Lista de exercícios para estudo

    • Química

    • (1)(MacKenzie – SP) Usado como solvente de vernizes, o etanoato de etila é um éster que, ao reagir com a água, fornece etanol (H3C—CH2—OH) e ácido etanoico (H3C—COOH). A fórmula molecular desse solvente é
    • C4H8O2.
    • C2H6O3.
    • C2H4O2.
    • C4H10O3.
    • C2H6O.
    • (2)(MEDS) As reações apresentadas abaixo são as principais reações orgânicas que podem ocorrer com compostos aromáticos. Devido a alta estabilidade causada pela ressonância das ligações duplas, compostos aromáticos, quando reagem, mantém sua estrutura principal intacta, consequentemente mantendo sua estabilidade. img1 As reações que ocorreram com o benzeno são , respectivamente, reações de
    • Adição e adição
    • Adição e substituição
    • Substituição e substituição
    • Substituição e adição
    • (3)(UFPR) O salicilato de metila é um produto natural amplamente utilizado como analgésico tópico para alívio de dores musculares, contusões etc. Esse composto também pode ser obtido por via sintética a partir da reação entre o ácido salicílico e metanol, conforme o esquema abaixo: *Me = metil img1 A reação esquematizada é classificada como uma reação de:
    • esterificação.
    • hidrólise.
    • redução.
    • pirólise.
    • desidratação.
    • (4)(ENEM 2010) No ano de 2004, diversas mortes de animais por envenenamento no zoológico de São Paulo foram evidenciadas. Estudos técnicos apontam suspeita de intoxicação por monofluoracetato de sódio, conhecido como composto 1080 e ilegalmente comercializado como raticida. O monofluoracetato de sódio é um derivado do ácido monofluoracético e age no organismo dos mamíferos bloqueando o ciclo de Krebs, que pode levar à parada da respiração celular oxidativa e ao acúmulo de amônia na circulação Img1 o monofluoracetato de sódio pode ser obtido pela:
    • desidratação do ácido monofluoracético, com liberação de água.
    • hidrólise do ácido monofluoracético, sem formação de água.
    • perda de íons hidroxila do ácido monofluoracético, com liberação de hidróxido de sódio.
    • neutralização do ácido monofluoracético usando hidróxido de sódio, com liberação de água.
    • substituição dos ſons hidrogênio por sódio na estrutura do ácido monofluoracético, sem formação de água.
    • (5)(ENEM 2011) No processo de industrialização da mamona, além do óleo que contém vários ácidos graxos, é obtida uma massa orgânica, conhecida como torta de mamona. Esta massa tem potencial para ser utilizada como fertilizante para o solo e como complemento em rações animais devido a seu elevado valor proteico. No entanto, a torta apresenta compostos tóxicos e alergênicos diferentemente do óleo da mamona. Para que a torta possa ser utilizada na alimentação animal, é necessário um processo de descontaminação. Revista Quimica Nova na Escola. V. 32, n1, 2010 (adaptado). A característica presente nas substâncias tóxicas e alergênicas, que inviabiliza sua solubilização no óleo de mamona, é a
    • Alipofilia.
    • hidrofilia.
    • hipocromia.
    • cromatofilia.
    • hiperpolarização.
    • (6)(ENEM 2012) A própolis é um produto natural conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Esse material contém mais de 200 compostos identificados até o momento. Dentre eles, alguns são de estrutura simples, como é o caso do C6H5CO2CH2CH3, cuja estrutura está mostrada a seguir. IMG1 O ácido carboxílico e o álcool capazes de produzir o éster em apreço por meio da reação de esterificação são, respectivamente,
    • ácido benzoico e etanol.
    • ácido propanoico e hexanol.
    • ácido fenilacético e metanol.
    • ácido propiônico e cicloexanol.
    • ácido acético e álcool benzílico.
    • (7)(ENEM 2018) o grafeno é uma forma alotrópica do carbono constituído por uma folha planar (arranjo bidimensional) de átomos de carbono compactados e com a espessura de apenas um átomo. Sua estrutura é hexagonal, conforme a figura Img1 Nesse arranjo, os átomos de carbono possuem hibridação
    • sp de geometria linear.
    • sp2 de geometria trigonal planar.
    • sp3 alternados com carbonos com hibridação sp de geometria linear.
    • sp3d de geometria planar.
    • sp3d com geometria hexagonal planar.
    • (8)(ENEM 2018) Na mitologia grega, Niobia era a filha de Tântalo, dois personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento quimico de número atômico (Z) igual a 41 tem propriedades quimicas e fisicas tão parecidas com as do elemento de número atômico 73 que chegaram a ser confundidos. Por isso, em homenagem a esses dois personagens da mitologia grega, foi conferido a esses elementos os nomes de nióbio (Z = 41) e tântalo (Z = 73). Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois. KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos quimicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011 (adaptado). A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, deve-se a
    • terem elétrons no subnível f.
    • serem elementos de transição interna.
    • pertencerem ao mesmo grupo na tabela periódica.
    • terem seus elétrons mais externos nos niveis 4 e 5, respectivamente.
    • estarem localizados na família dos alcalinos terrosos e alcalinos, respectivamente.
    • (9)(ENEM 2017) No ar que respiramos existem os chamados "gases inertes". Trazem curiosos nomes gregos, que significam "o Novo", "o Oculto", "o Inativo". E de fato são de tal modo inertes, tão satisfeitos em sua condição, que não interferem em nenhuma reação química, não se combinam com nenhum outro elemento e justamente por esse motivo ficaram sem ser observados durante séculos: só em 1962 um químico, depois de longos e engenhosos esforços, conseguiu forçar "o Estrangeiro" (o xenônio) a combinar-se fugazmente com o flúor ávido e vivaz, e a façanha pareceu tão extraordinária que lhe foi conferido o Prêmio Nobel. LEVI, P. A tabela periódica, Rio de Janeiro: Rolume-Dumard, 1994 (adaptado). Qual propriedade do flúor justifica sua escolha como reagente para o processo mencionado?
    • Densidade.
    • Condutância.
    • Eletronegatividade.
    • Estabilidade nuclear.
    • Temperatura de ebulição.
    • (10)(UNISCRS) O átomo de cálcio pertence à família dos metais alcalinos terrosos e o átomo de flúor à família dos halogênios. O composto resultante e a ligação entre estes átomos serão
    • CaF2 com ligação covalente.
    • CaF com ligação covalente.
    • CaF2 com ligação iônica.
    • CaF com ligação iônica.
    • Ca2F com ligação covalente.
    • (11)(UNESP) Três substâncias puras, X, Y e Z, tiveram suas condutividades elétricas testadas, tanto no estado sólido como no estado líquido, e os dados obtidos encontram-se resumidos na tabela. img1 Com base nessas informações, é correto classificar como substância(s) iônica(s)
    • Y e Z, apenas.
    • X, Y e Z.
    • X e Y, apenas.
    • Y, apenas.
    • X, apenas.
    • (12)(UECE) Com o título Transformando gás em metal, a publicação Como funciona, de número 08, informa: “Há mais de cem anos os químicos previram que, sob pressão extrema, o hidrogênio poderia ser transformado em metal. Agora, dois cientistas do Instituto de Química Max-Planck afirmam ter provas conclusivas de que isso é possível”. Na condição de metal, o hidrogênio assumirá todas as características inerentes a esse conjunto de elementos. Assinale a opção que contém propriedade(s) que NÃO vale(m) para todos os metais.
    • ductibilidade e maleabilidade
    • condutibilidade elétrica e térmica
    • eletronegatividade relativamente baixa
    • estado sólido em condições ambientais
    • (13)(UFTM) Os gases amônia, dióxido de carbono e trióxido de enxofre são insumos importantes na indústria química. Em relação à polaridade de suas moléculas, é correto afirmar que NH3, CO2 e SO3 são, respectivamente,
    • polar, polar e apolar.
    • polar, apolar e polar.
    • polar, apolar e apolar.
    • apolar, polar e apolar.
    • apolar, apolar e polar.
    • (14)(UFG) A substância BCl3 quanto à sua estrutura e polaridade é: Números atômicos: B = 5; Cl = 17
    • angular e apolar
    • plana e apolar
    • piramidal e apolar
    • linear e polar
    • tetraédrica e polar
    • Física

    • (1)(UDo Brasil. Utilizando os conceitos da Primeira Lei de Newton, de impulso de uma força e variação da quantidade de movimento, analise as proposições.ESC) O airbag e o cinto de segurança são itens de segurança presentes em todos os carros novos fabricados n I. O airbag aumenta o impulso da força média atuante sobre o ocupante do carro na colisão com o painel, aumentando a quantidade de movimento do ocupante. II. O airbag aumenta o tempo da colisão do ocupante do carro com o painel, diminuindo, assim, a força média atuante sobre ele mesmo na colisão. III. O cinto de segurança impede que o ocupante do carro, em uma colisão, continue se deslocando com um movimento retilíneo uniforme. IV. O cinto de segurança desacelera o ocupante do carro em uma colisão, aumentando a quantidade de movimento do ocupante. Assinale a alternativa correta.
    • Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
    • Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
    • Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
    • Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
    • Todas as afirmativas são verdadeiras.
    • (2)(UNISC – RS) Um reservatório térmico fornece 200 J de calor para um sistema, ao mesmo tempo em que o sistema realiza um trabalho de 10 cal. Durante este processo, não ocorrem outas trocas de energia do sistema com o meio exterior. A variação da energia interna do sistema, medida em joules, é igual a: (1 cal = 4,186 J)
    • 100
    • 158.14
    • 210
    • 126.52
    • 241.86
    • (3)Um carro vai sentido a outro que este em repouso. Após a colisão, os dois veículos andam grudados como um conjunto de massa igual a soma da massa dos dois. Sobre essa colisão é correto afirmar que:
    • É uma colisão perfeitamente elástica.
    • O coeficiente de restituição nessa colisão é maior que 1.
    • É uma colisão onde há conservação da energia mecânica.
    • O coeficiente de restituição nessa colisão é zero.
    • O coeficiente de restituição nessa colisão está no intervalo de 0 < e < 1.
    • (4)Sobre o estudo de colisões é correto afirmar que:
    • em uma colisão inelástica, nem sempre o momento linear se conserva
    • em uma colisão inelástica existe conservação de energia mecânica
    • em qualquer tipo de colisão existe conservação do momento linear desde que não haja ações de forças externas ao sistema
    • na colisão elástica a energia mecânica não se conserva, somente o momento linear.
    • um empilhamento de carros é um exemplo de colisão elástica.
    • (5)Um rapaz atira uma bola de massa m = 3 kg e velocidade constante v = 15 m/s horizontalmente em um obstáculo de massa M = 9 kg. A bola se choca com o obstáculo e fica grudada nele. Sabendo que o obstáculo recua junto com a bola grudada nele, qual a velocidade v’ de recuo do conjunto obstáculo + bola?
    • 3 m/s
    • 3,5 m/s
    • 3,75 m/s
    • 4 m/s
    • 5 m/s
    • (6)(Unifor-CE) Um caixote de massa 2,0 kg, aberto em sua parte superior, desloca-se com velocidade constante de 0,40 m/s sobre um plano horizontal sem atrito. Começa, então, a chover intensamente na vertical. Quando o caixote tiver armazenado 2,0 kg de água, sua velocidade será, em m/s:
    • 0.05
    • 0.1
    • 0.2
    • 0.4
    • 0.8
    • (7)(UFRGS) A barra da figura é um corpo rígido de peso desprezível, apoiada no ponto P. img1 Qual o módulo da força F que mantém a barra em equilíbrio mecânico na posição horizontal?

    • 10N
    • 20N
    • 30N
    • 40N
    • 60N
    • (8)Duas fontes localizadas em pontos diferentes do espaço emitem ondas sonoras idênticas. Quando essas ondas se encontram nota-se que por um momento, o som fica muito mais intenso. O fenômeno ocorrido no encontro das ondas foi:
    • Polarização
    • Difração
    • Interferência construtiva
    • Interferência destrutiva
    • Reflexão
    • (9)Podemos ver em vídeos na internet pessoas quebrando taças de vidro através do som. Eles emitem o som e a taça quebra. O fenômeno que faz com que a taça quebre é o fenômeno de:
    • Interferência
    • Difração
    • Ressonância
    • Reflexão
    • Refração
    • (10)Para que um airbag seja efetivo, é preciso que ele:
    • reduza o tempo da colisão entre o passageiro e o veículo, fazendo com que a força recebida pelo passageiro aumente
    • aumente o tempo da colisão entre o passageiro e o veículo, fazendo com que a força recebida pelo passageiro diminua
    • reduzir o impulso recebido pelo passageiro, reduzindo assim a força sofrida por ele
    • aumentar o tempo da colisão entre o passageiro e o veículo, causando uma redução na força recebida pelo passageiro na colisão.
    • Reduzir a variação da quantidade de movimento, fazendo com que o impacto entre o carro e o muro dure mais tempo
    • (11)O gráfico a seguir mostra a aplicação de uma força constante em função do tempo. img1 Qual é o impulso realizado pela força F em um intervalo de 0 a 2,5 s?
    • 50 Ns
    • 25 Ns
    • 20 Ns
    • 40 Ns
    • 15 Ns
    • (12)Um carro varia sua velocidade em função do tempo como mostra o gráfico a seguir: Sabendo que o carro possui massa m = 1000 kg, qual foi o módulo do impulso resultante exercido sobre o veículo?
    • 2x10ˆ3Ns
    • 3x10ˆ4Ns
    • 3000Ns
    • 3,5x10ˆ3Ns
    • 10ˆ4Ns
    • (13)Um gás ideal sofre uma transformação como demonstra o diagrama abaixo: O trabalho realizado pelo gás na transformação ABC é:
    • 10J
    • 5J
    • 12J
    • 6J
    • 8J
    • (14)A palavra grandeza representa, em Física, tudo o que pode ser medido, e a medida de uma grandeza física pode ser feita direta ou indiretamente. Entre as várias grandezas físicas, há as escalares e as vetoriais. A alternativa que apresenta apenas grandezas escalares é:
    • temperatura, tempo, velocidade e massa
    • aceleração, força, energia, tempo
    • massa, energia, temperatura e pressão
    • massa, quantidade de movimento, aceleração e área
    • velocidade, aceleração, quantidade de movimento e força
    • (15)o perguntar a diferença entre grandezas escalares e vetoriais, um professor de Física obteve as seguintes respostas: João: As grandezas escalares possuem apenas valores numéricos. Já as vetoriais possuem, além de valor numérico, direção e sentido. Força e aceleração são exemplos de grandezas vetoriais. Massa e empuxo são exemplos de grandezas escalares. Pedro: As vetoriais têm duas características: módulo e direção. As escalares possuem apenas valor numérico. Força e velocidade são vetoriais. Massa e tempo são escalares. A partir das respostas dos alunos, marque a alternativa correta:
    • Pedro e João estão corretos.
    • Somente João está correto.
    • Somente Pedro está correto.
    • oão errou as definições e acertou os exemplos, e Pedro errou os exemplos e acertou as definições.
    • João acertou as definições e errou ao dar os exemplos. Pedro acertou os exemplos e errou ao dar as definições
    • (16)Um motorista dirige seu veículo em uma rodovia com uma velocidade v = 36 km/h, quando decide acelerar seu carro. Após acelerar ele atinge uma velocidade de 108 km/h. Sabendo que o conjunto carro + passageiro, possuí massa m = 1000 kg, qual foi a variação no momento linear do conjunto, em kgm/sˆ2?
    • 10000
    • 20000
    • 5000
    • 25000
    • 15000
    • (17)(ENEM 2012) Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o seguinte procedimento entre duas estações: a locomotiva parte do repouso com aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar. Qual é o gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o movimento desse trem?
    • IMG1
    • IMG2
    • IMG3
    • IMG4
    • IMG5
    • (18)(ENEM 2012)Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é 120 km/h. Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega?
    • 0.7
    • 1.4
    • 1.5
    • 2
    • 3
    • (19)(ENEM 2013) Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés. Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?
    • Perpendicular ao plano e no mesmo sentido do movimento.
    • Paralelo ao plano e no sentido contrário ao movimento.
    • Paralelo ao plano e no mesmo sentido do movimento.
    • Horizontal e no mesmo sentido do movimento.
    • Vertical e sentido para cima.
    • (20)(ENEM 2014) Para entender os movimentos dos corpos, Galileu discutiu o movimento de uma esfera de metal em dois planos inclinados sem atritos e com a possibilidade de se alterarem os ângulos de inclinação, conforme mostra a figura. Na descrição do experimento, quando a esfera de metal é abandonada para descer um plano inclinado de um determinado nível, ela sempre atinge, no plano ascendente, no máximo, um nível igual àquele em que foi abandonada. Img1 Se o ângulo de inclinação do plano de subida for reduzido a zero, a esfera
    • manterá sua velocidade constante, pois o impulso resultante sobre ela será nulo.
    • manterá sua velocidade constante, pois o impulso da descida continuará a empurrá-la.
    • diminuirá gradativamente a sua velocidade, pois não haverá mais impulso para empurrá-la.
    • diminuirá gradativamente a sua velocidade, pois o impulso resultante será contrário ao seu movimento.
    • aumentará gradativamente a sua velocidade, pois não haverá nenhum impulso contrário ao seu movimento.
    • (21)(ENEM 2015) Em um experimento, um professor levou para a sala de aula um saco de arroz, um pedaço de madeira triangular e uma barra de ferro cilíndrica e homogênea. Ele propôs que fizessem a medição da massa da barra utilizando esses objetos. Para isso, os alunos fizeram marcações na barra, dividindo-a em oito partes iguais, e em seguida apoiaram-na sobre a base triangular, com o saco de arroz pendurado em uma de suas extremidades, até atingir a situação de equilíbrio. Img1 Nessa situação, qual foi a massa da barra obtida pelos alunos?
    • 3,00 kg
    • 3,75 kg
    • 5,00 kg
    • 6,00 kg
    • 15,00 kg
    • (22)(ENEM 2016) Para um salto no Grand Canyon usando motos, dois paraquedistas vão utilizar uma moto cada, sendo que uma delas possui massa três vezes maior. Foram construídas duas pistas idênticas até a beira do precipício, de forma que no momento do salto as motos deixem a pista horizontalmente e ao mesmo tempo. No instante em que saltam, os paraquedistas abandonam suas motos e elas caem praticamente sem resistência do ar. As motos atingem o solo simultaneamente porque
    • possuem a mesma inércia.
    • estão sujeitas à mesma força resultante.
    • têm a mesma quantidade de movimento inicial.
    • adquirem a mesma aceleração durante a queda.
    • são lançadas com a mesma velocidade horizontal.
    • (23)(ENEM 2021) No seu estudo sobre a queda dos corpos, Aristóteles afirmava que se abandonarmos corpos leves e pesados de uma mesma altura, o mais pesado chegaria mais rápido ao solo. Essa ideia está apoiada em algo que é difícil de refutar, a observação direta da realidade baseada no senso comum. Após uma aula de física, dois colegas estavam discutindo sobre a queda dos corpos, e um tentava convencer o outro de que tinha razão: Colega A: “O corpo mais pesado cai mais rápido que um menos pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado!”. Colega B: “Eu não acho! Peguei uma folha de papel esticado e deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como isso é possível? Se era a mesma folha de papel, deveria cair do mesmo jeito. Tem que ter outra explicação!”. HÜLSENDEGER, M. Uma análise das concepções dos alunos sobre a queda dos corpos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 3, dez. 2004 (adaptado). O aspecto físico comum que explica a diferença de comportamento dos corpos em queda nessa discussão é o(a)
    • peso dos corpos.
    • resistência do ar.
    • massa dos corpos.
    • densidade dos corpos.
    • aceleração da gravidade.
    • (24)A primeira lei da termodinâmica se baseia no princípio:
    • Da conservação do momento linear
    • Da conservação da energia
    • Da impenetrabilidade da matéria
    • Da conservação da massa
    • Das forças vivas
    • (25)A termodinâmica é destinada a estudar:
    • O movimento dos corpos
    • As leis da eletricidade
    • A conservação do momento
    • ) A relação existente entre as energias mecânica e térmica.
    • A conservação de energia mecânica, apenas
    • (26)Uma grandeza muito importante estudada na termodinâmica é a Energia Interna de um corpo. Essa grandeza mede:
    • A energia cinética do corpo
    • A energia potencial do corpo
    • A energia potencial elétrica e energia cinética do corpo
    • O somatório de todas as energias existentes nas partículas do corpo
    • Nenhuma das alternativas
    • (27)Um gás que ocupa um volume V e tem pressão P sofre uma transformação isotérmica que reduz o seu volume a metade. É correto afirmar que a nova pressão do gás, em termos da pressão anterior é:
    • P/2
    • 2P
    • P
    • P/4
    • 4P
    • (28)Certo recipiente de capacidade 8,0 litros contém um gás ideal a 3,0 atm de pressão. Qual será o valor da pressão que esse gás ideal exercerá nas paredes do recipiente, se a temperatura for mantida constante e o volume for reduzido para 2,5 litros?
    • P = 9,6 atm.
    • P = 6,9 atm.
    • P = 7,6 atm.
    • P = 8,6 atm.
    • P = 5,6 atm.
    • (29)Um extintor de incêndio é acionado e o gás é liberado para o ambiente. img1 Sobre o procedimento acima, é correto afirmar que:
    • É um procedimento adiabático, pois o gás sai rapidamente do extintor, de tal forma que a variação da energia interna é igual ao calor trocado entre o gás e o ambiente.
    • É uma expansão isométrica, pois o volume tem que se conservar.
    • É uma expansão adiabática, o que faz com que a variação na energia interna do gás seja igual ao trabalho realizado por ele.
    • É uma expansão adiabática, de tal forma que a energia interna do gás aumenta.
    • É uma expansão isotérmica pois não existe troca de calor, por isso a energia interna não varia.
    • (30)(UFRGS-RS) Considere o movimento de um veículo, totalmente fechado, sobre uma estrada perfeitamente plana e horizontal. Nesse contexto, o solo constitui um sistema de referência inercial, e o campo gravitacional é considerado uniforme na região. Suponha que você se encontre sentado no interior desse veículo, sem poder observar nada do que acontece do lado de fora. Analise as seguintes afirmações relativas à situação descrita.
I) Se o movimento do veículo fosse retilíneo e uniforme, o resultado de qualquer experimento mecânico realizado no interior do veículo em movimento seria idêntico ao obtido no interior do veículo parado.
II) Se o movimento do veículo fosse acelerado para a frente, você
perceberia seu tronco se inclinando involuntariamente para trás.
III) Se o movimento do veículo fosse acelerado para a direita,
você perceberia seu tronco se inclinando involuntariamente
para a esquerda.
Quais estão corretas?
    • Apenas I.
    • Apenas I e II.
    • Apenas I e III.
    • Apenas II e III.
    • I, II e III.
        • Matematica

        • (1)(ENEM 2012) As curvas de oferta e de demanda de um produto representam, respectivamente, as quantidades que vendedores e consumidores estão dispostos a comercializar em função do preço do produto. Em alguns casos, essas curvas podem ser representadas por retas. Suponha que as quantidades de oferta e de demanda de um produto sejam, respectivamente, representadas pelas equações: QO = –20 + 4P QD = 46 – 2P em que QO é quantidade de oferta, QD é a quantidade de demanda e P é o preço do produto. A partir dessas equações, de oferta e de demanda, os economistas encontram o preço de equilíbrio de mercado, ou seja, quando QO e QD se igualam. Para a situação descrita, qual o valor do preço de equilíbrio?
        • 5
        • 11
        • 13
        • 23
        • 33
        • (2)(ENEM 2010) O gráfico mostra o número de favelas no município do Rio de Janeiro entre 1980 e 2004, considerando que a variaçã nesse número entre os anos considerados é linear. img1 Se o padrão na variação do período 2004/2010 se mantiver nos próximos 6 anos, e sabendo que o número de favelas em 2010 é 968, então o número de favelas em 2016 será
        • menor que 1 150.
        • 218 unidade maior que em 2004
        • maior que 1 150 e menor que 1 200
        • 177 unidades maior que em 2010
        • maior que 1 200
        • (3)(ENEM 2018) A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamiferos. A campanha nacional de vacinação antirrábica tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. O gráfico mostra a cobertura (porcentagem de vacinados) da campanha, em cães, nos anos de 2013, 2015 e 2017, no município de Belo Horizonte em Minas Gerais. Os valores das coberturas dos anos de 2014 e 2016 não estão informados no grafico e deseja-se estimá-los. Para tal, levou-se em consideração que a variação na cobertura de vacinação da campanha antirrábica, nos periodos de 2013 a 2015 e de 2015 a 2017, deu-se de forma linear. img 1 Qual teria sido a cobertura dessa campanha no ano de 2014?
        • 62.3%
        • 63.0%
        • 63.5%
        • 64.0%
        • 65.5%
        • (4)(ENEM 2019) Uma pessoa se interessou em adquirir um produto anunciado em uma loja. Negociou com o gerente e conseguiu comprá-lo a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês. O primeiro pagamento será um mês após a aquisição do produto, e no valor de R$ 202,00. O segundo pagamento será efetuado um mês após o primeiro, e terá o valor de R$ 204,02. Para concretizar a compra, o gerente emitirá uma nota fiscal com o valor do produto à vista negociado com o cliente, correspondendo ao financiamento aprovado. O valor à vista, em real, que deverá constar na nota fiscal é de
        • 398.02
        • 400.00
        • 401.94
        • 404.00
        • 406.02
        • (5)(ENEM 2010) Acompanhando o crescimento do filho, um casal constatou que, de 0 a 10 anos, a variação da sua altura se dava de forma mais rápida do que dos 10 aos 17 anos e, a partir de 17 anos, essa variação passava a ser cada vez menor, até se tornar imperceptível. Para ilustrar essa situação, esse casal fez um gráfico relacionando as alturas do filoho nas idades consideradas. Que gráfico melhor representa a altura do filho desse casal em função da idade?
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        • img5
        • (6)(FGV) Um capital aplicado a juros compostos a uma certa taxa anual de juros dobra a cada 7 anos. Se, hoje, o montante é R$250 000,00, o capital aplicado há 28 anos é um valor cuja soma dos algarismos vale:
        • 20
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        • 18
        • (7)(ENEM 2011) Uma indústria fabrica um único tipo de produto e sempre vende tudo o que produz. O custo total para fabricar uma quantidade q de produtos é dado por uma função, simbolizada por CT, enquanto o faturamento que a empresa obtém com a venda da quantidade q também é uma função, simbolizada por FT. O lucro total (LT) obtido pela venda da quantidade q de produtos é dado pela expressão LT(q) = FT(q) – CT(q). Considerando-se as funções FT(q) = 5q e CT(q) = 2q + 12 como faturamento e custo, qual a quantidade mínima de produtos que a indústria terá de fabricar para não ter prejuízo
        • 1
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                                                                    INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

                                                                    *Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

                                                                    Por favor aguarde!

                                                                    Salvar na minha galeria

                                                                    Confira abaixo o acesso de seus cursos

                                                                    Você realmente deseja excluir?

                                                                    Configurações da lista






































                                                                    Gerador de simulados

                                                                    Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

                                                                    Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/