécie Treponema pallidum, todas as afirmativas a seguir estão corretas, exceto:
Não apresentam em sua estrutura peptideoglicanos.
Não possuem lipopolissacarídeos (LPS) em sua membrana externa, mas sim lipooligossacarídeos (LOS).
A microscopia de campo escuro é o método ideal para visualização das bactérias em amostras clínicas.
Treponema pallidum é o agente etiológico da sífilis.
(11)Com relação à Doença de Lyme e seu agente etiológico, assinale a alternativa incorreta:
É causada por bactérias do gênero Borrelia.
O agente etiológico no Brasil é o Amblyomma cajennense.
É endêmica nos EUA, sendo a doença de transmissão vetorial mais comum, sobretudo em florestas contendo animais silvestres e carrapatos.
A profilaxia é baseada em evitar a picada do carrapato vetor.
(12)A respeito da tuberculose, assinale a alternativa correta:
A Tuberculose latente é a infecção na sua forma assintomática
Tuberculose primária ocorre após alguns anos da doença primária. Mais comum nas crianças.
Tuberculose Secundária: desenvolve o complexo de RANKE (nódulo caseoso)
Tuberculose miliar é uma complicação, principalmente em imunossuprimidos (disseminada).
(13)O teste tuberculínico é positivo quando:
maior que 10mm em pacientes com HIV
maior que 10mm em pacientes imunossuprimidos
maior que 10mm em pacientes vacinados no últimos 2 anos com BCG
maior que 10mm independente da condição
(14)Após 2 meses de tratamento para Tuberculose, Raíssa, de 12 anos, evoluiu com neurite óptica. Assinale a alternativa que contém o medicamento mais provável por essa evolução:
Rifampicina
Isoniazida
Pirazinamida
Etambutol
Virologia
(1)Sobre os fármacos utilizados como antivirais, assinale a alternativa incorreta:
O Zanamivir e o Oseltamivir são fármacos inibidores da enzima neuraminidase, utilizados para tratamento da infecção pelo vírus Influenza.
A Zidovudina, também chamada de Azidotimidina (AZT), utilizada no tratamento da infecção pelo HIV, é um inibidor de transcriptase reversa nucleosídeo.
O Fanciclovir é um pró-fármaco que, após administração oral, é convertido no metabólito ativo, o Ganciclovir.
O Aciclovir e o Ganciclovir apresentam estruturas químicas semelhantes, sendo possível ocorrer reação de hipersensibilidade cruzada entre esses dois fármacos.
(2)img1
O 2 representa a adsorção
O 3 representa a liberação
O 4 representa a transcrição e replicação
O 7 representa a montagem
(3)Os fármacos usados para tratamento ou profilaxia da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) costumam ser referidos por siglas. Dentre as alternativas a seguir, qual traz uma associação incorreta entre o fármaco e sua respectiva sigla?
Zidovudina ou Azidotimidina = AZT.
Lamivudina = 3TC.
D4T= Estavudina.
T20 = Tenofovir.
(4)Das alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma associação incorreta entre os fármacos antirretrovirais e sua classe, que denota seu mecanismo de ação:
Inibidor de fusão: Enfuvirtida.
Inibidores não nucleosídeos da transcriptase reversa: Atazanavir, Ritonavir e Saquinavir.
Inibidores da integrase: Dolutegravir e Raltegravir.
Inibidor dos receptores CCR5, inibe a entrada do vírus da célula: Maraviroc.
(5)Marque a alternativa correta sobre a replicação dos adenovírus:
O gene E1 é responsável por ativar os promotores de DNA
O gene E2 é responsável por ativar a transcrição do gene viral
O gene E3 é responsável por impedir a ação do TNF- alfa
O gene E4 é responsável por bloquear a ação do p53
(6)Dentre os fármacos a seguir, qual deles pertence à classe dos inibidores da protease?
Abacavir.
Tenofovir.
Efavirenz
Saquinavir.
(7)Assinale a alternativa incorreta em relação às características dos vírus da família Bunyaviridae:
São disseminados por mosquitos, carrapatos ou moscas.
Possui DNA de fita dupla.
Possui 3 fitas de RNA simples.
A maioria são Arbovírus.
(8)Sobre os Arenavírus, responda a alternativa correta:
Sua patogênese consiste em induzir a liberação de Fator de Necrose Tumoral Alfa (TNF-a)
São incapazes de infectar macrófagos
A maioria dos infectados evoluem com meningite
A forma de contágio mais comum é por inalação
(9)Assinale a alternativa que corresponde à uma complicação do vírus Epstein-Barr
Coriorretinite
Sarcoma de Kaposi
Panencefalite esclerosante
Neurite óptica
(10)A complicação mais temida do Sarampo é:
Crise aplásica
Linfoma de Hodkign
Panencefalite esclerosante
Aneurisma de coronária
(11)Assinale a principal complicação do Filovírus:
Encefalopatia espongiforme
Febre hemorrágica
Panencefalite esclerosante subaguda
Meningoencefalite
(12)“Possui RNA envelopado e fita negativa. Além disso, tem neurotropismo positivo e relação com a Esquizofrenia.” Assinale o vírus em questão:
Filovírus
Rabdovírus
Bornavírus
Citomegalovírus
(13)Assinale a alternativa incorreta em relação ao Retrovírus
Os vírus da imunodeficiência humana (HIV-1 e HIV-2) são retrovírus e pertencem à família dos lentivírus.
O HIV utiliza a CCR5 ou CXCR4 como co-receptor para entrar na célula
A integrase é a enzima produzida pelos retrovírus, quebra ligações peptídicas entre os aminoácidos das proteínas
O receptor para o HIV constitui-se do marcador de superfície de linfócitos CD4
(14)Assinale a alternativa que corresponde à correta associação entre as colunas abaixo em relação à replicação do retrovírus: 1- TAT ( ) Montagem viral 2- REV ( ) Transporta do DNAc para o núcleo 3- NEF ( )Reduz a expressão do CD4 e a citotoxicidade 4- VIF ( ) Ativa a transcrição do gene viral 5- VPU ( ) Reduz a expressão de do CD4 6- VPR ( )Transporta o RNA viral para o citoplasma
4-6-1-3-2-5
4-6-3-1-5-2
6-3-4-1-2-5
6-3-1-4-5-2
(15)Em relação ao Togavírus e o Flavivírus, assinale a alternativa incorreta:
São vírus envelopados de RNA
A patogênese da febre amarela e da dengue é a mesma
O vírus da Dengue é da família Togavírus
O Togavírus é responsável pela febre amarela
(16)Assinale a alternativa que corresponde à assertivas corretas à respeito da Dengue, chikungunya e Zika
Uma das características mais marcantes do Zika é a artralgia e edema nas articulações.
50 a 90% dos casos de chikungunya manifesta conjuntivite
Uma das características em comum entre Dengue, chikungunya e Zika é o quadro de febre alta (> 38º)
A zika é a primeira a manifestar exantemas.
(17)A respeito da Hepatite A, marque a alternativa correta:
Replica-se no hepatócito, produzindo efeitos hepatotóxicos
Histologicamente, é indistinguível da Hepatite C
Pertence à familia Piconavírus
É transmitido por objetos pérfuro-cortantes contaminados
(18)De acordo com seu conhecimento sobre o processo de replicação dos vírus da família Coronaviridae, a etapa que relaciona-se a alta variabilidade genética encontrada para o vírus é a etapa de:
Adsorção
Desnudamento
Tradução da Polimerase
Replicação do material genético viral
Tradução de proteínas virais
Farmacologia
(1)Qual fármaco induz a produção de enzimas que inibem a translação do RNAm da proteínas virais:
Interferon.
Imunoglobulinas.
Ribavirina
Zanamivir.
(2)Sobre o FGF23, assinale a alternativa incorreta:
Inibe a produção de vitamina D
Aumenta a absorção de cálcio no intestino
Produção estimulada por vitamina D e fosfato
Inibe absorção de fosfato
(3)O tétano, resultado de neurotoxinas produzidas pelas espécies do gênero Clostridium, possui ação direta sobre qual neurotransmissor:
Acetilcolina
Noradrenalina
Glutamato
GABA
(4)Quando um Receptor de Rianodina é ativado, qual a consequência desse fato a nível celular:
Diminuição dos níveis de cálcio citoplasmáticos
Aumento dos níveis de potássio citoplasmáticos.
Abertura de canais efluindo cálcio do reticulo para o citoplasma.
Fechamento de canais de cálcio do reticulo endoplasmático.
(5)Sobre os opioides marque a alternativa incorreta:
Morfina é agonista parcial
Codeína e dextropropoxifeno são agonistas fortes.
Acoplados à proteína G
Distribuição heterogênea no SNC
(6)Sobre as bases neuroanatômicas, assinale a alternativa incorreta?
Observações em animais demonstram que a liberação induzida de dopamina leva a surto psicótico.
A maior ativação da via mesolímbica gera os sintomas negativos.
Evidencias apontam para uma menor expressão do transportador de captura do glutamato, podendo ser uma explicação para a neurodegeneração
↓ GABA na via mesolímbica, causando sintomas positivos
(7)Classes farmacológicas sem relações com a dopamina são utilizadas no tratamento para esquizofrenia, sobre esses fármacos assinale a alternativa incorreta:
Antagonismo do 5-HT2a melhora perfil de efeitos adversos.
A ação no 5-HT2a é responsável por diminuir a excitabilidade.
Os antagonistas muscarínicos possuem como efeito adverso o aumento de receptores D2 neurodegeneração
Os antagonistas muscarinicos impedem a secreção de prolactina.
(8)A ação da Anfotericina B pode ser prejudicada por qual classe de fármaco:
Equinocandina
Pirimidinas.
Azóis.
Griseofulvina
(9)Com relação aos Azóis, assinale a alternativa incorreta:
Inibem a conversão de lanosterol em ergosterol.
O cetaconazol apresenta como efeito adverso apenas a supressão adrenocortical
Miconazol pode ser utilizado na forma de gel tópico, útil para infeções em pele e mucosas.
Itraconazol é ativo contra dermatófitos, uma infecção de difícil controle.
(10)Assinale a alternativa incorreta sobre os fármacos antidepressivos:
A amitriptilina possui ação principal sobre a noraepinefrina e serotonina.
O fármaco fluoxetina atua como agonista dos receptores de serotonina.
Moclobemida é um tipo de inibidor da monoamina-oxidase (IMAOs)
Existem fármacos inibidores da captura de monoaminas que são seletivos, como a fluoxetina e não seletivos como a amitriptilina.
(11)Em infecções por Staphylococcus aureus o fármaco mais utilizado é a meticilina. Qual a conduta terapêutica preferencial em casos de infecções por Staphylococcus aureus resistente à meticilina:
Utilização cefalosporina, por serem efetivos contra gram-negativos
Vancomicina, glicopeptídeos, muito efetivo contra gram-positivos
Penicilinas
Aminoglicosídeos, em usos para gram-negativos.
(12)Todos os fármacos abaixo potencializam a ação do GABA exceto:
Fenobarbital
Vigabatrina
Tiagabina
Carbamazepina
(13)Todos os fármacos abaixo atuam inibindo a ação dos canais de Ca2+ exceto
Etossuximida
Valproato
Gabapentina
Fenitoína
(14)Sobre os broncodilatadores marque a alternativa incorreta
Salbutamol e terbutalina →alívio sintomático pontual
Salmeterol e formoterol são agentes de curta duração (3-5 horas). Salbutamol e terbutalina →terapia complementar regular
Salbutamol e terbutalina tem pico de efeito em 30 min
Salmeterol e formoterol →terapia complementar regular
(15)Sobre os fibratos marque a alternativa incorreta:
São agonistas dos receptores nucleares PPAR
Aumentam a síntese de apoA1 e apoA2 e captação hepática de LDL
Reduzem acentuadamente LDL . Reduz pouco VLDL e TGL e aumenta o HDL
Utilizado na dislipidemia mista Baixo HDL + alto risco CV
(16)Marque a alternativa que contém certo os estágios da doença de Alzheimer:
Estágio 1 Esquecimento↓ Humor. Estágio 2. ↑ Esquecimento, Irritabilidade S. psicóticos. Estágio 3 Reconhecimento Fala prejudicada. Estágio 4 Alimentação e reflexos, motricidade e incontinências.
Estágio 1 ↑ Esquecimento Irritabilidade S. psicóticos. Estágio 2 Esquecimento Espontaneidade ↓ Humor. Estágio 3 Reconhecimento Fala prejudicada. Estágio 4 Alimentação e reflexos, motricidade e incontinências.
Estágio 1 ↑ Esquecimento Vagueia Irritabilidade S. psicóticos. Estágio 2 Reconhecimento Fala prejudicada. Estágio 3 Esquecimento Espontaneidade ↓ Humor. Estágio 4 Alimentação e reflexos, motricidade e incontinências.
Estágio 1 Esquecimento Espontaneidade ↓ Humor. Estágio 2 Reconhecimento Fala prejudicada. Estágio 3 Alimentação e reflexos, motricidade e incontinências. Estágio 4 Esquecimento Espontaneidade ↓ Humor.
(17)Sobre o levodopa- carbidopa marque a alternativa incorreta:
Não tem eficácia sozinho
Precursor de dopamina
Frequentemente administrada junto com inibidor de Carboxilase
Carbidopa Diminuem TREMOR em 50% dos pacientes
(18)Assinale a alternativa incorreta:
Os fármacos que inibem a tirosina hidroxilase diminuem a concentração de dopamina.
A α-metildopa atua por meio de competição com a DOPA.
A Reserpina aumenta a quantidade de monoaminas na fenda sináptica.
Tanto a anfetamina quanto a moclobemida atuam diretamente sobre a MAO.
(19)Assinale a alternativa incorreta sobre o tratamento em crises agudas:
Os principais fármacos são os Triptanos.
Sumatriptano não possui contraindicação.
Os agonistas HT1B/D/F são eficazes.
Ergotamina não deve ser usado por gestantes.
(20)Assinale a alternativa incorreta:
A noradrenalina, 5-HT e a dopamina tem papel importante na regulação do apetite.
Neurônios do tipo POMP/CART quando estimulados promovem uma diminuição no apetite.
Indivíduos obesos apresentam maior sensibilidade à leptina.
A grelina estimula neurônios orexígeos.
(21)Qual medicamento abaixo aumenta a saciedade?
Peptídeo YY
Liraglutida
Insulina
Rimonabanto e taranbanto
(22)Assinale a alternativa incorreta sobre interações medicamentosas:
Convulsão pode acontecer devido a interações causadas por indução enzimática.
O fenobarbital altera o metabolismo da varfarina.
Rifampicina altera o metabolismo de contraceptivos orais.
A inbição do p450 não gera interações medicamentosas.
(23)Qual opção abaixo não é um mecanismo de ação dos respectivos fármacos:
Amiodarona, inibe bomba de sódio e potássio.
Propanolol, antagonista β
Verapamil, bloqueador de canal de cálcio.
Lidocaína, bloqueador de canais de sódio.
(24)Sobre a cascata de coagulação assinale a alternativa incorreta:
A via extrínseca tem seu início após lesão endotelial, expondo receptores para o favor VII
A antitrombina III faz parte do mecanismo de amplificação.
A trombina possui ações como a de clivar o fibrinogênio para produção da rede de fibrinas, além de agregação de plaquetas.
Citocinas inflamatórias podem gerar coagulação intravascular disseminada.
(25)Assinale a alternativa incorreta:
A hemofilia clássica é causada pela ausência do fator de coagulação VIII
A vitamina K atua na síntese dos fatores II, VII, IX e X
Para se fazer uma administração de complexo ADEK de vitaminas lipossolúveis é necessária administração de sais biliares.
A Heparina potencializa a ação da trombina.
(26)Assinale a alternativa incorreta sobre os fármacos que atuam na cascata de coagulação:
A heparina pode gerar complicações tromboembólicas.
Rivaroxabana e apixabana são inibidores direto do fator Xa
A varfarina possui uma margem de segurança maior do que a apixabana.
A varfarina possui um pico de ação em 48 horas.
Saúde da Criança
(1)Em relação à violência contra a criança, assinale a alternativa incorreta:
As mais comuns são aquelas múltiplas e unilaterais
É geralmente em crianças menores de três anos
Lesões nas costelas posteriores e escápula são comuns
Fraturas repetidas no mesmo osso pode ser um indício importante de abuso físico
(2)Qual dessas não é uma contraindicação para amamentação?
Varicela
Uso de radiofármacos
Hanseníase
HTLV1
(3)No Brasil, a deficiência de ferro é a principal causa da anemia em crianças menores de dois anos, desta forma, qual alternativa está incorreta a respeito da suplementação do ferro?
2 mg de Fe elementar/kg a partir da introdução de alimentos sólidos em nascidos a termo com peso adequado.
2mg de Fe elementar/kg a partir do 30º dia de vida em prematuros ou baixo peso.
3mg de Fe elementar/kg a partir do 30º dia de vida em nascidos com 1000g a 1500g.
4mg de Fe elementar/kg a partir do 30º dia de vida em nascidos com até 1000g
(4)Sobre a introdução alimentar é correto afirmar que:
É necessário ofertar água para a criança durante as refeições.
A beterraba e o espinafre prejudicam a absorção de ferro e cálcio de outros alimentos.
Introduzir outros alimentos e interromper o aleitamento materno a partir dos 6 meses.
Frango não deve ser oferecido antes do primeiro ano de vida
(5)Os pais de uma criança do sexo masculino de 7 anos desejam saber qual altura ele terá, aproximadamente na idade adulta. O pai mede 1,90 m e a mãe 1,70m de altura. Qual a altura aproximada da criança quando adulto?
De 1,76 m a 1,96 m
De 1, 88 m a 1,98 m
De 1,70 m a 1,90 m
De 1,80 m a 1,93 m
(6)Criança de seis anos é levada ao pediatra. É verificado que ela se encontra no estádio de Tanner M2P2. Essa criança pode apresentar:
Puberdade normal
Puberdade precoce
Câncer de mama
Hermafroditismo
(7)A mãe de um bebê de 4 meses deseja saber o que a criança já é capaz de fazer. A resposta correta é:
Volta-se para o som
Senta-se sem apoio
Rola no berço
agarra objeto colocado na sua mão
(8)Um achado físico que pode configurar puberdade atrasada é ausência de:
Pelos pubianos aos 12 anos
Aumento do pênis aos 12 anos
Aumento testicular aos 14 anos
Aumento da bolsa escrotal aos 8 anos
(9)O recém-nascido pré-termo apresentará consequências por ter nascido antes do tempo necessário de gestação. Qual desses não é uma consequência para o RN do parto pré-termo?
Mais sujeito a quadros de hipertermia
Maior chance de hiperglicemia
Hipocalcemia
Hipomagnesemia
(10)Assinale a segunda coluna de acordo com a primeira.
Enterocolite Necrosante (1)
Persistência do Canal Arterial-PCA (2)
Retinopatia da Prematuridade (3)
( ) Fluxo sanguíneo fetal da circulação pulmonar para a sistêmica
( ) Quanto menor for o peso e a idade gestacional, maior é a incidência e a idade de início
( ) Fator de risco: PCA
( ) Dilatação dos vasos retinianos
( ) Manifestação: resíduo gástrico biloso
( ) Sinal: aumento da amplitude dos pulsos
( ) Manifestação: pneumoperitônio
( ) Tratamento: crioterapia
( ) Complicação: displasia broncopulmonar
Assinale a ordem correta:
123123123
211312131
213123213
321231213
(11)Sobre os estágios da enterocolite necrosante, assinale a alternativa incorreta
Durante o estágio IA deve realizar sondagem orogástrica
No estágio IIIA não é necessário intervenção cirúrgica
No estágio IIA o paciente pode apresentar ascite
(12)Sobre os efeitos adversos e contraindicações das vacinas, assinale a alternativa correta:
É uma contraindicação absoluta à vacina BCG lesões dermatológicas no local de aplicação
A vacina DPT pode provocar a síndrome hipotônica-hiporresponsiva
A vacina contra febre amarela pode ser aplicada em gestantes, pois é composta por bactérias inativadas
A vacina VPO não possui contraindicações
(13)Sobre a vacina tetra viral, assinale a alternativa correta:
Deve ser aplicada aos 12 meses
Alguns HIV+ podem ser vacinados
Gravidas devem ser vacinadas
A vacina protege contra difteria, tétano, pertussis e varicela
(14)Na anemia ferropriva, é correto afirmar que:
Ocorre anisocitose
Ocorre aumento do volume corpuscular médio
Ocorre hipercromia
A ferritina está aumentada
(15)É normal que nos primeiros momentos de vida os pés e as mãos do recém nascido estejam arroxeados, o que pode alterar o resultado do Apgar, mas sem necessariamente significar dano importante à criança. Por isso, é importante ressaltar, que o índice de Apgar não é absoluto. Ele indica alterações do bem estar da criança, que devem ser acompanhadas e analisadas pelos médicos, mas que não são obrigatoriamente representativas de danos permanentes. Sobre a escala assinale a alternativa correta:
Prevê mortalidade neonatal ou desfecho neurológico negativo individualmente
O escore é normal em muitos pacientes que desenvolvem paralisia cerebral
Baixo Apgar e o pH do sangue da artéria umbilical não predizem morte neonatal
Não pode ser usado isoladamente para diagnosticar asfixia neonatal
(16)"Os hábitos alimentares são estabelecidos durante a infância, consolidados na adolescência e estão diretamente relacionados ao risco do desenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta. Sobre este assunto, avalie as alternativas em V ou F, e assinale a opção correta:
I) A altura da criança serve como um indicador das condições socioeconômicas e nutricionais; crescimento retardado na infância pode ser refletido em uma falha em ganhar peso e em uma incapacidade para ganhar altura.
II) Pode haver associação entre alterações de peso e um risco aumentado de doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, e até certo ponto, diabetes.
III) Crianças entre 2 e 3 anos que consomem frutas, legumes ou leite, regularmente, são mais propensos a fazê-lo quando adultos.
IV) Não regular o tempo de refeição. Respeitar o apetite da criança e permitir que ela autorregule a ingestão alimentar.
V) Incluir a criança na compra e no preparo dos alimentos.
"
V - V - V - V - V
V - F - V - F - V
V - F - F - V - F
V - V - F - F - V
Saúde da Mulher
(1)Indique apenas as afirmações corretas.
O sonar doppler deve ser colocado no local correspondente ao dorso.
O ministério da saúde recomenda a coleta do preventivo com a coleta endocervical.
A frequência cardíaca fetal esperada está entre 90 e 120 bpm.
II
I e III
I
II
(2)Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.
O FTA-ABs é um teste altamente sensível.
O VDRL serve para a confirmação do diagnostico de sífilis
Deve-se iniciar o tratamento em gestantes, após um resultado positivo do VDRL e um do FTA-ABs.
Todas são verdadeiras
Todas são falsas
II e III
I e III
(3)Durante o pré natal, devem ser solicitadas as seguintes sorologias, exceto:
Toxoplasmose
Hepatite
Rubéola
HIV
(4)Durante a gestação podem ser tomadas as seguintes vacinas, exceto:
Rubéola
Hepatite B
Tétano
Febre tifóide
(5)Assinale a alternativa que apresenta uma indicação correta para a realização da mamografia, segundo o ministério da saúde.
Faixa etária dos 40 aos 59 anos, bianualmente
A partir da coitarca até os 50 anos
Pacientes de alto risco a partir de 35 anos, anualmente
A partir dos 40 anos, bianualmente
(6)Assinale a alternativa correta.
Um ciclo menstrual normal pode variar de 20-34 dias
A menstruação consiste em um sangramento uterino cíclico
O menacme consiste na primeira menstruação
Entre a menarca e a menopausa temos a puberdade
(7)Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações verdadeiras.
A fase folicular é fixa e dura sempre 14 dias.
A fase da ovulação tem duração variável.
A fase lútea determina a duração do ciclo
II
III
I e II
I, II e III
(8)Complete as lacunas abaixo de acordo com as opções das alternativas.
Na fase folicular do ciclo menstrual, a elevação do hormônio _____ é essencial para manutenção do folículo dominante.
Durante a fase lútea, o GnRH é produzido em ___ frequência e ____ amplitude.
FSH, baixa, elevada
LH, baixa, elevada
FSH, elevada, baixa
LH, elevada, baixa
(9)São afirmações corretas, exceto:
O pico de LH se deve ao estímulo do estradiol
A progesterona atua no desenvolvimento das mamas
O termino do desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários ocorre no final da adolescência
A progesterona mantém a atividade secretória do útero na fase lútea
(10)São funções da progesterona, exceto:
Aumento do limiar uterino ao estímulo contrátil, durante a gestação
Manutenção da gravidez
Desenvolvimento das mamas
Retroalimentação positiva sobre a secreção de FSH e LH
(11)Assinale a alternativa que contem apenas afirmações corretas.
A senilidade costuma ocorrer após os 65 anos.
Amenorreia consiste em um período de mais de 3 meses sem menstruação.
No período pós-menopausa é comum a presença de polaciúria e disúria
I e III
II e III
III
I, II e III
(12)Assinale a alternativa incorreta a respeito do câncer de colo uterino.
É um câncer de progressão lenta
É o câncer ginecológico mais comum
Inicio precoce da vida sexual é um fator de risco
Tabagismo acelera sua progressão
(13)Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.
O HPV 18 é considerado de baixo risco.
O HPV 11 pode culminar em condiloma.
É comum a infecção inativa do HPV.
Na infecção de alto risco a célula pode perder sua diferenciação, transformando-se em displasia e, em algum casos, neoplasia.
II e III
I, II
II, III e IV
Todas estão corretas
(14)O teste de progesterona positivo, isso pode significar:
Asherman
Problema anatômico
Anovulação
Lesão de endométrio
(15)Quais afirmações abaixo são verdadeiras?
I - A detecção do B-HCG já é possível 8 dias após a fertilização.
II - O hipertiroidismo favorece a ocorrência do falso-positivo no teste do HCG.
III - Durante a gravidez, o HCG atinge seu nível máximo na 10ª semana.
I e II
II e III
I e III
I, II e III
(16)Sobre o teste do estrogênio + progesterona, assinale a afirmação incorreta.
Avalia endométrio e trato de saída
Caso não haja sangramento, deve-se solicitar um exame de imagem
Em caso de sangramento, exclui-se as causas uterovaginais
Caso não haja sangramento, pode-se suspeitar da ausência de estrogênio por problema ovariano
(17)Sobre o exame de toque retal, assinale a alternativa incorreta.
Não é feito de rotina
É um bom exame em suspeita de endometriose
Não é realizado para queixas de sintomas intestinais
Utilizado em suspeita de neoplasia
(18)Sobre o diafragma, classifique se as frases abaixo estão verdadeiras ou falsas.
O diafragma pode ser removido imediatamente após a relação sexual
O diafragma reduz o risco de infecções genitais
O diafragma é um dispositivo circular que cobre o colo do útero
FFV
FVF
VFV
VFF
(19)Como deve ser realizado o calcula da data provável do parto?
Dia da DUM -3 | mês da DUM + 9 meses (deve somar 1 ano se houver necessidade)
Dia da DUM +7| mês da DUM + 9 meses (deve somar 1 ano se houver necessidade)
Data da ultima menstruação – 3 dias dividido por 7
Data da ultima menstruação – 3 dias dividido por 4
(20)Existem algumas situações que contraindicam absolutamente as gestantes a participarem de programas de exercícios. Assinale a opção que não configura uma contraindicação absoluta:
Retardo de crescimento intrauterino;
Gestação múltipla;
Placenta prévia antes da 28ª semana;
Persistência de sangramento uterino no segundo ou terceiro trimestre.
(21)Assinale a afirmação incorreta.
Quanto maior a idade gestacional, menor é o erro do ultrassom
A não realização do ultrassom fetal de rotina não diminui qualidade da assistência
A avaliação do comprimento cabeça-nadegas no 1º trimestre é o método mais acurado para determinar a IG
Ciclos menstruais irregulares favorecem a ocorrência de erros de calculo gestacional
(22)Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.
A 1ª manobra de Leopold permite a delimitação do fundo do útero.
O dorso fetal pode ser encontrado por meio da 2ª manobra de Leopold.
O útero se torna pélvico após 9 semanas.
Todas são verdadeiras
I e III
I e II
II e III
(23)Assinale a afirmação incorreta.
É possível visualizar a placenta no US na 12ª semana
Os movimentos fetais podem ser observados a partir da 12ª semana
A partir das 4 semanas o saco gestacional torna-se visível
Os batimentos cardíacos fetais podem ser auscultados pelo doppler entre a 10-12 semana.
INDIQUE E GANHE + 30 DIAS
*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso
Por favor aguarde!
Redação corrigida!
Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.
veja um resumo do seu desempenho em 2022.
HRS
0
Número total de horas que você passou estudando. Isso equivale a quase 1 dia inteiro 😱 👏
QTS
0
Parabéns, você resolveu 017 questões ao longo deste ano.