(1)(MACKENZIE) “Ornemos nossas testas com as flores,
e façamos de feno um brando leito;
prendamo-nos, Marília, em laço estreito,
gozemos do prazer de sãos amores (…)
(…) aproveite-se o tempo, antes que faça
o estrago de roubar ao corpo as forças
e ao semblante a graça.”
(Tomás Antônio Gonzaga)
Nos versos acima:
O eu-lírico, ao lamentar as transformações notadas em seu corpo e alma pela passagem do tempo, revela-se amoroso homem de meia-idade.
Que retomam tema e estrutura de uma “canção de amigo”, está expresso o estado de alma de quem sente a ausência do ser amado.
Nomeia-se diretamente a figura ironizada pelo eu-lírico, a mulher a quem se poderiam fazer convites amorosos mais ousados.
Em que se notam diálogo e estrutura paralelística, o ponto de vista dominante é o do amante que vê seus sentimentos antagônicos refletidos na natureza.
A natureza é o espaço onde o amado se sente à vontade para expressar diretamente à amada suas inclinações sensuais.
(2)(PUCRJ- adaptado)
Qual dessas afirmações caracterizava a poesia árcade realizada no Brasil no século XVIII?
Procurava-se descrever uma atmosfera religiosa e inquieta.
A poesia seguia o lema de descrever cada detalhe do texto.
As amadas eram ninfas, lembrando a mitologia grega e romana.
Os poetas da época não se expressaram no gênero épico.
(3)(PUC RJ- adaptado)
Estão relacionadas a seguir características de movimentos literários. Delas, apenas uma se refere ao Naturalismo. Qual?
Temas sentimentais e emotivos.
Idealização da natureza.
Determinismo biológico.
Tematização dos sentimentos.
Estética formal e normativa.
(4)(Mackenzie-adaptado)
Assinale a alternativa correta sobre a prosa naturalista:
As personagens expressam a independência do homem às leis naturais.
O estilo caracteriza-se por um subjetivismo intenso, dependendo da imaginação do leitor para visualizar o espaço da narrativa.
Os tipos são muito bem delimitados, física e moralmente, compondo verdadeiras representações caricaturais.
Tem como objetivo maior aprofundar a dimensão psicológica das personagens.
(5)(UFPA)
Os personagens realistas-naturalistas têm seus destinos marcados pelo determinismo. Identifica-se esse determinismo:
pela preocupação dos autores em criar personagens perfeitos, sem defeitos físicos ou morais.
pelas forças atávicas e/ou sociais que condicionam a conduta dessas criaturas.
por ser fruto, especificamente, da imaginação e da fantasia dos autores.
por se notar a preocupação dos autores de voltarem para o passado ou para o futuro ao criarem seus personagens.
por representarem a tentativa dos autores nacionais de reabilitar uma faculdade perdida do homem: o senso do mistério.
(6)“(...) magro e macilento, um tanto baixo, um tanto curvado, pouca barba, testa curta e olhos fundos. O uso constante dos chinelos de trança fizera-lhe os pés monstruosos e chatos; quando ele andava, lançava-os desairosamente para os lados, como o movimento dos palmípedes nadando. Aborrecia-o o charuto, o passeio, o teatro e as reuniões em que fosse necessário despender alguma coisa; quando estava perto da gente sentia-se logo um cheiro azedo de roupas sujas.”
A partir da leitura de um trecho da obra “O Mulato”, de Aluísio de Azevedo, é possível afirmar que a linguagem naturalista é:
subjetiva e baseada nos ideais românticos.
pouco focada nas personagens e seus comportamentos.
impessoal e baseada no objetivismo científico.
rebuscada e preocupada esteticamente.
sutil e delicada no tratamento da realidade.
(7)(FMTM- adapatado)
“Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo. (...) Daí a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pêlo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas da mão. As portas das latrinas não descansavam, era um abrir e fechar de cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo, no capinzal dos fundos, por detrás da estalagem ou no recanto das hortas.”
(Aluísio de Azevedo, O Cortiço)
No Naturalismo, época literária a que pertenceu Aluísio de Azevedo, o homem é visto
de forma negligente e egocêntrica, preocupado apenas com o próprio bem-estar.
de forma atuante, responsável pela transformação do mundo em que vive.
de forma idealista e romântica, alheio a tudo que acontece a seu redor.
como responsável pelas condições do meio em que vive e capaz de melhorá-lo.
(8)(FUVEST)
“E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, e esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, a multiplicar-se como larvas no esterco.”
O fragmento de “O cortiço”, romance de Aluísio Azevedo, apresenta uma característica fundamental do Naturalismo. Qual?
Uma compreensão psicológica do Homem
Uma compreensão biológica do Mundo.
Uma concepção idealista do Universo.
Uma concepção religiosa da Vida.
Uma visão sentimental da Natureza.
(9)(PUC-RS)
"[...] uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, cheio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas, apregoava em tom arrastado e melancólico: 'Fígado, rins e coração'. Era uma vendedeira de fatos de boi. [...] os cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos, movimentos irascíveis, mordiam o ar, querendo morder os mosquitos."
Nesse trecho naturalista, Aluísio Azevedo enfatiza a:
patologia social.
brutalidade do cotidiano.
despreocupação ética.
força da hereditariedade.
ação do meio social.
(10)“Ana Rosa cresceu; aprendera de cor a gramática do Sotero dos Reis; lera alguma coisa; sabia rudimentos de francês e tocava modinhas sentimentais ao violão e ao piano. Não era estúpida; tinha a intuição perfeita da virtude, um modo bonito, e por vezes lamentara não ser mais instruída. Conhecia muitos trabalhos de agulha; bordava como poucas, e dispunha de uma gargantazinha de contralto que fazia gosto de ouvir.
Uma só palavra boiava à superfície dos seus pensamentos: “Mulato”. E crescia, crescia, transformando-se em tenebrosa nuvem, que escondia todo o seu passado. Ideia parasita, que estrangulava todas as outras ideias.
— Mulato!
Esta só palavra explicava-lhe agora todos os mesquinhos escrúpulos, que a sociedade do Maranhão usara para com ele. Explicava tudo: a frieza de certas famílias a quem visitara; as reticências dos que lhe falavam de seus antepassados; a reserva e a cautela dos que, em sua presença, discutiam questões de raça e de sangue.”
(AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Ática, 1996.)
O texto de Aluísio Azevedo é representativo do Naturalismo, vigente no final do século XIX. No fragmento da obra “O Mulato”, o narrador expressa as suas influências naturalistas, pois
relaciona a posição social a padrões de comportamento e à condição de raça.
apresenta os homens e as mulheres idealizados como século XIX.
mostra a cultura feminina melhor do que o equivalente à realidade da época.
ilustra os diferentes modos que um indivíduo tinha de ascender socialmente.
critica os maus-tratos dispensados aos negros e às mulheres.
(11)(UNIFESP)
“Fechou-se um entra-e-sai de marimbondos defronte daquelas cem casinhas ameaçadas pelo fogo. Homens e mulheres corriam de cá para lá com os tarecos ao ombro, numa balbúrdia de doidos. O pátio e a rua enchiam-se agora de camas velhas e colchões espocados. Ninguém se conhecia naquela zumba de gritos sem nexo, e choro de crianças esmagadas, e pragas arrancadas pela dor e pelo desespero. Da casa do Barão saíam clamores apopléticos; ouviam-se os guinchos de Zulmira que se espolinhava com um ataque. E começou a aparecer água. Quem a trouxe? Ninguém sabia dizê-lo; mas viam-se baldes e baldes que se despejavam sobre as chamas.
Os sinos da vizinhança começaram a badalar. E tudo era um clamor. A Bruxa surgiu à janela da sua casa, como à boca de uma fornalha acesa. Estava horrível; nunca fora tão bruxa. O seu moreno trigueiro, de cabocla velha, reluzia que nem metal em brasa; a sua crina preta, desgrenhada, escorrida e abundante como as das éguas selvagens, dava-lhe um caráter fantástico de fúria saída do inferno.
E ela ria-se, ébria de satisfação, sem sentir as queimaduras e as feridas, vitoriosa no meio daquela orgia de fogo, com que ultimamente vivia a sonhar em segredo a sua alma extravagante de maluca. Ia atirar-se cá para fora, quando se ouviu estalar o madeiramento da casa incendiada, que abateu rapidamente, sepultando a louca num montão de brasas.
(Aluísio Azevedo. O cortiço)
O caráter naturalista nessa obra de Aluísio Azevedo oferece, de maneira figurada, um retrato de nosso país, no final do século XIX. Põe em evidência a competição dos mais fortes, entre si, e estes, esmagando as camadas de baixo, compostas de brancos pobres, mestiços e escravos africanos. No ambiente de degradação de um cortiço, o autor expõe um quadro tenso de misérias materiais e humanas. No fragmento, há várias outras características do Naturalismo. Aponte a alternativa em que as duas características apresentadas são corretas.
Exploração do comportamento anormal e dos instintos baixos; enfoque da vida e dos fatos sociais contemporâneos ao escritor.
Visão subjetivista dada pelo foco narrativo; tensão conflitiva entre o ser humano e o meio ambiente.
Preferência pelos temas do passado, propiciando uma visão objetiva dos fatos; crítica aos valores burgueses e predileção pelos mais pobres.
A onisciência do narrador imprime-lhe o papel de criador, e se confunde com a ideia de Deus; utilização de preciosismos vocabulares, para enfatizar o distanciamento entre a enunciação e os fatos enunciados.
Exploração de um tema em que o ser humano é aviltado pelo mais forte; predominância de elementos anticientíficos, para ajustar a narração ao ambiente degradante dos personagens.
(12)TEXTO I
“A Deus, que me-a fizestes mais amar,
mostrade-me-a algo possa con ela falar,
se non dade-me-a morte.”
TEXTO II
“O vosso trovar não é natural.
Ai de vós, como ele e o demo aprendestes.
Em trovardes mal vejo eu o sinal
das loucas ideias em que empreendestes.”
Considerando-se as características de cada cantiga trovadoresca, elas são classificadas em dois tipos principais. São elas:
Cantigas líricas e satíricas
Cantigas líricas e religiosas
Cantigas líricas e pastoris
Cantigas religiosas e satíricas
Cantigas pastoris e satíricas
(13)(UNB)
No período colonial brasileiro, o propósito dos jesuítas com o teatro catequético era:
facilitar o processo de catequização dos indígenas.
reconhecer as formas de performance dos povos indígenas nativos.
divulgar as formas teatrais tipicamente renascentistas.
promover o sincretismo religioso entre o paganismo indígena e a moral cristã.
aprender o tupi para traduzir os autos catequéticos para essa língua.
(14)(Mackenzie- adaptado)
Assinale a alternativa correta a respeito das cantigas de amor.
O ambiente é rural, familiar e cotidiano.
O trovador assume o eu-lírico feminino: a mulher é quem fala.
Expressam a 'coita' amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
A mulher é um ser inferior, pertencente a uma categoria social baixa.
(15)(UFSCar)
A questão seguinte baseia-se no poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões.
“Mas um velho, de aspeito venerando, (= aspecto)
Que ficava nas praias, entre a gente,
Postos em nós os olhos, meneando
Três vezes a cabeça, descontente,
A voz pesada um pouco alevantando,
Que nós no mar ouvimos claramente,
C’um saber só de experiências feito,
Tais palavras tirou do experto peito:
“Ó glória de mandar, ó vã cobiça
Desta vaidade a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C’uma aura popular, que honra se chama!
Que castigo tamanho e que justiça
Fazes no peito vão que muito te ama!
Que mortes, que perigos, que tormentas,
Que crueldades neles experimentas!
Dura inquietação d’alma e da vida
Fonte de desamparos e adultérios,
Sagaz consumidora conhecida
De fazendas, de reinos e de impérios!
Chamam-te ilustre, chamam-te subida,
Sendo digna de infames vitupérios;
Chamam-te Fama e Glória soberana,
Nomes com quem se o povo néscio engana.”
Os versos de Camões foram retirados da passagem conhecida como O Velho do Restelo. Nela, o velho
abençoa os marinheiros portugueses que vão atravessar os mares à procura de uma vida melhor.
critica as navegações portuguesas por considerar que elas se baseiam na cobiça e busca de fama.
emociona-se com a saída dos portugueses que vão atravessar os mares até chegar às Índias.
destrata os marinheiros por não o terem convidado a participar de tão importante empresa.
adverte os marinheiros portugueses dos perigos que eles podem encontrar para buscar fama em outras terras.
(16)(UFSE)
Nas manifestações literárias dos dois primeiros séculos de nossa história podem estar presentes as seguintes características:
I – Intenção catequética e informação sobre a terra; II – Relato de viagem e pregação religiosa; III – Sentimento nacionalista e participação em campanha republicana.
Estão corretas somente as características indicadas em:
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
(17)(IFSP- adaptado)
A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador.
(Carta de Pero Vaz de Caminha. www.dominiopublico.com.br. Acesso em: 04.12. 2012.)
O trecho acima pertence a um dos primeiros escritos considerados como pertencentes à literatura brasileira. Do ponto de vista da evolução histórica, trata-se de literatura de informação. Sobre essa literatura é correto afirmar que:
A literatura de informação possuía textos compostos por métricas bem estruturadas e formalidade linguística ao máximo.
Além de indicar características sobre a paisagem do local, os escrivães descreviam sobre os povos que faziam parte das terras recém-chegadas.
Havia pouca preocupação sobre as características físicas e culturais dos indígenas que habitavam na costa brasileira.
foi escrita exclusivamente pelos jesuítas encarregados de apresentar aos índios o que os portugueses consideravam como certo.
(18)(UNIFESP)
No Manifesto da Poesia Pau-Brasil, Oswald de Andrade faz o seguinte comentário sobre os poetas parnasianos: “Só não se inventou uma máquina de fazer versos - já havia o poeta parnasiano.” O que o poeta modernista está criticando nos parnasianos é
a demasiada liberdade no ato da criação, que os torna máquinas poéticas.
o abandono da Arte pela arte, com a criação objetiva e anticonvencional.
a preocupação com a perfeição formal e com o subjetivismo.
o formalismo e a impessoalidade comuns em seus textos.
o exagero na expressão das emoções, apesar da criação poética mecânica.
(19)“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto…
E conversamos toda a noite, enquanto A via-láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: “Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?”
E eu vos direi: “Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas”.
(Via Láctea XIII, de Olavo Bilac)
O poeta Olavo Bilac foi um dos maiores representantes da poesia parnasiana. O texto acima representa uma forma fixa muito utilizada pelos escritores parnasianos, que é:
uma ode
uma elegia
um haicai
um soneto
uma trova
(20)(Uneb – BA)
Última flor do Lácio, inculta e bela, És, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura A bruta mina entre os cascalhos vela...
Amote assim, desconhecida e obscura, Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom e o silvo da procela E o arrolo da saudade e da ternura!
Amo o teu viço agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te, ó rude e doloroso idioma,
Em que da voz materna ouvi: "meu filho!" E em que Camões chorou, no exílio amargo, O gênio sem ventura e o amor sem brilho Com base no soneto apresentado, são características parnasianas:
perfeição formal, preciosismo linguístico, objetivismo e desprezo pela arte útil.
preocupação excessiva com a forma, análise determinista do homem, subjetivismo e universalismo.
desprezo pela forma requintada, preocupação político-social, objetivismo e individualismo.
forma requintada, “arte-sugestão”, subjetivismo exacerbado e análise psicológica do homem.
impassibilidade (distanciamento das emoções), “poesia científica”, pessoalidade e tematização da natureza.
(21)(PUC MG- adaptado)
“Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,
Casualmente, uma vez, de um perfumado
Contador sobre o mármor luzidio,
Entre um leque e o começo de um bordado.”
O trecho do poema em destaque é parnasiano. Ele revela um poeta:
impessoal
engajado
crítico
irônico
informal
(22)(FGV)
“A lua banha a solitária estrada...
Silêncio!... mas além, confuso e brando,
O som longínquo vem se aproximando
Do galopar de estranha cavalgada.
São fidalgos que voltam da caçada;
Vêm alegres, vêm rindo, vêm cantando,
E as trompas a soar vão agitando
O remanso da noite embalsamada...
E o bosque estala, move-se, estremece...
Da cavalgada o estrépito que aumenta
Perde-se após no centro da montanha...
E o silêncio outra vez soturno desce,
E límpida, sem mácula, alvacenta
A lua a estrada solitária banha...”
(Raimundo Correa, A Cavalgada)
Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo:
A inspiração é mais importante que a técnica.
Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras.
O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia.
Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo.
No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco.
(23)UPE – 2013)
O início do século XX, compreendido entre 1902 a 1922, foi muito significativo para a fase de transição da literatura brasileira. As Vanguardas Europeias e a Semana de 1922 representaram mudanças importantíssimas no fazer artístico e literário, no Brasil. Acerca desse período, analise as proposições a seguir e assinale com V as Verdadeiras e com F as Falsas.
( ) O ano de 1902, marcado pela publicação de Os Sertões, de Euclides da Cunha, foi decisivo para a liberdade intelectual brasileira. Essa obra foi importante porque lançou, de um só golpe, a realidade brasileira até então disfarçada. Isso mantinha os escritores da época presos à visão europeia, em razão de sentimentos de inferioridade, motivados pelo status colonial vivenciado.
( ) O Futurismo, um dos movimentos de vanguarda, foi lançado por Marinetti. Tal movimento estético caracterizou-se mais por manifestos que por obras; assim, os futuristas exaltavam a vida moderna, cultuavam a máquina e a velocidade.
( ) Os romances de Lima Barreto têm muito de crônica, pois neles se encontram cenas do cotidiano, de jornal, sobre a vida burocrática, tudo numa linguagem fluente e sem muitas ambições. Isso pode ser percebido no seguinte trecho de sua obra Recordações do Escrivão Isaías Caminha: “Almocei, saí até à cidade próxima para fazer as minhas despedidas, jantei e, sempre, aquela visão doutoral que me não deixava”.
( ) Augusto dos Anjos é um poeta eloquente; assim, encontram-se, em sua obra, palavras do jargão científico e termos técnicos, que não podem ser ignorados, porque tais palavras fazem parte do contexto de produção do poeta. Pode-se conferir isso no seguinte trecho de seu poema A ideia: “Vem do encéfalo absconso que a constringe, / Chega em seguida às cordas do laringe, / Tísica, tênue, mínima, raquítica ...”
( ) A Semana de 22 ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. A ideia da Semana era a de destruir, escandalizar e, especialmente, criticar. Acerca dessa postura, Aníbal Machado diz a seguinte frase: “Não sabemos definir o que queremos, mas sabemos discernir o que não queremos”.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
V – V – F – F – V.
V – V – V – F – F.
V – V – V – V – V.
F – F – F – V – V.
F – F – V – F – F.
(24)(UECE)
Observa-se que a arte circense tem passado por inúmeras transformações ao longo dos anos. Com base nessa colocação, analise as seguintes afirmações:
I. Se por um lado houve uma diminuição de circos de lona, por outro há, hoje em dia, uma significativa ampliação da presença da linguagem circense no interior das sociedades, através das escolas de circo e de projetos sociais que utilizam essa linguagem como uma ferramenta pedagógica.
II. A arte circense passou por inúmeras transformações, entretanto essas transformações não foram significativas do ponto de vista da economia circense.
III. Na relação com a sociedade em que a arte circense está inserida, a tradição é colocada constantemente à prova e por isso o circo tenta incluir os novos modos de comunicação.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e II apenas.
II e III apenas.
I e III apenas..
(25)(UEL – 2001 - adaptada)
Assinale a alternativa correta sobre o Pré-Modernismo:
Caracterizou-se como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados e como um período de prefiguração das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo.
Poucas correntes de vanguarda do início do século XX exerceram influência sobre os escritores pré-modernistas.
Euclides da Cunha, com a obra "Os Sertões" se fixa em um relato meramente documental da batalha de Canudos.
Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.
(26)(UFRRJ – 2005)
Fragmento de Triste fim de Policarpo Quaresma
"Policarpo era patriota. Desde moço, aí pelos vinte anos, o amor da Pátria tomou-o todo inteiro. Não fora o amor comum, palrador e vazio; fora um sentimento sério, grave e absorvente. (...) o que o patriotismo o fez pensar, foi num conhecimento inteiro de Brasil. (...) Não se sabia bem onde nascera, mas não fora decerto em São Paulo, nem no Rio Grande do Sul, nem no Pará. Errava quem quisesse encontrar nele qualquer regionalismo: Quaresma era antes de tudo brasileiro."
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Scipione, 1997.
Este fragmento de "Triste Fim de Policarpo Quaresma" ilustra uma das características mais marcantes do Pré- Modernismo que é o
desejo de compreender a complexa realidade nacional.
nacionalismo ufanista e exagerado, herdado do Romantismo.
resgate de padrões estéticos e metafísicos do Simbolismo.
nacionalismo utópico e exagerado, herdado do Parnasianismo.
subjetivismo poético, tão bem representado pelo protagonista.
(27)(UFV – 2001 - adapatada)
Observe a seguinte declaração sobre o Pré-Modernismo:
Creio que se pode chamar pré-modernismo (no sentido forte de premonição dos temas vivos em 22) tudo o que, nas primeiras décadas do século, problematiza a nossa realidade social e cultural.
BOSI, Alfredo. "História concisa da literatura brasileira". São Paulo: Cultrix, 1994. p. 306.
Atente agora para o que se afirma a respeito de algumas obras e autores brasileiros e assinale a alternativa cujo conteúdo contempla a síntese crítica de Alfredo Bosi:
Monteiro Lobato imortalizou o personagem Jeca Tatu, transformando-o no símbolo do homem citadino inserido na lógica do mercado.
Mário e Oswald de Andrade notabilizaram-se como os grandes líderes da revolução de 22 e, portanto, do processo de ruptura em relação à tradição intelectual, libertando a literatura brasileira da "calmaria" em que se encontrava.
Lima Barreto expressou sempre o inconformismo face às injustiças sociais e, na obra "Triste Fim de Policarpo Quaresma", construiu uma imagem caricata do Brasil com todas as suas contradições.
Em "Os Sertões", Euclides da Cunha relata, de forma objetiva, o cotidiano do homem do sertão.
(28)(UFTM)
“Não, não queria ficar na terra perversa de onde partia, esbulhado e escorraçado, aquele Rei de Portugal que levantava na rua os Jacintos! Embarcou para França com a mulher, a Srª. D. Angelina Fafes (da tão falada casa dos Fafes da Avelã); com o filho, o Cintinho, menino amarelinho, molezinho, coberto de caroços e leicenços; com a aia e com o moleque. Nas costas da Cantábria o paquete encontrou tão rijos mares que a Srª. D. Angelina, esguedelhada, de joelhos na enxerga do beliche, prometeu ao Senhor dos Passos de Alcântara uma coroa de espinhos, de ouro, com as gotas de sangue em rubis do Pegu.”
(Eça de Queiroz, A Cidade e as Serras)
Assinale a alternativa em que se encontram características da prosa do Realismo.
Objetivismo; subordinação dos sentimentos a interesses sociais; críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa.
Idealização do herói; amor visto como redenção; oposição aos valores sociais.
Casamento visto como arranjo de conveniência; descrição objetiva; idealização da mulher.
Linguagem metafórica; protagonista tratado como anti herói; sentimentalismo.
Espírito de aventura; narrativa lenta; impasse amoroso solucionado pelo final feliz.
(29)(UFPR)
Eça de Queirós afirmava:
“O Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mau na nossa sociedade.”
Para realizar essa proposta literária, quais os recursos utilizados no discurso realista?
1- Preocupação revolucionária, atitude de crítica e de combate;
2- Imaginação criadora;
3- Personagens fruto da observação; tipos concretos e vivos;
4- Linguagem natural, sem rebuscamentos;
5- Preocupação com mensagem que revela concepção materialista do homem;
6- Senso de mistério;
7- Retorno ao passado;
8- Determinismo biológico ou social.
Assinale a alternativa que os contém:
1, 2, 3, 5, 7, 8
1, 3, 4, 5, 8.
2, 3, 4, 6, 7.
3, 4, 5, 6, 8.
2, 3, 4, 5, 8.
(30)"(…) expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia – peneirava – uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova (...)"
(Adaptado. Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. Ilustrado por Cândido Portinari. Rio de Janeiro: Cem Bibliófilos do Brasil, 1943. p.1.)
Assinale a alternativa que melhor caracteriza o Realismo:
Preocupação em justificar, à luz da razão, as reações das personagens, usando uma linguagem subjetiva e reflexiva.
A apresentação do homem como um ser dominado pelos instintos, taras, pela carga hereditária, em detrimento da razão.
A preocupação em retratar a realidade como ela é, sem transformá-la. O autor, ao relatar, deverá estar baseado na documentação e observação da realidade.
Narrativas em prosa a partir da perspectiva burguesa e rica da época, justificando as atitudes dessa camada social.
Química
(1)Depois do ferro, o alumínio é o metal mais utilizado no mundo. Ele é produzido, industrialmente, pela redução eletrolítica da alumina, Al2O3. As semirreações de eletrodo e a reação total são, respectivamente,
img1
Com relação à eletrólise da alumina, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que
a reação total libera energia.
na semirreação I ocorre oxidação do alumínio.
na semirreação II ocorre redução do oxigênio.
na reação total III alumínio é o agente oxidante.
na reação total a proporção é de 1 mol de alumina para 3 mol de oxigênio molecular.
(2)(Mack-SP) Defensivos agrícolas para as indústrias. Agrotóxicos para os defensores da natureza. Pontos de vista diferentes sobre substâncias usadas para controlar ou matar determinadas pragas. Sua utilização pode oferecer ou não perigo para o homem, dependendo da toxicidade do composto, do tempo de contato com ele e do grau de contaminação que pode ocorrer. Insolúveis em água, possuem efeito cumulativo, chegando a permanecer por mais de trinta anos no solo. Um dos mais tóxicos e já há algum tempo proibido, o DDT, virou verbo: dedetizar. Em relação à equação abaixo, que representa a obtenção do DDT (C14H9Cl5), é INCORRETO afirmar que:
Dadas as massas molares (g/mol):
H = 1, O = 16, C = 12, Cl= 35,5
xC6H5Cl + C2HCl3O → C14H9Cl5 + H2O
o coeficiente x que torna a equação corretamente balanceada é igual a 2.
o DDT é um composto orgânico oxigenado.
se o C2HCl3O for um aldeído, sua fórmula estrutural será
img1
cada molécula de DDT contém 5 átomos de cloro.
a massa de 1 mol de moléculas de água é igual a 18 g.
(3)(FATEC)
Considere as seguintes misturas que resultam em transformações químicas:
I. bicarbonato de sódio e vinagre;
II. ácido clorídrico e hidróxido de sódio;
III. zinco em pó e ácido clorídrico;
IV. gás carbônico e água de cal (solução aquosa saturada de hidróxido de cálcio).
Dentre essas transformações, as duas que são evidenciadas pela evolução de gás são
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
(4)(UCS)
O carbonato de lítio, Li2CO3, é utilizado como um estabilizador de humor no tratamento psiquiátrico de distúrbios de comportamento. Ele pode ser obtido a partir da reação química do sulfato de lítio com o carbonato de sódio.
Assinale a alternativa em que o processo de obtenção do carbonato de lítio, citado acima, está corretamente representado.
Li2SO4 + Na2CO3 → Li2CO3 + Na2SO4
2LiSO4 + NaCO3 → Li2CO3 + Na(SO4)2
Li(SO4)2 + Na2CO3 → Li2CO3 + 2NaSO4
2LiSO4 + Na(CO3)2 → 2Li2CO3 + Na(SO4)2
2LiSO4 + Na3(CO3)2 → 2Li2CO3 + Na3(SO4)2
(5)(MEDS)
O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é utilizado em fármacos denominados antiácidos que ajudam a reduzir a acidez estomacal causada pelo excesso de ácido clorídrico (HCl), um dos principais constituintes do suco gástrico. A equação que representa corretamente a reação que ocorre entre esses dois compostos é
NaHCO3 + HCl → NaCl + CO2 + H2O
NaHCO3 + HCl → NaH2CO3 + Cl2
NaHCO3 + HCl → NaH2CClO3
NaHCO3 + HCl → NaCl +H2CO3
NaHCO3 + HCl → NaCClO2+ H2O
(6)(MACKENZIE)
Nas estações de tratamento de água, uma das etapas de purificação é a de floculação. Nela, processa-se a reação de formação do sulfato de cálcio e do hidróxido de alumínio, que atua como floculante, arrastando as impurezas sólidas para o fundo do tanque. As fórmulas dos reagentes que produzem as substâncias Al(OH)3 e CaSO4, são:
CaO e H2SO4.
Al2S3 e Ca(OH)2.
Al2(SO4)3 e Ca(OH)2.
Al2O3 e CaCO3.
AlCl3 e Ca(HCO3)2
(7)(FCCBA)
Aquecendo-se a solução resultante da mistura de soluções de NaOH e NH4Br, o gás desprendido é o:
HBr
Br2
O2
H2
NH3
(8)(UFG)
A obtenção industrial do titânio é realizada por meio de duas reações sucessivas, representadas a seguir.
I) TiO2(s) + 2Cl2(g) → TiCl4(l) + O2(g)
II) 2Mg(l) + TiCl4(l) → 2MgCl2(l) + Ti(s)
Nessas reações,
o agente redutor é o mesmo.
o número de oxidação do oxigênio não varia.
o titânio oxida em I e se reduz em II.
o agente oxidante é o gás cloro em I e o tetracloreto de titânio em II.
o cloro sofre redução em I e oxidação em II.
(9)(PUCRS)
A quantidade de peróxido de hidrogênio em água oxigenada pode ser determinada por titulação com permanganato de potássio conforme a equação
2KMnO4 + 5H2O2 + 3H2SO4 → 2MnSO4 + K2SO4 + 8H2O + 5O2
Pela análise da equação, é correto afirmar que
o H2O2 é o agente oxidante.
o H2SO4 sofre oxidação.
o NOX do manganês no permanganato de potássio é + 5.
o NOX do oxigênio varia de –1 a 0.
o KMNO4 é o agente redutor.
(10)(UFRR)
Nas substâncias Na2SO4, HPO3–2, KMnO4 e Cu(NO3)2, os números de oxidação dos elementos S, P, Mn e N são, respectivamente:
6, –3, –7 e +5
–6, –3, +7 e –5
5, +7, +3 e +6
6, +3, +7 e +5
–6, –3, –7 e –5
(11)(MEDS)
Dadas as seguintes substâncias: HBr, KBrO, Br2, KBrO3 e KBrO4.
Os números de oxidação do bromo em cada uma são, respectivamente,
–1, +1, 0, +5 e +7.
–1, –1, –1, –5 e –7.
1, +1, +1, +1, +1.
–1, +1, 0, –1, +4.
–1, +1, 0, –5 e –7.
(12)(IFPE)
Para prevenir doenças como o bócio, que é uma doença causada pela falta de iodo no nosso organismo, o Ministério da Saúde recomenda adicionar ao sal de cozinha 0,25mg de iodo para cada quilograma de sal. O iodo é adicionado ao sal na forma de iodato de potássio (KIO3), que pode ser obtido através da reação (não balanceada) entre o hidróxido de potássio (KOH) e o iodo molecular (I2). Na reação, além do iodato de potássio (KIO3), também se obtém iodeto de potássio (KI) e água, como mostra a reação abaixo:
KOH + I2 → KI + KIO3 + H2O
Tomando por base as informações apresentadas, assinale a alternativa verdadeira.
O potássio no KOH sofre redução, enquanto o iodo sofre oxidação.
O KOH é o agente oxidante, enquanto o KI é o agente redutor.
A soma dos coeficientes dos menores números inteiros nas substâncias dos produtos é 12.
O hidrogênio oxida-se, variando o seu NOX de 1– para 1+.
É uma reação de auto-oxiredução ou desproporcionamento.
(13)(MacKenzie – SP) Usado como solvente de vernizes, o etanoato de etila é um éster que, ao reagir com a água, fornece etanol (H3C—CH2—OH) e ácido etanoico (H3C—COOH).
A fórmula molecular desse solvente é
C4H8O2.
C2H6O3.
C2H4O2.
C4H10O3.
C2H6O.
(14)(UFAM)
Aproximações estatísticas apontam que sempre que um copo de vidro é levado à boca, a língua humana consegue retirar oito unidades básicas de silício. Considerando que esta unidade básica seja o SiO2 e que por dia uma pessoa leve à boca um mesmo copo de vidro 100 vezes, calcule o tempo aproximado necessário para que todo o copo seja “desmontado”. Considere que o copo seja formado apenas por SiO2 e sua massa seja de 180 g.
(Si=28 g/mol; O=16 g/mol)
6,02 x 1023 dias
7,52 x 1020 dias
2,25 x 1023 dias
7,52 x 1021 dias
2,25 x 1021 dias
(15)(UNIFOR)
Uma caixa d´água cilíndrica tem 5 metros de raio e altura 20 metros. Supondo que a densidade da água na caixa seja 1,0 g/cm3, determine o número total de moléculas de água contidas na caixa dágua supracitada.
Considerar o Valor de π = 3 e volume do cilindro π.r2.h
Aproximadamente 1034 moléculas de água estarão contidas na caixa.
Aproximadamente 5,3 x1034 moléculas de água estarão contidas na caixa.
Aproximadamente 5,3 x1031 mol de moléculas de água estarão contidas na caixa.
Aproximadamente 5,3 x1031 moléculas de água estarão contidas na caixa.
Aproximadamente 2 x1035 mols de água estarão contidas na caixa.
(16)(MEDS)
O sal de cozinha, contém cloreto de sódio, um sal de caráter neutro. O consumo excessivo pode causar danos à saúde, dentre eles variações excessivas da pressão arterial. Sabendo-se que a quantidade de íons sódio presente em 100g de sal de cozinha é aproximadamente 39 mg, quantos íons sódio estão presentes nessa amostra?
1.1021 íons
1.1024 ións
3,5.1023 íons
3,5.1027 íons
(17)(ACAFE)
Quantos elétrons existem em 24g da espécie química (SO4)2–?
7,2×1024 elétrons
6,9×1024 elétrons
7,5×1024 elétrons
6,6×1024 elétrons
(18)(UEFS)
Um recipiente contém 6,0 .1024 moléculas de H2O e 0,50 mol de éter dimetílico, C2H6O.. A massa da mistura, em gramas, vale:
18.5
51
185
203
226
(19)(MEDS)
Uma carreta tombou na rodovia MG-120 e derramou cerca de 18 mil litros de ácido sulfúrico (H2SO4)na pista. Considerando a densidade do ácido sulfúrico igual a 1,3 g/mL, a massa de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) necessária para realizar a neutralização total dessa amostra é de
29720 Kg
23400 Kg
18420 Kg
13200 Kg
9850 Kg
(20)(UNIFACE)
Durante o processo de fermentação das uvas, seus açúcares são transformados em etanol. Esse processo pode ser representado pela equação:
C6H12O6 2 C2H5OH + 2 CO2
Considerando que a reação tenha rendimento total, a massa de açúcar necessária para sintetizar 414 g de etanol é próxima de
1 656 g.
810 g.
552 g.
108 g.
40 g.
(21)(UNESP)
A imagem mostra o primeiro avião do mundo movido a etanol (C2H5OH), o avião agrícola Ipanema, de fabricação brasileira.
img1
Considere que a velocidade de cruzeiro dessa aeronave seja 220 km/h, que o consumo de combustível nessa velocidade seja 100 L/h, que cada litro de combustível contenha 0,8 kg de C2H5OH e que a combustão seja completa.
Em um percurso de 110 km, à velocidade de cruzeiro constante, a massa de dióxido de carbono lançada ao ar devido à combustão, em kg, é próxima de
55
22
77
33
88
(22)(FGV)
O hidrogenossulfito de sódio, NaHSO3, é um insumo usado na indústria de fabricação de papel e de curtume. Pode ser obtido a partir da reação representada na seguinte equação:
Na2CO3(aq) + 2 SO2(g) + H2O(l) → 2 NaHSO3(aq) + CO2 (g)
A quantidade máxima de NaHSO3, em mols, produzida a partir de 42,4 toneladas de Na2CO3, é
4 x 104.
4 x 105.
8 x 104.
8 x 105.
8 x 106.
(23)(UFSCAR)
O etanol, proveniente da cana-de-açúcar, é um combustível de fonte renovável. A queima do etanol praticamente não contribui para o aumento do gás do efeito estufa, como ocorre com a queima da gasolina, que é um combustível de fonte não renovável. A equação da reação de combustão do etanol é representada na equação:
CH3CH2OH (l) + O2 (g) → CO2 (g) + H2O (l)
Na combustão completa de 2 mols de etanol, a massa produzida de CO2, em gramas, é
22
44
88
132
176
(24)Muitos dos medicamentos atualmente utilizados para determinadas finalidades foram descobertos por meio de pesquisas que buscavam obter medicamentos para outras finalidades. É o caso do sildenafil, mais conhecido como Viagra®, utilizado contra a impotência sexual masculina, descoberto quando se buscava uma nova droga para o tratamento de doenças cardíacas. A fórmula estrutural desse medicamento é
Examinando-se essa fórmula estrutural, verifica-se
I. que o átomo de enxofre está compartilhando 8 elétrons no total.
II. a presença das funções amina e amida.
III. que há quatro grupos metila por molécula.
IV. a presença de três anéis benzênicos por molécula.
Estão CORRETAS as seguintes afirmações:
Apenas a II..
II e III.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
(25)(MACKENZIE)
A produção industrial do ácido sulfúrico é realizada a partir do enxofre, extraído de jazidas localizadas normalmente em zonas vulcânicas. O enxofre extraído é queimado ao ar atmosférico produzindo o anidrido sulfuroso (etapa I). Após essa reação, o anidrido sulfuroso é oxidado a anidrido sulfúrico, em alta temperatura e presença de um catalisador adequado (etapa II). Em seguida, o anidrido sulfúrico0 é borbulhado em água, formando o ácido sulfúrico (etapa III). As reações referentes a cada uma das etapas do processo encontram-se abaixo equacionadas:
Etapa I. S(s) + O2(g) → SO2(g)
Etapa II. 2 SO2(g) + O2(g) → 2 SO3(g)
Etapa III. SO3(g) + H2O(l) → H2SO4(l)
Desse modo, ao serem extraídos 200,0 kg de enxofre com 80% de pureza de uma jazida, considerando-se que o rendimento global do processo seja de 90%, a massa máxima de ácido sulfúrico que pode ser produzida será de
612,5 kg.
551,2 kg.
490,0 kg.
441,0 kg.
200,0 kg.
(26)(UFPA)
Substâncias químicas de interesse industrial podem ser obtidas por meio de extração de plantas, produzidas por micro-organismos, sintetizadas em laboratórios, entre outros processos de obtenção. Abaixo é apresentado um esquema de reação para obtenção de uma substância utilizada como flavorizante na indústria de alimentos.
C2H3ClO + C8H18O C10H20O2 + HCl
1 2 3
Admitindo-se que todos os reagentes são puros e que o rendimento da reação seja de 90%, a quantidade (em kg) da substância 3, obtida a partir da reação de 8,0 kg da substância 2, é de aproximadamente
7,8.
8,5.
9,5.
10.9
11,3.
(27)(UFT)
O carbonato de cálcio (CaCO3) quando sofre reação de decomposição, forma óxido de cálcio (CaO) e gás carbônico (CO2). Com o objetivo de determinar a pureza de um carregamento de CaCO3, adquirido para uso industrial, uma amostra de 5,00 gramas do produto foi coletada e após ser submetida à decomposição térmica total produziu 2,24 gramas de CaO.
Qual é o grau de pureza da amostra?
80%
20%
22.40%
44.80%
56%
(28)(UFTM)
O ácido fluorídrico, por reagir com o vidro, pode ser utilizado na gravação do número de chassi em vidros de automóveis. É produzido a partir da reação do minério fluorita com ácido sulfúrico, a 250 ºC, representada pela equação
CaF2 (s) + H2SO4 (l) → CaSO4 (s) + 2 HF (g)
Considere que a massa molar do HF seja igual a 20 g·mol–1 e que a massa molar do CaF2 seja igual a 78 g·mol–1. Se 100 kg de ácido fluorídrico são obtidos a partir de 260 kg de fluorita impura, é correto afirmar que o teor percentual, em massa, de CaF2 nesse minério é
70
80
65
75
60
(29)(MEDS)
O acido clorídrico (HCl), presente na solução muriática, muito utilizada em faxinas, ataca o mármore, que é formado basicamente por CaCO3, de acordo com a equação: CaCO3(s) + 2HCl(aq) → CaCl2(s) + H2O(l) + CO2(g). Considerando o volume molar de gás carbônico nas CNTP igual a 22,4 L, o volume aproximado, em litros, deste gás que se formará quando ocorrer reação de 50 g de mármore que contém um teor de carbonato de ´calcio igual a 80% será
22,4 L
11,2 L
9 L
7 L
4,2 L
(30)(UESPI)
Quando adicionamos sal comum (NaCl) à água, sob agitação e temperatura constantes, verificamos que, em dado momento, o sal não se dissolve mais. No caso do NaCl, isso ocorre quando há, aproximadamente, 360g de sal por 1000 mL de água. Se adicionarmos 500g de NaCl em 1000 mL de água, nas mesmas condições acima, estaremos preparando uma solução que será classificada como uma:
solução saturada sem sal precipitado.
solução saturada com sal precipitado.
solução supersaturada.
solução insaturada.
solução supersaturada instável.
Física
(1)(UDo Brasil. Utilizando os conceitos da Primeira Lei de Newton, de impulso de uma força e variação da quantidade de movimento, analise as proposições.ESC) O airbag e o cinto de segurança são itens de segurança presentes em todos os carros novos fabricados n
I. O airbag aumenta o impulso da força média atuante sobre o ocupante do carro na colisão com o painel, aumentando a quantidade de movimento do ocupante.
II. O airbag aumenta o tempo da colisão do ocupante do carro com o painel, diminuindo, assim, a força média atuante sobre ele mesmo na colisão.
III. O cinto de segurança impede que o ocupante do carro, em uma colisão, continue se deslocando com um movimento retilíneo uniforme.
IV. O cinto de segurança desacelera o ocupante do carro em uma colisão, aumentando a quantidade de movimento do ocupante.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
(2)(UNISC – RS) Um reservatório térmico fornece 200 J de calor para um sistema, ao mesmo tempo em que o sistema realiza um trabalho de 10 cal. Durante este processo, não ocorrem outas trocas de energia do sistema com o meio exterior. A variação da energia interna do sistema, medida em joules, é igual a:
(1 cal = 4,186 J)
100
158.14
210
126.52
241.86
(3)(ENEM 2011) Uma das modalidades presentes nas olimpíadas é o
salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta
estão representadas na figura:
Img1
Desprezando-se as forças dissipativas (resistência do ar
e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível,
ou seja, o máximo de energia seja conservada, é
necessário que
a energia cinética, representada na etapa I, seja
totalmente convertida em energia potencial elástica
representada na etapa IV.
a energia cinética, representada na etapa II,
seja totalmente convertida em energia potencial
gravitacional, representada na etapa IV.
a energia cinética, representada na etapa I,
seja totalmente convertida em energia potencial
gravitacional, representada na etapa III.
a energia potencial gravitacional, representada
na etapa II, seja totalmente convertida em energia
potencial elástica, representada na etapa IV.
a energia potencial gravitacional, representada
na etapa I, seja totalmente convertida em energia
potencial elástica, representada na etapa III.
(4)UFPB) Um capacitor está carregado com uma carga de 5,4*10^-5C. Uma das placas do capacitor está a um potencial de 90 V e a outra placa, a um potencial de 60 V. A capacitância deste capacitor e a energia potencial acumulada nele são, respectivamente:
2,2 µF e 8 mJ
18 µF e 0,8 mJ
1,8 µF e 0,8 mJ
2,0 µF e 0,9 mJ
1,2 µF e 0,5 mJ
(5)(UFPR) Considere um capacitor composto por duas placas condutoras paralelas que está sujeito a uma diferença de potencial de 100 V, representado na figura abaixo:
img1
Analise as seguintes afirmações:
(I) O potencial elétrico na placa A é maior que na placa B.
(II) Entre as placas há um campo elétrico cujo sentido vai da placa B para a placa A.
(III) Se a capacitância deste capacitor for igual a 1,00 µF, a carga elétrica em cada placa terá módulo igual a 10,0 µC.
(IV) Um elétron que estiver localizado entre as placas será acelerado em direção à placa A.
(V) Se a distância entre as placas for reduzida à metade, a capacitância do capacitor irá duplicar
(VI) Este capacitor pode ser usado como um elemento para armazenar energia.
Classifique-as como verdadeiro ou falso.
V, F, V, V, F, V
V, V, F, V, F, F
V, F, F, V, V, V
F, V, F, F, V, V
V, F, F, F, V, V
(6)Uma máquina opera no ciclo de Carnot de tal forma que sua fonte quente tem uma temperatura de 500 K e sua fonte fria tem uma temperatura de 300 K.
O rendimento dessa máquina é de:
40%
60%
80%
1
0.7
(7)A máquina térmica no diagrama abaixo poderia ser realizada fisicamente?
img1
Dados: Tq = 400 K
Tf = 200 K
Sim, pois ela respeita a primeira e segunda leis da termodinâmica
Não, pois ela respeita a primeira e segunda leis da termodinâmica
Não, pois ela respeita a primeira lei da termodinâmica, mas viola a segunda lei
Não, pois ela respeita a segunda lei da termodinâmica, mas viola a primeira lei
Não, pois ela viola a primeira e segunda leis da termodinâmica
(8)Um fabricante anuncia uma máquina recém desenvolvida que, em cada ciclo, retira 100 J de um reservatório com água fervente a 100 °C, realiza 80 J de trabalho e rejeita 20 J de calor em outro reservatório a 10 °C.
Você confiaria nesse anuncio e compraria essa máquina?
Não, pois de acordo com a segunda lei da termodinâmica, o calor rejeitado deve ser sempre maior que o trabalho útil.
Não, pois viola a primeira lei da termodinâmica dado que 100 J + 20 J ≠ 80 J.
Sim, pois em um ciclo termodinâmico a máquina térmica deve tirar calor do reservatório a 10 °C e rejeitar o calor para o reservatório a 100 °C.
Não, pois a eficiência desse ciclo excede o limite superior estabelecido pela segunda lei da termodinâmica.
Sim, pois não há nada de errado com este anuncio, dado que 100 J = 80 J + 20 J.
(9)(PUC – CAMPINAS – SP) O esquema a seguir representa trocas de calor e realização de trabalho em uma máquina térmica.
img1
Considerando os dados indicados no esquema, se essa máquina operasse segundo um ciclo de Carnot, a temperatura T1, da fonte quente, seria, em kelvins, igual a:
375
400
525
1200
1500
(10)(AFA – 2014) Dispõe-se de duas máquinas térmicas de Carnot. A máquina 1 trabalha entre as temperaturas de 227oC e 527oC, enquanto a máquina 2 opera entre 227 K e 527 K.
Analise as afirmativas a seguir e responda ao que se pede.
I. A máquina 2 tem maior rendimento que a máquina 1.
II. Se a máquina 1 realizar um trabalho de 2000 J terá retirado 6000 J de calor da fonte quente.
III. Se a máquina 2 retirar 4000 J de calor da fonte quente irá liberar aproximadamente 1720 J de calor para a fonte fria.
IV. Para uma mesma quantidade de calor retirada da fonte quente pelas duas máquinas, a máquina 2 rejeita mais calor para a fonte fria.
São corretas apenas:
I e II
I e III
II e IV
III e IV
(11)Considere o circuito elétrico abaixo:
img1
Se a ddp entre os terminais A e B é de V = 12 V, então a corrente que passa pelo circuito é igual a:
3,2 A
1,5 A
1,2 A
9 A
4 A
(12)Considere o circuito abaixo:
img1
Sabendo que a ddp ente os terminais P e Q é de 60 V e que cada resistência vale R, é correto afirmar que a corrente elétrica que passa pelo circuito tem valor, em A, de:
20/R
60/R
120/R
180/R
60R
(13)(UFU – MG) As máquinas a vapor mudaram a forma de o homem relacionar-se com a natureza e influenciaram até mesmo as relações humanas, com a mudança da mão de obra braçal para a força mecânica gerada por elas. Se tomarmos como exemplo uma locomotiva a vapor que funciona recebendo 800 J de sua caldeira e cedendo 200 J para o ambiente externo, poderemos afirmar que
essa locomotiva possui rendimento de apenas 5%, uma vez que 00 J, dos 800 J recebidos, são perdidos.
essa locomotiva possui rendimento de 75%, o que poderia ser aumentado se a máquina cedesse menos calor ao meio externo.
o trabalho realizado por essa locomotiva nesse processo é de 1000 J.
essa locomotiva teria rendimento máximo se o trabalho realizado por ela fosse igual ao calor cedido ao ambiente externo
(14)Analise o circuito abaixo:
Sabendo que a diferença de potencial entre os terminais do circuito é de 20 V, é correto afirmar que a resistência Rx vale, em Ω:
6
5
10
8
9
(15)No circuito abaixo, os geradores são ideais, as correntes elétricas têm os sentidos indicados e i1 = 1A.
O valor da resistência R é:
3 Ω
6 Ω
9 Ω
12 Ω
15 Ω
(16)No circuito abaixo, as intensidades das correntes i1, i2 e i3, em ampères, valem, respectivamente:
1,0; 2,5; 3,0
1,0; 1,5; 2,0
1,0; 2,0; 2,5
1,0; 2,0; 3,0
2,0; 3,0; 1,0
(17)Um carro vai sentido a outro que este em repouso. Após a colisão, os dois veículos andam grudados como um conjunto de massa igual a soma da massa dos dois. Sobre essa colisão é correto afirmar que:
É uma colisão perfeitamente elástica.
O coeficiente de restituição nessa colisão é maior que 1.
É uma colisão onde há conservação da energia mecânica.
O coeficiente de restituição nessa colisão é zero.
O coeficiente de restituição nessa colisão está no intervalo de 0 < e < 1.
(18)A respeito dos tipos de colisão e de seus valores de coeficiente de restituição, marque o que for correto.
O coeficiente de colisão para um choque parcialmente elástico será sempre maior que 0 e menor ou igual a 1.
Na colisão parcialmente elástica, sempre haverá conservação parcial da quantidade de movimento, portanto, o coeficiente de restituição será sempre 0,5.
Na colisão inelástica, não há velocidade relativa de aproximação entre os corpos, o que faz com que o coeficiente de restituição dessa colisão seja nulo.
A energia cinética é totalmente conservada na colisão do tipo perfeitamente elástica.
Na colisão perfeitamente elástica, há conservação total da energia cinética e conservação parcial da quantidade de movimento.
(19)(UFJF-MG – Modificado) Um asteroide aproxima-se perigosamente da Terra ameaçando destruí-la. Sua massa é de 10 toneladas e sua velocidade de aproximação, em relação à Terra, é de 100 km/h. O jovem super-homem é, então, convocado para salvar o planeta. Sendo sua massa de 50 kg e sabendo que ele precisa parar o asteroide frontalmente de forma que eles fiquem em repouso em relação a Terra, determine o coeficiente de restituição dessa colisão.
0.5
1
0.75
0.25
(20)Ao longo de um eixo x, uma partícula A de massa 0,1kg incide com velocidade escalar de 2 m/s sobre uma partícula B de massa 0,3 kg, inicialmente em repouso. O esquema a seguir ilustra isso, como também o que sucede após o choque:
img1
Calcule o coeficiente de restituição dessa colisão.
0.5
1
0.75
0.25
(21)(COLEGIO SANTO AMÉRICO) Uma bola é solta de uma altura H = 100 m. Ela choca-se com o solo, e atinge na volta, uma altura máxima de 64 m. Sabendo que a aceleração da gravidade é g = 10 m/s², calcular o coeficiente de restituição.
0.8
0.7
0.5
1
0.75
(22)Sobre o estudo de colisões é correto afirmar que:
em uma colisão inelástica, nem sempre o momento linear se conserva
em uma colisão inelástica existe conservação de energia mecânica
em qualquer tipo de colisão existe conservação do momento linear desde que não haja ações de forças externas ao sistema
na colisão elástica a energia mecânica não se conserva, somente o momento linear.
um empilhamento de carros é um exemplo de colisão elástica.
(23)(Unifor-CE) Duas partículas, de massas m1 = 100 g e m2 = 200 g, movem-se sobre uma mesma reta, em sentidos opostos, com velocidades escalares de módulos v1 = 5,0 m/s e v2 = 3,0 m/s, respectivamente, indo uma de encontro à outra. Nessas condições, o módulo da quantidade de movimento do sistema constituído pelas duas partículas, imediatamente após a colisão, em kg · m/s, vale:
1,1 x 10^3
10
1
1.1
0.1
(24)(UFJF MG) Assinale a alternativa que explica, com base na termodinâmica, um ciclo do funcionamento de um refrigerador:
remove uma quantidade de calor Q1 de uma fonte térmica quente à temperatura T1, realiza um trabalho externo W e rejeita uma quantidade de calor Q2 para uma fonte térmica fria à temperatura T2, com T1>T2;
remove uma quantidade de calor Q1 de uma fonte térmica quente à temperatura T1 e rejeita a quantidade de calor Q1 para uma fonte térmica fria à temperatura T2, com T1>T2;
remove uma quantidade de calor Q1 de uma fonte térmica fria à temperatura T1, recebe o trabalho externo W e rejeita uma quantidade de calor Q2 para uma fonte térmica quente à temperatura T2, com T1
remove uma quantidade de calor Q1 de uma fonte térmica fria à temperatura T1 e rejeita a quantidade de calor Q1 para uma fonte térmica quente à temperatura T2, com T1
(25)(UECE) Oito esferas estão suspensas, sendo quatro de massa M = 150 g e quatro de massa m = 50 g, por fios flexíveis, inextensíveis e de massas desprezíveis, conforme a figura. Se uma esfera de massa M for deslocada de sua posição inicial e solta, ela colidirá frontalmente com o grupo de esferas estacionadas.
Considere o choque entre as esferas perfeitamente elástico. O número n de esferas de massa m que se moverão é:
um
dois
três
quatro
zero
(26)(Cesgranrio-RJ) Um carrinho de massa m1 = 2,0 kg, deslocando-se com velocidade V1 = 6,0 m/s sobre um trilho horizontal sem atrito, colide com outro carrinho de massa m2 = 4,0 kg, inicialmente em repouso sobre o trilho. Após a colisão, os dois carrinhos se deslocam ligados um ao outro sobre esse mesmo trilho. Qual a perda de energia mecânica na colisão?
0 J
12 J
24 J
36 J
48 J
(27)Um corpo de massa 2 kg colide com um corpo parado, de massa 1 kg, que, imediatamente após a colisão, passa a mover-se com energia cinética de 2 J. Considera-se o choque central e perfeitamente elástico. Calcule a velocidade do primeiro corpo imediatamente antes da colisão.
2,0 m/s
1,5 m/s
2,5 m/s
1,0 m/s
3,0 m/s
(28)Considere um plano de uma mesa como referência onde a largura é o eixo X e o comprimento o eixo Y. Um corpo se move nessa mesa com velocidades constantes tais que Vx = 3 m/s e Vy = 4 m/s. Qual a velocidade resultante do corpo?
)3 m/s
10 m/s
5 m/s
7 m/s
(29)(FUVEST – SP) Num vagão ferroviário que se move com velocidade vo = 3 m/s em relação aos trilhos, estão dois meninos que correm um em direção ao outro, cada um com velocidade v = 3 m/s em relação ao vagão.
img1
A velocidade dos meninos Va e Vb, em relação aos trilhos, será, respectivamente:
6 m/s e 0.
3 m/s e 3 m/s.
0 e 0.
9 m/s e 0.
8 m/s e 8 m/s
(30)(FGV – SP)Um patrulheiro viajando em um carro dotado de radar a uma velocidade de 60 km/h em relação a um referencial fixo no solo, é ultrapassado por uma caminhonete que viaja no mesmo sentido que ele.
A velocidade indicada no radar do patrulheiro é de 30 km/h. A velocidade da caminhonete em relação ao solo é, em km/h, igual a:
30
45
60
75
90
Inglês
(1)(ENEM 2010) Viva la Vida
I used to rule the world
Seas would rise when I gave the word
Now in the morning and I sleep alone
Sweep the streets I used to own
I used to roll the dice
Feel the fear in my enemy’s eyes
Listen as the crowd would sing
“Now the old king is dead! Long live the king!”
One minute I held the key
Next the walls were closed on me
And I discovered that my castles stand
Upon pillars of salt and pillars of sand
[...]
MARTIN, C. Viva la vida, Coldplay. In: Viva la vida or Death and all his friends. Parlophone, 2008.
Letras de músicas abordam temas que, de certa forma,
podem ser reforçados pela repetição de trechos ou
palavras. O fragmento da canção Viva la vida, por
exemplo, permite conhecer o relato de alguém que
costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente,
se viu sem nada.
almeja o título de rei e, por ele, tem enfrentado
inúmeros inimigos.
causa pouco temor a seus inimigos, embora tenha
muito poder.
limpava as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de
seu povo.
tinha a chave para todos os castelos nos quais
desejava morar.
(2)(ENEM 2011) img 1
A tira definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor. a presença desse efeito no diálogo entre Jon e Garfield acontec porque
Jon pensa que sua ex-namorada é maluca e que garfield não sabia disso.
Jodell é a única namorada maluca que Jon teve, e garfield acha isso estranho.
Garfield tem certeza de que a ex-namorada de Jon é sensata, o maluco é o amigo.
garfield conhece as ex-namoradas de Jon e considera mais de uma como maluca.
Jon caracteriza a ex-namorada como maluca e não entende a cara de Garfield.
(3)(COMVEST/UNICAMP – 2018)
img 1
(Adaptado de 16 Traduções hilárias de placas e avisos em inglês feitos para a copa. Mega Curioso, 07/06/2014. Disponível em http://www.megacurioso.com.br/copa-do-mundo-2014/44531-16-traducoes-hilarias-de-placas-e-avisosem-ingles-feitos-para-a-copa.htm. Acessado em 10/07/2017.)
Entre as inadequações no uso do inglês observadas nas figuras 1 e 2, podemos citar:
erros no emprego dos tempos verbais em inglês.
equívoco quanto à classe gramatical de certas palavras.
desconhecimento das diferenças entre inglês oral e escrito.
erros de tradução causados por falsos cognatos.
(4)(COMVEST/UNICAMP – 2018)
img 1
Segundo o testemunho de Olaudah Equiano,
embora tivessem direitos assegurados no tribunal, os ex-escravos não podiam requerer indenizações pelo tempo passado no cativeiro.
os ex-escravos eram, em princípio, protegidos pelas leis das Índias Ocidentais Britânicas, que previam tratamento igualitário aos cidadãos livres.
os escravos libertos dispunham de uma falsa liberdade, pois não gozavam dos mesmos direitos nos tribunais que os cidadãos nascidos livres.
muitos ex-escravos preferiam voltar à antiga condição, mesmo sob patrões severos, levando em conta a maneira como viviam depois de libertos.
(5)(COMVEST/UNICAMP – 2019)
img 1
O post anterior aponta
as vantagens da globalização para o consumidor e os problemas causados pela imigração.
o impacto negativo dos processos migratórios no modo como as culturas vêm sendo globalizadas.
os efeitos da globalização no nosso cotidiano e o preconceito contra imigrantes.
o consumo excessivo de produtos estrangeiros no mundo capitalista contemporâneo.
(6)(VUNESP/UNIFESP – 2019) Examine o quadrinho de Peter Steiner para responder à questão.img1
(https://condenaststore.com)
The cartoon means that
both dogs are trying to imitate the way human beings behave.
internet users may communicate without revealing their identity.
the dark dog is surprised with what it saw on the internet about humans.
people communicate with their pets no matter the media.
the spotted dog assures it has never used the internet before.
(7)Leia o post abaixo, do perfil The Language Nerds, no Instagram.
Disponível em: https://www.instagram.com/p/CM34HOIoKZa/ Acesso em: 08/04/2021
É correto afirmar que o efeito humorístico decorre do/a
personificação dos átomos como seres vivos capazes de ações humanas.
efeito de ridículo da sugestão que alguém poderia confiar em átomos.
ambiguidade do verbo frasal “make up”, que pode significar inventar ou formar.
uso de linguagem formal e científica em post de rede social.
(8)(COSEAC/2018)
TEXT 1 below, retrieved and adapted from https://chroniclingamerica. loc.gov/lccn/sn83035487/1851-06-21/ed-1/seq-4/ on July 9th, 2018.
Text 1
Women’s rights convention – Sojourner Truth
One of the most unique and interesting speeches of the convention was made by Sojourner Truth, an emancipated slave. It is impossible to transfer it to paper or convey any adequate idea of the effect it produced upon the audience. Those only can appreciate it who saw her powerful form, her whole-souled, earnest gesture, and listened to her strong and truthful tones. She came forward to the platform and addressing the President said with great simplicity:
"May I say a few words?" Receiving an affirmative answer, she proceeded: I want to say a few words about this matter. I am a woman's rights. I have as much muscle as any man and can do as much work as any man. I have plowed and reaped and husked and chopped and mowed, and can any man do more than that? I have heard much about the sexes being equal. I can carry as much as any man, and can eat as much too, if I can get it. I am as strong as any man that is now. As for intellect, all I can say is, if a woman has a pint, and a man a quart -- why can't she have her little pint full? You need not be afraid to give us our rights for fear we will take too much; -- for we can't take more than our pint will hold. The poor men seem to be all in confusion, and don't know what to do. Why children, if you have woman's rights, give it to her and you will feel better. You will have your own rights, and they won't be so much trouble. I can't read, but I can hear. I have heard the bible and have learned that Eve caused man to sin. Well, if a woman upset the world, do give her a chance to set it right side up again. The Lady has spoken about Jesus, how he never spurned woman from him, and she was right. When Lazarus died, Mary and Martha came to him with faith and love and besought him to raise their brother. And Jesus wept and Lazarus came forth. And how came Jesus into the world? Through God who created him and the woman who bore him. Man, where was your part? But the women are coming up blessed be God and a few of the men are coming up with them. But man is in a tight place, the poor slave is on him, woman is coming on him, he is surely between a hawk and a buzzard.
Reference: Robinson, M. (1851, June 21). Women’s rights convention: Sojourner Truth. Anti-slavery Bugle, vol. 6 no. 41, Page 160.
The question must be answered by looking at the following sentence from Text 1:
“I have as much muscle as any man, and can do as much work as any man.”
If you were to report what Sojourner said instead of direct quoting her, you would say that:
he said that she had had as much muscle as any man and she could have done as much work as any man.
she said that she had as much muscle as any man and she could do as much work as any man.
she spoke that she has as much muscle as any man and she could do as much work as any man.
she said that she had as much muscle as any man and she can do as much work as any man.
she told that she had as much muscle as any man and she could do as much work as any man.
(9)(IBADE – 2019) Read this excerpt from one of the previous texts:
“Let’s face it: most of us were taught in classrooms where styles of teachings reflected the notion of a single norm of thought and experience, which we were encouraged to believe was universal.”
Focusing on reported speech, choose the best alternative to rephrase the citation above.
She said that most of us had been taught in classrooms where styles of teachings reflected the notion of a single norm of thought and experience, which we had been encouraged to believe had been universal.
She asked that most of us were taught in classrooms where styles of teachings reflected the notion of a single norm of thought and experience, which we have been encouraged to believe was universal.
She advised that most of us were teaching in classrooms where styles of teachings reflected the notion of a single norm of thought and experience, which we are encouraged to believe is universal.
She advised that most of us taught in classrooms where styles of teachings reflected the notion of a single norm of thought and experience, which we used to be encouraged to believe had been universal.
She said that most of us teach in classrooms where styles of teachings reflected the notion of a single norm of thought and experience, which we are encouraged to believe is universal.
(10)(FUNDEP – 2019) The reported speech for the passage “’Can I have my stake very rare?’ asked one of the men” is:
One of the men told the waitress that he wanted his stake very rare.
One of the men asked if he could have his stake very rare.
One of the men asked if he can have his stake very rare.
One of the men demanded that his stake should be very rare.
(11)(GUALIMP – 2019) Consider the quoted speech below:
He said, “Don’t take the bus”.
The reported speech is:
He said to me: don’t take the bus.
He asked me not go take the bus.
He told me not to take the bus.
He suggested to me being not taking the bus.
(12)Consider the sentence “I’ll see you tomorrow for dinner here, right?”, said to you by a friend. The best way to correctly report it is:
My friend said he will see me tomorrow for dinner here, right?
My friend asked me whether he will see me tomorrow for dinner there.
My friend asked me if he would see me the following day for dinner there.
My friend told me he would see me tomorrow for dinner there.
(13)(ENEM 2012) Quotes of the Day
Friday, Sep. 02, 2011
“There probably was a shortage of not just respect
and boundaries but also love. But you do need, when they
cross the line and break the law, to be very tough.”
British Prime Minister DAVID CAMERON, arguing
that those involved in the recent riots in England need
“tough love” as he vows to “get to grips” with the country’s
problem families.
Disponível em: www.time.com. Acesso em: 5 nov. 2011 (adaptado).
A respeito dos tumultos causados na Inglaterra em agosto
de 2011, as palavras de alerta de David Cameron têm
como foco principal
enfatizar a discriminação contra os jovens britânicos
e suas famílias.
criticar as ações agressivas demonstradas nos
tumultos pelos jovens.
estabelecer relação entre a falta de limites dos jovens
e o excesso de amor.
reforçar a ideia de que os jovens precisam de amor,
mas também de firmeza.
descrever o tipo de amor que gera problemas às
famílias de jovens britânicos.
(14)(COPS-UEL – 2017) Leia o texto a seguir.
img 1
(Funny Being.com (online) 2017. 80 Most Funny Life Memes. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2017.)
Com relação ao meme, considere as afirmativas a seguir.
I. O efeito de humor do meme reside no uso inapropriado de expressões informais em ocasiões formais.
II. A expressão “My bad” é inadequada para o contexto, pois expressa superficialidade de sentimentos.
III. A utilização de “My bad” no contexto do funeral é uma admissão de culpa, daí o efeito cômico.
IV. O efeito cômico do meme é ressaltado pelo uso da palavra “unless” cuja função é especificar o contexto.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
(15)(UNESP – 2013) Instrução: Leia a tira para responder à questão.
img 1
(www.hagardunor.net)
A expressão sick and tired no primeiro quadrinho tem sentido equivalente, em português, a
cansada devido à doença.
saturada.
com enjoo estomacal.
doente.
embriagada e sonolenta.
(16)(VUNESP – 2016) Observe o cartum.
A alternativa que completa corretamente a lacuna do número 4 do cartum, sem prejuízo de sentido, é
It’s too hot in here.
I don’t want to be tired all day.
Otherwise, I’ll miss the bus.
I’m quite hungry
Breakfast smells good.
(17)(VUNESP – 2018) Leia o texto para responder às questões
Prescriptions for fighting epidemics
img 1
Epidemics have plagued humanity since the dawn of settled life. Yet, success in conquering them remains patchy. Experts predict that a global one that could kill more than 300 million people would come round in the next 20 to 40 years. What pathogen would cause it is anybody’s guess. Chances are that it will be a virus that lurks in birds or mammals, or one that that has not yet hatched. The scariest are both highly lethal and spread easily among humans. Thankfully, bugs that excel at the first tend to be weak at the other. But mutations – ordinary business for germs – can change that in a blink. Moreover, when humans get too close to beasts, either wild or packed in farms, an animal disease can become a human one.
A front-runner for global pandemics is the seasonal influenza virus, which mutates so much that a vaccine must be custom-made every year. The Spanish flu pandemic of 1918, which killed 50 million to 100 million people, was a potent version of the “swine flu” that emerged in 2009. The H5N1 “avian flu” strain, deadly in 60% of cases, came about in the 1990s when a virus that sickened birds made the jump to a human. Ebola, HIV and Zika took a similar route.
(www.economist.com, 08.02.2018. Adaptado.)
No trecho do primeiro parágrafo “can change that in a blink”, a expressão sublinhada tem sentido de
confiança.
previsibilidade.
expectativa.
desalento.
rapidez.
(18)Read the cartoon carefully:
Disponível em: http://clipart-library.com/funny-cartoons.html Acesso em: 06/04/2021
Regarding the cartoon’s humoristic effect, choose the correct alternative:
it was created by the name “frosty”, which is ironic.
it was created by the expression “picking his nose”, which is ambiguous.
it was created by the personification of the snowman.
it was created by the visual imagery of the man and the snowman in the market.
(19)Considere a publicação do perfil “The Language Nerds”, no Instagram:
img 1
Disponível em: https://www.instagram.com/p/CM1ZBZdIZFg/ Acesso em: 03/04/2021
Levando-se em consideração que a página faz publicações de humor utilizando diversos elementos da língua inglesa, e analisando o texto do post acima nesse contexto, é correto afirmar que o efeito de humor foi criado
pela situação absurda de um coelho entrar numa clínica para doar sangue, além de sua personaficação por meio da fala.
pela impossibilidade de um padre, um pastor e um rabino estarem juntos, pelo contexto da sociedade estadunidense.
pelo jogo de palavras entre as palavras “rabbi” e “rabbit”, além da última frase, que indica implicitamente tal jogo.
pelo jogo de palavras e sonoridade entre “type O” e “typo”, unicamente.
(20)(UERJ – 2017)
img 1
Emphasis can be signalled by different linguistic elements.
The underlined element that expresses emphasis is:
scientific studies have shown that phenotypic differences have a genetic basis (l. 6-7)
These patterns do appear to also hold in humans, (l. 9)
this phenotype may be an adaptation to food limitations, (l. 13)
the adaptation must have occurred rapidly, (l. 21)
(21)(CÁSPER LÍBERO – 2019) Quais expressões a seguir não configuram um oximoro?
pretty ugly / born dead / seriously funny
only choice / found missing / fully empty
nicely done / grandchildren / small talk
old news / found missing / awful good
false positive / living dead / sad smile
(22)(UERJ – 2015)
img 1
In the text, there are euphemisms to refer to Maya Angelou’s death.
The words used by the author that represent euphemisms are:
passing (l. 1) – departure (l. 29)
spirit (l. 7) – spectrum (l. 10)
heaven (l. 8) – relic (l. 17)
lifetime (l. 13) – existence (l. 18)
(23)(COPEVE-UFAL – 2013 – adaptada) Analise a charge a seguir para responder à questão:
img 1
Charges normalmente apresentam críticas a acontecimentos importantes ou compartamentos humanos comuns. No caso dessa charge, assinale a alternativa correta:
A charge critica professores que cobram conteúdos sem te-los ensinados, como a professora que não usa vogais mas as cobra na prova.
A charge critica a sociedade moderna, que tem muita pressa para aprender e ensinar qualquer tipo de conteúdo, mas de forma rasa.
A charge crítica a pressa da sociedade moderna, especialmente na Internet, que está constantemente abreviando palavras para “economizar tempo”.
A charge critica a má formação e qualificação de professores do ensino básico, que não sabem de comunicar adequadamente e, ainda assim, devem ensinar seus alunos.
(24)(ENEM 2012) img 1 Aproveitando-se de seu status social e da possível
influência sobre seus fãs, o famoso músico Jimi Hendrix
associa, em seu texto, os termos love, power e peace
para justificar sua opinião de que
a paz tem o poder de aumentar o amor entre os homens.
o amor pelo poder deve ser menor do que o poder
do amor.
o poder deve ser compartilhado entre aqueles que
se amam.
o amor pelo poder é capaz de desunir cada vez mais
as pessoas.
a paz será alcançada quando a busca pelo poder
deixar de existir.
(25)(VUNESP – 2021) Analise o cartum.
img 1
A fala do personagem
apresenta um questionamento sobre a relevância do desenvolvimento econômico para a população do planeta.
coloca em dúvida o custo do desenvolvimento econômico para a preservação do meio ambiente.
sugere uma alternativa viável para o desenvolvimento econômico sustentável.
expõe uma constatação sobre a importância da preservação do meio ambiente em benefício do equilíbrio da economia.
revela um posicionamento a respeito do impacto do sistema capitalista no meio ambiente.
(26)(VUNESP – 2021) Examine o cartum de Christopher Weyant, publicado em sua conta no Instagram em 16.08.2018.
O recurso expressivo que contribui de maneira decisiva para a compreensão do cartum é
a ironia.
o eufemismo.
a antítese.
a hipérbole.
o paradoxo.
(27)(FUVEST – 2019)
Harlem
What happens to a dream deferred?
Does it dry up
like a raisin in the sun?
Or fester like a sore—
And then run?
Does it stink like rotten meat?
Or crust and sugar over—
like a syrupy sweet?
Maybe it just sags
like a heavy load.
Or does it explode?
Langston Hughes, Selected Poems of Langston Hughes (1990).Disponível em http://www.poetryfoundation.org/.
As tentativas de resposta do poeta à pergunta “What happens to a dream deferred?” evocam imagens de
animosidade e revolta.
remorso e compaixão.
deterioração e destruição.
empatia e complacência.
aprisionamento e passividade.
(28)(UERJ – 2018)
img 1
The proverb which can best summarize the main idea present in the song is:
Time stands still.
Time is a great healer.
There’s a time and a place.
Time and tide wait for no man.
(29)Read the following tweet:
The comic effect provoked by this post comes from the fact that Bess
does not want to cure her insomnia.
likes to be stressed.
does not want to change her habits.
does not believe that there is a cure for insomnia.
(30)(UEFS – 2011)
img 1
The only false cognate is in alternative
“intruder” (l. 7).
“local” (l. 10).
“describe” (l. 12).
“Actually” (l. 15).
“caricatures” (l. 17).
História
(1)(ENEM 2010) Img1
O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis
de animais do Período Jurássico. As rochas em que se
encontram esses fósseis são
magmáticas, pois a ação de vulcões causou as
maiores extinções desses animais já conhecidas ao
longo da história terrestre.
sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados
e litificados com o restante dos sedimentos.
magmáticas, pois são as rochas mais facilmente
erodidas, possibilitando a formação de tocas que
foram posteriormente lacradas.
sedimentares, já que cada uma das camadas
encontradas na figura simboliza um evento de erosão
dessa área representada.
metamórficas, pois os animais representados
precisavam estar perto de locais quentes.
(2)(ENEM 2010) O artigo 402 do Código penal Brasileiro de 1890 dizia:
Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade
e destreza corporal, conhecidos pela denominação
de capoeiragem: andar em correrias, com armas ou
instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal,
provocando tumulto ou desordens.
Pena: Prisão de dois a seis meses.
SOARES, C.E.L. A Negregada instituição: os capoeiras no Rio de Janeiro: 1850-1890.
Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1994 (adaptado).
O artigo do primeiro Código Penal Republicano naturaliza
medidas socialmente excludentes. Nesse contexto, tal
regulamento expressava
a manutenção de parte da legislação do Império com
vistas ao controle da criminalidade urbana.
a defesa do retorno do cativeiro e escravidão pelos
primeiros governos do período republicano.
caráter disciplinador de uma sociedade
industrializada, desejosa de um equilíbrio entre
progresso e civilização.
a criminalização de práticas culturais e a persistência
de valores que vinculavam certos grupos ao passado
de escravidão.
o poder do regime escravista, que mantinha os
negros como categoria social inferior, discriminada e
segregada.
(3)(ENEM 2016) Img1
No anúncio, há referências a algumas das transformações
ocorridas no Brasil nos anos 1950 e 1960. No entanto,
tais referências omitem transformações que impactaram
segmentos da população, como a
exaltação da tradição colonial.
redução da influência estrangeira.
ampliação da imigração internacional.
intensificação da desigualdade regional.
desconcentração da produção industrial.
(4)(ENEM 2016) A África Ocidental é conhecida pela dinâmica das
suas mulheres comerciantes, caracterizadas pela perícia,
autonomia e mobilidade. A sua presença, que fora
atestada por viajantes e por missionários portugueses que
visitaram a costa a partir do século XV, consta também na
ampla documentação sobre a região. A literatura é rica
em referências às grandes mulheres como as vendedoras
ambulantes, cujo jeito para o negócio, bem como a
autonomia e mobilidade, é tão típico da região.
HAVIK, P. Dinâmicas e assimetrias afro-atlânticas: a agência feminina e representações em
mudança na Guiné (séculos XIX e XX). In: PANTOJA, S. (Org.). Identidades, memórias e
histórias em terras africanas. Brasilia: LGE Luanda: Nzila. 2006.
A abordagem realizada pelo autor sobre a vida social da
África Ocidental pode ser relacionada a uma característica
marcante das cidades no Brasil escravista nos séculos
XVIII e XIX, que se observa pela
restrição à realização do comércio ambulante por
africanos escravizados e seus descendentes.
convivência entre homens e mulheres livres, de
diversas origens, no pequeno comércio.
presença de mulheres negras no comércio de rua de
diversos produtos e alimentos.
dissolução dos hábitos culturais trazidos do continente
de origem dos escravizados.
entrada de imigrantes portugueses nas atividades
ligadas ao pequeno comércio urbano.
(5)(ENEM 2016) O que ocorreu na Bahia de 1798, ao contrário das
outras situações de contestação política na América
portuguesa, é que o projeto que lhe era subjacente
não tocou somente na condição, ou no instrumento, da
integração subordinada das colônias no império luso.
Dessa feita, ao contrário do que se deu nas Minas Gerais
(1789), a sedição avançou sobre a sua decorrência.
JANCSO, L: PIMENTA, J.P. Peças de um mosaico. In: MOTA C. G. (Org.). Viagem incompleta:
a experiencia brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000,
A diferença entre as sedições abordadas no texto
encontrava-se na pretensão de
eliminar a hierarquia militar.
abolir a escravidão africana.
anular o domínio metropolitano.
suprimir a propriedade fundiária.
extinguir o absolutismo monárquico.
(6)(ENEM 2016) TEXTO I
Documentos do século XVI algumas vezes se
referem aos habitantes indígenas como "os brasis",
ou "gente brasília" e, ocasionalmente no século
XVII, o termo "brasileiro" era a eles aplicado, mas as
referências ao status econômico e jurídico desses
eram muito mais populares. Assim, os termos "negro
da terra" e "indios" eram utilizados com mais frequência
do que qualquer outro.
SCHWARTZ, S. B. Gente da terra braziliense da nação. Pensando o Brasil: a construção de
um povo. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000).
São Paulo: Senac, 2000 (adaptado)
TEXTO II
Indio é um conceito construído no processo de
conquista da América pelos europeus. Desinteressados
pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito
para com o outro, o indivíduo de outras culturas,
espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões
terminaram por denominar da mesma forma povos tão
dispares quanto os tupinambás e os astecas.
SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.
Ao comparar os textos, as formas de designação dos
grupos nativos pelos europeus, durante o período
analisado, são reveladoras da
concepção idealizada do território, entendido como
geograficamente indiferenciado.
percepção corrente de uma ancestralidade comum às
populações ameríndias.
compreensão etnocêntrica acerca das populações
dos territórios conquistados.
transposição direta das categorias originadas no
imaginário medieval.
visão utópica configurada a partir de fantasias de
riqueza.
(7)(ENEM 2016) O coronelismo era fruto de alteração na relação de forças entre os proprietários rurais e o governo, e significava o
fortalecimento do poder do Estado antes que o predomínio do coronel. Nessa concepção, o coronelismo é, então, um
sistema político nacional, com base em barganhas entre o governo e os coronéis. O coronel tem o controle dos cargos
públicos, desde o delegado de polícia até a professora primária. O coronel hipoteca seu apoio ao governo, sobretudo
na forma de voto.
CARVALHO, J. M. Pontos e bordados: escritos de história politica, Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998 (adaptado).
No contexto da Primeira República no Brasil, as relações políticas descritas baseavam-se na
coação das milícias locais.
estagnação da dinâmica urbana.
valorização do proselitismo partidário.
disseminação de práticas clientelistas.
centralização de decisões administrativas.
(8)(ENEM 2016) Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos
a judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo, uma
circular secreta proibiu a concessão de vistos a "pessoas
de origem semita", inclusive turistas e negociantes, o que
causou uma queda de 75% da imigração judaica ao longo
daquele ano. Entretanto, mesmo com as imposições da
lei, muitos judeus continuaram entrando ilegalmente no
país durante a guerra e as ameaças de deportação em
massa nunca foram concretizadas, apesar da extradição
de alguns individuos por sua militância política.
GRIMBERG, K. Nova lingua interior: 500 anos de história dos judeus no Brasil. In: IBGE.
Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2000 (adaptado).
Uma razão para a adoção da política de imigração
mencionada no texto foi o(a)
receio do controle sionista sobre a economia nacional.
reserva de postos de trabalho para a mão de obra
local.
oposição do clero católico à expansão de novas
religiões.
apoio da diplomacia varguista às opiniões dos
líderes árabes.
simpatia de membros da burocracia pelo projeto
totalitário alemão.
(9)(ENEM 2016) A democracia deliberativa afirma que as partes
do conflito político devem deliberar entre si e, por
meio de argumentação razoável, tentar chegar a um
acordo sobre as políticas que seja satisfatório para
todos. A democracia ativista desconfia das exortações
à deliberação por acreditar que, no mundo real da
política, onde as desigualdades estruturais influenciam
procedimentos e resultados, processos democráticos
que parecem cumprir as normas de deliberação
geralmente tendem a beneficiar os agentes mais
poderosos. Ela recomenda, portanto, que aqueles que
se preocupam com a promoção de mais justiça devem
realizar principalmente a atividade de oposição crítica,
em vez de tentar chegar a um acordo com quem sustenta
estruturas de poder existentes ou delas se beneficia.
YOUNG, L M. Desafios ativistas a democracia deliberativa
Revista Brasileira de Ciencia Politica, n. 13. jan.-abr 2014
As concepções de democracia deliberativa e de
democracia ativista apresentadas no texto tratam como
imprescindíveis, respectivamente,
a decisão da maioria e a uniformização de direitos.
a organização de eleições e o movimento anarquista.
a obtenção do consenso e a mobilização das minorias.
a fragmentação da participação e a desobediência civil.
a imposição de resistência e o monitoramento da
liberdade
(10)(ENEM 2016) Img1
TEXTO II
Os santos tornaram-se grandes aliados da Igreja para
atrair novos devotos, pois eram obedientes a Deus e ao
poder clerical. Contando e estimulando o conhecimento
sobre a vida dos santos, a Igreja transmitia aos fiéis os
ensinamentos que julgava corretos e que deviam ser
imitados por escravos que, em geral, traziam outras
crenças de suas terras de origem, muito diferentes das
que preconizava a fé católica.
OLIVEIRA, A. J. Negra devoção. Revista de História da Biblioteca Nacional,
n. 20, maio 2007 (adaptado)
Posteriormente ressignificados no interior de certas
irmandades e no contato com outra matriz religiosa, o
ícone e a prática mencionada no texto estiveram desde
o século XVII relacionados a um esforço da Igreja
Católica para
reduzir o poder das confrarias.
cristianizar a população afro-brasileira.
espoliar recursos materiais dos cativos.
recrutar libertos para seu corpo eclesiástico.
atender a demanda popular por padroeiros locais.
(11)(ENEM 2016) Nunca nos tornaremos matemáticos, por exemplo,
embora nossa memória possua todas as demonstrações
feitas por outros, se nosso espírito não for capaz de
resolver toda espécie de problemas; não nos tornaríamos
filósofos, por ter lido todos os raciocínios de Platão e
Aristóteles, sem poder formular um juízo sólido sobre
o que nos é proposto. Assim, de fato, pareceríamos ter
aprendido, não ciências, mas histórias.
DESCARTES, R. Regras para a orientação do espirito. São Paulo: Martins Fontes, 1999
Em sua busca pelo saber verdadeiro, o autor considera o
conhecimento, de modo crítico, como resultado da
investigação de natureza empírica.
retomada da tradição intelectual.
imposição de valores ortodoxos.
autonomia do sujeito pensante.
liberdade do agente moral.
(12)(ENEM 2016) Pois quem seria tão inútil ou indolente a ponto
de não desejar saber como e sob que espécie de
constituição os romanos conseguiram em menos de
cinquenta e três anos submeter quase todo o mundo
habitado ao seu governo exclusivo - fato nunca antes
ocorrido? Ou, em outras palavras, quem seria tão
apaixonadamente devotado a outros espetáculos ou
estudos a ponto de considerar qualquer outro objetivo
mais importante que a aquisição desse conhecimento?
POLÍBIO. Historia Brasilia: Editora UnB, 1985
A experiência a que se refere o historiador Políbio, nesse
texto escrito no século II a.C., é a
ampliação do contingente de camponeses livres.
consolidação do poder das falanges hoplitas.
concretização do desígnio imperialista.
adoção do monoteísmo cristão.
libertação do domínio etrusco.
(13)(ENEM 2010) Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente
Alvará virem: que desejando promover e adiantar a
riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as
manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar
toda e qualquer proibição que haja a este respeito no
Estado do Brasil.
Alvará de liberdade para as indústrias (1 de Abril de 1808). In Bonavides, P: Amaral, R.
Textos politicos da História do Brasil Vol. 1. Brasilia: Senado Federal, 2002 (adaptado).
O projeto industrializante de D. João, conforme expresso
no alvará, não se concretizou. Que características desse
período explicam esse fato?
A ocupação de Portugal pelas tropas francesas e o
fechamento das manufaturas portuguesas.
A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio
industrial inglês sobre suas redes de comércio.
A desconfiança da burguesia industrial colonial
diante da chegada da família real portuguesa.
O confronto entre a França e a Inglaterra e a posição
dúbia assumida por Portugal no comércio internacional.
O atraso industrial da colônia provocado pela perda
de mercados para as indústrias portuguesas
(14)(ENEM 2016) Img1
A memória recuperada pela autora apresenta a
relação entre
conflito trabalhista e engajamento sindical.
organização familiar e proteção à infância.
centralização econômica e pregação religiosa.
estrutura educacional e desigualdade de renda.
transformação política e modificação de costumes.
(15)(ENEM 2016) A Lei das Doze Tábuas, de meados do século V a.C.,
fixou por escrito um velho direito costumeiro. No relativo
às dívidas não pagas, o código permitia, em última
análise, matar o devedor; ou vendê-lo como escravo "do
outro lado do Tibre” – isto é, fora do território de Roma.
CARDOSO, C.F. S. O trabalho compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
A referida lei foi um marco na luta por direitos na Roma
Antiga, pois possibilitou que os plebeus
modificassem a estrutura agrária assentada no
latifúndio.
exercessem a prática da escravidão sobre seus
devedores.
conquistassem a possibilidade de casamento com
os patrícios.
ampliassem a participação política nos cargos
políticos públicos.
reinvindicassem as mudanças sociais com base no
conhecimento das leis.
(16)(ENEM 2016)Img1
A charge faz alusão à intensa rivalidade entre as duas
maiores potências do século XX. O momento mais tenso
dessa disputa foi provocado pela
ampliação da Guerra do Vietnã.
construção do muro de Berlim.
instalação de mísseis em Cuba.
eclosão da Guerra dos Sete Dias.
invasão do território do Afeganistão.
(17)(ENEM 2016) A história não corresponde exatamente ao que foi
realmente conservado na memória popular, mas aquilo
que foi selecionado, escrito, descrito popularizado e
institucionalizado por quem estava encarregado de fazê-lo.
Os historiadores, sejam quais forem seus objetivos, estão
envolvidos nesse processo, uma vez que eles contribuem,
conscientemente ou não, para a criação, demolição e
reestruturação de imagens do passado que pertencem
não só ao mundo da investigação especializada, mas
também à esfera pública na qual o homem atua como
ser político.
HOBSBAWN, E.; RANGER, T. A invenção das tradições.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984 (adaptado)
Uma vez que a neutralidade é inalcançável na atividade
mencionada, é tarefa do profissional envolvido
criticar as ideias dominantes.
respeitar os interesses sociais.
defender os direitos das minorias.
explicitar as escolhas realizadas.
satisfazer os financiadores de pesquisas.
(18)(ENEM 2016) Ações de educação patrimonial são realizadas
em diferentes contextos e localidades e têm mostrado
resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima
das comunidades. Em alguns casos, promovem o
desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras
de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural
para muitas populações.
PELEGRINI, S. C. A., PINHEIRO, A.P. (Orgs.). Tempo, memória e
patrimonio cultural. Paul: Edupi, 2010
A valorização dos bens mencionados encontra-se
correlacionada a ações educativas que promovem a(s)
evolução de atividades artesanais herdadas do
passado.
representações sociais formadoras de identidades
coletivas.
mobilizações políticas criadoras de tradições
culturais urbanas.
hierarquização de festas folclóricas praticadas por
grupos locais.
formação escolar dos jovens para o trabalho realizado
nas comunidades
(19)(ENEM 2016) O número de votantes potenciais em 1872 era de
1 097 698, o que correspondia a 10,8% da população
total. Esse número poderia chegar a 13%, quando
separamos os escravos dos demais individuos.
Em 1886, cinco anos depois de a Lei Saraiva ter sido
aprovada, o número de cidadãos que poderiam se
qualificar eleitores era de 117 022, isto é, 0,8% da
população
CASTELLUCCI, A. A. S. Trabalhadores, máquina política e eleições na Primeira
República. Disponível em: www.ifch.unicamp.br. Acesso em: 28 jul. 2012.
A explicação para a alteração envolvendo o número de
eleitores no período é a
criação da Justiça Eleitoral.
exigência da alfabetização.
redução da renda nacional.
exclusão do voto feminino.
coibição do voto de cabresto.
(20)(ENEM 2016) Aquarela do Brasil
Brasil!
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim!
Ah! Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do Cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil! Pra mim!
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver a sá dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim!
ARY BARROSO, Aquarela do Brasil, 1939 (fragmento)
Muito usual no Estado Novo de Vargas, a composição de
Ary Barroso é um exemplo típico de
música de sátira.
samba exaltação.
hino revolucionário.
propaganda eleitoral.
marchinha de protesto
(21)(ENEM 2016) Img1
Com seu manto real em verde e amarelo, as cores
da casa dos Habsburgo e Bragança, mas que lembravam
também os tons da natureza do "Novo Mundo", cravejado
de estrelas representando o Cruzeiro do Sul e, finalmente,
com o cabeção de penas de papo de tucano em volta
do pescoço, D. Pedro Il foi coroado imperador do Brasil.
O monarca jamais foi tão tropical. Entre muitos ramos
de café e tabaco, coroado como um César em meio a
coqueiros e paineiras, D. Pedro transformava-se em
sinônimo da nacionalidade.
SCHWARCZ, L. M. As barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos.
São Paulo: Cia. das Letras, 1998 (adaptado).
No Segundo Reinado, a Monarquia brasileira recorreu
ao simbolismo de determinadas figuras e alegorias.
A análise da imagem e do texto revela que o objetivo de
tal estratégia era
exaltar o modelo absolutista e despótico.
valorizar a mestiçagem africana e nativa.
reduzir a participação democrática e popular.
mobilizar o sentimento patriótico e antilusitano.
obscurecer a origem portuguesa e colonizadora.
(22)(ENEM 2016) Em virtude da importância dos grandes volumes de
matérias-primas na indústria química - eram necessárias
dez a doze toneladas de ingredientes para fabricar uma
tonelada de soda –, a indústria teve uma localização
bem definida quase que desde o início. Os três centros
principais eram a área de Glasgow e as margens do
Mersey e do Tyne.
LANDES, D. S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento
industrial na Europa ocidental, desde 1750 até a nossa época.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
A relação entre a localização das indústrias químicas
e das matérias-primas nos primórdios da Revolução
Industrial provocou a
busca pela isenção de impostos.
intensa qualificação da mão de obra.
diminuição da distância dos mercados consumidores.
concentração da produção em determinadas regiões
do país.
necessidade do desenvolvimento de sistemas de
comunicação.
(23)(ENEM 2016) Img1
Nos Estados Unidos, durante o século XIX, tal como representada no mapa, a relação entre território e nação foi
reconfigurada por uma política que
transferiu as populações indígenas para territórios de fronteira anexados, protegendo a cultura protestante dos
migrantes fundadores da nação norte-americana.
respondeu às ameaças europeias pelo fim da escravidão, integrando a população de escravos ao projeto de
expansão por meio da doação de terras.
assinou acordos com países latino-americanos, ajudando na reestruturação da economia desses países após
suas independências.
projetou o avanço de populações excedentes para além da faixa atlântica, reformulando fronteiras para o
estabelecimento de um pais continental.
instalou manufaturas nas áreas compradas e anexadas, visando utilizar a mão de obra barata das populações
em trânsito.
(24)(ENEM 2010) Após a abdicação de D. Pedro I, o Brasil atravessou
um período marcado por inúmeras crises: as diversas
forças políticas lutavam pelo poder e as reivindicações
populares eram por melhores condições de vida e pelo
direito de participação na vida política do país. Os conflitos
representavam também o protesto contra a centralização
do governo. Nesse período, ocorreu também a expansão
da cultura cafeeira e o surgimento do poderoso grupo
dos "barões do café”, para o qual era fundamental a
manutenção da escravidão e do tráfico negreiro.
O contexto do Período Regencial foi marcado
por revoltas populares que reclamavam a volta
da monarquia.
por várias crises e pela submissão das forças
políticas ao poder central.
pela luta entre os principais grupos políticos que
reivindicavam melhores condições de vida.
pelo governo dos chamados regentes, que
promoveram a ascensão social dos "barões do café".
pela convulsão política e por novas realidades
econômicas que exigiam o reforço de velhas
realidades sociais
(25)(ENEM 2016) Img1
Na imagem, o autor procura representar as diferentes
gerações de uma família associada a uma noção
consagrada pelas elites intelectuais da época, que
era a de
defesa da democracia racial.
idealização do universo rural.
crise dos valores republicanos
constatação do atraso sertanejo.
embranquecimento da população.
(26)(ENEM 2016) Quando a Corte chegou ao Rio de Janeiro, a
Colônia tinha acabado de passar por uma explosão
populacional. Em pouco mais de cem anos, o número
de habitantes aumentara dez vezes.
GOMES, L. 1808: como uma rainha louca, um principe medroso e uma Corte corrupta
enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil.
São Paulo: Planeta do Brasil, 2008 (adaptado).
A alteração demográfica destacada no período teve como
causa a atividade
cafeeira, com a atração da imigração europeia.
industrial, com a intensificação do êxodo rural.
mineradora, com a ampliação do tráfico africano.
canavieira, com o aumento do apresamento indígena.
manufatureira, com a incorporação do trabalho
assalariado.
(27)(ENEM 2016) O Movimento Negro Unificado (MNU) distingue-se do
Teatro Experimental do Negro (TEN) por sua crítica ao
discurso nacional hegemônico. Isto é, enquanto o TEN
defende a plena integração simbólica dos negros na
identidade nacional "híbrida", o MNU condena qualquer
tipo de assimilação, fazendo do combate à ideologia da
democracia racial uma das suas principais bandeiras de
luta, visto que, aos olhos desse movimento, a igualdade
formal assegurada pela lei entre negros e brancos e
a difusão do mito de que a sociedade brasileira não é
racista teriam servido para sustentar, ideologicamente, a
opressão racial.
COSTA, S. Dois Atlánticos: teoria social, antirracismo, cosmopolitismo.
Belo Horizonte: UFMG. 2006 (adaptado).
No texto, são comparadas duas organizações do
movimento negro brasileiro, criadas em diferentes
contextos históricos: o TEN, em 1944, e o MNU, em 1978.
Ao assumir uma postura divergente da do TEN, O
MNU pretendia
pressionar o governo brasileiro a decretar a
igualdade racial.
denunciar a permanência do racismo nas relações
sociais.
contestar a necessidade da igualdade entre negros
e brancos.
defender a assimilação do negro por meios não
democráticos.
divulgar a ideia da miscigenação como marca da
nacionalidade.
(28)(ENEM 2016) As convicções religiosas dos escravos eram
entretanto colocadas a duras provas quando de
sua chegada ao Novo Mundo, onde eram batizados
obrigatoriamente "para a salvação de sua alma" e
deviam curvar-se às doutrinas religiosas de seus
mestres. Iemanjá, mãe de numerosos outros orixás,
foi sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, e
Nană Buruku, a mais idosa das divindades das águas,
foi comparada a Sant'Ana, mãe da Virgem Maria.
VERGER, P. Orixás: deuses iorubás na África e no Novo Mundo. São Paulo: Corrupio, 1981.
O sincretismo religioso no Brasil colônia foi uma estratégia
utilizada pelos negros escravizados para
compreender o papel do sagrado para a cultura
europeia.
garantir a aceitação pelas comunidades dos
convertidos.
preservar as crenças e a sua relação com o sagrado.
integrar as distintas culturas no Novo Mundo.
possibilitar a adoração de santos católicos
(29)(ENEM 2016) Img1
A forma de organização interna da indústria citada gera a seguinte consequência para a mão de obra nela inserida:
Ampliação da jornada diária.
Melhoria da qualidade do trabalho.
Instabilidade nos cargos ocupados.
Eficiência na prevenção de acidentes.
Desconhecimento das etapas produtivas
(30)(ENEM 2016) Simples, saborosa e, acima de tudo, exótica. Se a
culinária brasileira tem o tempero do estranhamento,
esta verdade decorre de dois elementos: a dimensão
do território e a infinidade de ingredientes. Percebe-se
que o segredo da cozinha brasileira é a mistura com
ingredientes e técnicas indígenas. É esse o elemento
que a torna autêntica.
POMBO, N. Cardápio Brasil. Nossa História, n. 29. mar. 2006 (adaptado).
O processo de formação identitária descrito no texto está
associado à
imposição de rituais sagrados.
assimilação de tradições culturais.
tipificação de hábitos comunitários.
hierarquização de conhecimentos tribais.
superação de diferenças etnorraciais.
Matematica
(1)(ENEM 2010) Os dados do gráfico seguinte foram gerados a partir de
dados colhidos no conjunto de seis regiões metropolitanas
pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos
Socioeconômicos (Dieese)
img 1
Supondo que o total de pessoas pesquisadas na região
metropolitana de Porto Alegre equivale a 250 000, o
número de desempregados em março de 2010, nessa
região, foi de
24 500
25 000
220 500
223 000
227 500
(2)(ENEM 2012) Certo vendedor tem seu salário mensal calculado
da seguinte maneira: ele ganha um valor fixo de
R$ 750,00, mais uma comissão de R$ 3,00 para cada
produto vendido. Caso ele venda mais de 100 produtos,
sua comissão passa a ser de R$ 9,00 para cada produto
vendido, a partir do 101o produto vendido.
Com essas informações, o gráfico que melhor representa
a relação entre salário e o número de produtos vendidos é
img1
img2
img3
img4
img5
(3)(ENEM 2012) Um maquinista de trem ganha R$ 100,00 por
viagem e só pode viajar a cada 4 dias. Ele ganha
somente se fizer a viagem e sabe que estará de férias
de 1o a 10 de junho, quando não poderá viajar. Sua
primeira viagem ocorreu no dia primeiro de janeiro.
Considere que o ano tem 365 dias.
Se o maquinista quiser ganhar o máximo possível,
quantas viagens precisará fazer?
37
51
88
89
91
(4)(ENEM 2012) Alguns objetos, durante a sua fabricação, necessitam
passar por um processo de resfriamento. Para que isso
ocorra, uma fábrica utiliza um tanque de resfriamento,
como mostrado na figura.
img1
O que aconteceria com o nível da água se colocássemos
no tanque um objeto cujo volume fosse de 2 400 cm3
?
O nível subiria 0,2 cm, fazendo a água ficar com
20,2 cm de altura.
O nível subiria 1 cm, fazendo a água ficar com
21 cm de altura.
O nível subiria 2 cm, fazendo a água ficar com
22 cm de altura.
O nível subiria 8 cm, fazendo a água transbordar.
O nível subiria 20 cm, fazendo a água transbordar.
(5)(ENEM 2012) Jorge quer instalar aquecedores no seu salão
de beleza para melhorar o conforto dos seus clientes
no inverno. Ele estuda a compra de unidades de dois
tipos de aquecedores: modelo A, que consome 600 g/h
(gramas por hora) de gás propano e cobre 35 m2
de área,
ou modelo B, que consome 750 g/h de gás propano e
cobre 45 m2
de área. O fabricante indica que o aquecedor
deve ser instalado em um ambiente com área menor do
que a da sua cobertura. Jorge vai instalar uma unidade
por ambiente e quer gastar o mínimo possível com gás.
A área do salão que deve ser climatizada encontra-se
na planta seguinte (ambientes representados por três
retângulos e um trapézio).
img1
Avaliando-se todas as informações, serão necessários
quatro unidades do tipo A e nenhuma unidade do tipo B.
três unidades do tipo A e uma unidade do tipo B.
duas unidades do tipo A e duas unidades do tipo B.
uma unidade do tipo A e três unidades do tipo B.
nenhuma unidade do tipo A e quatro unidades do tipo B.
(6)(ENEM 2012) Para decorar a fachada de um edifício, um arquiteto
projetou a colocação de vitrais compostos de quadrados
de lado medindo 1 m, conforme a figura a seguir.
img1
Nesta figura, os pontos A, B, C e D são pontos médios
dos lados do quadrado e os segmentos AP e QC medem
1/4 da medida do lado do quadrado. Para confeccionar
um vitral, são usados dois tipos de materiais: um para a
parte sombreada da figura, que custa R$ 30,00 o m2
, e
outro para a parte mais clara (regiões ABPDA e BCDQB),
que custa R$ 50,00 o m2
.
De acordo com esses dados, qual é o custo dos materiais
usados na fabricação de um vitral?
R$ 22,50
R$ 35,00
R$ 40,00
R$ 42,50
R$ 45,00
(7)(ENEM 2012) Arthur deseja comprar um terreno de Cléber, que lhe
oferece as seguintes possibilidades de pagamento:
• Opção 1: Pagar à vista, por R$ 55 000,00;
• Opção 2: Pagar a prazo, dando uma entrada de
R$ 30 000,00, e mais uma prestação de R$ 26 000,00
para dali a 6 meses.
• Opção 3: Pagar a prazo, dando uma entrada de
R$ 20 000,00, mais uma prestação de R$ 20 000,00,
para dali a 6 meses e outra de R$ 18 000,00 para dali
a 12 meses da data da compra.
• Opção 4: Pagar a prazo dando uma entrada de
R$ 15 000,00 e o restante em 1 ano da data da
compra, pagando R$ 39 000,00.
• Opção 5: pagar a prazo, dali a um ano, o valor de
R$ 60 000,00.
Arthur tem o dinheiro para pagar à vista, mas avalia se
não seria melhor aplicar o dinheiro do valor à vista (ou até
um valor menor) em um investimento, com rentabilidade
de 10% ao semestre, resgatando os valores à medida que
as prestações da opção escolhida fossem vencendo.
Após avaliar a situação do ponto de vista financeiro e das
condições apresentadas, Arthur concluiu que era mais
vantajoso financeiramente escolher a opção
1
2
3
4
5
(8)(ENEM 2012) Um forro retangular de tecido traz em sua etiqueta
a informação de que encolherá após a primeira lavagem
mantendo, entretanto, seu formato. A figura a seguir
mostra as medidas originais do forro e o tamanho do
encolhimento (x) no comprimento e (y) na largura.
A expressão algébrica que representa a área do forro
após ser lavado é (5 – x) (3 – y).
img1
Nestas condições, a área perdida do forro, após a primeira
lavagem, será expressa por
2xy
15 − 3x
15 − 5y
−5y − 3x
5y + 3x − xy
(9)(ENEM 2012) A capacidade mínima, em BTU/h, de um aparelho de
ar-condicionado, para ambientes sem exposição ao sol,
pode ser determinada da seguinte forma:
• 600 BTU/h por m2
, considerando-se até duas
pessoas no ambiente;
• para cada pessoa adicional nesse ambiente,
acrescentar 600 BTU/h;
• acrescentar mais 600 BTU/h para cada
equipamento eletroeletrônico em funcionamento
no ambiente.
Será instalado um aparelho de ar-condicionado em uma
sala, sem exposição ao sol, de dimensões 4 m x 5 m, em
que permaneçam quatro pessoas e possua um aparelho
de televisão em funcionamento.
A capacidade mínima, em BTU/h, desse aparelho de ar-
condicionado deve ser
12 000.
12 600.
13 200.
13 800.
15 000.
(10)(ENEM 2012) A resistência mecânica S de uma viga de madeira,
em forma de um paralelepípedo retângulo, é diretamente
proporcional à sua largura (b) e ao quadrado de sua altura
(d) e inversamente proporcional ao quadrado da distância
entre os suportes da viga, que coincide com o seu
comprimento (x), conforme ilustra a figura. A constante de
proporcionalidade k é chamada de resistência da viga.
img1
A expressão que traduz a resistência S dessa viga de
madeira é
s = k.b.d2/x2
s = k.b.d/x2
s = k.b.d2/x
s = k.b2
.d/x
s = k.b.2d/2x
(11)(ENEM 2012) João propôs um desafio a Bruno, seu colega de
classe: ele iria descrever um deslocamento pela pirâmide
a seguir e Bruno deveria desenhar a projeção desse
deslocamento no plano da base da pirâmide.
img1
O deslocamento descrito por João foi: mova-se pela
pirâmide, sempre em linha reta, do ponto A ao ponto E,
a seguir do ponto E ao ponto M, e depois de M a C.
O desenho que Bruno deve fazer é
img2
img3
img4
img5
img6
(12)(ENEM 2010) A siderúrgica “Metal Nobre” produz diversos objetos
maciços utilizando o ferro. Um tipo especial de peça feita
nessa companhia tem o formato de um paralelepípedo
retangular, de acordo com as dimensões indicadas na
figura que segue
img1
O produto das três dimensões indicadas na peça
resultaria na medida da grandeza
massa.
volume.
superfície.
capacidade.
comprimento.
(13)(ENEM 2012) As curvas de oferta e de demanda de um produto
representam, respectivamente, as quantidades que
vendedores e consumidores estão dispostos a
comercializar em função do preço do produto. Em alguns
casos, essas curvas podem ser representadas por retas.
Suponha que as quantidades de oferta e de demanda
de um produto sejam, respectivamente, representadas
pelas equações:
QO = –20 + 4P
QD = 46 – 2P
em que QO é quantidade de oferta, QD é a quantidade de
demanda e P é o preço do produto.
A partir dessas equações, de oferta e de demanda, os
economistas encontram o preço de equilíbrio de mercado,
ou seja, quando QO e QD se igualam.
Para a situação descrita, qual o valor do preço de equilíbrio?
5
11
13
23
33
(14)(ENEM 2012) Nos shopping centers costumam existir parques com
vários brinquedos e jogos. Os usuários colocam créditos
em um cartão, que são descontados por cada período de
tempo de uso dos jogos. Dependendo da pontuação da
criança no jogo, ela recebe um certo número de tíquetes
para trocar por produtos nas lojas dos parques.
Suponha que o período de uso de um brinquedo em
certo shopping custa R$ 3,00 e que uma bicicleta custa
9 200 tíquetes.
Para uma criança que recebe 20 tíquetes por período
de tempo que joga, o valor, em reais, gasto com
créditos para obter a quantidade de tíquetes para
trocar pela bicicleta é
153
460
1 218
1 380
3 066
(15)(ENEM 2012) João decidiu contratar os serviços de uma empresa
por telefone através do SAC (Serviço de Atendimento
ao Consumidor). O atendente ditou para João o número
de protocolo de atendimento da ligação e pediu que
ele anotasse. Entretanto, João não entendeu um dos
algarismos ditados pelo atendente e anotou o número
1 3 9 8 2 0 7, sendo que o espaço vazio é o do algarismo
que João não entendeu.
De acordo com essas informações, a posição ocupada
pelo algarismo que falta no número de protocolo é a de
centena.
dezena de milhar.
centena de milhar.
milhão.
centena de milhão.
(16)(ENEM 2012) A figura a seguir apresenta dois gráficos com
informações sobre as reclamações diárias recebidas e
resolvidas pelo Setor de Atendimento ao Cliente (SAC) de
uma empresa, em uma dada semana. O gráfico de linha
tracejada informa o número de reclamações recebidas no dia,
o de linha contínua é o número de reclamações resolvidas no
dia. As reclamações podem ser resolvidas no mesmo dia ou
demorarem mais de um dia para serem resolvidas.
img1
O gerente de atendimento deseja identificar os
dias da semana em que o nível de eficiência pode ser
considerado muito bom, ou seja, os dias em que o
número de reclamações resolvidas excede o número de
reclamações recebidas.
Disponível em: http://blog.bibliotecaunix.org. Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado).
O gerente de atendimento pôde concluir, baseado
no conceito de eficiência utilizado na empresa e nas
informações do gráfico, que o nível de eficiência foi muito
bom na
segunda e na terça-feira.
terça e na quarta-feira.
terça e na quinta-feira.
quinta-feira, no sábado e no domingo.
segunda, na quinta e na sexta-feira.
(17)(ENEM 2012) Uma mãe recorreu à bula para verificar a dosagem
de um remédio que precisava dar a seu filho. Na bula,
recomendava-se a seguinte dosagem: 5 gotas para cada
2 kg de massa corporal a cada 8 horas.
Se a mãe ministrou corretamente 30 gotas do remédio a
seu filho a cada 8 horas, então a massa corporal dele é de
12kg
16kg
24kg
36kg
75kg
(18)(ENEM 2012) O esporte de alta competição da atualidade produziu
uma questão ainda sem resposta: Qual é o limite do corpo
humano? O maratonista original, o grego da lenda, morreu
de fadiga por ter corrido 42 quilômetros. O americano
Dean Karnazes, cruzando sozinho as planícies da
Califórnia, conseguiu correr dez vezes mais em 75 horas.
Um professor de Educação Física, ao discutir com
a turma o texto sobre a capacidade do maratonista
americano, desenhou na lousa uma pista reta de
60 centímetros, que representaria o percurso referido.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 25 jun. 2011 (adaptado).
Se o percurso de Dean Karnazes fosse também em uma
pista reta, qual seria a escala entre a pista feita pelo
professor e a percorrida pelo atleta?
12:40
1:7 000
1:70 000
1:700 000
1: 7 000 000
(19)(ENEM 2012) O losango representado na Figura 1 foi formado pela
união dos centros das quatro circunferências tangentes,
de raios de mesma medida.
img1
Dobrando-se o raio de duas das circunferências centradas
em vértices opostos do losango e ainda mantendo-se
a configuração das tangências, obtém-se uma situação
conforme ilustrada pela Figura 2.
img2
O perímetro do losango da Figura 2, quando comparado
ao perímetro do losango da Figura 1, teve um aumento de
300%
200%
150%
100%
50%
(20)(ENEM 2012) José, Carlos e Paulo devem transportar em suas
bicicletas uma certa quantidade de laranjas. Decidiram
dividir o trajeto a ser percorrido em duas partes, sendo que
ao final da primeira parte eles redistribuiriam a quantidade
de laranjas que cada um carregava dependendo do
cansaço de cada um. Na primeira parte do trajeto
José, Carlos e Paulo dividiram as laranjas na
proporção 6 : 5 : 4, respectivamente. Na segunda
parte do trajeto José, Carlos e Paulo dividiram as
laranjas na proporção 4 : 4 : 2, respectivamente.
Sabendo-se que um deles levou 50 laranjas a mais no
segundo trajeto, qual a quantidade de laranjas que José,
Carlos e Paulo, nessa ordem, transportaram na segunda
parte do trajeto?
600, 550, 350
300, 300, 150
300, 250, 200
200, 200, 100
100, 100, 50
(21)(ENEM 2012)
Em um blog de variedades, músicas, mantras
e informações diversas, foram postados “Contos de
Halloween”. Após a leitura, os visitantes poderiam opinar,
assinalando suas reações em: “Divertido”, “Assustador”
ou “Chato”. Ao final de uma semana, o blog registrou que
500 visitantes distintos acessaram esta postagem.
O gráfico a seguir apresenta o resultado da enquete.
img1
O administrador do blog irá sortear um livro entre os visitantes
que opinaram na postagem “Contos de Halloween”.
Sabendo que nenhum visitante votou mais de uma vez,
a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso entre
as que opinaram ter assinalado que o conto “Contos de
Halloween” é “Chato” é mais aproximada por
0,09.
0,12.
0,14.
0,15.
0,18.
(22)(ENEM 2012) Em exposições de artes plásticas, é usual que
estátuas sejam expostas sobre plataformas giratórias.
Uma medida de segurança é que a base da escultura
esteja integralmente apoiada sobre a plataforma. Para
que se providencie o equipamento adequado, no caso de
uma base quadrada que será fixada sobre uma plataforma
circular, o auxiliar técnico do evento deve estimar a
medida R do raio adequado para a plataforma em termos
da medida L do lado da base da estátua.
Qual relação entre R e L o auxiliar técnico deverá
apresentar de modo que a exigência de segurança
seja cumprida?
R ≥ L / 2
R ≥ 2L / π
R ≥ L / π
R ≥ L / 2
R ≥ L / (2raiz2)
(23)(ENEM 2010) A figura a seguir é a representação de uma região
por meio de curvas de nível, que são curvas fechadas
representando a altitude da região, com relação ao nível
do mar. As coordenadas estão expressas em graus de
acordo com a longitude, no eixo horizontal, e a latitude,
no eixo vertical. A escala em tons de cinza desenhada à
direita está associada à altitude da região.
img1
De acordo com as orientações, o helicóptero pousou em
um local cuja altitude é
menor ou igual a 200 m.
maior que 200m e menor ou igual a 400m
maior que 400m e menor ou igual a 600m
maior que 600m e menor ou igual a 800m
maior que 800m
(24)(ENEM 2012)
O globo da morte é uma atração muito usada em
circos. Ele consiste em uma espécie de jaula em forma
de uma superfície esférica feita de aço, onde motoqueiros
andam com suas motos por dentro. A seguir, tem-se, na
Figura 1, uma foto de um globo da morte e, na Figura 2,
uma esfera que ilustra um globo da morte.
img1
Na Figura 2, o ponto A está no plano do chão onde
está colocado o globo da morte e o segmento AB passa
pelo centro da esfera e é perpendicular ao plano do chão.
Suponha que há um foco de luz direcionado para o chão
colocado no ponto B e que um motoqueiro faça um trajeto
dentro da esfera, percorrendo uma circunferência que
passa pelos pontos A e B.
A imagem do trajeto feito pelo motoqueiro no plano do
chão é melhor representada por
img2
img3
img4
img5
img6
(25)(ENEM 2012) Num projeto da parte elétrica de um edifício
residencial a ser construído, consta que as tomadas
deverão ser colocadas a 0,20 m acima do piso, enquanto
os interruptores de luz deverão ser colocados a 1,47 m
acima do piso. Um cadeirante, potencial comprador de
um apartamento desse edifício, ao ver tais medidas,
alerta para o fato de que elas não contemplarão suas
necessidades. Os referenciais de alturas (em metros) para
atividades que não exigem o uso de força são mostrados
na figura seguinte.
img1
Uma proposta substitutiva, relativa às alturas de tomadas
e interruptores, respectivamente, que atenderá àquele
potencial comprador é
0,20 m e 1,45 m.
0,20 m e 1,40 m.
0,25 m e 1,35 m.
0,25 m e 1,30 m.
0,45 m e 1,20 m.
(26)(ENEM 2012) A Agência Espacial Norte Americana (NASA)
informou que o asteroide YU 55 cruzou o espaço entre a
Terra e a Lua no mês de novembro de 2011. A ilustração a
seguir sugere que o asteroide percorreu sua trajetória no
mesmo plano que contém a órbita descrita pela Lua em
torno da Terra. Na figura, está indicada a proximidade do
asteroide em relação à Terra, ou seja, a menor distância
que ele passou da superfície terrestre.
img1
Com base nessas informações, a menor distância que o
asteroide YU 55 passou da superfície da Terra é igual a
3,25 × 10*2km
3,25 × 10*3
km.
3,25 × 10*4
km.
3,25 × 10*5
km.
3,25 × 10*6
km.
(27)(ENEM 2012) Há, em virtude da demanda crescente de economia
de água, equipamentos e utensílios como, por exemplo,
as bacias sanitárias ecológicas, que utilizam 6 litros de
água por descarga em vez dos 15 litros utilizados por
bacias sanitárias não ecológicas, conforme dados da
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Qual será a economia diária de água obtida por meio da
substituição de uma bacia sanitária não ecológica, que
gasta cerca de 60 litros por dia com a descarga, por uma
bacia sanitária ecológica?
24 litros
36 litros
40 litros
42 litros
50 litros
(28)(ENEM 2012) A tabela a seguir mostra a evolução da receita bruta
anual nos três últimos anos de cinco microempresas (ME)
que se encontram à venda.
img1
Um investidor deseja comprar duas das empresas listadas
na tabela. Para tal, ele calcula a média da receita bruta
anual dos últimos três anos (de 2009 até 2011) e escolhe
as duas empresas de maior média anual.
As empresas que este investidor escolhe comprar são
Balas W e Pizzaria Y.
Chocolates X e Tecelagem Z.
Pizzaria Y e Alfinetes V.
Pizzaria Y e Chocolates X.
Tecelagem Z e Alfinetes V.
(29)(ENEM 2012) Um laboratório realiza exames em que é possível
observar a taxa de glicose de uma pessoa. Os resultados
são analisados de acordo com o quadro a seguir.
img1
Um paciente fez um exame de glicose nesse laboratório e
comprovou que estava com hiperglicemia. Sua taxa de glicose
era de 300 mg/dL. Seu médico prescreveu um tratamento em
duas etapas. Na primeira etapa ele conseguiu reduzir sua
taxa em 30% e na segunda etapa em 10%.
Ao calcular sua taxa de glicose após as duas reduções, o
paciente verificou que estava na categoria de
hipoglicemia.
normal.
pré-diabetes.
diabetes melito.
hiperglicemia.
(30)(ENEM 2012) Um produtor de café irrigado em Minas Gerais recebeu
um relatório de consultoria estatística, constando, entre
outras informações, o desvio padrão das produções de
uma safra dos talhões de sua propriedade. Os talhões têm
a mesma área de 30 000 m2 e o valor obtido para o desvio
padrão foi de 90 kg/talhão. O produtor deve apresentar
as informações sobre a produção e a variância dessas
produções em sacas de 60 kg por hectare (10 000 m2
).
A variância das produções dos talhões expressa em
(sacas/hectare)2
é
20,25.
4,50.
0,71.
0,50.
0,25.
Biologia
(1)(FMP/2019) A mutação conhecida como 35delG que ocorre no gene conexina 26, encontrado no braço longo do cromossomo 13, é responsável pela surdez congênita. Esse locus é conhecido como hot spot (ponto quente) do gene, um lugar suscetível a alterações, provavelmente por causa da repetição da base guanina.
A base nitrogenada que se repete no gene conexina 26 é
exclusiva do ácido desoxirribonucleico
presa ao fosfato do DNA por ligações fosfodiéster
classificada como púrica ou purina
unida à base adenina por duas ligações de hidrogênio
complementar à base uracila
(2)(G1 - ifce 2014) Os seres vivos são formados, quimicamente, por dois grandes grupos de compostos: orgânicos e inorgânicos. Os minerais, inorgânicos, desempenham funções importantíssimas para o ser vivo e a deficiência de alguns deles, no corpo humano, pode causar diversas doenças e prejuízos à saúde. O mineral, que é responsável pela constituição da hemoglobina e está relacionado ao transporte do O2 pelo sangue, cuja deficiência pode causar a doença conhecida como anemia, é o
fósforo.
iodo.
sódio.
potássio.
ferro.
(3)Quando se fala em bactérias, as pessoas, de um modo geral, associam-nas quase que instantaneamente à problemas e doenças. Entretanto, sabe-se que muitas bactérias desempenham papéis importantíssimos em níveis ecológicos e também no que diz respeito à fisiologia humana, indústria etc. Acerca da importância das bactérias, é correto afirmar que:
Apesar de serem muito utilizadas em engenharia genética, não é possível se obter produtos com uso de bactérias.
Muitas bactérias contribuem para a reciclagem de nutrientes dos ecossistemas por meio da decomposição.
A indústria de laticínios utiliza bactérias capazes de realizar fermentação alcoólica.
As bactérias patogênicas presentes no intestino humano atuam no bom funcionamento do metabolismo digestivo.
Algumas bactérias são fundamentais no cliclo do nitrogênio, como as que se associam às folhas de gramíneas.
(4)As plantas terrestres, que tiveram como predecessores as algas verdes, passaram por uma evolução funcional, ou seja, para conquistarem o ambiente terrestre, as plantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram estruturas que determinaram o surgimento de grupos vegetais representados no cladograma abaixo.
img1
As estruturas que correspondem às letras X, Y e Z, assinaladas no cladograma, são, respectivamente,
vasos condutores; flor e fruto; semente.
semente; vasos condutores; flor e fruto.
vasos condutores; semente; flor e fruto.
semente; flor e fruto; vasos condutores.
tubo polínico; estróbilo; fruto.
(5)A figura abaixo mostra uma flor de angiosperma.
img1
AMABIS, José Mariano & MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, v.2, São Paulo: Moderna, 1999, p. 137
Essa flor é
hermafrodita e poderá produzir um fruto com várias sementes.
hermafrodita e poderá produzir vários frutos, cada um com uma semente.
somente feminina e poderá produzir um fruto com várias sementes.
somente feminina e poderá produzir vários frutos, cada um com uma semente.
somente masculina e não poderá produzir frutos.
(6)A respeito do reino Plantae em geral, assinale a alternativa correta.
É de se esperar que as flores de plantas, cuja polinização se dá por meio da anemofilia, sejam vistosas e possuam filetes longos e flexíveis.
Oriunda do desenvolvimento do ovário (estimulado por hormônios liberados pelas sementes em formação), a pera é um fruto típico de regiões temperadas, embora possa ser encontrada em países tropicais como o Brasil.
As araucárias, representantes das angiospermas, são dioicas, o que significa que certo indivíduo dessa espécie produz flores apenas com elementos masculinos ou apenas com elementos femininos.
O crescimento do tubo polínico (gametófito masculino), exclusivamente nas angiospermas e gimnospermas, permitiu a conquista efetiva do meio terrestre, uma vez que a reprodução não mais dependia da presença de água.
Batata inglesa, gengibre e cenoura são exemplos de caules que são comumente confundidos com raízes. O que os caracteriza como caule é a presença de gemas laterais, geralmente visualizados como "pequenos pontinhos" na sua superfície.
(7)(Acafe 2020) Extinção de plantas na África do Sul (e no mundo) preocupa cientistas
Pesquisadores sul-africanos detectaram que 79 espécies de plantas foram extintas em três hotspots de biodiversidade no país. A extinção das plantas nesses locais representa 45,5% de todas que ocorreram em dez dos 36 hotspots de biodiversidade que existem no mundo.
Fonte: Revista Galileu, 24/08/2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com (adaptado)
A respeito das informações contidas no texto e nos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações.
I. Briófitas são plantas terrestres, de pequeno porte, vasculares e reprodução por metagênese, com fase gametofítica curta e fase esporofítica duradoura.
II. O processo de extinção leva ao desaparecimento de espécies ou grupos de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema, ocasionando a perda de biodiversidade.
III. Embora todas as plantas pertençam ao Reino Plantae, podem ser divididas em grupos e subgrupos. De acordo com a visibilidade das estruturas produtoras de gametas, as plantas podem ser divididas em criptógamas e fanerógamas.
IV. Estróbilos são ramos reprodutivos com folhas modificadas, que nos pinheiros, são bem desenvolvidas e são chamadas de cones.
V. As angiospermas são plantas que possuem sementes protegidas por frutos formados a partir do desenvolvimento dos óvulos da flor, desempenhando papel na disseminação das sementes.
As afirmações estão corretas em:
I – II – V
II – III – IV
II – IV – V
I – III – IV
(8)(Ufjf-pism 2 2020) Ao longo do desenvolvimento dos diferentes grupos de plantas, observamos algumas alterações que culminaram no surgimento das angiospermas. Com relação a esse grupo vegetal e seu ciclo de vida, é CORRETO afirmar que:
O desenvolvimento do fruto, a partir do ovário, contribuiu para uma maior dispersão das sementes, originadas a partir do óvulo, possibilitando-lhes alcançar lugares distantes dos indivíduos que as produzem.
O desenvolvimento da semente, caráter exclusivo das angiospermas, é um aspecto evolutivo importante com a função de proteger o embrião quando as sementes são liberadas ao ambiente externo.
A dupla fecundação, caráter compartilhado com as gimnospermas, permite a formação do embrião e de um tecido de reserva haploide que nutrirá o embrião durante o seu desenvolvimento.
As peças florais como sépalas e pétalas são os esporófilos responsáveis pela formação do megásporo e do micrósporo, respectivamente.
A polinização e a dispersão dos frutos pelo vento são fenômenos que ocorrem somente nas angiospermas e explicam a baixa diversidade biológica e a restrita distribuição geográfica das espécies desse grupo.
(9)(Fuvest 2020) Analise a seguinte genealogia de uma doença:
img1
Foi levantada a hipótese de que a doença possui padrão de herança dominante ligada ao cromossomo X. O que levou a tal conclusão foi a
incidência da doença em mulheres e homens.
transmissão do alelo mutante apenas às filhas de um homem afetado.
presença de pessoas afetadas em todas as gerações.
transmissão do alelo mutante às filhas e aos filhos de uma mulher afetada.
presença de pelo menos um dos genitores afetados.
(10)(Unioeste 2019) Sabe-se que, na espécie humana, o formato do lóbulo da orelha é uma característica hereditária determinada por um par de alelos, do qual o alelo recessivo é responsável pelo lóbulo preso ou aderente. A hemofilia é um distúrbio da coagulação sanguínea, o qual é condicionado por um alelo recessivo localizado no cromossomo X. Analise o heredograma abaixo e responda qual é a probabilidade do segundo filho homem do casal 9 x 10 nascer com o lóbulo da orelha preso e ser hemofílico.
img1
1/4
1/8
2/3
3/4
1/2
(11)(Ufrgs 2019) Nas galinhas, existe um tipo de herança ligada ao cromossomo sexual que confere presença ou ausência de listras (ou barras) nas penas. Galos homozigotos barrados ZBZB foram cruzados com galinhas não barradas ZBW resultando em uma F1 de galos e galinhas barradas.
Considerando uma F2 de 640 aves, a proporção fenotípica esperada será de
480 galos barrados, 80 galinhas não barradas e 80 galinhas barradas.
80 galos barrados, 80 galinhas não barradas e 480 galinhas barradas.
40 galos barrados, 80 galinhas não barradas e 520 galinhas barradas.
320 galos barrados, 160 galinhas não barradas e 160 galinhas barradas.
160 galos barrados, 160 galinhas não barradas e 320 galinhas barradas.
(12)(Uece 2019) A hemofilia é uma enfermidade recessiva ligada ao cromossomo e a calvície é uma característica autossômica dominante no homem e recessiva na mulher. Sabendo disso, considere o cruzamento entre os seguintes fenótipos:
Cruzamento 1: XHXh x XhY
Cruzamento 2: XCXc x XCYC
Assim, é correto afirmar que os genótipos de uma filha hemofílica do Cruzamento 1 e de um filho calvo do Cruzamento 2 são, respectivamente,
(XHXh) e (XCYC ou XcYC)
(XHXH) e (XcYC ou XcYc)
(XhXh) e (XCYC ou XcYc)
(XhXh) e (XCYC ou XcYC)
(13)São características exclusivas das bactérias:
Clorofila mitocondrial e ausência de carioteca.
Fragmentos plasmidiais e parede de celulose.
Respiração anaeróbia e fixação de nitrogênio.
DNA circular e parede celular de peptidioglicano.
Ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático e fotorespiração.
(14)(Uece 2019) No que diz respeito à hemofilia, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) A incapacidade de produzir o fator VIII de coagulação sanguínea apresentada pelos hemofílicos pode levar à morte e segue a herança ligada ao sexo.
( ) Mulheres com genótipo XhXh e homens com genótipo XhY são hemofílicos; portanto, a hemofilia segue o padrão típico de herança ligada ao cromossomo Y.
( ) Os homens hemofílicos não transmitem o alelo mutante para a prole do sexo masculino.
( ) As filhas de uma mulher hemofílica são hemofílicas, pois herdam um alelo selvagem da mãe.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
V, V, V, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
F, F, F, V.
(15)(Unicamp 2021) A doença de Huntington, que é progressiva e degenerativa do sistema nervoso central, compromete significativamente a capacidade motora e cognitiva.
O heredograma a seguir representa o padrão de herança entre os indivíduos, sendo os indivíduos doentes representados em preto, e os indivíduos não doentes, em branco. Homens são representados pelos quadrados e mulheres, pelos círculos.
img1
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que a doença de Huntington
é herdada de forma autossômica dominante.
é herdada de forma autossômica recessiva.
apresenta herança ligada ao cromossomo X.
apresenta herança ligada ao cromossomo Y.
(16)(Famerp 2020) A genealogia ilustra uma família em que as pessoas destacadas apresentam uma doença autossômica monogênica.
A análise dessa genealogia permite concluir que a probabilidade de
os indivíduos I-2, II-5 e III-1 serem heterozigotos é de
2/3
os indivíduos I-1 e II-4 apresentarem um alelo para a doença é de 1/2
o próximo filho do casal I-3 e I-4 ser uma criança doente é de
1/6
) o próximo filho do casal II-3 e II-4 ser uma menina doente é de
1/8
os indivíduos II-1 e III-3 apresentarem um alelo para a doença é de 1/4
(17)(G1 - col. naval 2020) O albinismo é uma característica genética caracterizada pela ausência total ou parcial de melanina, fazendo com que os indivíduos apresentem pele muito clara e rosada, cabelos brancos ou amarelados e olhos azuis ou avermelhados. Essa característica é uma anomalia genética recessiva. Um homem albino se casa com uma mulher com cor de pele normal e tem quatro filhos, conforme o heredograma abaixo.
img 1
Com base no heredograma, é correto afirmar que:
todos os filhos do indivíduo II.3 receberão o gene para albinismo.
o genótipo do indivíduo II.1 é totalmente dominante AA.
o indivíduo II.1 doará sempre um gene dominante para seu descendente.
todos os filhos do indivíduo II.4 terão cor de pele albina.
o indivíduo II.2 possui genótipo homozigoto dominante.
(18)(Ufrgs 2020) O daltonismo é um tipo de cegueira nos seres humanos, referente às cores e condicionado por herança ligada ao O lobo solto da orelha, herança autossômica, é um fenótipo dominante em relação ao lobo aderido.
No heredograma a seguir, estão representados os indivíduos com as respectivas características.
Considerando a genealogia apresentada e considerando que o indivíduo II-4 é heterozigoto para daltonismo, a probabilidade de os indivíduos III-1, III-2 e III-3 serem daltônicos e terem lobo da orelha solto, respectivamente, é
12,5% e 25%
0%, 12,5% e 25%
12,5%, 12,5% e 50%
25%, 0% e 50%
12,5%, 50% e 50%
(19)(Unioeste 2019) Sabe-se que, na espécie humana, o formato do lóbulo da orelha é uma característica hereditária determinada por um par de alelos, do qual o alelo recessivo é responsável pelo lóbulo preso ou aderente. A hemofilia é um distúrbio da coagulação sanguínea, o qual é condicionado por um alelo recessivo localizado no cromossomo X. Analise o heredograma abaixo e responda qual é a probabilidade do segundo filho homem do casal 9 x 10 nascer com o lóbulo da orelha preso e ser hemofílico.
img1
1/4
1/8
2/3
3/4
1/2
(20)(Uece 2016) As doenças ligadas à genética são muitas e variadas, e algumas dessas patologias aparentam não ter muita importância, uma vez que não são quantitativamente significantes, como é o caso da polidactilia. Há uma variação muito grande em sua expressão, desde a presença de um dedo extra, completamente desenvolvido, até a de uma simples saliência carnosa. Distinguem-se dois tipos de polidactilia: a pós–axial, do lado cubital da mão ou do lado peroneal do pé, e a pré–axial, do lado radial da mão ou tibial do pé.
(http://fisiounec2015.blogspot.com.br/2011/05/polidactilia.html).
No que concerne à polidactilia, é correto afirmar que
se trata de uma hereditariedade autossômica dominante, onde somente um sexo é afetado.
se trata de uma hereditariedade autossômica dominante, que se manifesta em heterozigóticos e afeta tanto indivíduos do sexo masculino quanto do sexo feminino.
os indivíduos do sexo feminino a transmitem em maior proporção do que os indivíduos do sexo masculino.
os filhos normais de um indivíduo com polidactilia terão, por sua vez, todos os seus filhos saudáveis.
(21)(G1 - ifba 2016) As pessoas com albinismo, infelizmente, sofrem muito preconceito. A reportagem intitulada “Violência e preconceito: a perseguição aos albinos na África do Sul” relata a situação enfrentada por estas pessoas e suas famílias, como podemos observar na fala da mãe de um menino albino, moradores da região: “Eu posso lidar com os problemas de pele, de visão e até de preconceito, apesar de machucar. Mas me apavoro em pensar que meus filhos são alvos de caçadores”. A representante do Departamento de Educação Básica da África do Sul garante que o governo já está tentando reverter essa realidade através de um programa social.
Disponível em: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/29322/violencia+e+preconceito+a+perseguicao+aos+albinos+na+africa+do+sul.shtml. Acesso em 09.09.2015.
Sobre a doença albinismo, considere as afirmativas.
I. A consaguinidade, ou seja, o cruzamento entre indivíduos aparentados, pode aumentar a probabilidade de o filho deste casal possuir o albinismo.
II. O albinismo é uma característica geneticamente determinada com padrão de herança autossômico recessivo, ou seja, para portar a doença, a pessoa deve herdar dois alelos com mutação, um do pai e outro da mãe.
III. O albinismo é uma condição cuja causa é uma mutação genética que resulta em pouca ou nenhuma produção de colágeno, que é o pigmento produzido pelas células chamadas de melanócitos encontradas na pele e nos olhos.
Dentre as afirmações relativas ao albinismo, assinale:
se somente I estiver correta.
se somente I e II estiverem corretas.
se somente I e III estiverem corretas.
se somente II e III estiverem corretas.
se I, II e III estiverem corretas
(22)(Ufjf-pism 3 2015) A Doença de Gaucher é uma lipidose causada pela deficiência da enzima glucocerebrosidase com acumulação secundária de glucocerebrosídeos nas células retículo-endoteliais. O início dos sintomas ocorre na infância e na adolescência e manifestam-se, geralmente, com esplenomegalia e hiperesplenismo, sendo o acometimento ósseo e pulmonar menos comuns. O padrão de herança dessa doença é autossômica recessiva.
Com base no padrão de herança mencionado, assinale a alternativa CORRETA.
A presença de apenas um alelo com defeito é necessária para que a pessoa manifeste a doença.
Os genitores de um indivíduo afetado têm probabilidade de de gerar outro filho afetado.
Afeta somente o sexo masculino, sendo as mães apenas portadoras.
A gravidade da doença depende, exclusivamente, da penetrância e expressividade.
O fenótipo é expresso da mesma maneira, tanto em homozigotos quanto em heterozigotos.
(23)Para que a célula possa transportar, para seu interior, o colesterol da circulação sanguínea, é necessária a presença de uma determinada proteína em sua membrana. Existem mutações no gene responsável pela síntese dessa proteína que impedem a sua produção. Quando um homem ou uma mulher possui uma dessas mutações, mesmo tendo também um alelo normal, apresenta hipercolesterolemia, ou seja, aumento do nível de colesterol no sangue.
A hipercolesterolemia devida a essa mutação tem, portanto, herança
autossômica dominante.
autossômica recessiva.
ligada ao X dominante.
ligada ao X recessiva.
autossômica codominante.
(24)Alianças com os micro-organismos
Diversidade microbiana facilita a resolução de problemas ambientais e a
busca de medicamentos
Pesquisadores do Centro de Energia Nuclear de Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) isolaram três linhagens de bactérias, dos gêneros Burkholderia, Pseudomonas e Arthrobacter, capazes de decompor hidrocarbonetos aromáticos como o diesel, abrindo perspectivas de uso para despoluição ambiental ou industrial.
Desde a década de 1940, [...] os micro-organismos têm sido úteis para produzir medicamentos. A estreptomicina, isolada da cultura de uma bactéria de solo, a Streptomyces griseus, [...] era uma possibilidade atraente para o tratamento de tuberculose, sobre a qual a penicilina não atuava, embora apresentasse uma toxicidade alta. Outra espécie, a Streptomyces aerofaciens, forneceu a aeromicina, de menor toxicidade, que um grupo de médicos de Nova York testou em 35 pessoas com linfogranuloma venéreo, uma doença sexualmente transmissível de origem bacteriana, com resultados que consideraram excelentes. Entretanto, um levantamento da Organização Mundial de Saúde em 114 países indicou que a resistência de bactérias a antibióticos é, atualmente, um fenômeno global.
Disponível em: . Acesso em: 30 dez. 2014. (adaptado)
Com relação a esses micro-organismos, aos problemas ambientais acarretados por eles e ao desenvolvimento de linhagens bacterianas resistentes aos antibióticos referidos no texto, pode-se afirmar que
o reconhecimento de novos hábitats e de novas espécies de micro-organismos está facilitando a aplicação de micro-organismos para resolver problemas ambientais ou identificar potenciais medicamentos novos.
mutações gênicas ocorrem nas bactérias para adaptá-las aos antibióticos, de modo que a resistência é transmitida a seus descendentes.
o uso indiscriminado de antibióticos não compromete as infecções resistentes, pois os excessos de antibióticos promovem quebras cromossômicas no organismo doente, aumentando sua resistência natural.
todas as espécies de bactérias transformam os produtos encontrados no petróleo em subprodutos inócuos ao ambiente, através da biorremediação.
as variedades de bactérias antes inócuas adquirem resistência apenas a alguns antibióticos, e, portanto, não constituem um fenômeno global, pois a combinação de antibióticos é a melhor arma para enfrentá-las.
(25)(Upf 2014) Considere as afirmativas abaixo sobre as possíveis interações entre alelos de um mesmo gene, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Dominância incompleta é o termo utilizado para descrever situações em que os indivíduos heterozigotos apresentam fenótipo intermediário entre os fenótipos dos parentais homozigotos.
( ) Quando o fenótipo dos indivíduos heterozigotos for igual ao fenótipo de um dos parentais homozigotos, esse tipo de interação alélica é denominado codominância.
( ) Ocorre dominância completa quando ambos os alelos de um lócus são expressos.
( ) Denomina-se polialelia ou alelos múltiplos o fenômeno em que um gene condiciona ou influencia mais de uma característica.
( ) Denomina-se pleiotropia quando um gene apresenta mais de dois alelos diferentes na população.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – F – V – F.
F – V – V – F – V.
V – F – F – F – F.
F – F – V – V – F.
V – V – F – F – F.
(26)(Uece 2019) Um dos conceitos utilizados para a compreensão de genética diz que a propriedade de um alelo de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica quanto em condição heterozigótica é causada por um gene
homozigoto.
dominante.
recessivo.
autossomo.
(27)(Unicamp 2018) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições a seguir.
(i) __________ é o conjunto de toda a informação genética de um organismo.
(ii) __________ é um trecho do material genético que fornece instruções para a fabricação de um produto gênico.
(iii) __________ é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco gênico.
(iv) __________ é a correspondência que existe entre códons e aminoácidos, relativa a uma sequência codificadora no DNA.
(i) Código genético; (ii) Alelo; (iii) Homozigoto; (iv) Gene.
(i) Genoma; (ii) Gene; (iii) Genótipo; (iv) Código genético.
(i) Código genético; (ii) DNA; (iii) Genótipo; (iv) tRNA.
(i) Genoma; (ii) Código genético; (iii) Homozigoto; (iv) tRNA.
(28)(Uece 2018) Em relação à herança, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.
( ) Na dominância completa, os heterozigotos apresentam fenótipo intermediário entre os dos homozigotos.
( ) Quando ocorre a codominância, os heterozigotos apresentam o mesmo fenótipo de um dos homozigotos.
( ) Alelos letais causam a morte de seus portadores e são considerados: dominante, quando apenas um está presente; ou recessivo, quando os dois estão presentes.
( ) A pleiotropia é o fenômeno em que o gene determina a expressão de mais de uma característica.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
F, F, V, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
(29)(G1 - ifba 2018) De acordo com a tabela dos variados tipos sanguíneos humanos do sistema ABO, abaixo, responda: quais os tipos de heranças genética que são encontradas na expressão da variedade dos tipos sanguíneos humanos? Escolha a alternativa correta.
Dominância/recessividade e Codominância.
Dominância/recessividade e genes letais.
Dominância/recessividade e dominância incompleta.
Dominância incompleta e alelos múltiplos.
Codominância e dominância incompleta.
(30)(Ufrgs 2017) O conjunto de fenótipos possíveis, a partir de um determinado genótipo sob diferentes condições ambientais, é denominado
adaptação individual.
seleção sexual.
homeostasia.
pleiotropia.
norma de reação.
Língua portuguesa
(1)É CORRETO afirmar sobre os elementos de comunicação:
O emissor refere-se ao texto.
Receptor é o produtor da mensagem.
O código refere-se a língua.
O canal refere-se ao leitor.
(2)Em relação as variações linguísticas, quando alguém não reconhece as diferenças linguísticas e as consideram um erro, isso é denominada de:
Acerto linguístico
Preconceito linguístico
Variedade cultural
Erro linguístico
(3)Em relação as figuras de linguagem, é CORRETO afirmar que:
A metáfora é um prolongamento de um termo para abranger mais do que seu significado estrito.
A metonímia é um exagero das palavras.
A metáfora acontece quando se afirmar que um determinado ser é aquilo que ele não é.
Hipérbole é o abrandamento de uma informação.
(4)Sobre as definições das figuras de linguagem, é CORRETO afirmar que:
A antítese é quando ideias opostas são apresentadas próximas no texto.
Paradoxo ou oximoro é quando ocorre atribuição de seres animados aos seres inanimados.
Prosopopeia é uma expressão absurda gerada por conceitos inconcebíveis juntos.
Eufemismo é uma redundância de ideias.
(5)Leia o texto de Drummond e identifique qual a figura de linguagem presente na frase:
“ As casas espiam os homens, que correm atrás de mulheres” (Drummond)
Paradoxo
Antítese
Pleonasmo
Personificação
(6)Qual a figura de linguagem corresponde essa frase:
“ Eu bebo muita coca- cola “.
Eufemismo
Metáfora
Comparação
Metonímia
(7)A frase “ minha vida é um roteiro de cinema” apresenta qual figura de linguagem:
Metonímia
Eufemismo
Antítese
Antítese
(8)A frase de Manuel de Barros: “ eu escuto a cor dos passarinhos”, apresenta qual figura de linguagem:
Ironia
Silepse
Zeugma
Sinestesia
(9)Leia o trecho do poema “Canção do exílio”:
“Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores”.
(Gonçalves Dias)
Qual a figura de linguagem presente no trecho do poema:
Ironia
Silepse
Zeugma
Sinestesia
(10)Em relação as figuras de linguagem e suas definições, é CORRETO afirmar que:
Ironia alteração da ordem direta dos termos de uma oração.
Sinestesia é a afirmação de informação contrária à que se deseja comunicar.
Silepse é quando se privilegia a concordância com a ideia, não com a estrutura gramatical.
Hipérbato é a omissão der um termo da oração.
(11)Leia o trecho do Hino Nacional:
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas,
De um povo heroico brado retumbante”.
(Joaquim Osório Duque Estrada).
Qual a figura de linguagem presente nesse trecho:
Ironia
Silepse
Hipérbato
Sinestesia
(12)Em relação aos tipos de linguagem é CORRETO afirmar que:
São exemplos de linguagem verbal: imagens e gestos.
São exemplos de linguagem mista: imagens e gestos.
São exemplos de linguagem não verbal: escrita e fala.
São exemplos de linguagem verbal: escrita e fala.
(13)Leia o trecho da canção 50 reais:
Bonito!
Que bonito
Que bonito hein!
Que cena mais linda
Será que eu estou atrapalhando o casalzinho aí.
(Alex Torricelli / Bruno Mandioca / Maykow Melo / Naiara Azevedo / Waléria Leão)
Qual a figura de linguagem presente nos primeiros versos da canção 50 reais?
Sinestesia
Silepse
Ironia
Hipérbato
(14)Em relação a frase, oração e período, é CORRETO afirmar que:
A frase é verbal quando não possui um verbo
A frase verbal recebe o nome de período.
A frase: “Meu nome é Severino e não tenho outro de pia”, é um período simples.
A frase: “Caiu o crepúsculo preto”, é um período composto.
(15)Em relação aos períodos, é correto afirmar que:
Fui para casa da minha avó dormir. (Apresenta um período na frase).
Ela dormiu bem hoje. (Apresenta dois períodos a frase).
Ela casou hoje no cartório. (Apresenta um período).
Tenha cuidado com o fogo!. (Essa frase não apresenta período).
(16)Em relação aos conceitos de oração, período e frase é correto afirmar que EXCETO:
A oração é o enunciado em torno de um verbo.
Toda frase contém um verbo.
A frase verbal recebe o nome de período.
O período composto é formado por mais de uma oração.
(17)Na frase: “ Ela estudou muito, foi aprovada no vestibular”, é correto afirmar que:
Essa frase é um período simples, pois só tem um verbo.
É um frase nominal.
É m período composto, pois apresenta mais de um verbo.
Apresenta apenas uma oração.
(18)Na frase: “Meu nome é Maria e não tenho dinheiro”, é CORRETO afirmar que:
Possui um único verbo, sendo um período simples.
É uma frase verbal.
É um período composto, apresentando três verbos.
É uma frase nominal.
(19)Em relação aos termos essências da oração, é CORRETO afirmar que:
Um predicado é sobre quem se faz a declaração contida no predicado.
Um sujeito é aquilo que se diz do sujeito.
Sujeito simples possui mais de um núcleo.
Sujeito quem se faz a declaração do predicado.
(20)Em relação aos tipos de sujeito é correto afirmar EXCETO
As vozes e os passos aproximam-se. É um do tipo sujeito composto.
Os olhos dela estavam secos. É do tipo sujeito simples.
Contaram-me histórias lindas na infância. É do tipo sujeito desinencial.
Ficamos um tempo sem falar. É do tipo sujeito desinencial.
(21)Qual das frases possui um sujeito simples:
Maria e Roberta namoram Marcelo.
Maria e João são irmãos.
As luzes são vermelhas.
As cores e as luzes serão importantes para o carnaval.
(22)Qual das frases possui um sujeito desinencial:
Precisa-se de dinheiro.
Ficamos um tempo sem falar.
Contaram-me qualidades maravilhosas.
Ventou muito em Belo Horizonte.
(23)Em relação aos tipos de textos, é CORRETO afirmar que:
Texto narrativo corresponde ao retrato verbal para descrever pessoas, objetos, lugares, instituições e mesmo situações, desde que estejam estáticas.
Texto descritivo relatam fatos, reais ou fictícios, e os relacionam em uma linha temporal, de modo a configurar uma ação.
Texto dissertativo ou expositivo é aquele que expõe informações que ajudam a entender um conceito.
Texto argumentativo é um texto instrucional.
(24)Qual das frases apresenta uma oração sem sujeito:
Ainda há flores no bosque
Precisa-se de funcionários.
Maria comeu bacalhau hoje.
Contaram-me sobre você.
(25)Em relação aos termos integrantes da oração, é CORRETO afirmar que:
Complemento verbal é ligado por uma preposição a um substantivo, adjetivo ou advérbio.
Objeto direto: complementa o sentido de um verbo transitivo indireto.
Predicativo do objeto é o termo que complementa um verbo indicando uma característica ao objeto desse verbo.
Orações na voz passiva possuem um sujeito que pratica.
(26)Na frase: “A revista foi lida por muita gente”, o termo sublinhado se refere a qual termo integrante:
Predicativo do objeto
Complemento verbal direto
Complemento verbal indireto
Agente da passiva
(27)Qual das frases o termo sublinhado é um objeto indireto:
Nunca a interrompi.
Maria parecia alheia a toda essa atividade.
Vou descobrir segredos.
Necessitamos de dinheiro para a festa.
(28)Qual das frases o termo sublinhado é um complemento nominal:
Tinha nojo de si mesma.
Que ela afaste de ti.
O professor aplicou a prova.
O jornal foi lido por muita gente.
(29)Na frase: “O árbitro julgou a jogada perigosa”, os termos a jogada e perigosa são respectivamente:
Objeto direto e complemento nominal.
Objeto indireto e complemento nominal.
Objeto direto e predicativo do objeto.
Complemento nominal e predicativo do objeto.
(30)Em relação aos termos acessórios da oração é correto afirmar que:
Adjuntos adnominais expressam circunstâncias da ação do verbo na oração.
Adjuntos adnominais são termos que delimitam, restringem, especificam ou caracterizam um núcleo de um termo da oração.
Adjunto adverbial é o que explica ou esclarece o sentido de outro nome.
Aposto expressa circunstancia da ação do verbo.
INDIQUE E GANHE + 30 DIAS
*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso
Por favor aguarde!
Redação corrigida!
Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.
veja um resumo do seu desempenho em 2022.
HRS
0
Número total de horas que você passou estudando. Isso equivale a quase 1 dia inteiro 😱 👏
QTS
0
Parabéns, você resolveu 017 questões ao longo deste ano.