(1)(MACKENZIE) “Ornemos nossas testas com as flores,
e façamos de feno um brando leito;
prendamo-nos, Marília, em laço estreito,
gozemos do prazer de sãos amores (…)
(…) aproveite-se o tempo, antes que faça
o estrago de roubar ao corpo as forças
e ao semblante a graça.”
(Tomás Antônio Gonzaga)
Nos versos acima:
O eu-lírico, ao lamentar as transformações notadas em seu corpo e alma pela passagem do tempo, revela-se amoroso homem de meia-idade.
Que retomam tema e estrutura de uma “canção de amigo”, está expresso o estado de alma de quem sente a ausência do ser amado.
Nomeia-se diretamente a figura ironizada pelo eu-lírico, a mulher a quem se poderiam fazer convites amorosos mais ousados.
Em que se notam diálogo e estrutura paralelística, o ponto de vista dominante é o do amante que vê seus sentimentos antagônicos refletidos na natureza.
A natureza é o espaço onde o amado se sente à vontade para expressar diretamente à amada suas inclinações sensuais.
(2)(PUCRJ- adaptado)
Qual dessas afirmações caracterizava a poesia árcade realizada no Brasil no século XVIII?
Procurava-se descrever uma atmosfera religiosa e inquieta.
A poesia seguia o lema de descrever cada detalhe do texto.
As amadas eram ninfas, lembrando a mitologia grega e romana.
Os poetas da época não se expressaram no gênero épico.
(3)(PUC RJ- adaptado)
Estão relacionadas a seguir características de movimentos literários. Delas, apenas uma se refere ao Naturalismo. Qual?
Temas sentimentais e emotivos.
Idealização da natureza.
Determinismo biológico.
Tematização dos sentimentos.
Estética formal e normativa.
(4)(Mackenzie-adaptado)
Assinale a alternativa correta sobre a prosa naturalista:
As personagens expressam a independência do homem às leis naturais.
O estilo caracteriza-se por um subjetivismo intenso, dependendo da imaginação do leitor para visualizar o espaço da narrativa.
Os tipos são muito bem delimitados, física e moralmente, compondo verdadeiras representações caricaturais.
Tem como objetivo maior aprofundar a dimensão psicológica das personagens.
(5)(UFPA)
Os personagens realistas-naturalistas têm seus destinos marcados pelo determinismo. Identifica-se esse determinismo:
pela preocupação dos autores em criar personagens perfeitos, sem defeitos físicos ou morais.
pelas forças atávicas e/ou sociais que condicionam a conduta dessas criaturas.
por ser fruto, especificamente, da imaginação e da fantasia dos autores.
por se notar a preocupação dos autores de voltarem para o passado ou para o futuro ao criarem seus personagens.
por representarem a tentativa dos autores nacionais de reabilitar uma faculdade perdida do homem: o senso do mistério.
(6)“(...) magro e macilento, um tanto baixo, um tanto curvado, pouca barba, testa curta e olhos fundos. O uso constante dos chinelos de trança fizera-lhe os pés monstruosos e chatos; quando ele andava, lançava-os desairosamente para os lados, como o movimento dos palmípedes nadando. Aborrecia-o o charuto, o passeio, o teatro e as reuniões em que fosse necessário despender alguma coisa; quando estava perto da gente sentia-se logo um cheiro azedo de roupas sujas.”
A partir da leitura de um trecho da obra “O Mulato”, de Aluísio de Azevedo, é possível afirmar que a linguagem naturalista é:
subjetiva e baseada nos ideais românticos.
pouco focada nas personagens e seus comportamentos.
impessoal e baseada no objetivismo científico.
rebuscada e preocupada esteticamente.
sutil e delicada no tratamento da realidade.
(7)(FMTM- adapatado)
“Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo. (...) Daí a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pêlo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas da mão. As portas das latrinas não descansavam, era um abrir e fechar de cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo, no capinzal dos fundos, por detrás da estalagem ou no recanto das hortas.”
(Aluísio de Azevedo, O Cortiço)
No Naturalismo, época literária a que pertenceu Aluísio de Azevedo, o homem é visto
de forma negligente e egocêntrica, preocupado apenas com o próprio bem-estar.
de forma atuante, responsável pela transformação do mundo em que vive.
de forma idealista e romântica, alheio a tudo que acontece a seu redor.
como responsável pelas condições do meio em que vive e capaz de melhorá-lo.
(8)(FUVEST)
“E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, e esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, a multiplicar-se como larvas no esterco.”
O fragmento de “O cortiço”, romance de Aluísio Azevedo, apresenta uma característica fundamental do Naturalismo. Qual?
Uma compreensão psicológica do Homem
Uma compreensão biológica do Mundo.
Uma concepção idealista do Universo.
Uma concepção religiosa da Vida.
Uma visão sentimental da Natureza.
(9)(PUC-RS)
"[...] uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, cheio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas, apregoava em tom arrastado e melancólico: 'Fígado, rins e coração'. Era uma vendedeira de fatos de boi. [...] os cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos, movimentos irascíveis, mordiam o ar, querendo morder os mosquitos."
Nesse trecho naturalista, Aluísio Azevedo enfatiza a:
patologia social.
brutalidade do cotidiano.
despreocupação ética.
força da hereditariedade.
ação do meio social.
(10)“Ana Rosa cresceu; aprendera de cor a gramática do Sotero dos Reis; lera alguma coisa; sabia rudimentos de francês e tocava modinhas sentimentais ao violão e ao piano. Não era estúpida; tinha a intuição perfeita da virtude, um modo bonito, e por vezes lamentara não ser mais instruída. Conhecia muitos trabalhos de agulha; bordava como poucas, e dispunha de uma gargantazinha de contralto que fazia gosto de ouvir.
Uma só palavra boiava à superfície dos seus pensamentos: “Mulato”. E crescia, crescia, transformando-se em tenebrosa nuvem, que escondia todo o seu passado. Ideia parasita, que estrangulava todas as outras ideias.
— Mulato!
Esta só palavra explicava-lhe agora todos os mesquinhos escrúpulos, que a sociedade do Maranhão usara para com ele. Explicava tudo: a frieza de certas famílias a quem visitara; as reticências dos que lhe falavam de seus antepassados; a reserva e a cautela dos que, em sua presença, discutiam questões de raça e de sangue.”
(AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Ática, 1996.)
O texto de Aluísio Azevedo é representativo do Naturalismo, vigente no final do século XIX. No fragmento da obra “O Mulato”, o narrador expressa as suas influências naturalistas, pois
relaciona a posição social a padrões de comportamento e à condição de raça.
apresenta os homens e as mulheres idealizados como século XIX.
mostra a cultura feminina melhor do que o equivalente à realidade da época.
ilustra os diferentes modos que um indivíduo tinha de ascender socialmente.
critica os maus-tratos dispensados aos negros e às mulheres.
(11)(UNIFESP)
“Fechou-se um entra-e-sai de marimbondos defronte daquelas cem casinhas ameaçadas pelo fogo. Homens e mulheres corriam de cá para lá com os tarecos ao ombro, numa balbúrdia de doidos. O pátio e a rua enchiam-se agora de camas velhas e colchões espocados. Ninguém se conhecia naquela zumba de gritos sem nexo, e choro de crianças esmagadas, e pragas arrancadas pela dor e pelo desespero. Da casa do Barão saíam clamores apopléticos; ouviam-se os guinchos de Zulmira que se espolinhava com um ataque. E começou a aparecer água. Quem a trouxe? Ninguém sabia dizê-lo; mas viam-se baldes e baldes que se despejavam sobre as chamas.
Os sinos da vizinhança começaram a badalar. E tudo era um clamor. A Bruxa surgiu à janela da sua casa, como à boca de uma fornalha acesa. Estava horrível; nunca fora tão bruxa. O seu moreno trigueiro, de cabocla velha, reluzia que nem metal em brasa; a sua crina preta, desgrenhada, escorrida e abundante como as das éguas selvagens, dava-lhe um caráter fantástico de fúria saída do inferno.
E ela ria-se, ébria de satisfação, sem sentir as queimaduras e as feridas, vitoriosa no meio daquela orgia de fogo, com que ultimamente vivia a sonhar em segredo a sua alma extravagante de maluca. Ia atirar-se cá para fora, quando se ouviu estalar o madeiramento da casa incendiada, que abateu rapidamente, sepultando a louca num montão de brasas.
(Aluísio Azevedo. O cortiço)
O caráter naturalista nessa obra de Aluísio Azevedo oferece, de maneira figurada, um retrato de nosso país, no final do século XIX. Põe em evidência a competição dos mais fortes, entre si, e estes, esmagando as camadas de baixo, compostas de brancos pobres, mestiços e escravos africanos. No ambiente de degradação de um cortiço, o autor expõe um quadro tenso de misérias materiais e humanas. No fragmento, há várias outras características do Naturalismo. Aponte a alternativa em que as duas características apresentadas são corretas.
Exploração do comportamento anormal e dos instintos baixos; enfoque da vida e dos fatos sociais contemporâneos ao escritor.
Visão subjetivista dada pelo foco narrativo; tensão conflitiva entre o ser humano e o meio ambiente.
Preferência pelos temas do passado, propiciando uma visão objetiva dos fatos; crítica aos valores burgueses e predileção pelos mais pobres.
A onisciência do narrador imprime-lhe o papel de criador, e se confunde com a ideia de Deus; utilização de preciosismos vocabulares, para enfatizar o distanciamento entre a enunciação e os fatos enunciados.
Exploração de um tema em que o ser humano é aviltado pelo mais forte; predominância de elementos anticientíficos, para ajustar a narração ao ambiente degradante dos personagens.
(12)TEXTO I
“A Deus, que me-a fizestes mais amar,
mostrade-me-a algo possa con ela falar,
se non dade-me-a morte.”
TEXTO II
“O vosso trovar não é natural.
Ai de vós, como ele e o demo aprendestes.
Em trovardes mal vejo eu o sinal
das loucas ideias em que empreendestes.”
Considerando-se as características de cada cantiga trovadoresca, elas são classificadas em dois tipos principais. São elas:
Cantigas líricas e satíricas
Cantigas líricas e religiosas
Cantigas líricas e pastoris
Cantigas religiosas e satíricas
Cantigas pastoris e satíricas
(13)(UNB)
No período colonial brasileiro, o propósito dos jesuítas com o teatro catequético era:
facilitar o processo de catequização dos indígenas.
reconhecer as formas de performance dos povos indígenas nativos.
divulgar as formas teatrais tipicamente renascentistas.
promover o sincretismo religioso entre o paganismo indígena e a moral cristã.
aprender o tupi para traduzir os autos catequéticos para essa língua.
(14)(Mackenzie- adaptado)
Assinale a alternativa correta a respeito das cantigas de amor.
O ambiente é rural, familiar e cotidiano.
O trovador assume o eu-lírico feminino: a mulher é quem fala.
Expressam a 'coita' amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
A mulher é um ser inferior, pertencente a uma categoria social baixa.
(15)(UFSCar)
A questão seguinte baseia-se no poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões.
“Mas um velho, de aspeito venerando, (= aspecto)
Que ficava nas praias, entre a gente,
Postos em nós os olhos, meneando
Três vezes a cabeça, descontente,
A voz pesada um pouco alevantando,
Que nós no mar ouvimos claramente,
C’um saber só de experiências feito,
Tais palavras tirou do experto peito:
“Ó glória de mandar, ó vã cobiça
Desta vaidade a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C’uma aura popular, que honra se chama!
Que castigo tamanho e que justiça
Fazes no peito vão que muito te ama!
Que mortes, que perigos, que tormentas,
Que crueldades neles experimentas!
Dura inquietação d’alma e da vida
Fonte de desamparos e adultérios,
Sagaz consumidora conhecida
De fazendas, de reinos e de impérios!
Chamam-te ilustre, chamam-te subida,
Sendo digna de infames vitupérios;
Chamam-te Fama e Glória soberana,
Nomes com quem se o povo néscio engana.”
Os versos de Camões foram retirados da passagem conhecida como O Velho do Restelo. Nela, o velho
abençoa os marinheiros portugueses que vão atravessar os mares à procura de uma vida melhor.
critica as navegações portuguesas por considerar que elas se baseiam na cobiça e busca de fama.
emociona-se com a saída dos portugueses que vão atravessar os mares até chegar às Índias.
destrata os marinheiros por não o terem convidado a participar de tão importante empresa.
adverte os marinheiros portugueses dos perigos que eles podem encontrar para buscar fama em outras terras.
(16)(UFSE)
Nas manifestações literárias dos dois primeiros séculos de nossa história podem estar presentes as seguintes características:
I – Intenção catequética e informação sobre a terra; II – Relato de viagem e pregação religiosa; III – Sentimento nacionalista e participação em campanha republicana.
Estão corretas somente as características indicadas em:
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
(17)(IFSP- adaptado)
A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador.
(Carta de Pero Vaz de Caminha. www.dominiopublico.com.br. Acesso em: 04.12. 2012.)
O trecho acima pertence a um dos primeiros escritos considerados como pertencentes à literatura brasileira. Do ponto de vista da evolução histórica, trata-se de literatura de informação. Sobre essa literatura é correto afirmar que:
A literatura de informação possuía textos compostos por métricas bem estruturadas e formalidade linguística ao máximo.
Além de indicar características sobre a paisagem do local, os escrivães descreviam sobre os povos que faziam parte das terras recém-chegadas.
Havia pouca preocupação sobre as características físicas e culturais dos indígenas que habitavam na costa brasileira.
foi escrita exclusivamente pelos jesuítas encarregados de apresentar aos índios o que os portugueses consideravam como certo.
(18)(UNIFESP)
No Manifesto da Poesia Pau-Brasil, Oswald de Andrade faz o seguinte comentário sobre os poetas parnasianos: “Só não se inventou uma máquina de fazer versos - já havia o poeta parnasiano.” O que o poeta modernista está criticando nos parnasianos é
a demasiada liberdade no ato da criação, que os torna máquinas poéticas.
o abandono da Arte pela arte, com a criação objetiva e anticonvencional.
a preocupação com a perfeição formal e com o subjetivismo.
o formalismo e a impessoalidade comuns em seus textos.
o exagero na expressão das emoções, apesar da criação poética mecânica.
(19)“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto…
E conversamos toda a noite, enquanto A via-láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: “Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?”
E eu vos direi: “Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas”.
(Via Láctea XIII, de Olavo Bilac)
O poeta Olavo Bilac foi um dos maiores representantes da poesia parnasiana. O texto acima representa uma forma fixa muito utilizada pelos escritores parnasianos, que é:
uma ode
uma elegia
um haicai
um soneto
uma trova
(20)(Uneb – BA)
Última flor do Lácio, inculta e bela, És, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura A bruta mina entre os cascalhos vela...
Amote assim, desconhecida e obscura, Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom e o silvo da procela E o arrolo da saudade e da ternura!
Amo o teu viço agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te, ó rude e doloroso idioma,
Em que da voz materna ouvi: "meu filho!" E em que Camões chorou, no exílio amargo, O gênio sem ventura e o amor sem brilho Com base no soneto apresentado, são características parnasianas:
perfeição formal, preciosismo linguístico, objetivismo e desprezo pela arte útil.
preocupação excessiva com a forma, análise determinista do homem, subjetivismo e universalismo.
desprezo pela forma requintada, preocupação político-social, objetivismo e individualismo.
forma requintada, “arte-sugestão”, subjetivismo exacerbado e análise psicológica do homem.
impassibilidade (distanciamento das emoções), “poesia científica”, pessoalidade e tematização da natureza.
(21)(PUC MG- adaptado)
“Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,
Casualmente, uma vez, de um perfumado
Contador sobre o mármor luzidio,
Entre um leque e o começo de um bordado.”
O trecho do poema em destaque é parnasiano. Ele revela um poeta:
impessoal
engajado
crítico
irônico
informal
(22)(FGV)
“A lua banha a solitária estrada...
Silêncio!... mas além, confuso e brando,
O som longínquo vem se aproximando
Do galopar de estranha cavalgada.
São fidalgos que voltam da caçada;
Vêm alegres, vêm rindo, vêm cantando,
E as trompas a soar vão agitando
O remanso da noite embalsamada...
E o bosque estala, move-se, estremece...
Da cavalgada o estrépito que aumenta
Perde-se após no centro da montanha...
E o silêncio outra vez soturno desce,
E límpida, sem mácula, alvacenta
A lua a estrada solitária banha...”
(Raimundo Correa, A Cavalgada)
Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo:
A inspiração é mais importante que a técnica.
Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras.
O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia.
Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo.
No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco.
(23)UPE – 2013)
O início do século XX, compreendido entre 1902 a 1922, foi muito significativo para a fase de transição da literatura brasileira. As Vanguardas Europeias e a Semana de 1922 representaram mudanças importantíssimas no fazer artístico e literário, no Brasil. Acerca desse período, analise as proposições a seguir e assinale com V as Verdadeiras e com F as Falsas.
( ) O ano de 1902, marcado pela publicação de Os Sertões, de Euclides da Cunha, foi decisivo para a liberdade intelectual brasileira. Essa obra foi importante porque lançou, de um só golpe, a realidade brasileira até então disfarçada. Isso mantinha os escritores da época presos à visão europeia, em razão de sentimentos de inferioridade, motivados pelo status colonial vivenciado.
( ) O Futurismo, um dos movimentos de vanguarda, foi lançado por Marinetti. Tal movimento estético caracterizou-se mais por manifestos que por obras; assim, os futuristas exaltavam a vida moderna, cultuavam a máquina e a velocidade.
( ) Os romances de Lima Barreto têm muito de crônica, pois neles se encontram cenas do cotidiano, de jornal, sobre a vida burocrática, tudo numa linguagem fluente e sem muitas ambições. Isso pode ser percebido no seguinte trecho de sua obra Recordações do Escrivão Isaías Caminha: “Almocei, saí até à cidade próxima para fazer as minhas despedidas, jantei e, sempre, aquela visão doutoral que me não deixava”.
( ) Augusto dos Anjos é um poeta eloquente; assim, encontram-se, em sua obra, palavras do jargão científico e termos técnicos, que não podem ser ignorados, porque tais palavras fazem parte do contexto de produção do poeta. Pode-se conferir isso no seguinte trecho de seu poema A ideia: “Vem do encéfalo absconso que a constringe, / Chega em seguida às cordas do laringe, / Tísica, tênue, mínima, raquítica ...”
( ) A Semana de 22 ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. A ideia da Semana era a de destruir, escandalizar e, especialmente, criticar. Acerca dessa postura, Aníbal Machado diz a seguinte frase: “Não sabemos definir o que queremos, mas sabemos discernir o que não queremos”.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
V – V – F – F – V.
V – V – V – F – F.
V – V – V – V – V.
F – F – F – V – V.
F – F – V – F – F.
(24)(UECE)
Observa-se que a arte circense tem passado por inúmeras transformações ao longo dos anos. Com base nessa colocação, analise as seguintes afirmações:
I. Se por um lado houve uma diminuição de circos de lona, por outro há, hoje em dia, uma significativa ampliação da presença da linguagem circense no interior das sociedades, através das escolas de circo e de projetos sociais que utilizam essa linguagem como uma ferramenta pedagógica.
II. A arte circense passou por inúmeras transformações, entretanto essas transformações não foram significativas do ponto de vista da economia circense.
III. Na relação com a sociedade em que a arte circense está inserida, a tradição é colocada constantemente à prova e por isso o circo tenta incluir os novos modos de comunicação.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e II apenas.
II e III apenas.
I e III apenas..
(25)(UEL – 2001 - adaptada)
Assinale a alternativa correta sobre o Pré-Modernismo:
Caracterizou-se como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados e como um período de prefiguração das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo.
Poucas correntes de vanguarda do início do século XX exerceram influência sobre os escritores pré-modernistas.
Euclides da Cunha, com a obra "Os Sertões" se fixa em um relato meramente documental da batalha de Canudos.
Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.
(26)(UFRRJ – 2005)
Fragmento de Triste fim de Policarpo Quaresma
"Policarpo era patriota. Desde moço, aí pelos vinte anos, o amor da Pátria tomou-o todo inteiro. Não fora o amor comum, palrador e vazio; fora um sentimento sério, grave e absorvente. (...) o que o patriotismo o fez pensar, foi num conhecimento inteiro de Brasil. (...) Não se sabia bem onde nascera, mas não fora decerto em São Paulo, nem no Rio Grande do Sul, nem no Pará. Errava quem quisesse encontrar nele qualquer regionalismo: Quaresma era antes de tudo brasileiro."
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Scipione, 1997.
Este fragmento de "Triste Fim de Policarpo Quaresma" ilustra uma das características mais marcantes do Pré- Modernismo que é o
desejo de compreender a complexa realidade nacional.
nacionalismo ufanista e exagerado, herdado do Romantismo.
resgate de padrões estéticos e metafísicos do Simbolismo.
nacionalismo utópico e exagerado, herdado do Parnasianismo.
subjetivismo poético, tão bem representado pelo protagonista.
(27)(UFV – 2001 - adapatada)
Observe a seguinte declaração sobre o Pré-Modernismo:
Creio que se pode chamar pré-modernismo (no sentido forte de premonição dos temas vivos em 22) tudo o que, nas primeiras décadas do século, problematiza a nossa realidade social e cultural.
BOSI, Alfredo. "História concisa da literatura brasileira". São Paulo: Cultrix, 1994. p. 306.
Atente agora para o que se afirma a respeito de algumas obras e autores brasileiros e assinale a alternativa cujo conteúdo contempla a síntese crítica de Alfredo Bosi:
Monteiro Lobato imortalizou o personagem Jeca Tatu, transformando-o no símbolo do homem citadino inserido na lógica do mercado.
Mário e Oswald de Andrade notabilizaram-se como os grandes líderes da revolução de 22 e, portanto, do processo de ruptura em relação à tradição intelectual, libertando a literatura brasileira da "calmaria" em que se encontrava.
Lima Barreto expressou sempre o inconformismo face às injustiças sociais e, na obra "Triste Fim de Policarpo Quaresma", construiu uma imagem caricata do Brasil com todas as suas contradições.
Em "Os Sertões", Euclides da Cunha relata, de forma objetiva, o cotidiano do homem do sertão.
(28)(UFTM)
“Não, não queria ficar na terra perversa de onde partia, esbulhado e escorraçado, aquele Rei de Portugal que levantava na rua os Jacintos! Embarcou para França com a mulher, a Srª. D. Angelina Fafes (da tão falada casa dos Fafes da Avelã); com o filho, o Cintinho, menino amarelinho, molezinho, coberto de caroços e leicenços; com a aia e com o moleque. Nas costas da Cantábria o paquete encontrou tão rijos mares que a Srª. D. Angelina, esguedelhada, de joelhos na enxerga do beliche, prometeu ao Senhor dos Passos de Alcântara uma coroa de espinhos, de ouro, com as gotas de sangue em rubis do Pegu.”
(Eça de Queiroz, A Cidade e as Serras)
Assinale a alternativa em que se encontram características da prosa do Realismo.
Objetivismo; subordinação dos sentimentos a interesses sociais; críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa.
Idealização do herói; amor visto como redenção; oposição aos valores sociais.
Casamento visto como arranjo de conveniência; descrição objetiva; idealização da mulher.
Linguagem metafórica; protagonista tratado como anti herói; sentimentalismo.
Espírito de aventura; narrativa lenta; impasse amoroso solucionado pelo final feliz.
(29)(UFPR)
Eça de Queirós afirmava:
“O Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mau na nossa sociedade.”
Para realizar essa proposta literária, quais os recursos utilizados no discurso realista?
1- Preocupação revolucionária, atitude de crítica e de combate;
2- Imaginação criadora;
3- Personagens fruto da observação; tipos concretos e vivos;
4- Linguagem natural, sem rebuscamentos;
5- Preocupação com mensagem que revela concepção materialista do homem;
6- Senso de mistério;
7- Retorno ao passado;
8- Determinismo biológico ou social.
Assinale a alternativa que os contém:
1, 2, 3, 5, 7, 8
1, 3, 4, 5, 8.
2, 3, 4, 6, 7.
3, 4, 5, 6, 8.
2, 3, 4, 5, 8.
(30)"(…) expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia – peneirava – uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova (...)"
(Adaptado. Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. Ilustrado por Cândido Portinari. Rio de Janeiro: Cem Bibliófilos do Brasil, 1943. p.1.)
Assinale a alternativa que melhor caracteriza o Realismo:
Preocupação em justificar, à luz da razão, as reações das personagens, usando uma linguagem subjetiva e reflexiva.
A apresentação do homem como um ser dominado pelos instintos, taras, pela carga hereditária, em detrimento da razão.
A preocupação em retratar a realidade como ela é, sem transformá-la. O autor, ao relatar, deverá estar baseado na documentação e observação da realidade.
Narrativas em prosa a partir da perspectiva burguesa e rica da época, justificando as atitudes dessa camada social.
Língua portuguesa
(1)É CORRETO afirmar sobre os elementos de comunicação:
O emissor refere-se ao texto.
Receptor é o produtor da mensagem.
O código refere-se a língua.
O canal refere-se ao leitor.
(2)Em relação as variações linguísticas, quando alguém não reconhece as diferenças linguísticas e as consideram um erro, isso é denominada de:
Acerto linguístico
Preconceito linguístico
Variedade cultural
Erro linguístico
(3)Em relação as figuras de linguagem, é CORRETO afirmar que:
A metáfora é um prolongamento de um termo para abranger mais do que seu significado estrito.
A metonímia é um exagero das palavras.
A metáfora acontece quando se afirmar que um determinado ser é aquilo que ele não é.
Hipérbole é o abrandamento de uma informação.
(4)Sobre as definições das figuras de linguagem, é CORRETO afirmar que:
A antítese é quando ideias opostas são apresentadas próximas no texto.
Paradoxo ou oximoro é quando ocorre atribuição de seres animados aos seres inanimados.
Prosopopeia é uma expressão absurda gerada por conceitos inconcebíveis juntos.
Eufemismo é uma redundância de ideias.
(5)Leia o texto de Drummond e identifique qual a figura de linguagem presente na frase:
“ As casas espiam os homens, que correm atrás de mulheres” (Drummond)
Paradoxo
Antítese
Pleonasmo
Personificação
(6)Qual a figura de linguagem corresponde essa frase:
“ Eu bebo muita coca- cola “.
Eufemismo
Metáfora
Comparação
Metonímia
(7)A frase “ minha vida é um roteiro de cinema” apresenta qual figura de linguagem:
Metonímia
Eufemismo
Antítese
Antítese
(8)A frase de Manuel de Barros: “ eu escuto a cor dos passarinhos”, apresenta qual figura de linguagem:
Ironia
Silepse
Zeugma
Sinestesia
(9)Leia o trecho do poema “Canção do exílio”:
“Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores”.
(Gonçalves Dias)
Qual a figura de linguagem presente no trecho do poema:
Ironia
Silepse
Zeugma
Sinestesia
(10)Em relação as figuras de linguagem e suas definições, é CORRETO afirmar que:
Ironia alteração da ordem direta dos termos de uma oração.
Sinestesia é a afirmação de informação contrária à que se deseja comunicar.
Silepse é quando se privilegia a concordância com a ideia, não com a estrutura gramatical.
Hipérbato é a omissão der um termo da oração.
(11)Leia o trecho do Hino Nacional:
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas,
De um povo heroico brado retumbante”.
(Joaquim Osório Duque Estrada).
Qual a figura de linguagem presente nesse trecho:
Ironia
Silepse
Hipérbato
Sinestesia
(12)Em relação aos tipos de linguagem é CORRETO afirmar que:
São exemplos de linguagem verbal: imagens e gestos.
São exemplos de linguagem mista: imagens e gestos.
São exemplos de linguagem não verbal: escrita e fala.
São exemplos de linguagem verbal: escrita e fala.
(13)Leia o trecho da canção 50 reais:
Bonito!
Que bonito
Que bonito hein!
Que cena mais linda
Será que eu estou atrapalhando o casalzinho aí.
(Alex Torricelli / Bruno Mandioca / Maykow Melo / Naiara Azevedo / Waléria Leão)
Qual a figura de linguagem presente nos primeiros versos da canção 50 reais?
Sinestesia
Silepse
Ironia
Hipérbato
(14)Na frase: “ Ela estudou muito, foi aprovada no vestibular”, é correto afirmar que:
Essa frase é um período simples, pois só tem um verbo.
É um frase nominal.
É m período composto, pois apresenta mais de um verbo.
Apresenta apenas uma oração.
(15)Em relação aos tipos de textos, é CORRETO afirmar que:
Texto narrativo corresponde ao retrato verbal para descrever pessoas, objetos, lugares, instituições e mesmo situações, desde que estejam estáticas.
Texto descritivo relatam fatos, reais ou fictícios, e os relacionam em uma linha temporal, de modo a configurar uma ação.
Texto dissertativo ou expositivo é aquele que expõe informações que ajudam a entender um conceito.
Texto argumentativo é um texto instrucional.
(16)Em relação aos termos integrantes da oração, é CORRETO afirmar que:
Complemento verbal é ligado por uma preposição a um substantivo, adjetivo ou advérbio.
Objeto direto: complementa o sentido de um verbo transitivo indireto.
Predicativo do objeto é o termo que complementa um verbo indicando uma característica ao objeto desse verbo.
Orações na voz passiva possuem um sujeito que pratica.
(17)Na frase: “A revista foi lida por muita gente”, o termo sublinhado se refere a qual termo integrante:
Predicativo do objeto
Complemento verbal direto
Complemento verbal indireto
Agente da passiva
(18)Qual das frases o termo sublinhado é um objeto indireto:
Nunca a interrompi.
Maria parecia alheia a toda essa atividade.
Vou descobrir segredos.
Necessitamos de dinheiro para a festa.
(19)Qual das frases o termo sublinhado é um complemento nominal:
Tinha nojo de si mesma.
Que ela afaste de ti.
O professor aplicou a prova.
O jornal foi lido por muita gente.
(20)Qual o tipo textual do texto a seguir:
“O vaso de plantas é branco. Ele tem um formato arredondado. Nele, cabe uma quantidade considerável de flores, mas, vazio, também serve como decoração”.
Narrativo
Argumentativo
Descritivo
Injuntivo
(21)Qual da palavra abaixo está escrita CORRETAMENTE, segundo novo acordo ortográfico?
Pára (verbo).
Enjôo
Lêem
Alcateia
(22)As palavras oxítonas com ditongo aberto estão CORRETAMENTE escritas em:
Chapeu, papeis e heroi
Chapéu, papeis e heroi
Chapeu, papeis e heroi
Chapéu, papéis e herói
(23)Em relação ao hífen, segundo o novo acordo ortográfico está correta a palavra:
Semi-analfabeto
Neo-realismo
Micro-ondas
Re-editar
(24)Segundo novo acordo ortográfico, quais as palavras estão escritas CORRETAMENTE:
Feiura e bocaiuva
Andróide e alcatéia
Microonibus e antiinflamatório
Contra-senso e ultra-som
(25)Segundo o novo acordo ortográfico, é CORRETO afirmar que
O número de letras do alfabeto diminuiu pois não consideram k, w e y.
O objetivo do acordo é instituir uma ortografia múltipla da língua portuguesa.
O objetivo é ter duas normas ortográficas distintas.
O novo acordo acrescenta k, w e y.
(26)Em relação ao conceito de regência verbal, é CORRETO afirmar que:
A regência verbal é a relação sintática de dependência que se estabelece entre o verbo e o seu complemento termo regido.
A regência verbal é a relação sintática de dependência que se estabelece entre o verbo e necessariamente um objeto direto.
A regência verbal é a relação do complemento com nome.
A regência verbal é a relação do verbo e apenas o substantivo.
(27)Em relação ao verbo aspirar no sentido de respirar, é CORRETO afirmar que:
Nesse sentido o verbo é transitivo indireto.
A frase: As pessoas aspiravam o ar de forma correta, é uma frase correta segundo a sua regência verbal, referente a aspirar no sentido de respirar.
A frase: Os atletas aspiravam a um prazer o ar das montanhas, é uma frase correta segundo a sua regência verbal, referente a aspirar no sentido de respirar.
Aspirar no sentido de respirar pede uma preposição, pois é um verbo transitivo indireto.
(28)Em relação ao verbo chegar, é CORRETO afirmar que:
Rege a preposição a quando indicam lugar.
Cheguei o cinema. Está correta essa frase.
Chegar é um verbo transitivo direto
Chegar no sentido quando indica lugar não necessita da preposição.
(29)Sobre a regência dos verbos, é CORRETO afirmar que:
O secretário informou a nota ao aluno. Informar apresenta como verbo transitivo direto na frase.
Moro em Belo Horizonte. Morar apresenta como verbo transitivo direto na frase.
Cheguei a faculdade atrasado. Chegar apresenta como verbo intransitivo na frase.
Os motoristas obedecem às leis do trânsito. Obedecer apresenta como verbo transitivo direto na frase.
(30)Qual o tipo textual do texto a seguir:
Bolo de cenoura
Ingredientes: 3 cenouras, 3 ovos inteiros e uma xícara de chá de óleo.
Modo de fazer: Bater todos os ingredientes no liquidificador e reservar.
Em uma travessa grande coloque: 3 xícaras de chá de trigo, 2 xícaras de açúcar e uma colher de chá cheia de pó royal.
Misture os ingredientes e acrescente o que foi batido no liquidificador. Levar ao fogo em forma untada e esfarinhada.
Narrativo
Argumentativo
Descritivo
Injuntivo
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