(1)Assinale a alternativa que caracteriza dependência à nicotina, segundo o DSM5:
Consumo de tabaco em grandes quantidades ou ao longo de grandes períodos associado à vontade persistente, ou tentativas frustradas de cortar ou controlar o consumo;
Despender muito tempo em atividades necessárias para obter ou consumir tabaco; ânsia ou desejo muito forte, ou urgência de fumar; Frequência de consumo que resulte no não cumprimento de obrigações importantes no trabalho, na escola ou em casa;
Consumo recorrente de tabaco, mesmo diante de reiterados problemas sociais ou interpessoais, provocados ou acentuados pelos efeitos do tabaco; Consumo recorrente de tabaco em circunstâncias perigosas; ânsia ou desejo muito forte, ou urgência de fumar; abstinência; diminuir importantes atividades sociais em função do tabaco.
Tolerância, tal como definida, quer pela necessidade de quantidades progressivamente maiores de tabaco para alcançar o efeito desejado, ou um efeito claramente reduzido com o uso continuado da mesma quantidade de tabaco; Abstinência, manifestada pela síndrome de abstinência típica ou pelo consumo de tabaco como forma de aliviar ou evitar os sinais e sintomas da abstinência.
(2)Os transtornos da sexualidade podem ser diagnosticados e tratados pelo clínico geral e/ou médico de família e comunidade; todavia existem alguns fatores determinantes para o encaminhamento do paciente à um profissional especialista. Assinale a alternativa em que este fator não está representado:
Voyerismo
Frigidez
Fetichismo trasnvéstico
Identidade de gênero
(3)Dentre as alternativas abaixo, assinale a opção que descreve corretamente as ações que ajudam na prevenção de câncer:
Manter o peso corporal adequado diminui as chances de desenvolver câncer.
A amamentação, exclusiva ou não, protege as mães contra o câncer de mama, mesmo que realizada por um curto período.
O parto vaginal diminuem as chances de câncer de colo de útero.
A carne processada aumenta os casos de câncer apenas nos pacientes com pré disposição genética.
(4)Sobre o Rastreamento do câncer de colo do útero, assinale a opção correta:
O exame é preconizado a partir do início da vida sexual ativa, até os 65 anos.
Acima de 65 anos não há necessidade da passagem do espéculo, apenas se queixa.
Histerectomia total não contra indica o exame.
O rastreio deve ser realizado a cada 3 anos, após 2 exames anuais negativos.
(5)Assinale a alternativa correta sobre a deficiência de vitamina B9
Pode ocorrer por hipotireoidismo
Leva a bradicardia
Ocorre aumento do volume corpuscular médio
O tratamento pode ser feito com suplementação de cálcio
(6)Sobre as causas da Síndrome de Down, é incorreta afirmar que:
A Síndrome de Down trissomia do cromossomo sexual
Parte do cromossomo 21 quebra e se conecta com um outro cromossomo
O bebê nasce com um cromossomo extra ao invés de um par no cromossomo 21
No mosaico, algumas células com 47 cromossomos se misturam com células de 46 cromossomos
(7)Uma médica formada recentemente, atuando na atenção básica, percebe dentre as mulheres que atende uma queixa frequente em relação a hemorroidas, principalmente as constipadas e também as que tem mais filhos. Na maioria das vezes, elas apresentam dor ao evacuar e sangramento terminal, porém não sabem precisar se houve mudanças no ânus acompanhando esses sintomas. Como não há como referenciar todas ao ambulatório de Proctologia, a médica usa seus conhecimentos de anatomia para avaliar as patologias relacionadas aos sintomas e instituir o tratamento na sua unidade para os casos de menor complexidade. Nessa situação, em relação à classificação das hemorroidas e conduta terapêutica, é correto afirmar que:
As pacientes que apresentavam prolapso de mamilos hemorroidários aos esforços evacuatórios intensos com redução espontânea deveriam ser submetidas a tratamento cirúrgico com grampeador circular.
As pacientes que relataram não ter prolapso de mamilos hemorroidários, porém com dor e sangramento anal às evacuações deveriam ser tratadas com venotônicos, devido ao quadro de insuficiência venosa vascular.
As pacientes que na anamnese afirmaram que tinham prolapso de mamilos hemorroidários durante a evacuação e que necessitavam de redução digital após deveriam ser encaminhadas para tratamento cirúrgico eletivo.
As pacientes que referiam prolapso hemorroidário constante, sem redução espontânea ou digital, deveriam ser tratadas com medidas medicamentosas locais como aplicação de toxina botulínica e esclerosantes.
(8)Um paciente do sexo masculino, com 70 anos de idade, deu entrada no Pronto-Socorro de um Hospital Terciário com quadro de dor abdominal, com irradiação para o dorso e para o flanco esquerdo, com início há cerca de 04 horas da admissão hospitalar. Relatava tabagismo há cerca de 50 anos, hipertensão arterial, enfisema pulmonar e dislipidemia. Ao exame físico apresentava-se ansioso, sudoreico, com PA: 90/50 mmHg e frequência cardíaca de 130 bpm. Ausculta pulmonar: murmúrio vesicular presente, com roncos difusos, além de sibilos inspiratórios e expiratórios. Ausculta cardíaca: presença de duas bulhas rítmicas e hipofonéticas. Abdome: massa pulsátil em região epigástrica, com dor intensa à palpação local e sinais de irritação peritoneal. MMII: pulsos femorais, poplíteos, tibiais posteriores e pediosos palpáveis, porém com amplitude diminuída. Após a avaliação, o médico diagnosticou:
Aneurisma de aorta abdominal roto.
Oclusão aguda de aorta abdominal.
Isquemia mesentérica aguda.
Tromboangeíte obliterante.
(9)Paciente do sexo masculino, com 35 anos de idade, dá entrada no PS após acidente de trânsito, com acompanhante relatando que o paciente bateu o peito contra o volante do carro e começou a ficar com falta de ar logo após o acidente, piorando rapidamente. Ao exame físico, apresenta cianose labial e dispneia objetiva intensa. Ausência de trauma facial ou cervical. Saturação periférica de O278% em ar ambiente, P.A. 90/60 mm Hg, F.C. 120 bpm, F.R. 32 irpm. A inspeção do tórax mostra abaulamento do hemitórax direito e ausência de ferimentos penetrantes. Percussão: hipertimpanismo à direita; ausculta: murmúrio vesicular abolido à direita. Qual a conduta inicial correta para este paciente?
Encaminhamento para radiografia de tórax, para esclarecimento diagnóstico.
Punção torácica de alívio no 3º espaço intercostal à direita, linha hemiclavicular
Instalação de dreno tubular no 5º espaço intercostal à direita, linha axilar média, para alívio do hemotórax.
Intubação traqueal, instalação de ventilação mecânica e encaminhamento do paciente ao Centro Cirúrgico para toracotomia exploradora.
(10)Paciente 75 anos, sexo masculino, tabagista 80 anos/maço, em investigação por massa pulmonar hilar direita. Foi submetido a broncoscopia com biópsia da lesão há 10 dias. Retorna no ambulatório de Cirurgia Torácica com resultado de exame anatomopatológico com diagnóstico de carcinoma broncogênico, queixando-se de dispneia progressiva há 4 dias. Ao exame físico paciente encontrava-se emagrecido, taquipneico em uso musculatura respiratória acessória (frequência respiratória: 30 irpm), com murmúrio vesicular abolido em hemitórax direito à ausculta pulmonar. Foi realizado radiografia de tórax que evidenciou velamento do hemitórax direito com desvio homolateral de estruturas mediastinais. Qual a provável complicação encontrada neste doente?
Pneumotórax
Derrame pleural
Empiema pleural
Atelectasia
(11)Paciente do sexo feminino, 60 anos, tabagista de 2 maços/dia há 40 anos, deu entrada com história de emagrecimento, queda do estado geral há 2 meses, rouquidão há 6 meses associada a tosse progressiva. Ao fazer um Raios-X de Tórax em PA e perfil, observou-se hipotransparência em 1/3 superior de campo pulmonar à direita e um apagamento dos seios costofrênico e cardiofrênico à direita. Foi internada para a cirurgia torácica. Quais medidas deveriam ser tomadas para essa paciente:
Antibioticoterapia e oxigenioterapia
PET-CT para avaliar possibilidade de processo expansivo em pulmão direito
Encaminhar ao serviço de oncologia pela possibilidade de processo expansivo em pulmão direito
Punção biópsia pleural e estudo do líquido pleural, utilizando os critérios de Light e fazendo pesquisa de citologia oncótica
(12)P.A.l., 45 anos, obeso, hipertenso, iniciou com dor epigástrica há cinco dias, que melhorava com antiácidos e antiespasmódicos. Há um dia, após ingesta de álcool e churrasco, evoluiu com vômitos intensos e piora da dor, que evoluiu para todo o abdome superior. Procurou PS onde foi detectada t=38º c, taquicardia e dor abdominal à descompressão brusca. Foi internada, realizados exames laboratoriais de rotina e tomografia computadorizada de abdome, que evidenciou duas coleções peri-pancreáticas. Com esses dados, trata-se de:
Pancreatite; critério de balthazar 4.
Colelitíase que evoluiu para pancreatite; critério de balthazar 2.
Pancreatite; critério de apache ii.
Colecistite aguda; critério de apache i.
(13)Paciente de 28 anos, sexo masculino, com história de dor na região inguinal esquerda, principalmente quando tem tosse e ao se exercitar na academia de crossfit. Durante exame físico, na manobra tridigital, você constata abaulamento na extremidade distal do seu dedo indicador durante a manobra de Valsalva. Diante desse achado semiológico, qual o diagnóstico e a indicação terapêutica de tratamento?
Hérnia crural e correção cirúrgica com técnica de Bassini.
Hérnia inguinal direta e correção cirúrgica por videolaparoscopia.
Hérnia femoral e correção cirúrgica com a técnica de Fergusson.
Hérnia inguinal indireta e correção cirúrgica com tela de Marlex.
(14)Jerusa, 35 anos, é atendida no pronto atendimento devido à acidente automobilístico. Chega com vias aéreas pérvias, ausculta pulmonar sem alterações. Pulso = 70 bpm, PA= 120X80 mmHg. Abdome com dor importante à palpação, principalmente em flanco direito. Solicitada tomografia computadorizada de abdome, que mostrou rim esquerdo diminuído, com parênquima afilado e importante dilatação da pelve renal desse lado por provável estenose de junção ureteropélvica (JUP). Mostrou, também, lesão renal direita, com laceração parenquimatosa importante (trauma renal grau III). Qual a conduta mais adequada?
Passagem de duplo J
Drenagem percutânea do hematoma
Tratamento conservador
Nefrectomia
(15)Sobre a classificação do consumo de álcool, conforme o CID-10, na identificação de pacientes que fazem uso nocivo do álcool, assinale a alternativa correta:
O diagnóstico requer que um dano real tenha sido causado à saúde física ou mental do usuário.
Padrões nocivos de uso geralmente não são criticados por outras pessoas, e estão, muitas vezes, associados a consequências sociais diversas de vários tipos.
O fato de que um padrão de uso de bebidas não seja aprovado por outra pessoa, pela cultura ou possa ter levado a consequências socialmente negativas, como prisão ou brigas conjugais, é por si só evidência de uso nocivo.
A intoxicação aguda ou a "ressaca", isoladamente, é evidência suficiente do dano à saúde requerido para codificar uso nocivo.
Saúde Sexual do Adolescente
(1)Para Arminda Aberastury, existem três lutos ou perdas que o adolescente deverá elaborar, são elas:
Perda do corpo adulto, perda dos pais da infância e perda da identidade infantil.
Perda do corpo infantil, perda dos pais adulta e perda da identidade infantil.
Perda do corpo infantil, perda dos pais da infância e perda da identidade infantil.
Perda do corpo infantil, perda dos pais da infância e perda da identidade adulta.
(2)Em relação as mudanças corporais na puberdade, é correto afirmar que:
Nas meninas o crescimento em altura não existe, e existe desenvolvimento dos seios.
Nas meninas a voz fica mais grossa, e começam a aparecer pêlos.
Nos meninos entre 11 e 16 anos acontece um crescimento muito rápido em altura chamado de “estirão do crescimento”.
Nos meninos a voz tende a ficar mais fina, e os testículos se desenvolvem.
(3)Em relação a condição de gênero, é correto afirmar que:
É sabido que é sabido que a ocupação de cargos de chefia e de maior prestígio é preponderantemente feminino.
Gênero refere-se às relações sociais iguais de poder entre homens e mulheres que são o resultado de uma construção social de papeis a partir das semelhanças sexuais.
O estresse, sofrimento e desconforto causados pela discrepância entre o sexo biológico e a identidade de gênero são chamados de euforia de gênero.
Identidade de gênero refere-se a experiência emocional, psíquica e social de uma pessoa enquanto feminina, masculina ou andrógina definida pela cultura de origem.
(4)São considerados repercussões possíveis para o recém-nascido em relação a gravidez na Adolescência:
Prematuridade, pequeno para idade gestacional e apgar inferior a 7.
Dismorfias, síndromes congênitas (Síndrome Down, defeitos neurais) e peso ideal para idade gestacional.
Necessidade de UTI neonatal, traumatismos e repercussões do parto.
Dificuldades de amamentação, apgar inferior a 5 e peso Ideal para idade gestacional.
(5)Em relação aos maus tratos contra crianças e adolescentes, assinale a alternativa incorreta:
Todo caso de maus tratos deve ser notificado ao Conselho Tutelar, ainda que seja só suspeita
Deve se realizar um relatório médico oficial até 48 horas após o atendimento
Crianças e adolescentes vítimas de estupro nos últimos 7 dias devem passar por avaliação médica e se confirmado um abuso sexual, deve-se realizar a quimioprofilaxia contra DSTs (HIV, Hepatite B, sífilis, gonorreia e clamídia) e a prevenção da gravidez indesejada.
Deve-se realizar exames de DSTs virais e bacterianas (VDRL, HIV, HBsAg, Anti-HCV, transaminases e hemograma)
Saúde do Idoso
(1)Assinale a alternativa que traz uma afirmação incorreta em relação à violência contra o idoso:
Os idosos têm dificuldade de relatar a violência sofrida, devido à vergonha e medo de represálias por parte do agressor.
Atos de negligência à saúde e bem estar do idoso podem ser considerados como violência física.
Os idosos geralmente denunciam seus agressores quando questionados abertamente pelos profissionais de saúde, em relação à violência sofrida.
O despreparo e sobrecarga dos cuidadores favorecem a ocorrência de violência.
(2)O impacto da perda de um ente querido tem diferentes proporções conforme o ciclo de vida no qual a pessoa enlutada se encontra. No idoso, a perda do cônjuge é um evento capaz de impactar muito a qualidade de vida e gerar transtornos; pois:
O cônjuge geralmente é também o cuidador.
Apesar dos filhos geralmente estarem próximos ao idoso, o cônjuge é mais próximo emocionalmente.
Boa parte dos idosos que são casados tem no cônjuge o principal companheiro, considerando que os filhos geralmente não moram com eles mais.
O cônjuge é o principal companheiro, por mais que os filhos morem juntos.
(3)Assinale a alternativa correta:
As demências em distúrbios metabólicos podem ser revertidas
A utilização de determinados medicamentos, como os IRSS, causam demências por distúrbios metabólicos.
A desorientação temporoespacial não é frequente em pacientes com a doença de Alzheimer
A avaliação da escolaridade do paciente não tem relação importante com a doença de Alzheimer
(4)Considerando-se os princípios da avaliação geriátrica, qual das alternativas a seguir é importante durante a consulta com um paciente idoso?
Prescrever medicamentos para todos os sintomas apresentados pelo paciente
Desconsiderar a auto avaliação do estado de saúde
Desconsiderar aspectos de humor e comportamento, visto que são característicos da personalidade do paciente
O uso do IVCF-20 corrobora com uma avaliação multidimensional do paciente idoso
(5)Assinale a alternativa incorreta.
A incontinência de esforço ocorre quando há perda urinária em situações como quando a pessoa ri, carrega algo pesado, se movimenta, etc
Na incontinência de urgência, o paciente sente vontade súbita de urinar em inúmeras atividades do dia-a-dia, mas consegue chegar até o banheiro
O questionário 3IQ é importante para se diferenciar a incontinência de esforço e urgência
A incontinência urinária é mais comum em pacientes idosas
Epidemiologia
(1)Em relação ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE), assinale a alternativa incorreta:
O SNVE estabelece como prioridade, o fortalecimento de sistemas municipais de vigilância epidemiológica, dotados de autonomia técnico-gerencial para enfocar os problemas de saúde próprios de suas respectivas áreas de abrangência;
Dentre as funções do SNVE incluem-se coleta e processamento de dados coletados.
O SNVE atua primariamente a nível nacional, não abrangendo dados municipais e estaduais.
Em 2006 o SNVE passou a ser denominado Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS), denominação mais adequada, visto que sua atuação não estava restrita à vigilância epidemiológica.
(2)Em relação à Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei 8.080/90, assinale a alternativa que traz uma definição correta:
“Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde..”.
“Entende‐se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.”
“Entende‐se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de controle das doenças ou agravos.”
“Entende‐se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde coletiva, com a finalidade de recomendar medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.”
(3)Assinale a alternativa que correspondem à doenças ou agravos que devem ser notificados pelos profissionais da saúde:
Sarampo, Rubéola e Tétano
Leptospirose, Hepatite B e Febre Amarela
Difteria, Antraz e Tuberculose
ntoxicação exógena, Doença meningocócica e Cólera
(4)Em relação à Lista Nacional de Notificação Compulsória, definida pela portaria 204 de 17 de fevereiro de 2016, assinale a alternativa incorreta:
A notificação da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ou a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) deve ser feita em até uma semana.
A notificação de óbitos por dengue deve ser feita em até uma semana.
A notificação de casos de febre amarela deve ser feita em até 24 horas (imediata), para o Ministério da Saúde e as secretarias municipal e estadual de saúde.
A notificação de casos de tuberculose pode ser feita em até uma semana.
(5)Em relação à obrigatoriedade e responsabilidade da notificação compulsória de doenças e agravos, assinale a alternativa correta:
De acordo com a portaria 204 de 17 de fevereiro de 2016, a notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente.
De acordo com a portaria 204 de 17 de fevereiro de 2016, a notificação compulsória é obrigatória para os médicos, sendo facultativa aos outros profissionais de saúde que prestam assistência ao paciente.
De acordo com a portaria 204 de 17 de fevereiro de 2016, a notificação compulsória será realizada diante da confirmação de doença ou agravo.
De acordo com a portaria 204 de 17 de fevereiro de 2016, a notificação compulsória será realizada diante da suspeita ou confirmação de doença ou agravo, apenas pelos profissionais que atenderam o paciente.
(6)Assinale a alternativa que corresponde ao indicador responsável pelos indicadores de mortalidade:
Sistema de Informação de Agravos de Notificação
Sistema de Informação Sobre Mortalidade
Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica
Sistema de Informação da atenção Básica
(7)“Fator independente do estudo; influência externa que todos os pacientes estão sujeitos”. Essa descrição corresponde a qual tipo de variável?
Dependente
Independente
Categórica
nterveniente
(8)A respeito dos indicadores epidemiológicos, marque a opção correta:
(1) Razão
(2) Proporção
(3) Taxa
( ) Compreende toda razão em que o numerador está contido no denominador
( ) Numerador não está incluído no denominador.
( ) Informa qual fração da população é afetada
( ) Mede o número de casos pelo tempo em risco, ou seja, nos mostra com que rapidez a doença está ocorrendo na população.
2- 2- 1- 3
2- 1- 2- 3
3- 2- 2- 1
3- 1- 3- 2
(9)Assinale a alternativa que mede a GRAVIDADE de uma doença:
Taxa de morbidade
Taxa de morbimortalidade
Taxa de letalidade
Taxa de prevalência
(10)“Conjunto de atividades que permitem reunir INFORMAÇÃO indispensável para conhecer, a qualquer momento, o comportamento ou história natural das doenças, bem como detectar ou prever alterações de seus fatores condicionantes, com o fim de reconhecer oportunamente, sobre bases firmes, as medidas indicadas e eficientes que levem à prevenção e ao controle de determinadas doenças”. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de vigilância descrita acima:
Vigilância em saúde
Vigilância epidemiológica
Vigilância sanitária
Vigilância da saúde do trabalhador
(11)Assinale a alternativa que não corresponde à um critério de seleção de doenças para notificação compulsória:
Potencial de disseminação:
Vulnerabilidade:
Repercussão socioeconômica
Potencial de morbidade
(12)A respeito de um estudo experimental “caso único”, assinale a alternativa incorreta:
Estudo experimental que observa a relação entre variável independente e dependente, mas não abrange uma amostra, mas abrange um sujeito por experimento.
Um único indivíduo é sujeito à todas as condições do experimento
Representa um estudo transversal
Possui validade baixa
(13)Sobre a Notificação compulsória, é incorreto afirmar que:
A imediata deve ser realizada em até 24 horas
As que não são imediatas, podem ser notificadas em até 7 dias
Casos suspeitos de Tuberculose, AIDS, hanseníase e gestantes com HIV, devem ser notificados em até 7 dias
Quando o município não possui casos de notificação, ele deve realizar a “notificação negativa”
(14)A respeito dos diversos estudos observacionais, assinale a alternativa correta em relação ao estudo transversal:
É realizado em um único momento e identifica a incidência de determinado fator na população
Úteis para doenças COMUNS e de CURTA duração
Não há separação prévia de grupos
Apresenta como desvantagem o fato de ser caro
(15)Assinale a alternativa que não corresponde à um objetivo da epidemiologia:
Avaliar a eficiência das terapêuticas preventivas e curativas
Prover a criação de políticas públicas
Promover ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis
Determinar a extensão de uma doença em uma comunidade
(16)A respeito da teoria da transição demográfica, correlacione as colunas abaixo img1
Fase 1 ( ) Estabilização da população
Fase 2 ( ) Desaceleração demográfica
Fase 3 ( ) Pré- transição
Fase 4 ( ) Aceleração demográfica
4-2-3-1
4-3-1-2
1-2-3-4
4-2-1-3
(17)No processo de transição demográfica,sobre a fase de “Aceleração demográfica”, é incorreto afirmar que:
Representa a segunda fase da transição
Pode ser chamada de explosão demográfica
O principal fator da aceleração do crescimento foi o aumento da natalidade
Foi influenciada pela Revolução Industrial
Atenção Básica e SUS
(1)Assinale a alternativa que apresenta uma inovação da norma operacional básica de 1996
Centralização da saúde na esfera federal
Municipalização consolidada
Construção de novas unidades de saúde
Criação de Conselhos Municipais de saúde
(2)Em face de problemas observados durante a implementação da NOB/SUS 01/96, entre os quais podemos citar a questão da definição das responsabilidades, do planejamento e organização do sistema, e da resolutividade e acesso a serviços, estabeleceu-se um amplo processo de discussão entre os gestores, que resultou na publicação da Norma Operacional da Assistência Saúde 01/01. Sobre ele assinale a alternativa incorreta
Garantia de acesso a todos os níveis de atenção à saúde
Um município-polo é referência para outros municípios em qualquer nível de atenção
Institui a Gestão Plena da Atenção Básica Ampliada
Institui o plano diretor de regionalização
(3)Segundo estabelece a Lei nº 8.142/ 1990, os recursos do fundo nacional de saúde serão alocados em, exceto:
Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde
Cobertura de ações e serviços a serem implementados nos municípios e Estados
Investimentos previstos em lei
Despesas do Ministério da Fazenda
(4)Sobre o financiamento do SUS, qual a porcentagem de recursos mínimos a serem aplicados em saúde nos municípios?
15% da sua receita
50% do Imposto sobre Transmissão de Bens Intervivos
15% do Imposto Predial e Territorial Urbano
12% da sua receita
(5)Nos (Nas) _____________ o pagamento proporcional ao trabalho prestado, somado à divisão do lucro
Autogestão
Seguradoras
Cooperativa médica
Filantropia
(6)_________ é o desenho complementar ao genograma na compreensão da composição e estrutura de relações intra familiares e, principalmente, com o meio que cerca a família. Assinale a alternativa que completa a lacuna
Apgar da família
Ciclo vital
F.I.R.O.
Ecomapa
(7)Sobre a abordagem familiar, assinale a afirmativa incorreta
O genograma permite identificar, de maneira mais rápida a dinâmica familiar e suas possíveis implicações, com criação de vínculo entre profissional e a família/indivíduo
A Escala de Coelho é utilizada para avaliar o risco de violência familiar
O ciclo de vida familiar é um dos instrumentos utilizados para a avaliação da dinâmica familiar
No ecomapa são colocados todos os pontos de suporte
(8)Sobre a moléstia, assinale a alternativa correta
É um conceito explicável pela fisipatologia
Experiência subjetiva que cada pessoa vive ao adoecer
Prognostico frente à doença
É o modelo biológico de doença
(9)Sobre o método clinico centrado na pessoa, assinale a alternativa correta
O Medico Familia Comunidade deve investigar as queixas do paciente de maneira integrada, sensível e harmonizando a relação clínica
Para ser centrado na pessoa, o médico precisa ser capaz de dar poder a ela, compartilhar o poder na relação, o que significa renunciar ao controle que tradicionalmente fica nas mãos dele
A alternativa a e b estão incorretas
A alternativa a e b estão corretas
(10)Qual dessas é uma responsabilidade do gestor municipal em relação à Promoção da Saúde?
Definir ações de promoção a saúde de abrangência nacional.
Implantar estruturas adequadas para avaliação das iniciativas de promoção da saúde
Manter articulação com municípios para implantação da promoção à saúde
As ações de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar devem ser prioridades de gestores do SUS
(11)Entre as ações da Política Nacional de Promoção de Saúde, não se inclui:
Vacinação de adultos
Promoção do desenvolvimento sustentável
Prática corporal e atividade física
Prevenção e controle do alcoolismo
(12)Sobre os objetivos e temas específicos da PNPS, assinale a alternativa correta
Alimentação saudável, redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito
Apoio financeiro a projetos de qualificação de profissionais para atuação na prevenção do câncer de mama e do colo de útero
Promoção do desenvolvimento sustentável, controle da obesidade infanto-juvenil, redução da mortalidade infantil
Ênfase na atenção tercearia
(13)Quantos agentes comunitários de saúde para uma equipe estabelece a versão vigente?
1
2
3
Não estabelece
(14)Sobre os princípios operativos do SUS, assinale a alternativa incorreta:
A regionalização e hierarquização prevê que os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade
Na descentralização deve ocorrer redistribuição de recursos e responsabilidades entre gestores
A regionalização prevê reforço do poder municipal
A participação popular prevê a criação de Conselhos e as Conferências de Saúde
(15)Em relação aos conceitos dos fundamentos teóricos para Educação em Saúde, é correto afirmar que:
Mobilização social: busca promover a participação dos cidadãos, incentivando a reflexão, o diálogo e a expressão da afetividade, potencializando sua criatividade e sua autonomia.
Agir educativo: é ação social baseada em conhecimentos teóricos e de projetos políticos que estimulam a participação da sociedade e de ações capazes de produzirem novos sentidos nas relações entre necessidades de saúde da população e organização do cuidado da saúde.
Promoção em saúde: é uma estratégia de reestruturação dos serviços, a partir da análise dos determinantes sociais e econômicos, mas sobretudo de valores e conceitos dos profissionais. Propõe transformar o profissional em sujeito, colocando-o no centro do processo ensino-aprendizagem.
Educação permanente: estabelece práticas que tem por finalidade única a construção de um estado saudável (biológico, psíquico, social). Exemplo: prática de atividade física com o objetivo de melhorar a capacidade respiratória, oxigenação de tecidos, condicionamento físico e não apenas como medida para prevenir o infarto.
(16)Um Médico de Família e Comunidade está trabalhando em uma Unidade de Saúde na periferia de uma grande cidade brasileira. Antes do final de seu turno de trabalho, a Agente Comunitária de Saúde informa-lhe que há uma solicitação de visita domiciliar a um senhor de 72 anos, ex-líder comunitário, que apresenta atualmente grandes dificuldades de locomoção e que já vem sendo acompanhado em casa pela equipe de saúde. Ele é obeso, diabético, apresenta diminuição da visão e amputação do membro inferior direito, abaixo do joelho, por complicações do diabetes. Seus familiares relatam que ele está “gripado” há cerca de dez dias e desde o dia anterior vem apresentando prostração, piora da tosse e febre de 38, 1º C.
Ao realizar visita a esse paciente em casa e fazer diagnóstico de pneumonia bacteriana, qual dos princípios do Sistema Único está sendo observado mais diretamente?
Urgência;
Equidade;
Integralidade;
Simplificação do atendimento.
(17)“Constituem-se em arranjos organizativos formados por ações e serviços de saúde com diferentes configurações tecnológicas e missões assistenciais, articulados de forma complementar e com base territorial e têm diversos atributos, entre eles destaca-se: a atenção básica estruturada como primeiro ponto de atenção e principal porta de entrada do sistema, constituída de equipe multidisciplinar que cobre toda a população, integrando, coordenando o cuidado e atendendo as suas necessidades em saúde. ” Esse é o conceito de:
Sistemas de Apoio.
Sistemas Logísticos.
Pontos assistenciais.
Redes de Atenção à Saúde.
(18)Carla é aluna do 3º ano do curso de Medicina. Desde seu 2º ano faz visitas domiciliárias para Maria, 50 anos. Carla vem percebendo que Maria encontra-se chorosa, irritada e que desconta sua tristeza na comida. Há 2 meses Maria perdeu seu pai, sua única companhia e, desde então, engordou 10 Kg, começou a fumar e descobriu que é hipertensa. Carla, percebendo a necessidade do caso, checou todo histórico de Maria no prontuário, discutiu o caso com a Agente Comunitária responsável pela área de abrangência onde mora Maria, bem como com os demais membros da equipe. Ao longo de várias visitas, Carla conseguiu compreender as questões físicas, psicológicas e sociais de Maria. Em nova reunião, discutiu o caso com a equipe e, juntos, definiram metas para serem negociadas com Maria. Por causa do grande vínculo, a agente comunitária fará a negociação. Porém, todos os outros membros, bem como Carla, têm suas tarefas a serem realizadas perante o caso. Após 1 mês da negociação, as metas serão reavaliadas e serão reajustadas conforme a necessidade. Qual é o nome da conduta utilizada pelos profissionais no caso de Maria?
Projeto Terapêutico Singular
Educação Popular em Saúde
Acolhimento e Classificação de Risco
Apoio Matricial
(19)No município de “Antônio da Serra” existe uma Santa Casa de Misericórdia em funcionamento há 50 anos. Uma Organização Social da cidade quer assumir a gestão desse estabelecimento de saúde. A população não está de acordo, pois acha errado transformar um hospital público, com atendimento prioritário SUS, em um privado. Qual seria a instância mais indicada para tal problema ser discutido?
Conselho Municipal de Saúde
Poder Executivo
Conselho Nacional de Secretários de Saúde
Ministério da Saúde
(20)Atualmente, em Betim, a atenção em saúde às pessoas dependentes de crack, álcool e outras drogas e aquelas com sofrimento mental ainda é restrita. José frequentou o CAPS II por 6 meses, sendo avaliado e acompanhado com uma equipe multiprofissional diariamente, porém, há 2 meses este usuário não possui uma efetiva dinâmica de acompanhamento e responsabilização pelo cuidado, encontra-se sem resposta na rede de serviço de saúde devido ao fechamento do CAPS. De acordo com o caso, assinale a alternativa correta:
Por meio da redução de danos no uso de álcool e outras drogas é possível cuidar dos problemas de saúde de maneira mais normalizadora e prescritiva, ditando os comportamentos adequados.
Considerando a atenção aos problemas de álcool e outras drogas, a redução de danos postula intervenções singulares que podem envolver o uso protegido, a diminuição desse uso, e até a abstinência das drogas que criam problemas aos usuários.
O papel do médico na saúde mental consiste em oferecer suporte de atendimento, na medida que torne o usuário dependente e gere a dependência ao profissional.
As intervenções em saúde mental devem promover novas possibilidades de modificar e qualificar as condições e modos de vida, orientando-se pela produção de vida e restringindo à cura de doenças.
(21)As situações de saúde e adoecimento no nosso país são díspares e, assim, a par das doenças definidas pelo perfil epidemiológico da população e outras que, frente à globalização, emergem e reemergem fazendo com que a população apresente uma pluralidade de agravos à saúde, surgem os problemas de violência, de saúde mental, pobreza, uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, acidentes externos, entre outros. Essa realidade tão complexa necessita de um olhar multifacetado, em que diferentes profissionais possam apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços, garantindo a continuidade e a integralidade da atenção. Dentro desse escopo foram criados os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. Em relação ao NASF assinale a alternativa correta.
O NASF leva em conta a territorialização, a educação permanente em saúde, a participação social, a promoção da saúde e a integralidade – esta última, a principal diretriz do SUS a ser praticada por esse núcleo
O NASF está vinculado à Atenção Básica, e constitui-se em porta de entrada do sistema para os usuários, e sua função é oferecer apoio ao trabalho das Equipes de Saúde da Família.
O NASF é composto por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira integrada com as Equipes de Saúde da Família e com o Programa Academia da Saúde
Programa Academia da Saúde apoiado pelo NASF, tem como objetivo a implantação de polos para a orientação de atividades de lazer e modos de vida.
(22)Pedro, 82 anos, chegou ao consultório cabisbaixo, profundamente triste, chorava. Referia que não tinha vontade de nada. Fazia uso apenas de Anlodipina para Hipertensão Arterial. Foram descartadas possíveis causas orgânicas para o caso. Dentre as alternativas abaixo, qual a melhor resposta?
Conversar com ele para entender o que está se passando na sua vida, avaliar risco suicida e, caso este se confirme, interná-lo é prudente. Caso não tenha também sintomas psicóticos, entrar com Haloperidol é uma boa alternativa
Conversar com ele para entender o que está se passando na sua vida, avaliar risco suicida e, caso este se confirme, pode ser prescrito um ansiolítico e mandado para casa.
Conversar com ele para entender o que está se passando na sua vida, avaliar risco suicida e, caso este não se confirme pode ser receitado um antidepressivo e mandá-lo para casa. A presença constante de um familiar com ele é importante.
Conversar com ele para entender o que está se passando na sua vida, avaliar risco suicida e, caso este não se confirme, pode ser passado Levopromazina e mandado para casa.
(23)Rapaz de 22 anos foi levado à urgência pelos pais, porque, há 8 meses, se recusa a sair do quarto. Ele colocou panos para tampar as frestas da janela e da porta do seu dormitório para não inalar o ar contaminado pelo vizinho. Durante a anamnese, o paciente relatou que: “Tudo começou no dia do jogo final de um campeonato de futebol, havia um grupo de pessoas na rua que gritava e soltava fogos de artifício”. Ele continuou: “Meu vizinho, aquele provocador, estava lá. Ouvi um barulho muito forte bem perto da minha janela e senti o cheiro da fumaça. Olhei através da cortina, mas eles me viram. Foi aí que ouvi: ‘agora vai!” Os pais estavam preocupados, pois o filho estava cada vez mais recluso (apesar de não estar triste), comia pouco, não dormia à noite, apenas cochilava durante o dia, e estava muito desleixado com a aparência. Há 3 meses, presenciaram o filho balbuciando algumas palavras incompreensíveis e notaram que, às vezes, ele sorri sem motivo aparente, com um olhar vago. Ao exame psíquico, o paciente apresentava-se emagrecido, com higiene pessoal precária, tronco encurvado, cabeça baixa, evitando o contato visual, com humor não polarizado, pensamento com predomínio de desconfiança em relação ao vizinho, juízo e crítica prejudicados e ocorrências de alterações de sensopercepção durante a entrevista (risos sem motivo e olhar assustado). O diagnóstico e a conduta terapêutica neste caso são:
Transtorno de ansiedade social e antidepressivos serotoninérgicos.
Transtorno delirante e antipsicóticos.
Transtorno esquizoafetivo e estabilizadores de humor.
Esquizofrenia e antipsicóticos.
Saúde da Criança
(1)Um pai vai ao seu consultório com seu filho, Enzo, de 4 meses, nascido a termo e deseja saber sobre as recomendações do Ministério da Saúde (MS) sobre suplementação de vitamina A, vitamina D e ferro. Qual seria a orientação correta?
Iniciar imediatamente a suplementação com ferro e vitamina A.
Caso o paciente esteja tomando banho de sol adequadamente, administrar 600UI de vitamina D até os 6 meses.
Ainda não é necessário iniciar nenhuma suplementação se o paciente toma banho de sol adequadamente, não vive em área endêmica para deficiência de vitamina A e está em aleitamento materno.
O banho de sol deve ser preferencialmente realizado após as 10h da manhã e antes das 16h.
(2)Uma criança de 2 anos foi trazida desacordada pelos vizinhos, os quais presenciaram a mãe sacudindo a criança agressivamente. Após a avaliação médica, foi constatado que ela estava com hemorragia retiniana. Assinale a alternativa que correspondem à outras possíveis manifestações que a criança pode apresentar: A respeito do Traumatismo cranioencefálico (TCE), assinale a alternativa incorreta:
Hemorragia subdural e edema cerebral focal
Hemorragia subdural e edema cerebral difuso
Hemorragia epidural e edema cerebral focal
Nenhuma das alternativas anteriores
(3)A escala de Apgar é um dos parâmetros utilizados na avaliação do recém-nascido na sala de parto. É correto afirmar que
É aplicada após o sexto minuto de vida do recém-nascido
Os sinais avaliados são: frequência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e coloração da pele
A pontuação atribuída pelos sinais são de 0 a 2, somando um total de doze pontos finais
Deve ser repetido de 5’ em 5’ durante 20’ se <8 no 5º minuto
(4)Sobre a escala de Apgar assinale a alternativa incorreta
A avaliação deve ser feita no 1º e 5º minutos de vida, podendo ser repetida se necessário.
Deve ser usado como forma de avaliar a necessidade de ressuscitação
Recomenda-se realizar gasometria arterial do cordão umbilical se escore ≤5 no 5º minuto
Podem ocorrer ‘’falsos-positivos’’
(5)Sobre os hormônios envolvidos na amamentação é correto afirmar que:
A testosterona está intimamente ligada à produção de leite materno
Os estrogênios geram aumento do estroma
A prolactina não atua sobre a mama, mas produz leite na gravidez
A ocitocina relaxa as células mioepiteliais
Saúde da Mulher
(1)São consideradas gravidez de risco nos seguintes casos, exceto:
Diabetes mellitus
Gravidez gemelar
Gravidez aos 16 anos
Antecedente de TEP
(2)São exames que devem ser solicitados no 1º e 3º trimestre, exceto:
Teste de tolerância oral à glicose
Hemoglobina
Hematócrito
Sorologias
(3)Sobre a mamografia, assinale a opção que contem apenas informações corretas.
Tem pouca radiação
É um exame barato e não invasivo
Não reduz mortalidade
Ajuda na detecção precoce do câncer de mama
II, III e IV
III e IV
I, II, IV
I, II, III e IV
(4)Sobre o pré-natal, assinale a afirmação incorreta.
A OMS recomenda mais de 6 consultas
As consultas devem se iniciar no primeiro trimestre de gravidez
No primeiro trimestre é recomendada uma consulta
No segundo trimestre de gravidez são recomendadas três consultas
(5)Indique se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas.
A cada ciclo, os folículos não dominantes sofrem atresia.
O folículo dominante é o que possui maior quantidade de progesterona intracelular.
O folículo dominante possui maior quantidade de receptores de FSH do que os outros.
VVV
VFV
FVF
VFF
(6)São características típicas da menopausa, exceto:
Perda de elasticidade da pele
Irritabilidade
Ocorre no geral a partir dos 40 anos
Aumento do risco de problemas cardíacos
(7)São alterações pós-menopausa, exceto:
Aumento do pH vaginal
Redução das secreções vaginais
Dispaurenia
Alargamento do canal vaginal
(8)Assinale a alternativa incorreta.
Após 2 coletas negativas em um período de 1 ano, deve-se realizar de 3 em 3 anos a coleta para o rastreio para o câncer de colo uterino
O rastreio para o câncer de colo do útero só se inicia após a coitarca
O rastreio do câncer de colo uterino procura identificar lesões percursoras
O rastreio para o câncer de colo uterino pode ser interrompido aos 64 anos, após 2 exames negativos.
(9)Pode-se afirmar, exceto:
As infecções pelo HPV apresentam um alto clearence
O endoocérvice apresenta um epitélio colunar simples
O ectocervice é continuo com a vagina
O estudo do material no Papanicolau é a histopatologia
(10)Complete as lacunas abaixo de acordo com as opções corretas apresentadas nas alternativas.
A ____ escamosa é um processo ______ que ocorre na junção escamo-colunar.
Displasia; patológico
Metaplasia; fisiológico
Displasia; fisiológico
Metaplasia; patológico
(11)Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações verdadeiras.
Durante o exame especular, deve-se fazer uso de lubrificantes.
Durante o exame especular, deve-se utilizar o menor espéculo possível.
O espéculo durante o exame deve ser introduzido a 90 graus.
II e III
III
I
II
(12)Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.
A utilização de anticoncepcionais reduz doenças benignas da mama.
Mulheres com histórico de enxaqueca devem evitar contraceptivos contendo estrógeno.
O uso de anticoncepcionais orais combinados deve ser iniciado no último dia de menstruação.
I e II
II e III
II
I, II e III
(13)Recém-nascido a termo, peso de nascimento 3.000 g, peso atual: 2.950 g, apresentou, com 28 horas de vida, icterícia zona III Kramer. O tipo sanguíneo da mãe: grupo O / Rh negativo, com teste de Coombs indireto negativo com 28 semanas de gestação e no momento do parto. Recém-nascido: tipagem: A / Rh positivo e teste direto de Coombs no sangue de cordão umbilical positivo. Exame de sangue periférico: reticulocitose intensa e alguns esferócitos. O diagnóstico mais provável para o caso é:
Icterícia do aleitamento materno
Doença hemolítica por incompatibilidade Rh
Doença hemolítica por incompatibilidade ABO
Icterícia fisiológica do recém-nascido
INDIQUE E GANHE + 30 DIAS
*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso
Por favor aguarde!
veja um resumo do seu desempenho em 2022.
0
HRS
Número total de horas que você passou estudando. Isso equivale a quase 1 dia inteiro 😱 👏
0
QTS
Parabéns, você resolveu 017 questões ao longo deste ano.