(1)Sobre o uso de medicações para pacientes com diagnóstico de dependência alcoólica, associe a primeira coluna, com o nome das medicações, com a segunda, com o mecanismo de ação. Em seguida, assinale a alternativa correta.
COLUNA 1
Dissulfiram
Naltrexona
Acamprosato
COLUNA 2
( ) É um antagonista opioide utilizado na dose habitual de 50-100 mg/dia com duração de 3 a 4 meses e pode estender-se de acordo com cada caso.
( ) Inibe o aldeído-desidrogenase e, quando usado associado ao álcool, aumenta os níveis de acetaldeído, provocando reações desagradáveis como palpitações, rubor, náuseas e vômitos (efeito antabuse).
( ) É um coagonista de receptores de glutamato, não apresenta efeitos no humor, concentração, atenção e desempenho psicomotor.
1 - 3 - 2
2 - 3 - 1
1 - 2 - 3
2 - 1 - 3
(2)O Teste de Fagerström (utilizado para avaliação da gravidade da dependência nicotínico) foi realizado com 10 pacientes apresentando os seguintes resultados:
Paciente 1: 9
Paciente 2: 0
Paciente 3: 5
Paciente 4: 2
Paciente 5: 7
Paciente 6: 8
Paciente 7: 3
Paciente 8: 4
Paciente 9: 10
Paciente 10: 6
Frente ao resultado descrito acima, quais desses pacientes, provavelmente, apresentarão síndrome de abstinência?
Pacientes 1, 3, 5, 6, 9 e 10
Pacientes 1, 5, 6, 9 e 10
Pacientes 1, 5, 6 e 9
Pacientes 1, 6 e 9
(3)Teste de Fagerström (utilizado para avaliação da gravidade da dependência nicotínico) foi realizado com 10 pacientes apresentando os seguintes resultados:
Paciente 1: 9
Paciente 2: 0
Paciente 3: 5
Paciente 4: 2
Paciente 5: 7
Paciente 6: 8
Paciente 7: 3
Paciente 8: 4
Paciente 9: 10
Paciente 10: 6
Frete ao resultado descrito acima, quais desses pacientes apresentam muito baixo grau, e baixo grau de dependência?
Pacientes 2 e 4
Pacientes 2, 4 e 7
Pacientes 2, 4, 7 e 8
Pacientes 2, 3, 4, 7 e 8
(4)O Teste de Fagerström (utilizado para avaliação da gravidade da dependência nicotínico) foi realizado com 10 pacientes apresentando os seguintes resultados:
Paciente 1: 9
Paciente 2: 0
Paciente 3: 5
Paciente 4: 2
Paciente 5: 7
Paciente 6: 8
Paciente 7: 3
Paciente 8: 4
Paciente 9: 10
Paciente 10: 6
Frente ao resultado descrito acima, quais desses pacientes apresentam elevado grau e muito elevado grau de dependência?
Pacientes 1, 3, 5, 6, 9 e 10
Pacientes 1, 5, 6, 9 e 10
Pacientes 1, 5, 6 e 9
Pacientes 1, 6 e 9
(5)Assinale a alternativa que apresenta apenas cânceres os quais sempre se preconiza o rastreio:
Mama, cólon e reto, próstata.
Mama, colo do útero, cólon e reto
Mama, colo do útero, próstata, cólon e reto
Mama, cólon e reto
(6)O paciente ASD, 68 anos, apresenta perda de 10kg nos últimos 3 meses. Há 10 dias, notou escurecimento das fezes e fraqueza progressiva, sendo submetido a esofagogastroduodenoscopia, que evidenciou lesão neoplásica justapilórica, com diagnóstico histológico de adenocarcinoma gástrico. Exames de imagem não revelaram lesões secundárias, porém notou-se espessamento de linfonodos perigástricos. Foi proposto tratamento cirúrgico, sendo realizada Gastrectomia Subtotal com Linfadenectomia e Reconstrução em Y de Roux. Considerando a avaliação do acometimento linfonodal pela doença:
Os exames de imagem pré-operatórios são precisos em determinar a extensão da doença linfonodal
No mínimo 15 linfonodos precisam ser avaliados para um estadiamento acurado
As categorias N são definidas pela localização das metástases para os linfonodos relativos ao tumor primário
Ressecções linfonodais estendidas (D2) resultam em morbimortalidade pós-operatória e sobrevida em 5 anos semelhantes às ressecções linfonodais restritas (D1)
(7)Sobre a classificação do consumo de álcool, conforme o CID-10, na identificação de pacientes dependentes do álcool, assinale a alternativa que configura um diagnóstico definitivo:
Forte desejo ou senso de compulsão para consumir bebidas alcoólicas associado à dificuldades de controlar o comportamento de beber em termos de seu início, término ou níveis de consumo.
Estado de abstinência fisiológico quando o uso de bebida alcoólica cessou ou foi reduzido, ou uso de álcool (ou de uma substância intimamente relacionada) com a intenção de aliviar ou evitar sintomas de abstinência.
Evidência de tolerância, abandono progressivo de prazeres ou interesses alternativos e persistência no uso da bebida quando o usuário está consciente da natureza e extensão do dano.
O abandono progressivo de prazeres associado ao forte desejo ou senso de compulsão para consumir bebidas alcoólicas configura o diagnóstico definitivo.
INDIQUE E GANHE + 30 DIAS
*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso
Por favor aguarde!
veja um resumo do seu desempenho em 2022.
0
HRS
Número total de horas que você passou estudando. Isso equivale a quase 1 dia inteiro 😱 👏
0
QTS
Parabéns, você resolveu 017 questões ao longo deste ano.